Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

+15
Bisteka
Roger
Bulljr71
GSXR1100
rlriccardi
GAS
C.Eduardo
Luiz - GEMA
edgar
Berlindo
Guto
k n@riu
ari
NERO
delphiman
19 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Mensagem Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Dom 21 Mar 2010, 20:32

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite galera, tudo bem?
Amigos, gostaria de mais uma vez trazer um assunto para a discussão saudável no fórum. Apenas para conhecermos novos produtos e sabermos de seus benefícios.

Queria saber se alguém usa em suas Suzukis óleos com grau SAE 10w 40 ou 15w 40 e se está tendo bons resultados. Bom, acessando o fórum da motonline vi que alguns usuários estão utilizando óleos de frotas mistas em suas motos e tendo resultados muito bons. Neste caso, estão usando o Lubrax Top Turbo 15w 40 API SL. Segundo informações, a moto tem uma diminuição da temperatura devido a alta fluídez do óleo e também uma lubrificação mais eficaz nas partidas a frio.

Queria saber se alguém usa ou utilizou óleos com gradução inferior a 20w 50 e se pode relatar sua experiência.

Seria isso galera.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo


Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Gustavão Ter 06 Abr 2010, 23:52

MAs intaum Bisteka, e por isso q eu to falando, manual recomenda isso.Esse lance da Br q aparece no manual...e putaaaa comercial da Br..joao toledo ganho mtu com isso, no mundo todo se usa Motul em suzukis, e nas haya o motul 5100, acho q um semi sintetico e no minimo pra usar nela...o certo seria o 300v 100% sintetico.. usar mineral motul 3000 20w50 acho poko demais, num motor q roda a tao altos rpm...
visao de engenheiro q e apaixonado por motores....

e nao vem mais com gracinha pro meu lado com lance de dinheiro cara, ja encheu o saco ja!!.....faz o teu ai q eu faco o meu.....so estou passando o q eu faço e minha opiniao....
vc usa o q quiser na sua moto, se vc vai rodar poko com ela ou nao...tomare q ela numca de te dor de cabeça..

abraco
Gustavão
Gustavão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/03/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8573197516092683618&

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Bisteka Qua 07 Abr 2010, 00:11

Gustavão escreveu:MAs intaum Bisteka, e por isso q eu to falando, manual recomenda isso.Esse lance da Br q aparece no manual...e putaaaa comercial da Br..joao toledo ganho mtu com isso, no mundo todo se usa Motul em suzukis, e nas haya o motul 5100, acho q um semi sintetico e no minimo pra usar nela...o certo seria o 300v 100% sintetico.. usar mineral motul 3000 20w50 acho poko demais, num motor q roda a tao altos rpm...
visao de engenheiro q e apaixonado por motores....

e nao vem mais com gracinha pro meu lado com lance de dinheiro cara, ja encheu o saco ja!!.....faz o teu ai q eu faco o meu.....so estou passando o q eu faço e minha opiniao....
vc usa o q quiser na sua moto, se vc vai rodar poko com ela ou nao...tomare q ela numca de te dor de cabeça..

abraco

Ae, não conheço o manual da Haya e concordo contigo quanto ao que vc falou de PROPAGANDA para a PETROBRAS no manual das SUZUKIS... Trocar a cada 3k o óleo OK, usar o semi sintético OK também (concordo quanto aos regimes de rotação); mas cara, filtro a cada troca... Não sei o que fala o manual...

Tem um colega aqui do forum com uma haya também (na página anterior) que tem usado o motul-5100 e troca a cada 6k (óleo e filtro) com bons resultados... Sei lá... Também conheço pouco da Hayabusa!!! Só acho que vc ta passando na conta do filtro, mas é como eu disse, pecar pelo excesso não é ruim não...

Quanto ao dinheiro, não foi gracinha não... Foi brincadeira mesmo... Pena que contigo aconteceu 2X e você entendeu errado, lembrei agora daquela última vez (que também foi brincadeira, aonde eu falava do estagiário e foi justo pra você)... Cara, desculpa... Tópico já foi editado... Você nunca vai me ver pegando no pé de alguém ou com brincadeira escrota para chatear alguém... Foi mal se passei a impressão errada!!!

Só quero te lembrar uma coisa... Aqui, neste meio, POBRE não tem ninguém... Pode ficar tranquilo que eu faço o meu aqui sem me preocupar com o de ninguém... Me desculpa pela brincadeira... Vou tomar mais cuidado em fazer este tipo de brincadeira!!!

Abraços,
Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Gustavão Qua 07 Abr 2010, 00:28

tranquilo Bisteka, se foi na brincadera ta tranquilo....eu fikei putoo mesmo...mas ja passou...!!! fica frau!!...( e so pra constar to desempregado ainda...hahahahaha... e te invejo por isso)

Agora voltando ao debate tecnico..vamos ao q vc esta frisando como...o uso de filtro de oleo...
pra começar, o manual recomenda sim o uso de filtro a cada 6 mil km..ou seja trocando oleo a cada 3 mil..ele fica alternado nas trocas...
mas poxa o filtro de tudo e o mais barato UAHaUhaUH....uso o fram mesmo..nao custa 25 ou 30 reais se nao me engano...o mais caro mesmo e o oleo q ta na casa dos 35 e vaum mais de 3 litros ne.....
pagar 80 reais pelo filtro original suzuki, sendo q quem o fabrica e a fram mesmo num vale a pena...
e tem otra, num motor de alto giro a degradação do oleo e maior, pois tem-se menos oleo correndo pelo motor, por ser um motor compacto, e sua temperatura e mtu maior devido a alta potencia e alto giro.... pos isso as trocas sao taum curtas... e elas tenq ser mesmo.....nao quer dizer q se vc trocar a cada 6 mil km vc vai perder o motor....la na frente por ex se o motor vai durar 200mil km...ele vai durar menos..talver 140 15 mil km no max....pra mtuss isso num vale a pena porq vai fica poko com a moto e numca vai chegar a rodar 100 mil km com a mesma moto.. e tipo o prox dono q se fod.... ne??...heheheh e o q acontece sempre...e normal..
eu tenho um carinho sim especial, e nao é pecar pelo excesso, e fazer do uso do motor da melhor forma possivel, nas melhores condições pra ele, seja acelerar ou seja para cuidar do mesmo.

como as trocas saum curtas..creio q o filtro de oleo tenha mais vida util.... nisso vc esta correto, so que por um carinho especial, eu acho q vc trocar o oleo e colokar oleo novo num filtro " sujo" ( entanda o sujo como o filtro ainda com vida util), e uma incoerencia do ponto de vista mecânico.


nao quero me impor e falar q o q os outros fazem e errado...e um posto de vista mtu especial.
Minha paixao por motos e carros vai alem de so andar....o cuidar e um ponto forrte e mais que especial pra mim...porq o mau uso..gera la na frente dores de cabeca $$$$$$$$$$$$$$$$ gigantescas...ainda mais pra quem compra uma veiculo ou moto usadas...entende??...


e vo ti fala eu cuidoo e talsss pode parecer exagero...mas na hora q to em cima da moto ou no carro..AuhauhaA eu acelero mesmo..usufruo tuuudooo.....

e pode mudar essa sua assinatura ai porq ja andei numa gsx650F azul de um amigao meu e dei 244km/h na band ( era descidinhaa obviuu)...heuhaueha e meu amigo na frente com a minha haya a quase 290 me deixando laaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa atrass...AuahUAHauhaUHAHU


Abrax.... !
Gustavão
Gustavão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/03/2010

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=8573197516092683618&

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por C.Eduardo Qua 07 Abr 2010, 08:44

Ola Pessoal , concordo com o amigo Gustavo. Acho que trocar o oleo do motor e não trocar o filtro é mesma coisa que tomar banho e usar a mesma cueca.... não vira.... Os ml de oleo que ficam no filtro contaminam o novo oleo que acaba de ser colocado. Mas como cada um é cada um.... abraço a todos
C.Eduardo
C.Eduardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Berlindo Qua 07 Abr 2010, 19:42

HAhaha, cueca foi foda...

Cara, qtos mls de óleo usado ficam? Quase nada.

E contamina o que? A sujeira está no filtro e no máximo no fundo do carter, escoando sai tudo. O resto não contamina nada. Que sejam 500 ml de óleo velho em 3 litros do novo, é ínfimo, não muda nada das características dos óleos novos e de boa qualidade.

Se formos seguir o pensamento de vcs, toda troca de óleo requer flush no motor, pq mesmo trocando o filtro, tem óleo nas galerias e contaminaria.

Acho que cuidado com a mecânica é o que faz a diferença, mas não precisa ser preciosista a esse ponto.

Óleo mineral 20W50 para motos, trocado como manda o manual, é o necessário. Qquer coisa além disso é capricho.

É igual a Suzuki querer trocar velas a cada 9k km. Preciosismo, pra não falar ladroagem.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por GAS Qua 07 Abr 2010, 20:12

Berlindo escreveu:HAhaha, cueca foi foda...

Cara, qtos mls de óleo usado ficam? Quase nada.

E contamina o que? A sujeira está no filtro e no máximo no fundo do carter, escoando sai tudo. O resto não contamina nada. Que sejam 500 ml de óleo velho em 3 litros do novo, é ínfimo, não muda nada das características dos óleos novos e de boa qualidade.

Se formos seguir o pensamento de vcs, toda troca de óleo requer flush no motor, pq mesmo trocando o filtro, tem óleo nas galerias e contaminaria.

Acho que cuidado com a mecânica é o que faz a diferença, mas não precisa ser preciosista a esse ponto.

Óleo mineral 20W50 para motos, trocado como manda o manual, é o necessário. Qquer coisa além disso é capricho.

É igual a Suzuki querer trocar velas a cada 9k km. Preciosismo, pra não falar ladroagem.

Dessa vez eu concordo com vc Berlindo, eheheheh...
Concordo em qse tudo, na verdade.

Único ponto que eu discordo é o óleo 20W50 recomendado no manual da Suzuki. Minha moto é bem rodada então eu uso esse óleo pra não ver o bicho fumar....Mas eu não acredito tanto no manual brasileiro qto vc não.

A temperatura de trabalho do motor não altera quase nada devido a longitude que ele está operando. Aqui ou no Japão, seu motor vai operar a 90C e o da GS a 160C, a temperatura ambiente influi pouquíssimo (na bandit, refrigerada a agua não importa absolutamente nada mesmo). E outra, no Japão faz um calor infernal no verão. Se fosse assim estaria marcado na carcaça do motor pra usar outro óleo nos meses quentes.
GAS
GAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por C.Eduardo Qua 07 Abr 2010, 21:01

No Manual da minha GS500 ano 2004, esta marcado o oleo da shell 15w50. Ai ficou na classificação do MOTUL 5100. Na Proxima troca irei usar esse Motul para ver o que irá melhorar. Atualmente estou usando o ELF 10w40 Base Sintética. Abraço a todos...
C.Eduardo
C.Eduardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Qui 08 Abr 2010, 22:03

Boa noite galera, tudo bem?
Só pra postar meu relato inicial com o uso de um novo óleo.
Bom, fiz a troca de óleo neste final de semana dia 03/04/2010 e coloquei o óleo da Ipiranga Moto GP 10w 40 Sintético API SM. O termo sintético do óleo é que ele não chega a ser um óleo 100% sintético mas sim um mineral hidrotratado com aditivos sintéticos, digamos que é um semi-sintético.

Já rodei cerca de 200 km com o óleo e posso afirmar o seguinte:

Pontos positivos:

- Partida a frio muito mais fácil, o motor liga e não fica embolado, funciona tranquilo e sem aquele trabalho forçado;
- Acabou os barulhos de tuchos e válvulas, o som do motor está um relógio suíço;
- Motor solto com subida de giro mais rápida. Essa foi a principal diferença. Notei no acelerar que a moto corria solta, a percepção foi no ato. Tanto na arrancada quanto nas reduzidas.
- O único ítem que não posso afirmar com certeza é se a temperatura do motor teve alguma redução.

Ponto negativo:
- O engate da primeira moto ficou mais seco. Neste caso ao engatar dá um pulo para frente.

Anteriormente, eu estava usando o óleo mineral GP Lubrax 20w50 API SL. E com este óleo eu notava claramente que a moto sofria mais pra andar e pra aquecer. O GP Lubrax é um bom óleo, porém, como eu havia comentado no tópico de abertura, este, é um óleo muito viscoso. Se compararmos o boletim técnico por exemplo do GP Lubrax e o Havoline Premium SL, podemos notar que apesar de apresentarem o mesmo grau SAE, o Havoline, apresenta um índice de viscosidade menor na partida a frio e em altas temperaturas, não sei se esses números interferem significativamente, mas há uma diferença sim.

Sei que o recomendado é o que o fabricante manda, mas sou sincero em dizer que no Brasil, no quesito motos, estamos muito mal informados. Eu sinceramente tenho minhas dúvidas se a Suzuki pegou o GP Lubrax e fez testes de bancada com todos os motores de seus modelos. Outro ítem é que em todos, mas todos os questionamentos que fiz para a montadora, não tive uma resposta se quer que prestasse. Todas respostas padrões, escritas por atendentes que não sabem a diferença entre uma moto e uma bicicleta. A partir do momento que os manuais vierem bem escritos, sem erros de grafia, com informações técnicas baseadas em uso de acordo com a severidade de conduta do veículo, aí sim, haverá um pouco mais de confiança em nossos manuais tupiniquins. Falo isso no quesito motos. Para automóveis, já temos boas informações.

Com relação ao óleo Ipiranga, é um bom óleo, API avançada e realmente deixou o motor da minha moto muito silencioso e solto, além de ter uma lubrificação mais efetiva. Eu vou rodar os 3.000 km recomendados e ver se terá alguma baixa em seu volume ou algo que inviabilize o seu uso.

Atualmente, o único problema é o preço, R$ 25,00 o litro.

Grande abraço a todos.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Elton Sex 09 Abr 2010, 07:42

delphiman escreveu:...

Atualmente, o único problema é o preço, R$ 25,00 o litro.

......

Pra óleo semi-sintético até que tá razoável o Motul 5100 tá 38.
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Sex 09 Abr 2010, 08:14

Elton escreveu:
delphiman escreveu:...

Atualmente, o único problema é o preço, R$ 25,00 o litro.

......

Pra óleo semi-sintético até que tá razoável o Motul 5100 tá 38.

Realmente Elton, comparado ao Motul, é muito mais barato. Porém a cada 3.000 km ou 6 meses, se torna algo um pouco caro. Por ser um óleo nacional, ficaria muito bom para a moto e para o bolso um valor aí de 15 a 16 reais o litro. Digo isso porque rodo bastante com minha moto e em 3 meses ou no máximo 4 já chego a 3.000 km rodados. Neste caso é gerado um gasto de 120 a 130 reais com a troca do óleo e o filtro.

Aproveitando, alguém conhece algum fornecedor de óleo que venda pela internet e para pessoas físicas óleos lubrificantes? Procurei no mercado livre e no pai google, mas não encontrei nada além do convencional, ou seja, alguns vendendo motul com o mesmo preço que tem por aqui.

Grato.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Medox Sáb 21 Ago 2010, 15:32

Pessoal por indicação de um amigo meu que é mecânico da Suzuki MEga Motors (Londirna) eu ELF 10w40 semi-sintético que está custando 19,00 o litro trocado + o filtro FRAM 24,00. A empresa é a Motorlub-Londrina distribuidora ELF (procurem na net).
Troco o oléo sempre lá.
Sou novo no forum e nem sequer me apresentei ainda pra galera, mas se precisarem de algo é só chamar.
Na verdade tentei fazer minha apresentação mas não consegui.
Valeu galera.

Medox
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos