Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gasolina Podium envelhecida?

+11
Maker
igorpbs
sdamiao
Nappe
M.P.O.P
ata.jb
Fontenelle
luciano
carlosri
Luiz - GEMA
ghaddad
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por ghaddad Qua 22 Jun 2011, 11:52

Pessoal, abasteci minha GSX 650 F com 2.000 km rodados, em um posto BR, que dizem ser o melhor de minha cidade (É o único que vende Podium aqui). Enchi o tanque (que estava praticamente vazio, só um restinho de aditivada Esso) com a Podium para ver se melhorava a performance. O que percebi foi uma queda brusca de desempenho. Notadamente a moto ficou frouxa, fiquei muito preocupado, mas andei na moto até secar o tanque. Enchi com gasolina comum Esso no posto que confio cegamente (é de um amigo meu) e pra mimnha surpresa, a moto voltou a ser o que era, voltou a ter potência. Será que a gasolina estava velha, talvez por vender pouco e ficar muito tempo armazenada, e por isso perdeu suas características?
Pelo que percebi, nesta moto o melhor desempenho foi com a comum, piorou um pouquinho com a aditivada e piorou muito, mas muito mesmo, com a Podium.
Vocês já vivenciaram algo parecido????
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Luiz - GEMA Qua 22 Jun 2011, 11:54

pode ser isso, mas tb pode ser o seguinte, a pódium foi desenvolvida para motores com taxa de compressão acima de 10,1:1 não sei a da sua moto, mas se for inferior a isso,pode ser esse o problema...
Luiz - GEMA
Luiz - GEMA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por ghaddad Qua 22 Jun 2011, 11:56

Luiz, a minha é 11,5:1 e já ouvi muita gente que tem a mesma moto falar que só usa a Podium, por ser mais pura etc...
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por carlosri Qua 22 Jun 2011, 12:02

Salve galera, bom dia!

A taxa de compresão da GSXf é superior à 10:1, portanto não é o caso. Provavelmente tenha algo de errado com essa gasolina que você colocou, pois eu comecei a colocar na minha moto e não noto grandes diferenças.

A propósito, eu passei a usar a Podium depois que meu mecânico me mostrou um teste simples para identificar a quantidade de solvente que tem nos combustíveis.

É simples, pega-se um copo de café daqueles descartáveis e coloca o combustível, com exceção da Podium, todas as outras derreteram o copo, segundo a informação de um dono de posto, para estar dentro de um padrão, tem que aguentar no mínimo 30 seg..

Fiz esse teste com a Podium, com a gasolina que estava na minha moto de um posto BR de "confiança" e com outro Esso que estava num galão, resultado:

BR da moto: ~25 seg
Esso do Galão: ~15seg
Podium: Ficou por uma hora e meia enquanto conversava com meu mecânico e nada de derreter o copo.

Conclusão, em desempenho não noto muita diferença, mas considerando que ela conserva o "copinho" rs, só vou com ela, quando for possível.

Abraços
carlosri
carlosri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por luciano Qua 22 Jun 2011, 12:38

Olha eu sempre colocava a VPOWER, mas percebi que de cada 10 veiculos que abastecem apenas um abastece com VPOWER "pelo menos no SHELL perto de casa" cheguei a conclusão que a gosolina é sempre mais velha que a comum.
tem um BR, que tomo uma breja, o cara me falou que a podium demora meses para acabar. meu mecanico falou que gasolina de verdade mais proxima daqui é a da ARGENTINA.
luciano
luciano
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Fontenelle Qua 22 Jun 2011, 13:18

carlosri escreveu:Salve galera, bom dia!

A taxa de compresão da GSXf é superior à 10:1, portanto não é o caso. Provavelmente tenha algo de errado com essa gasolina que você colocou, pois eu comecei a colocar na minha moto e não noto grandes diferenças.

A propósito, eu passei a usar a Podium depois que meu mecânico me mostrou um teste simples para identificar a quantidade de solvente que tem nos combustíveis.

É simples, pega-se um copo de café daqueles descartáveis e coloca o combustível, com exceção da Podium, todas as outras derreteram o copo, segundo a informação de um dono de posto, para estar dentro de um padrão, tem que aguentar no mínimo 30 seg..

Fiz esse teste com a Podium, com a gasolina que estava na minha moto de um posto BR de "confiança" e com outro Esso que estava num galão, resultado:

BR da moto: ~25 seg
Esso do Galão: ~15seg
Podium: Ficou por uma hora e meia enquanto conversava com meu mecânico e nada de derreter o copo.

Conclusão, em desempenho não noto muita diferença, mas considerando que ela conserva o "copinho" rs, só vou com ela, quando for possível.

Abraços

Bom esse teste ai. Vlw.
Fontenelle
Fontenelle
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por ata.jb Qua 22 Jun 2011, 13:46

Ghaddad,

logo que comprei a minha moto, só usava Podium. Depois passei a utilizar a Techron, da Texaco, aditivada. Semanas atras, com 6000 km, minha moto apresentou um problema que não queimava um dos cilindros. O mecanico viu que as velas tavam todas sujas com borra. Limpou as velas e tudo bem, mas me orientou a usar a Podium.

Voltei a usar a Podium, não por performance que ao meu ver não muda nada. A moto consome até mais (14 km/l com Podium contra 16 km/l com a Techron, na cidade). Vou usar pela limpeza, como foi dito e testado pela galera acima.

De vez em qdo usarei a comum mesmo pra não acostumar. Mas 80% das vezes, Podium.

Abraços.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por carlosri Qua 22 Jun 2011, 14:58

ata.jb escreveu:, não por performance que ao meu ver não muda nada. A moto consome até mais (14 km/l com Podium contra 16 km/l com a Techron, na cidade). .

Realmente na minha parece que aumenta um pouco o consumo, mas, depois do teste, vou nela...
carlosri
carlosri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por ghaddad Qua 22 Jun 2011, 16:06

É Galera, valeu pelas dicas... Realmente o consumo aumenta mesmo, a minha fez 13 km/L com a Podium (cidade e estrada) contra 17 andando com a comum. Como a Podium de minha cidade não tem saída e fica velha, acho que vou continuar abastecendo com a comum em posto de confiança mesmo...

Obrigado a todos!
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por M.P.O.P Seg 27 Jun 2011, 13:36

Na minha motoca noto uma minimasinha diferença quaseee nd em retomadas quando uso podium em relaçao a comum, mass eh quase imperceptivel.

aconselho tentar usar uma v-pwoer entao pra ver kra. gosto mto dela. 90% uso a v-pwoer e to satisfeito mas eh claro q issu varia mto de posto.

mas eu te aconselho a proucurar um posto bacana ai e usar a power ou podium msm viu, comum por mais q a moto fique boa e legal com o tempo pode ir tendo desgastes.
M.P.O.P
M.P.O.P
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 21/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Nappe Seg 20 Fev 2012, 10:42

Salve Galera,

Sei que o post é antigo, mas quero deixar um relato também...

Assim que comprei a moto fiz minha primeira abastecida com a aditivada da Ipiranga de um posto de confiança, tudo funcionando bem, sem problemas. Mas como a moto é zero KM, xodózinho, resolvi abastecer com a Podium. Aqui em Barretos-SP temos apenas um posto que vende dela, então se quisermos usá-la não tem alternativa, é desse posto e pronto!

Estranhamente, notei que o desempenho caiu, a moto ficou mais LENTA, sem aquela "empurrada" que costumava sentir, além disso, a partida ficou mais difícil. Quando eu digo mais difícil, quero dizer que não era instantânea como era com a aditivada, o motor tinha que dar umas giradas a mais, e algumas vezes até apagou depois de pegar, exigindo uma segunda partida, algo que NUNCA aconteceu com a aditivada. Com a aditivada posso ficar uma semana sem ligar a motoca, é bater, pegar e firmar, como um relojinho suíço!!

Será que por vender menos a Podium pode realmente ficar velha e perder suas características, ou será que está tendo Podium de "mentirinha"?

Abraços e bom carnaval a todos.
Nappe
Nappe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 01/12/2011

http://htt://nappe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por sdamiao Seg 20 Fev 2012, 12:08

Pessoal mais um relato, eu estava abastecendo com podium de um posto que nunca tive problemas, já tinha abastecido uns 6 tanques consecutivos. Dai um dia a moto começou a apresentar alguns probleminhas, tipo na hora de ligar de manhã, partida pesadona, e quando ligava ficava a menos de 1000rpm, ficava a 900/800 e oscilando bastante, chegou até a morrer algumas vezes, depois de acelerar se cortasse a aceleração bruscamente ela morria, depois que pegava ia embora normal. Levei ela para revisão com o Alfredo da Aero Bike e ele me falou que podia ser o seguinte, a injeção deixa a mistura mais 'gorda' quando se está trabalhando com gasosa muito boa, e me orientou a abastecer com comum rodar pelo menos um tanque, dai o que eu fiz na verdade foi abastecer com aditivada da BR, na manhã seguinte dito e feito, a moto pegou extremamente fácil, e o giro do motor estava constante e acima dos 1000RPM, estou na metade do segundo tanque com aditivada e depois vou voltar pra podium para ver como ela se comporta, caso volte o problema vou ficar com a aditivada mesmo.

Abraços!
sdamiao
sdamiao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 21/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por igorpbs Seg 20 Fev 2012, 13:54

.


Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 02:12, editado 1 vez(es)
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Nappe Seg 20 Fev 2012, 14:50

Salve PessoALL,

Então, acredito que em desempenho não seja nada gritante mesmo. Agora, diz "lenda" que a Podium é uma gasolina de melhor qualidade (leia-se com menos porcarias), o que a longo prazo garante sistema de injeção limpo e livre de corrosão por mais tempo. No entanto, alguns motociclistas só usam comum e nunca tiveram problemas...vai saber. Wink

Abraços
Nappe
Nappe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 01/12/2011

http://htt://nappe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Nappe Seg 20 Fev 2012, 14:54

Rapaz, esse lance de "mistura gorda" justificaria a partida mais difícil, e um consumo até pior, teoria interessante. Mas resta saber se isso é verdade e qual o motivo...vou dar uma investigada!!

sdamiao escreveu:...Levei ela para revisão com o Alfredo da Aero Bike e ele me falou que podia ser o seguinte, a injeção deixa a mistura mais 'gorda' quando se está trabalhando com gasosa muito boa, e me orientou a abastecer com comum rodar pelo menos um tanque...
Nappe
Nappe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 01/12/2011

http://htt://nappe.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Maker Seg 20 Fev 2012, 20:04

Eu só uso comum... minha moto é redondinha... mas estou pensando se um tanque de Podium a cada 1000km não ajudaria a manter tudo mais 'limpo' lá por dentro...

Por outro lado, não sei se apenas um tanque tem esse 'poder' todo que justifique o 'investimento'...
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por igorpbs Seg 20 Fev 2012, 21:03

.


Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 02:11, editado 1 vez(es)
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Maker Seg 20 Fev 2012, 23:13

igorpbs escreveu:use gasolina comum e limpe sua injeção de 6 em 6 meses com car80.
Instruções para Limpeza dos Bicos injetores

1.Desligue a alimentação elétrica da bomba de combustível, funcione o motor ate esgotar todo o combustível restante na linha e desligue a tubulação de entrada do tubo distribuidor de combustível.

2.Aplique CAR-80 na entrada do tubo distribuidor, pulse o bico injetor ou dê partida no motor.

3.Deixe o produto agir por aproximadamente 15 minutos reinstale as tubulações do sistema, religue a alimentação elétrica da bomba de combustível e funcione o motor acelerando rapidamente por varias vezes.


Simples assim

Essa é uma das questões que me afligem...

Eu acho essa forma de limpeza altamente agressiva ao motor.

Antes mantê-lo "limpo" a fazer isso... sei lá.

Pra mim tudo tinha que rodar no álcool... mas como não tem jeito... ainda fico no pensamento de usar Podium a cada 'X' período de tempo...

O complexo é achar o valor de X.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por igorpbs Seg 20 Fev 2012, 23:24

.


Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 02:25, editado 1 vez(es)
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por R-Carril Ter 21 Fev 2012, 00:09

Gasolina de avião? rs

Pelo que li uma vez:

Os aviões a pistão usam gasolina especial "AvGas" (termo de gasolina de avião em inglês), que possui alta octanagem (geralmente acima de 100 octanas), e também possui chumbo, por isso não é muito aconselhável ser utilizada em veiculos que possuem catalisadores. Já os aviões a jato ou turbo hélice utilizam "querosene" de aviação...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por FRANCKSANTANA Ter 21 Fev 2012, 10:15

PARA SE PENSAR...
A nossa gasolina tem 20% de álcool e épocas até 25% (quando o consumo de álcool está em baixa no país o governo nos obrigam a consumir mais caldo de cana) como ocorreu a alguns poucos anos.
Veículos importados e/ou montados oficialmente no país já são adptados para essa gasolina batizada com álcool e outras porcarias que não se usam lá fora.
A taxa ideal de compressão do álcool 12:1 aproximadamente enquanto que da gasolina é de 9,5:1
A gasolina podium ou premium tem octanagem superior, sendo melhor seu uso em veículos que tem taxa de compressão acima de 10:1.
Moral da história, veículos que são importados e/ou montados aqui oficialmente já são preparados para nossa gasosa batizada, ou seja, aceitam qualquer porcaria no tanque.
PARA SE PERGUNTAR, sabendo-se destas diferenças, um veículo que é vendido lá fora roda redondo aqui sem as tais adpatações, e digo, não é só mexer na eletrônica não, pois ainda não existe um sistema eletrônico que altere a taxa de compressão dos motores.
Exemplificando: as poucas R6 que conheço rodam redondo com gasolina premium e ficam meia boca com a comum, por favor, me corrijam se estevir enganado, pois nunca tive uma.
AGORA A PERGUNTA, se pegar um veículo que é adpatado para nossa gasolina batizada e colocar nele gasosa de primeira ele vai rodar redondo?
JÁ RESPONDENDO: os motores preparados para terra tupiniquim já estão devidamente regulados para baixa octanagem, para álcool e outras porcarias, tempo de abertura das válvulas devidamente regulados, por mais ínfima que seja a regulagem, com certeza ela vai fazer diferença e colocando uma gasolina boa não vai rodar redondo.
Em minha moto notei a diferença, gasolina comum e aditivada rodava redondo, gasolina podium ou premium.. sei lá o nome... batia válvula, era só acabar com o tanque e voltar para comum que o batido sumia, talvez muitas motos com problema de performa estejam tb batendo válvula e seus proprietários não saibam distinguir o barulho, mas pelo relatos anteriores, tem tudo a ver.
A abertura e fechamento das válvulas influência diretamente no consumo, potência, desempenho.
MAIS INFORMAÇÃO PARA PENSAR:
Lembram dos últimos carros fabricados para rodar apenas na gasolina, eles são bem mais econômicos que seus sucessores FLEX, mesmo que vocês abastençam os veículos FLEX só com gasolina, basta citar uno fire e uno fire flex, gol 1.0 e gol 1.0 flex, new civic e new civic flex, se bem que o new bebe de qualquer jeito.
Pois bem, isso ocorre pela diferença na taxa ideal de compressão do álcool e da gasolina, lembram, no início da mensagem, pois é, motores Flex trabalham num meio termo... ou seja.... numa usam o melhor nem da gasolina e nem do álcool.
Vejam como essa mistura causa interferência nos motores, agora, imaginem, pegar uma gasolina pura, colocar 25% de álcool e querer que seu veículo aceite passívamente... não vai rolar... lembram das R6, POIS É.... agora imaginem motores que já são devidamente regulados e adpatados para essa porcariam e passem a abastecer só com gasolina de primeira... SERÁ QUE VAI RODAR REDONDO....
PARA PENSAR....
ME CORRIJAM SE ESTIVER ERRADO
FRANCKSANTANA
FRANCKSANTANA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 25/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Maker Ter 21 Fev 2012, 10:40

FRANCKSANTANA... a Podium tb tem álcool cara...

Eu não concordo com sua linha de raciocínio não... por um só motivo:

Eletrônica.
Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por FRANCKSANTANA Ter 21 Fev 2012, 12:13

Tudo bem, tem álcool, mas a eletrônica não consegue modificar taxa de compressão nos motores, pelo menos que eu saiba, ainda não, mas como tudo é possível
FRANCKSANTANA
FRANCKSANTANA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 25/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Maker Ter 21 Fev 2012, 12:30

FRANCKSANTANA escreveu:Tudo bem, tem álcool, mas a eletrônica não consegue modificar taxa de compressão nos motores, pelo menos que eu saiba, ainda não, mas como tudo é possível

Nisso eu concordo.

Mas a maioria das motos 'grandes' tem taxa suficiente para rodar com Podium e não creio que a fábrica solte uma regulagem de válvulas que não permita isso... ou dificulte.

As falhas de funcionamento devem ser pontuais e é mais provável que falhem por conta de uma carbonização excessiva do que outro fator.

Tanto que ninguém relata esse tipo de problema em motos com até 5mil kms rodados...

Maker
Maker
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 30/06/2010

http://juridicogyn.wordpress.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por igorpbs Ter 21 Fev 2012, 13:07

.


Última edição por igorpbs em Qua 20 Jun 2012, 02:25, editado 1 vez(es)
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Gasolina Podium envelhecida? Empty Re: Gasolina Podium envelhecida?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos