Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Andando no corredor

+26
edin
luiz cerqueira
Velcy Izolan
sdamiao
edferge
Henricao
Carlos - Bandit
Johnnie Walker
Otyac46
Fontenelle
Celsomf10
Arnaldo Costa
victor.borghi
Padumi
vytor
marcelom-silva
xander
Victor Rafael
rtsantanna
Reis
aslie
Kokimoto
edigordo
R-Carril
Bisteka
glauco
30 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Andando no corredor

Mensagem por glauco Qui 15 Abr 2010, 10:34

Relembrando a primeira mensagem :

Gente, como alguns sabem, eu uso minha moto diariamente (não tenho carro) e por isso ando nos corredores das pistas. Então, acho que seria interessante dar algumas dicas de segurança ao andar no corredor. Essas dicas são baseadas no ponto de vista de um motorista de carro, por isso acho que são válidas.

Antes de começar as dicas propriamente ditas, temos que lembrar as leis da física, que diz que "dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo". Se os motoboys soubessem dessa lei, não usariam a buzina!

Bom, vamos lá. Ao andar no corredor, temos que ter sempre em mente que estamos errados! Sim, errados, pois o código de transito proibe tal ato. Dessa forma, não temos a preferência, como muitos motoqueiros acham. Vejo motoqueiros buzinando, chingando, brigando, etc., quando um carro muda de faixa e fecha uma moto, mesmo dando seta! Lembrem-se que nessa briga, a moto sempre leva a pior. Então, seja educado e dê a preferência para o carro. Se ele deu seta para mudar de faixa, diminua a velocidade e deixe ele mudar de faixa. Vc só vai perder alguns segundos na sua viagem, e correu menos riscos.

Outra dica é em engarrafamentos. Vamos supor que está tudo parado. As duas faixas estão completamente paradas. Pra que sair buzinando? Qual a chance de um carro sair de uma faixa e ir para outra? Segundo a lei da física citada acima, a chance é nula, pois já existe um carro na faixa contrária! Então, não tem necessidade de usar a buzina, certo? Se quiser chamar a atençao, mostrando que vc está passando, acenda a luz alta! Os motoristas, mesmo durante o dia, verão seu farol, que alias, chama muita mais atenção que a buzina, pois podem haver carros com o vidro fechado e som ligado que nem conseguirão ouvir a buzina.

Ainda falando sobre engarrafamentos, quando os carros estão em movimento, fiquem de olho nas faixas. Tipo assim, quando vc está dirigindo um carro e esta em um engarrafamento, o que vc fica olhando? Qual faixa está andando mais (daqui a pouco falo sobre uma reportagem que li na superinteressante sobre esse assunto). Então, o que os motoqueiros devem ficar de olho é qual das faixas está andando menos. Quando identificar essa faixa, fique olho na faixa oposto para ver se aparece uma brecha entre um carro e outro. Se aparecer, olho no lado oposto para ver se não tem um carro alinhado com essa vaga. Se tiver, a chance de ele dar uma guinada repentina para pegar essa vaga é muito grande. Quando encontrar tal situação, redobre a atenção e diminua a velocidade. Vou tentar exemplificar com um desenho... Temos a faixa 1 e faixa 2. A faixa 2 está andando mais rápido. Então, a chance do carro Y tentar dar uma de esperto e trocar de faixa de uma vez é muito grande. Cuidado!

1 2
X | X
Y |
X | X
X | X

Legenda:
| = corredor
X = carro na faixa de rolagem
Y = carro que pode dar a guinada

Outra dica: Se estiver andando no corredor e a faixa da direita ou esquerda tem uma entrada de carros ou saida, tome cuidado. Como os motoristas são muito mal educados e não gostam de esperar, eles irão comecar a imbicar o carro pra forçar a entrada na faixa de rolagem. Isso fará com que os carros que estão do seu lado comecem a jogar seus carros para o corredor, para escapar do carro que está tentando entrar e não dar a passagem. Novamente, quando ver uma entrada de carros ou um retorno, que cria filas na faixa de rolagem e, consequentemente, carros querendo sair dessa fila, diminua a velocidade e, de preferência, saia do corredor e ocupe o lugar de um carro.

Bom, pelo que me lembre, essas dicas já ajudam bastante. Acho que tem mais coisas que podemos acrescentar. Conforme for lembrando, vou adicionando. Se alguém tiver mais alguma coisa pra acrescentar, seja bem vindo.

OBS: Sobre a reportagem na superinteressante, ficou comprovado científicamente que quando vc tem um engarrafamento e uma faixa anda mais que a outro, é apenas impressão. Façam o teste. Quando chegarem em um engarrafamento, marquem um carro do seu lado e veja o quanto ele anda e o quanto vc anda. Na grande maioria das vezes (faço isso sempre), o carro vai dar uma andada boa e até sumir da sua vista la na frente. Mas em seguida, a sua fila anda e a dele para, fazendo com que vc alcançe o carro.

Só pra finalizar a bíblia, lembrando sempre que a melhor dica é atençao redobrada e velocidade baixa.

Abraço,
Glauco
glauco
glauco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo


Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por edferge Dom 04 Dez 2011, 15:03

Galera
seria ridiculo vc de moto com transito congestionado e ficar parado atras do carro a sua frente, perderia toda a praticidade de se utilizar a moto como opção de andar mais rapido neste transito caotico das grandes cidades. eu apoio as mençoes acima que indicam os acidentes causados por imprudencia dos motorista sejam eles de moto ou de carro. Moro no Rio e ja perdi a conta das vezs em que tenho que escapar de motoristas de carro falando ao celular, mulher então nem se fala, elas se desligam e que se dane o mundo. Andar no corredor faz parte da vida do motociclista como a mamadeira faz parte da vida do nenenm. Não da para evitar e eu duvido se esta lei idiota passar a gente vai resistir entrar no corredor com aquele congestionamento ali na frente. Destaco tambem a imprudencia de certos motoqueiros que acham que devem andar metendo o pau nos corredores sem alertar ninguem e ainda jogando a moto encima de carros pedestres e de motociclistas, estes caras é que sujam nosas relações dentro do convivio do transito e de vez em quando a gente passa por um destes esparamado no chão.
moto é responsa............e curtição...
sempre devemos lembrar que o direito de um acaba quando começa o outro e vice versa........
edferge
edferge
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 04/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por sdamiao Dom 04 Dez 2011, 15:26

Glauco muito bom o post, concordo com vc em todos os quesitos, e adiciono uma dica, quando estiver me movimento com outro carro e quiser passar pelo corredor verifique se o motorista está te vendo, basta olhar no retrovisor e ver o motorista, se ele te olhar pelo espelho é porque te viu, caso não vc pode dar uma buzinhadinha pra chamar a atenção e quando ele olhar vc muda, e isso é bom até pra identificar quando os motoristas estão no celular também.

Parabéns pelo tópico, muito bom!
sdamiao
sdamiao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 21/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por Velcy Izolan Dom 04 Dez 2011, 17:03

Corredor? só quando estiver muito lento e lotado.... me parece que podemos andar no corredor a no máximo 30 km/h e é claro com veículos em movimento é complicado e sempre tem um grau de risco.... mesmo que nos vejam, o motoristas estão mais preocupados com o veículo maior a sua frente....
Pela lei "ferro a ferro" não pode andar no corredor....
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por luiz cerqueira Seg 05 Dez 2011, 08:25

Glauco,
obrigado por partilhar as ótimas dicas!!

Abç
Luiz

luiz cerqueira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 16/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por edin Seg 05 Dez 2011, 13:06

GLAUCO , VOU FAZER UM COMENTARIO DE ALGO NO MINIMO INUSITADO Q EU AINDA NÃO HAVIA PRESENCIADO , USO MINHA MOTO NO CORREDOR DIARIAMENTE , COMO O PERCURSO AO TRABALHO É SEMPRE O MESMO JA CONHEÇO TODOS PTOS CRITICOS , TENHO BOA NOÇÃO DE PILOTAGEM COM SEGURANÇA , AI SEMANA PASSADA INDO PRO TRAMPO , EIS Q UM CAMINHÃO NA DIREITA , DE BOA QDO VEJO UM A ATENÇÃO REDOBRA , SE PASSA MEU RETROVISOR PASSA O RESTO CERTO , ERRADO O MEU SLIDER PEGOU NO RODO AR DO CAMINHÃO Q ESTAVA COM UMA CURVA MUITO ACENTUADA , IMAGINA O SUSTO , NADA DE GRAVE MAS CARA AGORA TO OLHANDO CAMINHÃO E JA VEJO SE TEM RODO AR KKKKKK, TAI UMA DICA , INUSITADA MAS PODE AJUDAR.
edin
edin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 14/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por glauco Seg 23 Abr 2012, 17:19

sdamiao escreveu:Glauco muito bom o post, concordo com vc em todos os quesitos, e adiciono uma dica, quando estiver me movimento com outro carro e quiser passar pelo corredor verifique se o motorista está te vendo, basta olhar no retrovisor e ver o motorista, se ele te olhar pelo espelho é porque te viu, caso não vc pode dar uma buzinhadinha pra chamar a atenção e quando ele olhar vc muda, e isso é bom até pra identificar quando os motoristas estão no celular também.

Parabéns pelo tópico, muito bom!

Muito bem lembrado! Sempre olho pro retrovisor do carro pra ver se ele está olhando. Isso é bom pra saber a intenção do motorista também, porque se ele olhar pro retrovisor, quer dizer que ele vai entrar. Então, eu tomo cuidado. Apenas não uso buzina. Como eu ando de carro também, sei muito bem que quando estou de vidro fechado e som ligado, é muito difícil escutar algo do lado de fora. Por isso eu sei que a buzina não adianta quase nada. Para que o motorista consiga te escutar, vc tem que estar bem perto dele, o que já não adiantará nada buzinar.

Abraço,
Glauco
glauco
glauco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por adautojunior Seg 23 Abr 2012, 21:47

Pilóto moto na rua desde os 14, estou com 37 anos, ja trabalhei como motoboy e sempre tive e andei de moto desde os 14 anos, tenho carro e também dirijo todos os dias, já sofri alguns acidentes de moto, mas nunca provoquei um acidente dirigindo carro. Na minha opinião se o motorista olhasse no retrovisor com atenção ao mudar de pista, muitos e muitos acidentes não aconteceriam, sem dizer o que tem de gente que não desgruda do celular, mandando email, sms, facebook etc, fora os que falam no celular dirigindo mesmo.
adautojunior
adautojunior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por R-Carril Seg 23 Abr 2012, 23:26

glauco escreveu:
sdamiao escreveu:Glauco muito bom o post, concordo com vc em todos os quesitos, e adiciono uma dica, quando estiver me movimento com outro carro e quiser passar pelo corredor verifique se o motorista está te vendo, basta olhar no retrovisor e ver o motorista, se ele te olhar pelo espelho é porque te viu, caso não vc pode dar uma buzinhadinha pra chamar a atenção e quando ele olhar vc muda, e isso é bom até pra identificar quando os motoristas estão no celular também.

Parabéns pelo tópico, muito bom!

Muito bem lembrado! Sempre olho pro retrovisor do carro pra ver se ele está olhando. Isso é bom pra saber a intenção do motorista também, porque se ele olhar pro retrovisor, quer dizer que ele vai entrar. Então, eu tomo cuidado. Apenas não uso buzina. Como eu ando de carro também, sei muito bem que quando estou de vidro fechado e som ligado, é muito difícil escutar algo do lado de fora. Por isso eu sei que a buzina não adianta quase nada. Para que o motorista consiga te escutar, vc tem que estar bem perto dele, o que já não adiantará nada buzinar.

Abraço,
Glauco

Complicado quando os vidros dos carros Sao todos filmados, bem escuros e ficamos na berlinda, Nao sabendo se a pessoa que ta dentro do carro esta te vendo ou Nao...pois Nao temos como visualizar o motorista no retrovisor...

Numa dessas, temos que apelar para o escape esportivo, darmos uma aceleradinha para chamarmos atencao, que certamente o motorista ouvirá....
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por glauco Ter 24 Abr 2012, 09:02

R-Carril, isso é uma coisa engraçada. Eu tive que vender minha SRAD há uns 7 meses atras. Agora estou com uma Tornado 250. É incrível como as pessoas respeitam muito mais as motos grandes do que as pequenas. Quando estava com a SRAD, os carros abriam pra eu passar, sem precisar fazer muita coisa. O simples fato de ser uma moto grande, eles já colocavam os carros para o lado. Já as motos pequenas, eles não estão nem aí. É como se a gente não existisse.

Glauco
glauco
glauco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 24/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por vyniciuz Ter 24 Abr 2012, 09:21

Sem querer desviar o assunto, mas esses dias vi um cara empinando uma DT200 no começo da av Pacaembu, detalhe no corredor...
Fiquei de boca aberta, pela pericia e pela insaniedade....
vyniciuz
vyniciuz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 22/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por Arnaldo Costa Ter 24 Abr 2012, 09:37

Na 4ª feira dia 18, eu e o Sávio aqui do Sol, chegamos em Indaiatuba para conhecer a tão famosa loja SUZUKA, Charlão e esposa e outros membros que estavam presentes. Fomos recebidos pelo Casal 50, que nos guiou da Bandeirantes até a loja e posteriormente ao hotel.
No dia seguinte saímos sozinhos, pegando a Santos Dumont em direção a D. Pedro. Nunca vi tanto engarrafamento. O que mais me chamou a atenção foi a simetria em que os carros param, formando o verdadeiro corredor. A única dificuldade que sentimos foi a pressão dos já apressados motoboys. Passamos sem maiores problemas e continuamos nossa viagem para Aparecida-Sp.
Agradeço a atenção do Casal, Charlão e os demais presentes.
Aos demais, vindo para Goiânia, muito cuidado, pois os corredores daqui, são verdadeiros espremedores.
Parabéns aos Paulistas pela organização no trânsito, se é que podemos dizer assim!!!!

Arnaldo
Arnaldo Costa
Arnaldo Costa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 05/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por Last_Warrior Ter 24 Abr 2012, 15:10

Bem, falando sobre lei, andar no corredor é permitido somente em áreas urbanas, teoricamente?

Pois em alguns lugares da Bandeirantes diz que é proibido andar no corredor, sob pena de multa.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por lobotralin Sáb 28 Abr 2012, 11:28

Tambem gostaria de saber se somente em áreas urbanas que se pode usar o corredor , ou rodovias federais , e estaduais pois aqui em Floripa quando vc esta na via expressa chegando em Florianópolis se tiver um carro da PRF e vc psssar no meio dos carros eles multam na cara dura. Então tenho essa dúvida tb e caso ocorra sera que o processo de Defesa será acolhido já que a lei foi vetada? Aguardo alguem mais experiente responder ! Excelente tópico sobre corredor!
lobotralin
lobotralin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 16/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por Fontenelle Sáb 28 Abr 2012, 11:42

Creio que o corredor só posse ser utilizado, legalmente, com o trânsito parado.
Fontenelle
Fontenelle
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por Arnaldo Costa Dom 29 Abr 2012, 18:35

Acho que não fui claro. O corredor que pegamos foi com o trânsito parado.
Seguimos o fluxo das motos.
Arnaldo Costa
Arnaldo Costa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 05/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Andando no corredor - Página 2 Empty Re: Andando no corredor

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos