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Torque das Velas...

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Mensagem por nelslima Qua 05 Jun 2013, 15:26

Fui trocar as velas da Haya.
Comprei torquimetro, chave p ela, etc e tal.
No manual de serviço, diz para aplicar 1,1kg de torque.
Para minha surpresa, quando fui soltar as originais, simplesmente estavam praticamente soltas.
Ou seja, com a mão e um braço forte dava para soltá-las. E, todas estavam assim.

Aí, como não conseguí encaixar o torquímetro para este serviço (soquetes errados), resolví entrar no site da ngk e constatei que eles dizem para encostar a vela com a mão e rodar mais 1/2 volta.
No caso da bosch diz para encostar a vela e girar mais 1/4 de volta.
Tudo isso no caso de velas novas, ou seja, cada fabricante fala uma coisa.

Então, como estavam muito soltas, resolví encostar todas e apertar 1/4 de volta.
Será que está certo ?
Como vocês fazem ?
1/4 de volta está bom ou é pouco ?


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Mensagem por alexcafe Qua 05 Jun 2013, 15:33

Sigo o manual da NGK. 1/2 volta pra velas novas e 1/8 para já utilizadas... sempre com motor frio.
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Mensagem por Berlindo Qua 05 Jun 2013, 16:37

Encosto e rodo 1/4, sempre observando a dica do amigo acima, nunca com o motor quente.
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Mensagem por nelslima Qua 05 Jun 2013, 16:58

Amigos, realmente o aperto correto é 1/4 e nada mais !!!
O problema é que a NGK MANDA apertar 1/2 volta a mais no caso de velas novas.
Aí, como eu sou "chato", peguei o torquímetro agora com os soquetes certos e medí novamente e aliás, até com um novo jogo de velas.
A SUZUKI recomenda 1,1Kg no torque das velas.

Minha medição foi o seguinte :
Velas Iridium NGK, encostou e aperto de 1/4....1,5 kg...
Aperto de 1/2 volta deu 2,6 kg....

Nos sites americanos sobre a haya também falam em 1/4.
Para velas usadas, onde a arruela já amassou, somente 1/8 ou até 1/16 !!!
Ou seja, nas SRADS, quem tiver força, tira a vela com a chave desapertando com a mão e nem precisa de soquete !!!

E aí ? Como fica SRTA. NGK ???
A BOSCH fala em 1/4...

Fico indignado como um fabricante fala em 1/2 volta e o outro em 1/4 se a rosca é a mesma !!!

E aí nossas motos vão se acabando, porque duvido que alguma cc aperte tão pouco, ainda mais a NGK falando que é 1/2 volta.
Para carros, funciona sim com 1/2 volta para todos, onde a torque é de 2 a 3kg, mas, para motos, pelo menos na linha SRAD, o torque é baixíssimo...

Sempre verifiquem o manual da moto e não da vela.


É foda...


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Mensagem por Berlindo Qui 06 Jun 2013, 11:37

Lembrando que em bloco de alumínio, isso é muito importante...se espanar uma rosca dessa amigo, o trabalho é enorme.
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Mensagem por Hard Bandit Sex 07 Jun 2013, 10:52

Pode ter diferença na pressão que cada arruela de vela suporta antes de amassar?

Só assim teria explicação a diferença de aperto entre as marcas.
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Mensagem por Mack_Gixxer_750 Sex 07 Jun 2013, 20:51

amigo, é só apertar! simples, não é uma roda de caminhão e nem um parafusinho de carrinho de autorama, vela tem q ser aperteda, e sempre com motor frio!
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Mensagem por Sérgio Santiago Sáb 08 Jun 2013, 10:00

Hard Bandit escreveu:Pode ter diferença na pressão que cada arruela de vela suporta antes de amassar?

Só assim teria explicação a diferença de aperto entre as marcas.


Absolutamente certo!
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Mensagem por nelslima Dom 09 Jun 2013, 20:18

Não tinha pensado nisto, está correto.
Porém, 1/2 volta gerará 2,5kg, mais que o dobro que manda o manual que é de 1.1, então, deve-se girar 1/4 para torque correto.

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Mensagem por nelslima Qua 12 Jun 2013, 13:37

Agora com torquímetro estou um perigo...kkk
Verifiquei que a porca da roda traseira deve ter 10kg.
Coloquei 20 e não soltei.
Aí peguei um profissional de um amigo mecânico e constatamos 38kg na porca !!!!!!!!!!!!!

Desapertei com catraca, soquete, cano e pé !!!
Apertei novamente com os 10kg indicados no manual.

Brincadeira, mas, parece que os mecanicos gostam de apertar tudo...

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