Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

+5
GAS
Pin
NERO
edgar
Roger
9 participantes

Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Roger Ter 04 maio 2010, 09:08

Pessoal,

Eu to usando o escape original na minha B6. Mas, estou doido pra trocar por um esportivo, que seja menor, pois o original é imenso e que não faça barulho, pois acho o barulho do original perfeito. Tenho um Coyote RS1 parado em casa, que era usado em uma Yamaha 850. A principio, salvo engano meu, basta comprar na Roncar, a flange que liga o 4 em 1 até ele, correto ?
Mas, ainda assim, eu gostaria de colocar algum tipo de valvula, que diminuisse a velocidade dos gases ao passar por ele. Será maluquice minha ? Será que vou fazer M ? Este cano, como todos os outros esportivos que já vi, funcionam como mero abafador. O cano original não é assim. Ele é formado por camaras e os gases vão passando de uma para outra, diminuindo a velocidade e o som, até sair no final.
O que vcs acham ?
Roger
Roger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por edgar Ter 04 maio 2010, 12:29

existe um tal de dbkiller, mas nao tem para os nacionais...

na verdade consiste apenas em reduzir o diametro da saida... pode se soldar uma " arruela" na entrada da ponteira , por exemplo.

mas nada que seja suficiente para segurar muito a saida dos gases.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Politicos Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por NERO Ter 04 maio 2010, 14:05

NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Pin Ter 04 maio 2010, 14:15

Quero fazer isso na minha tbm, o ronco da 750 fica lindo, mas muito, muito alto com WWR...
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por GAS Ter 04 maio 2010, 14:30

Notaram nesse post q o Nero escreveu (onde tem o silencioso desmontado), que nas várias câmaras onde o ar passa existem diversos comprimentos de duto? É isso que diminui o barulho. O silencioso age como um filtro de frequências. Cada tamanho de duto corta uma frequência do som. Eles cortam as faixas que berram mais alto, pq se fosse cortar todas as faixas o escape teria infinitas câmaras.

O aumento de restrição dos gases (por uma arruela por exemplo) não tem ligação direta com a diminuição da força do som que que sai na ponta do escape. Pode até ser que diminua o som, por gerar algum tipo de corte. Mas gera muito mais perda de potência (devido a restrição na saída) do que as câmaras originais....

Efetivamente diminuir o som do escape vai MUDAR o som, pq vc vai criar "buracos" na frequência original. E esses buracos só podem ser criados através de câmaras e dutos no escape. Desse modo o único jeito de abafar o som de um escape esportivo é abrindo o bicho e montando câmaras lá dentro. Só que precisaria calcular o tamanho dos dutos e câmaras pra vc cortar as frequencias corretas (seriam as mesmas q o escape original corta)..

Programas que calculam litragem e dutos de caixas de som podem ser aproveitados pra isso eu creio...
GAS
GAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por xander Ter 04 maio 2010, 19:32

também estou dando uma olhada nos escapes....fico receoso de comprar e achar que o ronco ficou muito alto...

link bacana da wikipedia: http://auto.howstuffworks.com/muffler4.htm

fuçando achei esse vídeo...achei bacana
xander
xander
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Guto Ter 04 maio 2010, 20:58

Legal esse vídeo!Por isso os Two Brothers custam caro...os custos de produção devem ser bem altos...mas devem valer cada centavo.
Guto
Guto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Roger Ter 04 maio 2010, 21:15

Muito maneiro o video.
É interessante o funcionamento dos escapes do tipo "camara".
Mas e os escapes do tipo Sarachus, Coyotes da vida, que tem um tubo perfurado com material absorvente acustico dentro, tipo lã de rocha ?
Me parece que a melhor solução seria criar uma pequena "camara" logo no inicio do tubo. Depois desta "camara", aí sim, passaríamos ao tubo perfurado.
Achei bem legal a opção do Nero, mas diga aí : Ficou baixo e grave o som ? Ou ficou meio "estralado" com aquele "funil" na saída ?
A instalação do tubo perfurado por dentro do outro, me pareceu uma solução beeeem legal, mas ainda acho que o melhor é combinar a camara e o tubo perfurado
Roger
Roger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por R-Carril Ter 04 maio 2010, 21:36

Dê uma olhada nesse vídeo....
Esse tipo de coisa não reduz muito o ruído, ouvi dizer algo em torno de 5 a 7db...
https://www.youtube.com/watch?v=BWkApOd2lVE&feature=related
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Bisteka Ter 04 maio 2010, 23:37

GAS escreveu:Notaram nesse post q o Nero escreveu (onde tem o silencioso desmontado), que nas várias câmaras onde o ar passa existem diversos comprimentos de duto? É isso que diminui o barulho. O silencioso age como um filtro de frequências. Cada tamanho de duto corta uma frequência do som. Eles cortam as faixas que berram mais alto, pq se fosse cortar todas as faixas o escape teria infinitas câmaras.

O aumento de restrição dos gases (por uma arruela por exemplo) não tem ligação direta com a diminuição da força do som que que sai na ponta do escape. Pode até ser que diminua o som, por gerar algum tipo de corte. Mas gera muito mais perda de potência (devido a restrição na saída) do que as câmaras originais....

Efetivamente diminuir o som do escape vai MUDAR o som, pq vc vai criar "buracos" na frequência original. E esses buracos só podem ser criados através de câmaras e dutos no escape. Desse modo o único jeito de abafar o som de um escape esportivo é abrindo o bicho e montando câmaras lá dentro. Só que precisaria calcular o tamanho dos dutos e câmaras pra vc cortar as frequencias corretas (seriam as mesmas q o escape original corta)..

Programas que calculam litragem e dutos de caixas de som podem ser aproveitados pra isso eu creio...

100%... É difícil ver uma explicação tão boa como esta.
É por isto que eu já disse e repito... Som é uma coisa... Desempenho é outra...
Infelizmente dos escapes nacionais (tentei inúmeros) batendo papo com a galera da área técnica eles só falam de som...

A única empresa aonde liguei, joguei um verde e acabei colhendo maduro (nacional) foi a SARACHÚ... Quando falei com um engenheiro que trabalha lá de nome Fernando.

O desempenho e resultado técnico vem antes do barulho (isto nos lugares que se preocupam com moto)...

Nunca em hipótese alguma o escapamento de uma 1250 pode ser igual ao de uma 650 (tanto que a Yoshimura tem 2 diferentes e não intercambiáveis)... Só na SARACHÚ esta recíproca é verdadeira...

Tiveram 2 empresas para as quais eu liguei que não sabiam nem mesmo do que eu estava falando...

Fazer um escapamento bonito por fora e que ronque bonito (muita gente tem esta capacidade)... Os da SARACHÚ não considero os mais bonitos não (xistem bem melhores) mas ao que me parece, dos nacionais são os únicos que também tem ENGENHARIA EMBARCADA!!!

Abraços
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por GAS Qua 05 maio 2010, 09:35

Bisteka escreveu:
100%... É difícil ver uma explicação tão boa como esta.
É por isto que eu já disse e repito... Som é uma coisa... Desempenho é outra...
Infelizmente dos escapes nacionais (tentei inúmeros) batendo papo com a galera da área técnica eles só falam de som...

A única empresa aonde liguei, joguei um verde e acabei colhendo maduro (nacional) foi a SARACHÚ... Quando falei com um engenheiro que trabalha lá de nome Fernando.
Abraços

Só outro engenheiro pra entender minha explicação maluca de "band-pass"!!! eheheheh
Tem uma vaga pra mim na pista não? Wink

Aproveitando o que vc disse, conheço o dono da Sarachú, e realmente o cara é detalhista e inteligente, tem todas essas qualidades que você citou mesmo, ele não quer fazer "canos", quer fazer escapes. Pena que não segue muito as tendências de "moda". eheheh
GAS
GAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Roger Qua 05 maio 2010, 10:05

A conclusão que estou chegando é que o cano do tipo "camara" (band-pass) causa uma restrição ao fluxo que os outros do tipo "flauta" não causam e isso além de tornar dificil faze-lo silencioso, altera o comportamento do motor.
Estava pra comprar um cano da torbal, na epoca que eu tinha uma XT 600, e eles foram muito atenciosos, me informando que tem a possibilidade de instalar uma "valvula" no meio do tubo perfurado, com o objetivo de diminuir o ruido.
Roger
Roger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por NERO Qua 05 maio 2010, 10:59

Roger escreveu:Muito maneiro o video.
É interessante o funcionamento dos escapes do tipo "camara".
Mas e os escapes do tipo Sarachus, Coyotes da vida, que tem um tubo perfurado com material absorvente acustico dentro, tipo lã de rocha ?
Me parece que a melhor solução seria criar uma pequena "camara" logo no inicio do tubo. Depois desta "camara", aí sim, passaríamos ao tubo perfurado.
Achei bem legal a opção do Nero, mas diga aí : Ficou baixo e grave o som ? Ou ficou meio "estralado" com aquele "funil" na saída ?
A instalação do tubo perfurado por dentro do outro, me pareceu uma solução beeeem legal, mas ainda acho que o melhor é combinar a camara e o tubo perfurado

Bueno....como que eu vou tentar descrever um som? No youtube, já sei que é inviável fazer um vídeo, pois não vai ficar nem parecido com o que é na real.
Mas voutentar...
Em marcha lenta, baixa RPM, o som ficou abafado e grave. Acho que ficou num meio termo....no meio do caminho entre o original e um esportivo. acho que se fosse parado por um guarda, e ele analizasse a ponteira e o barulho, ele ficaria na dúvida. Mas digamos que ao passar dumas 5000 RPM ele começa a "abrir a goela"...
Interessante comparar o "canto" dum motor 600 é bem diferente de um de maior litragem...os motores maiores geram um som bem mais grave e mais encorpado...
Uma 600 acelerando ao lado de uma 1000, daria pra notar que a 600 gera um berro mais agudo.
Mas acho que o meu objetivo eu atingi, que era restringir um pouco o barulho abaixo das 5000 RPM, ou seja... passo despercebido por quem não gosta de barulho....mas se eu precisar, ele está lá...kkk
Vou tentar fazer um vídeo pra ver se sai coisa que preste...pelo menos pra ter uma noçao.
Em termos de comportamento do motor, eu percebo uma minúscula perda de torque em baixa. Rendimento em alta não me interessa muito....acho que nunca acelerei no talo a minha moto ainda...kkkk
A saída do escape apresenta coloração normal, sem sintoma de excesso de combustível (ponto pra injeção eletronica).
Minha modificação foi digamos, empírica...não baseada em nada muito técnico , como as matérias postadas, mas me baseei na aparencia do escape original dissecado.
Também conversei com o Fernando... escoli a ponteira pois era digamos, um valor médio, comparando com as outras nacionais, e na conversa com o pessoal da fábrica, ainda foi possível "customizar" a ponteira, com o DB killer e com a quantidade de lã no interior. E a aparencia que eu buscava, que era uma ponteira oval, justamente para emagrecer a largura total da moto, não havia nos outros fabricantes nacionais.

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Roger Qua 05 maio 2010, 14:24

Nero, eu acho que vc acertou em cheio na escolha, pois o que vc descreveu e justamente o que eu busco. barulho quase igual ao original, pois igual não dá pra fazer infelizmente. Um tubo oval para diminuir a largura total. E eu tb igual a vc, não tenho interesse em altos giros, pois para o uso que faço, me interessa mais torque em baixos e medios regimes de rotações (se é que posso chamar assim um motor que trabalha normalmente acima 4.000 rpm andando devagar) But...
Acho que a maioria de nós aqui no fórum fazemos ajustes empiricamente, heheheh. Bem a minha b6 não é injetada e tenho um certo medo de trocar o escape e alterar muito o fluxo de gases.
Talvez seja bobagem minha, pois já vi no forum que o pessoal retira o tubo do blow-by sem nenhum medo...
Roger
Roger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ? Empty Re: Tem como fazer um escape Coyote RS1 ficar mais silencioso ?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos