Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Andando em grupo com segurança

+4
Maníaco da SS
Reis
carlosri
AlvaroMoto
8 participantes

Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Andando em grupo com segurança

Mensagem por Convidad Dom 08 Ago 2010, 23:25

Pode ser um passeio com os amigos no fim de semana, ou um daqueles casos onde nos pegamos exibindo nossas poderosas máquinas para os bikers em volta. Em ambos, podemos estar contribuindo com um grave acidente.

Tentar andar junto com alguém que conhece bem a estrada, ou - admita - tem mais habilidade que você, pode levar a lágrimas e ambulâncias. O problema do rolê em grupo é que as habilidades são variadas, os egos estão aflorados, e nem todos têm experiência para andar em grupo sem se esbarrar.

O QUÊ FAZER

O óbvio: acalme-se e ande dentro de seus limites. Fique sempre dentro de sua zona de conforto, e deixe o ego estacionado em casa. Quem liga se sua moto anda 10 vezes mais que sua habilidade permite? O que interessa é ela deixar um sorriso na sua cara!

Não fique obstinado em acompanhar os ponteiros a qualquer custo, nem faça ultrapassagens arriscadas para não os perder de vista. Deixe-os ir. Crie seu espaço na rodovia, e siga-os à distância.

Quando próximos, cuide para que mantenham formação em zigue-zague, para que todos tenham máxima visibilidade à frente.

Use sempre os espelhos e ande sempre equipado.

E o principal: mantenha a calma, aguarde o momento certo para ultrapassar os carros e não tenha pressa para alcançar os demais.


_________________________

Texto adaptado da revista Superbikes - Set 2010.


Última edição por fabrizio em Dom 08 Ago 2010, 23:53, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por AlvaroMoto Dom 08 Ago 2010, 23:47

amigo
esse texto veio a calhar.
hj fizemos um passeio e eu tive a impressão que estamos andando muito, exageradamente, forte, ultrapassando limites, expondo a perigo nossas vidas e de terceiros... acelerando d+, curvando como se estivesse na pista, zigue-zagueando entre os carros, ultrapassando... tive essa conclusão ao rever as imagens captadas pela máquina no suporte de tanque da minha moto.
isso não é bom, acho que fui privilegiado ao concluir isso antes que um acidente grave desperte essa atenção nossa.
por isso vou reunir com os amigos e debater o assunto e quero mudar esse comportamento nos próximos passeios...
acho que essa questão deve ser refletida por todos aqueles daki do forum que estejam fazendo passeios mas que sentem que estão confiantes demais e arriscando demais...
AlvaroMoto
AlvaroMoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 23/01/2008

https://www.youtube.com/watch?v=2kyPke2ttWA

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por carlosri Seg 09 Ago 2010, 08:45

Salve galera, bom dia!

É isso aí, muito importante! É lógico que por vezes damos umas exageradas, mas com a turma que ando, eu sou o mais velho e sempre pego no pé dos que querem "se aparecer", se quer andar junto, vamos andar juntos com segurança, sempre intercalando um à esquerda outro à direita, distância de segurança, ultrapassando em ordem e assim por diante....

Acidentes acontecem, mas se podemos evitá-los, vamos tentar...

Abraços
carlosri
carlosri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Reis Seg 09 Ago 2010, 09:26

Olha amigos....

Eu acho que esse aqui é um tópico que nós precisamos investir pesado porque não são só nossas vidas e as vidas de nossos amigos que estão envolvidas, mas nossas famílias e as famílias de nossos amigos também. É muita gente!!!!

Aqui em BH, eu e minha turma estamos numa fase boa em termos de há muito não ocorrer acidentes. Por outro lado, os egos estão meio aflorados e alguns exageros começaram a acontecer. Isso sempre é preocupante.

Eu acredito que acidente de moto avisa que vai acontecer. Erro de curva, apertos, isso são avisos de que se o cara não aliviar no acelerador, coisa pior vai acontecer! No meu caso, eu acredito que o acidente vai me avisar 3 vezes antes de acontecer. Na maioria das vezes ele avisa mais que isso, mas eu acho que três é um número bom, pelo menos pra mim. Então quando eu erro a primeira vez, eu já fico mais cuidadoso. Se a errar a segunda, talvez seja melhor parar a moto para respirar um pouco...

Acidente de moto, assim como qualquer acidente, obedece as leis da estatística. Assim, o cara que está errando curva e passando apertos gerais está na faixa de elevado risco de acidente. Se ele não mudar de atitude, uma hora ele vira número de estatística de verdade.

Como evitar isso é assunto para discutirmos ao longo desse tópico...
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Maníaco da SS Seg 09 Ago 2010, 09:32

É isso ai!
Cada um tem que saber o seu limite! E frear na hora certa!
Com motos poderosas como temos, não adianta querer bancar o poderoso, pois uma hora ou outra, será chão na certa caso queira lutar contra o imaginável!
Temos que saber dozar a metade prazer e metade respeito ao limite que cada um possui, visto experiências passadas em 2 rodas.
Então, acelere, onde dá pra acelerar! Onde você não enxerga perigos envolvidos...
Não se deixe levar por um amigo que a princípio é mais "louco"que você! Não vá atras! Ninguém gosta de perder! Mas aprenda, que só perdendo, que a gente ganha a vida!

é isso ai galera!

Abraços
Maníaco da SS
Maníaco da SS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 22/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Marco Gixxer-750 Seg 09 Ago 2010, 12:12

Com meu grupo de passeio aqui no interior, já conseguimos fazer uma velocidade constante e sem exageros, adotamos o PACE, uma ótima maneira de conduzirmos nossas máquinas e ir curtindo cada quilometro rodado, sempre que alguém quer fazer umas "estripulias" sinaliza, passa todo mundo com segunça e vai com Deus, que ninguém é de ferro... !!!! Mas sempre com a maior segurança possível... para o local, é claro que às vezes somos tentados a querer fazer algo fora do combinado, é aí que conseguimos ver, com quem estamos andando, e querendo ou não, nossa segurança também está ligada diretamente aos nossos companheiros, assim que vemos algo fora do comum, na parada, todo mundo vai trocar uma idéia com o companheiro, apontar onde ele errou e colocou o grupo em risco, geralmente falamos umas 2 ou 3 vezes, na quarta, vai andar sozinho, ou sempre na frente, bem mais à frente.... passeios devem ser divertidos e prazerosos, não com sentimentos de arrependimento de ter saído de casa, enfim, meu grupo é pequeno, 5 ou 6 motos, mas nunca ninguém sofreu algum tipo de acidente ou qualquer outro tipo de problema, e hoje em dia, e o que é o mais legal, é que o pessoal que às vezes saem conosco, sempre curtem o passeio, o nosso ritmo, e sempre querem ir novamente, e assim sempre renovando amizades e conhecendo novas pessoas, e isso para mim, é o que faz tudo valer à pena... Andando em grupo com segurança 248220
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por ata.jb Seg 09 Ago 2010, 13:12

Muito bom o tópico. Estou começando a andar com uma turma aqui na minha cidade e uma das coisas que gostei é q eles mantêm a segurança, andam na boa.

Sou novato e sei das minhas limitações. Fui logo avisando a eles que se andarem muito rápido eu fico pra trás. O post do amigo Fabrizio disse bem: andar sempre dentro dos limites, dentro da sua área de conforto. Pra mim é tudo!!

Abraços a todos.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Convidad Seg 09 Ago 2010, 13:29

Segundo a mesma reportagem, as estatísticas comprovam as 5 maiores causas de acidentes:

1. Cruzamentos. Em 80% dos casos os motociclistas não foram os culpados. A partir de 40Km/h, há grandes chances dos motoristas dos carros simplesmente não verem as motos.

O QUE FAZER: partir do princípio que o motorista do quadrúpede não te viu nem verá. Diminuir, imaginar rotas de fuga se ele cruzar e nunca ultrapassar antes de um cruzamento.

2. Entrar rápido demais na curva e espalhar. Esse é culpa nossa...

O QUE FAZER: Na maioria dos casos, é possível fazer a curva deitando mais a moto. Para isso é preciso treino para não entrar em pânico, e ter a técnica para contra-esterçar e tombar a moto pra valer. Em último caso, erguer a moto e frear forte - mas só faça isso se enxergar que não vem ninguém no sentido contrário.

3. Corredores entre carros. Esse é o mal das grandes cidades...

O QUE FAZER: sempre andar em velocidade pouco superior à dos carros. Cuidado quando abrirem espaços entre os carros: é aí que eles mudam de faixa, muitas vezes sem qualquer aviso.

4. Ultrapassagens.

O QUE FAZER: não colar no carro da frente, esperar pelo momento certo (leia-se com visibilidade total para fazer a manobra completa a tempo), e usar tudo que seu equipamento oferece (leia-se reduzir marchas e acelerar pra valer, deixando o giro subir).

5. Passeios em grupo. É o assunto do tópico...

Esses 5 são os motivos de 90% dos acidentes, e todos eles podemos minimizar MUITO os riscos.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Aliciomf Seg 09 Ago 2010, 14:17

Vale lembrar que sempre que saímos em grupo nos tornamos em parte responsáveis pela segurança de nossos companheiros. Digo isso por que quando acontecer algo com alguém do grupo, todos iram se responsabilizar e la se vai um momento de descontração virar um momento de extremo sofrimento
Aliciomf
Aliciomf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Reis Seg 09 Ago 2010, 17:23

Marco Gixxer-750 escreveu:Com meu grupo de passeio aqui no interior, já conseguimos fazer uma velocidade constante e sem exageros, adotamos o PACE, uma ótima maneira de conduzirmos nossas máquinas e ir curtindo cada quilometro rodado, sempre que alguém quer fazer umas "estripulias" sinaliza, passa todo mundo com segunça e vai com Deus, que ninguém é de ferro... !!!! Mas sempre com a maior segurança possível... para o local, é claro que às vezes somos tentados a querer fazer algo fora do combinado, é aí que conseguimos ver, com quem estamos andando, e querendo ou não, nossa segurança também está ligada diretamente aos nossos companheiros, assim que vemos algo fora do comum, na parada, todo mundo vai trocar uma idéia com o companheiro, apontar onde ele errou e colocou o grupo em risco, geralmente falamos umas 2 ou 3 vezes, na quarta, vai andar sozinho, ou sempre na frente, bem mais à frente.... passeios devem ser divertidos e prazerosos, não com sentimentos de arrependimento de ter saído de casa, enfim, meu grupo é pequeno, 5 ou 6 motos, mas nunca ninguém sofreu algum tipo de acidente ou qualquer outro tipo de problema, e hoje em dia, e o que é o mais legal, é que o pessoal que às vezes saem conosco, sempre curtem o passeio, o nosso ritmo, e sempre querem ir novamente, e assim sempre renovando amizades e conhecendo novas pessoas, e isso para mim, é o que faz tudo valer à pena... Andando em grupo com segurança 248220
Isso aqui é Sensacional!!!!

Pra mim é o máximo que um grupo de motociclista pode alcançar em termos de amadurecimento: praticar o "Pace". Não conheço forma mais segura e prazerosa de pilotar moto em grupo nas estradas do que assim.

Parabéns, Marco! Conseguir aplicar o Pace em grupo exige que os pilotos sejam excelentes e as pessoas fantásticas. Só quem já tentou que sabe o quanto que é difícil reunir um grupo com essas características...

Para quem não sabe o que é o "Pace" dê uma olhada nesses textos aqui:

http://www.canyonchasers.net/reference/the_pace.php

Pra quem prefero ler em português, esse texto aqui dá uma boa idéia do que é o "Pace";

http://www.motonline.com.br/colunistas/seguranca-legislacao/o_ritmo_06mai10.html
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Marco Gixxer-750 Seg 09 Ago 2010, 20:25

Pois é Reis, é só alegria, parece até um balé Andando em grupo com segurança 287360 Andando em grupo com segurança 14301 ,mas é por isso também que somos em numero baixo, não é todo mundo também que gosta de andar dessa forma, e como eu já disse, se não se enquadrar no esquema do nosso grupo, é melhor que não ande conosco, essas são nossas regras, pelo simples fato da segurança, afinal, melhor que sair, é voltar.... Andando em grupo com segurança 430935
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Aliciomf Seg 09 Ago 2010, 20:27

É meu amigo Reis colocar o PACE pra funcionar não é nem um pouco facil
Aliciomf
Aliciomf
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 11/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por R-Carril Seg 09 Ago 2010, 21:21

Valeu Fabrizio...Muito bom esse tópico....

Reis, essa materia do motonline achei muito boa tambem....
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando em grupo com segurança Empty Re: Andando em grupo com segurança

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos