Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

+33
Reis
JoHnny
neoredes
ata.jb
carlosri
Playmaster
leoguim
Velcy Izolan
JVRUIVO
RaFa AgOsT
janzini
Carlão_
VALENTIM
Jesus
Gil Costa RJ
Augusto Schimidt
Soares
jocape
Danilo SBC
Folco
DomMarco
Lucchesi
GAS
ari
Dr_Xyko
mcmoyses
Alexandre
gandarez
edgar
COUTINHO
MPNETO
Alexandre (PENHA)
Marco Gixxer-750
37 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Marco Gixxer-750 Qui 28 Jan 2010, 10:01

Relembrando a primeira mensagem :

Bom galera, sempre me veio essa dúvida, apesar de ser bem "idiota", mas fiquei na dúvida, pois vejo o pessoal desligando no punho, e eu sempre desligo pela chave, e vocês ???



Ps. Me desculpem pela pergunta cretina, é que sempre tenho essas curiosidades toscas... Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Icon_redface Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Icon_redface Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Icon_redface
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo


Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Carlão_ Dom 07 Fev 2010, 20:30

Eu sempre desligo no "engine stop" e depois viro a chave, não sei é o correto mas nunca tive problemas...
Carlão_
Carlão_
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 22/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Marco Gixxer-750 Seg 08 Fev 2010, 11:50

Bom, na partida eu sempre deixo em neutro, já me acostumei..., enquanto ela dá o checkup na injeção e tudo mais, eu vou achando o neutro... kkkkkkkkk
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por janzini Seg 08 Fev 2010, 12:27

Alexandre (PENNHA) escreveu:Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.

X 3

ABRAÇO
janzini
janzini
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 14/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por RaFa AgOsT Qui 18 Fev 2010, 18:16

EU USO O BOTÃO... PQ SOU EX-MOTOBOY E QUERO MANTER AS ORIGENS... ENTÃO EU VIVO LIGANDO E DESLIGANDO NO CORREDOR PRA DAR AQUELE PIPOCO MUITO LOKO!!!
PA..PA...PA...PA....PA...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
CALMA PESSOAL EU NUM FAÇO ISSU NA BANDIDA NAUM... HEHEHE
DESLIGO NO PEZINHU ENGATADA MSM PQ AQUI EM MAUÁ SÓ TEM MORRO ENTAUM TEM Q PARAR ENGATADA MSM, HEHEHE
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por JVRUIVO Qui 18 Fev 2010, 19:39

eu desligo sempre no punho... e ligo e desligo sempre engatado..
na resposta da revista duas rodas ta dizendo que nao eh o certo mas eu discordo.. vc nao consegue dar partida em primeira... vc precisa acionar a embreagem... entao se vc dar a partida com a embreagem acionada eh a mesma coisa que o neutro... a moto fica desengatada igual, entao nao exerce forca a mais... sem falar que em moto eh mto frequente vc parar com a marcha sem sincronia.. ai quando vc vai reduzir pra primeira, ai da aquele tranco da descida da marcha... ou se nao, quando vc tem que ir pra frente e pra tras pra pra engrenar e nao escapar a marcha... entao se vc para com ela em primeira ela ja para engrenada... nao vai o tranco da transmissao estar sem sincronia... eh soh fica com ela paradinha um pokinho pro oleo correr e boa...
JVRUIVO
JVRUIVO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Velcy Izolan Qui 18 Fev 2010, 20:57

Vou deixar meu "parecer"
Botão no punho é pra "emergência" não deveria ser um hábito.
Desligar a moto, regularmente e é pra isso que ela existe, use a chave quando a moto estiver parada e cambio no "neutro".
Ehehehhe, pelo que li, sou um dos poucos que pratica este ato solidário com o manual de operação e pilotagem.
sds
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Marco Gixxer-750 Sex 19 Fev 2010, 11:25

Eu também detonei o manual, mas confesso que não achei essa parte, só achei a parte de colocar a danada em funcionamento... Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Affraid
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Marco Gixxer-750 Sex 19 Fev 2010, 11:27

JVRUIVO escreveu:eu desligo sempre no punho... e ligo e desligo sempre engatado..
na resposta da revista duas rodas ta dizendo que nao eh o certo mas eu discordo.. vc nao consegue dar partida em primeira... vc precisa acionar a embreagem... entao se vc dar a partida com a embreagem acionada eh a mesma coisa que o neutro... a moto fica desengatada igual, entao nao exerce forca a mais... sem falar que em moto eh mto frequente vc parar com a marcha sem sincronia.. ai quando vc vai reduzir pra primeira, ai da aquele tranco da descida da marcha... ou se nao, quando vc tem que ir pra frente e pra tras pra pra engrenar e nao escapar a marcha... entao se vc para com ela em primeira ela ja para engrenada... nao vai o tranco da transmissao estar sem sincronia... eh soh fica com ela paradinha um pokinho pro oleo correr e boa...


Esse lance da sincronia é fogo mesmo, às vezes dá cada tranco no câmbio, que parece que quebrou tudo lá dentro...
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por leoguim Ter 23 Fev 2010, 18:51

Conforme falado acima, o botão é pra desligar o motor rapidamente em caso de emergência, por isso tem a cor vermelha.

O normal é desligar na chave, igual desligamos um carro.

leoguim
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 09/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Playmaster Ter 23 Fev 2010, 20:20

Desligar na chave evita q o farol fique aceso.

Acho q a única diferença eh q na chave, corta-se a alimentação da moto toda e pelo botão corta-se apenas a alimentação da vela.

Não acho q o botão prejudique alguma coisa na moto. E ser vermelho, acredito que esteja relacionado ao fato de ser crucial ao funcionamento na moto(chama a atenção do piloto para verificar a posição que o botão se encontra) e não por questão de emergência.
Playmaster
Playmaster
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 15/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Convidad Sex 02 Jul 2010, 12:19

Tanto faz, mas na chave corta-se mais sistemas elétricos.Já na partida sempre em neutro para dar bombadas na embreagem antes e depois da partida para lubrificar os discos de embr.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por carlosri Sex 02 Jul 2010, 14:40

Salve galera, boa tarde!

Realmente a forma pela qual se desliga a moto não há problemas, pois como já dito acima a ignição, o botão do punho e o sensor são ligados em série, ou seja, quando se liga a chave a energia passa pelo botão, pelo sensor e vai para o CDI, em qualquer momento que vc interromper a corrente eletrica, o desligamento vai ocorrer da mesma forma.

Porém, dar partida com a moto engatada, em especial fria, vc sobrecarrega o motor de arranque, pois apesar da embreagem estar acionada, ela não alivia 100% quando está fria.

Abraços
carlosri
carlosri
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por ata.jb Sex 02 Jul 2010, 14:53

VALENTIM escreveu:
Alexandre (PENNHA) escreveu:Eu desligo de acordo com o local onde irei estacionar. Quando estou num lugar plano, desligo na chave. Agora quando o terreno é meio acidentado, eu prefiro desligar no punho para evitar de tirar a mão do guidão. Nunca se sabe quando faltará equilíbrio ou força p/ segurar a moto.

Fico aqui com Alexandre!!!!!!


Concordo tbm com o Valentim e com o Pennha. Só desligo no punho qdo a moto corre risco de desequilibrar por causa do terreno.
ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por neoredes Seg 19 Jul 2010, 22:53

No manual manda usar somente em caso de emergência o botão do punho. Não tenho certeza mas um eletricista de motos me falou que não é bom usar direto não, por que quando vc desliga pelo punho, na verdade na posição de desligar o botão liga um aterramento no módulo de ignição e desliga o mesmo, tipo um curto. é isso. se é verdade não sei.
neoredes
neoredes
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 01/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por JoHnny Ter 20 Jul 2010, 19:41

Sei que o objetivo do forum é esse e com esse tipo de discussão pode se descobrir uma coisa muito valiosa, mas vocês não acham que essa discussão é muito etérea?

Eu tinha uma XLX 1985 e botão de emergência ou pega bobo era sempre utilizado... Uma moto de 25 anos bem usada nunca teve nenhum problema neste botão específico...

Por exemplo, na Daytona quando desligo pelo botão ela apaga as informações do painel, desliga a injeção, etc, mas continua com faróis, lanternas, etc funcionando... se eu desligar na chave, tudo desliga ao mesmo tempo.
O que me leva a seguinte conclusão:

Este botão foi inventado de uma forma que se você precisar desligar a moto (seja em uma situação de emergência ou não) ele esteja muito próximo da sua mão sem que você corra algum risco de tirar a mão do guidão ou precisar de algum movimento mais complexo.

Essa história de curto no módulo, desliga a rebimboca, pra mim é tudo papo de que não entende nada e não tem conhecimento nenhum.
O botão corta a energia de alguns sistemas elétricos (injeção, vela, etc..) e a chave desliga tudo.

Pra começar a minha ex- XLX nem tinha módulo. A minha GS500 tb, etc... ou seja, não tem nenhum fundamento.

Quanto a "gastar" o botão acho que, assim como qualquer peça da moto, ele está sujeito a desgate, portanto, uma hora pode dar problema sim, como também pdoe ser que nada aconteça.

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Playmaster Ter 20 Jul 2010, 19:59

JoHnny escreveu:Sei que o objetivo do forum é esse e com esse tipo de discussão pode se descobrir uma coisa muito valiosa, mas vocês não acham que essa discussão é muito etérea?

Eu tinha uma XLX 1985 e botão de emergência ou pega bobo era sempre utilizado... Uma moto de 25 anos bem usada nunca teve nenhum problema neste botão específico...

Por exemplo, na Daytona quando desligo pelo botão ela apaga as informações do painel, desliga a injeção, etc, mas continua com faróis, lanternas, etc funcionando... se eu desligar na chave, tudo desliga ao mesmo tempo.
O que me leva a seguinte conclusão:

Este botão foi inventado de uma forma que se você precisar desligar a moto (seja em uma situação de emergência ou não) ele esteja muito próximo da sua mão sem que você corra algum risco de tirar a mão do guidão ou precisar de algum movimento mais complexo.

Essa história de curto no módulo, desliga a rebimboca, pra mim é tudo papo de que não entende nada e não tem conhecimento nenhum.
O botão corta a energia de alguns sistemas elétricos (injeção, vela, etc..) e a chave desliga tudo.

Pra começar a minha ex- XLX nem tinha módulo. A minha GS500 tb, etc... ou seja, não tem nenhum fundamento.

Quanto a "gastar" o botão acho que, assim como qualquer peça da moto, ele está sujeito a desgate, portanto, uma hora pode dar problema sim, como também pdoe ser que nada aconteça.

2x
Playmaster
Playmaster
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 15/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Reis Sex 23 Jul 2010, 00:15

É,

Os argumentos são fortes. Difícil saber o que é o certo.
Na minha opinião, botão que é vermelho só deve ser usado em emergência. Por isso sempre desligo a moto na chave.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Deanzaumm Sex 23 Jul 2010, 00:50

Agora toda vez que vou desligar no botão vermelho lembro desse tópico Mad

Aí acabo desligando na chave...

Sabe lá...

haushaushuashaushuash

Bando de doido!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK cheers
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 23/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por vytor Sex 23 Jul 2010, 02:00

eu nao acredito q continua a duvida...
uahuahuahhau

eu ainda deixo a minha engatada e baixo o pezinho !

acho q o pessoal jah passou do limite da frescura
Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 287360

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Marco Gixxer-750 Sáb 24 Jul 2010, 11:58

Huahuahuahuahau... malz pessoal... Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Fresse
Marco Gixxer-750
Marco Gixxer-750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 03/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por [lê] SRAD Sáb 24 Jul 2010, 20:43

pra mim é simples: ja desliguei no botao e fiquei batendo papo com a chave no contato e o farol ligado.......ai ja viu ne.....agora só na chave,a já está automatico.
[lê] SRAD
[lê] SRAD
Louco pra sair do armário...

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 03/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por JoHnny Dom 25 Jul 2010, 21:27

Marco Gixxer-750 escreveu:Huahuahuahuahau... malz pessoal... Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Fresse

Cara relaxa o forum é pra isso mesmo! Eu apreendi mto aqui, mas chega uma hora que determinados assuntos ninguem tem a resposta certa... e de verdade se o Discovery não fizer um documentário ninguem vai saber! e vai render mto pano pra manga!!! hehehe

Continue perguntando que a galera vai sempre responder (se já nao tiver tópico aberto ne! KKK)

Abs.,

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Tencarvalho Dom 25 Jul 2010, 23:10

Bom,
O pessoal que tem XT660R desliga na chave para justamente evitar o famigerado CÓD. 19 (sensor do cavalete lateral), pelos menos os mais cuidadosos.
Fora o isso, para mim é novidade esse cuidado na moto suzuki

Abrçs

Tencarvalho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 05/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Desligamento do motor, chave ou corta ignição ??? - Página 2 Empty Re: Desligamento do motor, chave ou corta ignição ???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos