Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CAIU... MAS PORQUE?

+18
Ernani
Neto TeamCamel
Rodrigobf
A.Neto
Demerson
Bruno Rossinholli
Andrew.moj
Everaldo_GSX650F
x_x SRAD
budha74
Alainxf
Regis Guerreiro
clatyler
zer0code
ari
Kako_UV777
FERNANDO PF
Hans Blackbullet
22 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 25 Fev 2013, 12:02

http://https://www.youtube.com/watch?v=Aq1IS7mhgl8

ESSA MINA EM MULLHOLAND CAIU DESCENDO UMA CURVA...
O VÍDEO MOSTRA A QUEDA POR DOIS ÂNGULOS, SENDO QUE O PRIMEIRO ÂNGULO, O QUE VISUALIZA O FREIO DIANTERIO E O ACELERADOR TAMBÉM OFERECE UMA IMAGEM CLARA EM CÂMERA LENTA.
OBSERVANDO O VÍDEO, ENTENDI PORQUE ELA CAIU, MAS GOSTARIA PRIMEIRO DE OUVIR A OPINIÃO DOS DEMAIS COLEGAS...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por FERNANDO PF Seg 25 Fev 2013, 12:07

sem explicação, nem tinha inclinação para aquele tipo de escorregada.. não freiou
FERNANDO PF
FERNANDO PF
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Kako_UV777 Seg 25 Fev 2013, 12:08

Hans, não consigo abrir...
Kako_UV777
Kako_UV777
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por ari Seg 25 Fev 2013, 12:08

Ajudando:


_________________
Abs,


Ari


CAIU... MAS PORQUE? Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por zer0code Seg 25 Fev 2013, 12:30

Roda traseira derrapou por causa do angulo de inclinaçao que era alto. Se ela estivesse mais devagar, TALVEZ a superfície da roda em contato com o solo tivesse mantido o atrito e não derrapado.....
zer0code
zer0code
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 22/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por clatyler Seg 25 Fev 2013, 12:38

Bem da pra ver claramente que na lateral da pista é um areião...
Da pra ver tambem que bem naquela curva existem manchas no asfalto, o que poderia/pode ser óleo (mesmo que ja seco, mais ainda óleo)... Nao preciso falar o que acontece com óleo, curva, moto... preciso!?

Bem, apesar de que ela muda de direção na curva tmb, da pra ver que ela não sentiu segurança no angulo que ela veio de inicio... mas

clatyler
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Regis Guerreiro Seg 25 Fev 2013, 13:05

Pneu traseiro murcho...
Regis Guerreiro
Regis Guerreiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Alainxf Seg 25 Fev 2013, 13:15

Ela inclinou mais q o necessario e se assustou e virou o guidom pra direita, ai foi tombo na certa!
Alainxf
Alainxf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 16/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por budha74 Seg 25 Fev 2013, 14:21

Celulite, deixou o traseiro murcho e dobrou o pneu no momento que ela inclina e passa pela árvore, a traseira desiquilibrou e aí foi pra xom Shocked

Veja aqui:

https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=Aq1IS7mhgl8#t=37s
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Kako_UV777 Seg 25 Fev 2013, 14:49

Pelo que percebi tbm foi o pneu murcho...
Kako_UV777
Kako_UV777
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por x_x SRAD Seg 25 Fev 2013, 15:04

Me parece que ao invés dela contra esterçar, ela virou o guidão para dentro da curva.

Aguardamos o resultado da sua análise Hans. Twisted Evil

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Hans Blackbullet Seg 25 Fev 2013, 17:10

Hehee - o pneu traseiro, no meu ponto de vista, está fazendo sua parte - está sendo pressionado pela força centrípeta, e tem que deformar mesmo.
Na frente, ela nitidamente esterça para dentro da curva, como comentado, e isso dá um calço na moto, fazendo ela balançar e destracionando a traseira no movimento.
Ela provavelmente não entrou com o contra-esterço na curva, porque se tivesse em contra-esterço, a motoca não teria inclinado tanto a ponto de "fechar" o guidon.
pode-se reler a situação atribuindo muita inclinação para pouca velocidade.
Em nenhum momento vi ela desacelerar ou frear com a dianteira ou traseira, foi sómente o giro do guidon travando a moto, que ao invés de escorregar com a frente para fora da curva, desgarrou a traseira.
Se no instante da virada do guidon ela estivesse em atitude de contra-esterço, a moto teria saído em drifit, a frente saindo junto com a trasiera, e seria controlada mais facilmente, evitando a queda.
Mesmo que houvesse areia ou óleo na pista, o que faltou para salvar a situação foi o contra-esterço...
No meu modo de ver, claro...
gostaria de maiores idéias para que a gente possa debater a respeito.
Acredito que este tipo de debate, além de saudável, ajuda evitar que aconteça no futuro com algum de nós.
É que eu enfrentei a mesma situação na serrinha semana passada, só que a frente desgrudou porque eu estava rápido demais e inclinei demais a moto. Como eu estava pendulando e executando o contra-esterço consciente, a moto acabou escorregando e após um pequeno drift, já na contra-mão ela consertou e continuou sua trajetória sem maiores problemas...
sorte, prevenção e aplicação da teoria...rsrsrs
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Everaldo_GSX650F Seg 25 Fev 2013, 17:55

Parabéns Hans, deu uma aula para nós.....[/img]
Everaldo_GSX650F
Everaldo_GSX650F
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 17/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Andrew.moj Seg 25 Fev 2013, 18:10

O foda de ficar vendo os rolad em Mulholland é q dps da um medo de maltratar as nossas meninas caindo no asfalto quente! Hahaha

A maioria dos vídeos mostra que lá as curvas sao excêntricas, raramente continuas, e o asfalto nao ta 100%.

Alia-se a partir desse fato pessoas com velocidades incompatíveis, ou mto rápido ou devagar d+

Já vi muito posicionamento errado tb, aceleração descontinua, erro de marcha e a SR de ir na direção do obstáculo, o que geralmente acontece no guard-rail famoso que papa de tudo por lá.... Ate Harley já foi pro saco, tem de tudo nos vídeos do rnickey mouse
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por budha74 Seg 25 Fev 2013, 21:27

Ainda acho que o pneu dobrou demais por estar com calibragem baixa, a traseira desiquilibrou, e no susto fechou para dentro da curva. Aparentemente ela estava fazendo a curva tranquila, em velocidade bem abaixo do limite e se assusta com a jogada de traseira duas vezes, na segunda fecha o guidão e vai para a xom.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Bruno Rossinholli Seg 25 Fev 2013, 23:43

contra esterco ai tava esquisito a meu visto ele virou o guidom pro lado errado e virou muito
Bruno Rossinholli
Bruno Rossinholli
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 08/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Demerson Ter 26 Fev 2013, 00:28

Hans Blackbullet escreveu:Hehee - o pneu traseiro, no meu ponto de vista, está fazendo sua parte - está sendo pressionado pela força centrípeta, e tem que deformar mesmo.
Na frente, ela nitidamente esterça para dentro da curva, como comentado, e isso dá um calço na moto, fazendo ela balançar e destracionando a traseira no movimento.
Ela provavelmente não entrou com o contra-esterço na curva, porque se tivesse em contra-esterço, a motoca não teria inclinado tanto a ponto de "fechar" o guidon.
pode-se reler a situação atribuindo muita inclinação para pouca velocidade.
Em nenhum momento vi ela desacelerar ou frear com a dianteira ou traseira, foi sómente o giro do guidon travando a moto, que ao invés de escorregar com a frente para fora da curva, desgarrou a traseira.
Se no instante da virada do guidon ela estivesse em atitude de contra-esterço, a moto teria saído em drifit, a frente saindo junto com a trasiera, e seria controlada mais facilmente, evitando a queda.
Mesmo que houvesse areia ou óleo na pista, o que faltou para salvar a situação foi o contra-esterço...
No meu modo de ver, claro...
gostaria de maiores idéias para que a gente possa debater a respeito.
Acredito que este tipo de debate, além de saudável, ajuda evitar que aconteça no futuro com algum de nós.
É que eu enfrentei a mesma situação na serrinha semana passada, só que a frente desgrudou porque eu estava rápido demais e inclinei demais a moto. Como eu estava pendulando e executando o contra-esterço consciente, a moto acabou escorregando e após um pequeno drift, já na contra-mão ela consertou e continuou sua trajetória sem maiores problemas...
sorte, prevenção e aplicação da teoria...rsrsrs

Concordo com tudo que foi escrito.
Demerson
Demerson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 14/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por A.Neto Ter 26 Fev 2013, 01:12

Vi bastante gente falando calibragem baixa no pneu da princesa.

O que a baixa calibragem pode vir a interferir no controle da moto? Pergunto isso pois tenho colegas que andam com o pneu mais murcho alegando que a moto não fica tão dura.
A.Neto
A.Neto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 14/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Rodrigobf Ter 26 Fev 2013, 02:21

Concordo com o Hans e ainda tem mais!
Normalmente são vários erros que geram uma falha catastrófica, neste caso, velocidade baixa, inclinação de mais, esterço que não deveria ter ocorrido, inclinou-voltou-inclinou gerando uma força na mesma direção da centrípeta, que somadas com a gravidade foram maiores que a centrífuga, tudo isso colaborou para o esse tombo.

Rodrigobf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 25/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Neto TeamCamel Ter 26 Fev 2013, 02:21

A.Neto escreveu:Vi bastante gente falando calibragem baixa no pneu da princesa.

O que a baixa calibragem pode vir a interferir no controle da moto? Pergunto isso pois tenho colegas que andam com o pneu mais murcho alegando que a moto não fica tão dura.

Neto, meu xará....

A calibragem mais baixa do pneu permite que ele proporcione melhor aderência em ângulos de inclinação extremos.....
Lógico que existe um calibragem ideal pra cada moto/piloto/pista....e cada caso é um caso....
A moto costuma ficar um pouco mais pesada na troca de movimento, o guidon parece que fica mais pesado....
Quanto mais abrasivo o asfalto, menor a calibração deve ser...pq? Porque com a abrasão alta, o pneu esquenta, aumentando de tamanho, ou seja se você calibrar muita pressão em interlagos por ex (na minha opinião, pista mais abrasiva do país) o pneu fica um côco, e escorrega muito, pois não deforma o suficiente pra ter aderência.....

Porque fazer isso:
Calibração indicada pela fábrica: considera uma situação de uso normal, priorizando também o consumo do pneu. NADA de ângulos extremos nesse caso.
Calibração mais baixa: pra dias quentes e pra que busca andar forte nas serrinhas da vida....
Calibração mais alta: Garupa ou passeio longos e tranquilos......

Isso é muito particular, e deve ser testado, pois cada um se sente mais confortável com uma situação....
Eu costumo usar na Srad pros rolés TENSOS 34-T e 32-D pois sou gordinho.....
Rolés suaves ou longos: 36-T e 34-D
Padrão pista ou Interlagos: 28-T e 26-D

Abraço
Neto TeamCamel
Neto TeamCamel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Ernani Ter 26 Fev 2013, 02:26

Eu voto no contra esterço.
Ernani
Ernani
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 14/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por mirculio Ter 26 Fev 2013, 07:12

Bração..... Como muitos disseram, ela errou tudo. Inclinou demais, estava muito devagar e esterçou pra dentro da curva.... Acho até que ela nem pretendia esterçar.... a propria força da gravidade e a falta de força contrária fez com que a moto deitasse e o efeito foi o esterço que alavancou a queda!!!!

mirculio
mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por budha74 Ter 26 Fev 2013, 08:33

Caramba, olhei quadro a quadro novamente e pelo que notei, no momento que o pneu traseiro deforma, a traseira dá uma leve balançada, aí ela deita demais a moto, vira o guidão para dentro da curva e cai. Não sei o que ela esperava, mas fazendo aquilo devagar demais, foi uma somatória de fatores, deu tudo errado.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por A.Neto Ter 26 Fev 2013, 13:02

Neto TeamCamel escreveu:
A.Neto escreveu:Vi bastante gente falando calibragem baixa no pneu da princesa.

O que a baixa calibragem pode vir a interferir no controle da moto? Pergunto isso pois tenho colegas que andam com o pneu mais murcho alegando que a moto não fica tão dura.

Neto, meu xará....

A calibragem mais baixa do pneu permite que ele proporcione melhor aderência em ângulos de inclinação extremos.....
Lógico que existe um calibragem ideal pra cada moto/piloto/pista....e cada caso é um caso....
A moto costuma ficar um pouco mais pesada na troca de movimento, o guidon parece que fica mais pesado....
Quanto mais abrasivo o asfalto, menor a calibração deve ser...pq? Porque com a abrasão alta, o pneu esquenta, aumentando de tamanho, ou seja se você calibrar muita pressão em interlagos por ex (na minha opinião, pista mais abrasiva do país) o pneu fica um côco, e escorrega muito, pois não deforma o suficiente pra ter aderência.....

Porque fazer isso:
Calibração indicada pela fábrica: considera uma situação de uso normal, priorizando também o consumo do pneu. NADA de ângulos extremos nesse caso.
Calibração mais baixa: pra dias quentes e pra que busca andar forte nas serrinhas da vida....
Calibração mais alta: Garupa ou passeio longos e tranquilos......

Isso é muito particular, e deve ser testado, pois cada um se sente mais confortável com uma situação....
Eu costumo usar na Srad pros rolés TENSOS 34-T e 32-D pois sou gordinho.....
Rolés suaves ou longos: 36-T e 34-D
Padrão pista ou Interlagos: 28-T e 26-D

Abraço

Xará,

Obrigado pela aula e já aproveitando gostaria de tirar uma dúvida.

No pneu da zx6 pedem pra colocar 36 D e 42 T. Eu somente ando em estradas e de vêz em quando uma curvinha mais apertada. Na sua experiência essa pressão estaria muito alta? Tendo ainda em vista de que os dias são quentes?

Outra pergunta, o pessoal está falando que a queda da moça pode ter sido ocasionada pelo pneu um pouco murcho? Mais aí ela num teria uma melhor aderência? Eu acredito que a inclinação dela foi excessiva. Mais como não tenho experiências no segmento, fico com as dúvidas.

Valewww

Abs
A.Neto
A.Neto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 14/08/2012

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por maluko da tw Ter 26 Fev 2013, 13:42

Braço... Braço... Braço... Passou do ponto ea tiazinha nem pendulou... deem uma olhada nesse daki...

https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=HM-k0yD-c58
maluko da tw
maluko da tw
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

CAIU... MAS PORQUE? Empty Re: CAIU... MAS PORQUE?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos