Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

+144
Daniel H13
claudineirangel
Vagner de Alencar
rafaeltc
FernandoCarvalho
vavagsx650f
Zait
sergiotubo10
Felipe Dário
sergio barcellos
NeyFCAndrade
Jungle
Guilherme Waschburger
albrigo
marques
yurimorais182
PauloR.
ruanvasques
rodrigoterrabr
FernandoACM
Bill_CWB
Bellizzi
Luigi-FOL
cbaii
sergioh8
romulocx
natuu
NanauPaes
igorpbs
cairo
Bato
primu
Tiago Zanutello
Diego de Oliveira
damasogustavo
Correia Neto
silmarschmitt
engwildest
Wallysson
Sérgio Santiago
Diogo A.
Mamation
Acastro
Chester Esquadrão
lucasm748
ricardo.valentina
Cristiano Kristensen
Michael Calderaro
carlucio lopes
robisom
Everaldo_GSX650F
felipe_fagioli
MalcomX
Antonio Maestro
wendellalmeida
MatheusMenezes
buga
LuisinhoPG
carlos remião
Lucimario R Melo
Zilkar Neto
jrmib
Charlie Srad
andrei_ctba
jonin
BOB
Moacir Fontana de Medeiro
Leandro_SS
rafaelfmachado
mirculio
F.CRUZ
ruiim
Tiago Kobayashi
O Oliveira
Julio Dolla
trima
Padumi
Mori
Hercílio Valeriano
fabricio bezerra
Flavio Ramanauskas
_-ë-_
eduardosjc
drilti
christianossantos
fredericow
minholi
marciojsilva
Marcelo_
Jefferson
Saddam
jaime38s
dirceurom
Veigah
ata.jb
Maker
Ralexandre Sorocaba
Deanzaumm
RDO
barra
Marcelobf
Mobi
gb.ruschi
muller_felipe
Vinícius Aguiar
carlosri
Ulba
ROGERIO SPEED
Marcelo B12
mineirinho
nozao
Carlos - Bandit
raptor
FLIT
capela
rogermecanic
aquintela
Carlão_
NERO
marmota
Hans Blackbullet
Augusto Schimidt
Playmaster
nandrolone
lucas.sorocaba
RaFa AgOsT
edgar
orcelon
Bisteka
Arnaldo Costa
lrigoni
Jesus
MORAES(TL)
Gil Costa RJ
Guto
k n@riu
gandarez
maU Nascimento
R_AR_JR
Jonathan
Maurício
COUTINHO
Kokimoto
Berlindo
148 participantes

Página 30 de 30 Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30

Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Dom 24 Jan 2010, 16:02

Relembrando a primeira mensagem :

Ae pessoal, bati algumas fotos do esquema para obstruir o sistema PAIR.

Esse esquema é valido para as Bandits injetadas, mas vale para todas as motos q possuam o sistema PAIR.

Há duas formas de se inutilizar esse sistema, que nada mais é do que uma injeção de air limpo da caixa de ar, até o cabeçote onde sairá junto com os gases da exaustão. A primeira consiste em apenas obstruir de alguma forma a entrada de ar vinda da caixa e essa que registro abaixo. Já a segunda, é o que vou fazer em breve, assim que o kit de remoção chegar. Nele remove-se todo o sistema fora, tapando o cabeçote onde ficam as entradas e todas as demais saídas de ar limpo, vácuo e energia da ECU para solenóide.

A minha motivação para isso é apenas remover os pipocos na redução, bastante audíveis com escape esportivo. Há rumores de que a autonomia aumenta após esse feito, mas isso eu ainda vou testar esses dias.

Eu escolhi não retirar o tanque, não usar nenhuma ferramenta e creio que esse seja o jeito mais fácil de obstruir sem qualquer alteração do sistema original, totalmente reversível.

Do lado direito da moto, em cima do cabeçote corre uma mangueira e nela existe uma emenda:
sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 DSC01287a

É bem fácil abrí-la e obstruir os dois lados. O lado esquerdo vem da caixa de ar e o lado direito vai pra válvula solenóide e de lá sai 2 outras mangueiras pras tampas em cima do cabeçote.

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 DSC01288a

Abrindo alí e funcionando a moto, observei algumas diferenças:

- Com a moto em marcha lenta, o lado que vai pro motor estava sempre em sucção;
- Dando giro, isso se manteve e não consegui evidenciar bem se a partir dos 4000 rpm isso parava. Tive a impressão que uma hora subindo o giro e obstruindo com a mão, dava o pico de sucção e parecia parar;
- Com tudo aberto, o giro da moto subia e o lado do filtro de ar não faz muita diferença;
- Com tudo fechado o giro caiu, mais até do que com a configuração normal, o PAIR ligado normalmente.

Fechei tudo. O maior trabalho foi arrumar algo que servisse pra obstruir, sem permitir a passagem de ar ou água em nenhuma hipótese e que não fosse sugado também, óbvio.
sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 DSC01294a

As imagens falam por sí...rs. Fuçando nas tranqueiras achei essa tampinha de registro d'agua e parte de cima da borracha de apoio do escanso no escape, que sempre parte com a curva do esportivo. Serviu como uma luva!

Dei um jeito de arrumar aí depois, só pra não encostar nas partes quentes e saí pra dar uma volta. Meu intuito com tudo isso estava atingido! Nenhum pipoco na redução, abaixo dos 4000 rpm com o acelerador fechado, como antes era de praxe. Depois de quente, parece q ela ficou mais esperta no acelerador, mas pode ser só impressão por causa do barulho, que ficou bem liso. Agora enchi o tanque e vou testar o tão falado consumo milagroso.


Última edição por Berlindo_ em Dom 24 Jan 2010, 19:32, editado 1 vez(es)
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo


sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por gustavocallado Qua 14 Dez 2016, 21:01

Alguém teria uma foto do pair na gsx-650f, ou a mangueira a ser obstruida? Valeu!!

gustavocallado
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 18/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por claudineirangel Qua 14 Dez 2016, 21:28

Boa noite pessoal. Só para atualizar, fiz na semana passada a obstrução do PAIR da minha B12s e ficou ótimo, só tive que mandar regular a lenta porque ficou muito lenta mesmo, e como nao havia trocado as velas ainda após a aquisição aproveitei e fiz a troca, agora ficou ótima, os trancos quando se está devagar no transito parece que diminuem, não sei se é impressão minha, mas achei isso.

Excelente dica do Berlindo, mesmo o tópico já sendo bem antigo deve atravessar 2017 também tendo novos comentários e novos membros se beneficiando da dica.


Abraço a todos.
Claudinei



claudineirangel escreveu:Ótima opção Daniel. Esses bastoes de cola tambem precisam de uma temperatura muito alta para derreter, mas como o Berlindo disse nao ter temperatura ali, entao vou fazer o mesmo que voce.
obrigado.

Daniel H13 escreveu:Fiz também na minha B125 e ficou top. Coloquei um pedaço daquelas barras que vai em pistola de cola quente. encaixe perfeito e não derreteu kkk
claudineirangel
claudineirangel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Qui 15 Dez 2016, 10:46

gustavocallado escreveu:Alguém teria uma foto do pair na gsx-650f, ou a mangueira a ser obstruida? Valeu!!

Cara exatamente mesma coisa da Bandit, com exceção de que tem uma carenagem na frente do acesso...
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Qui 15 Dez 2016, 10:47

claudineirangel escreveu:
Excelente dica do Berlindo, mesmo o tópico já sendo bem antigo deve atravessar 2017 também tendo novos comentários e novos membros se beneficiando da dica.

#tamujunto
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por gustavocallado Qui 15 Dez 2016, 16:48

Berlindo escreveu:
gustavocallado escreveu:Alguém teria uma foto do pair na gsx-650f, ou a mangueira a ser obstruida? Valeu!!

Cara exatamente mesma coisa da Bandit, com exceção de que tem uma carenagem na frente do acesso...

Valeu Berlindo! Vou fazer a revisão em breve, será que vão chiar? Melhor deixar para depois da revisão? Valeu novamente!

gustavocallado
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 18/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Sex 16 Dez 2016, 10:32

Cara, melhor deixar para depois só para não criar caso né? Se vc obstruir e conseguir fechar a mangueira, eles nem vão ver, mas na dúvida e como é muito fácil de fazer, eu faria depois da revisão sim.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por vine.mlnr Ter 03 Jan 2017, 11:55

Tenho um escape WR Extreme 30cm na minha 650 2011 e estava pipocando bastante nas reduzidas, fiz o procedimento de obstruir e reduziu 90%, nem precisei tirar o tanque, simples e eficiente cheers
A unica diferença é a lenta, ficou nitidamente mais baixa, pouquíssima coisa acima dos 1000rpm, mas nada que atrapalhe, quando tiver a oportunidade mando erguer um pouco.
Até agora só alegria.

vine.mlnr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 05/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por claudineirangel Ter 03 Jan 2017, 12:44

Vini na minha Bandit ficou assim tambem. Quando troquei as velas os caras regularam a lenta e colocaram na rotação normal novamente, a moto ficou ótima.



vine.mlnr escreveu:Tenho um escape WR Extreme 30cm na minha 650 2011 e estava pipocando bastante nas reduzidas, fiz o procedimento de obstruir e reduziu 90%, nem precisei tirar o tanque, simples e eficiente cheers
A unica diferença é a lenta, ficou nitidamente mais baixa, pouquíssima coisa acima dos 1000rpm, mas nada que atrapalhe, quando tiver a oportunidade mando erguer um pouco.
Até agora só alegria.
claudineirangel
claudineirangel
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 30/10/2016

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por vine.mlnr Ter 03 Jan 2017, 16:43

Em quantos rpm é o ideal para a marcha lenta?

vine.mlnr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 05/11/2016

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Dom 30 Jun 2019, 21:04

Afinal, bloquear o sistema pair resulta em.alguma melhora no consumo?

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Charger Seg 01 Jul 2019, 16:59

Eric Graupner escreveu:Afinal, bloquear o sistema pair resulta em.alguma melhora no consumo?
Não
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Seg 01 Jul 2019, 17:10

Minha moto tá fazendo uma média de 15km com litro com o sistema.pair bloqueado. Hj eu desobstrui o sistema para medir o consumo. Os pipoquinhos são gostosos de ouvir. Isso não me incomoda. Se o consumo se mantiver nos 15km/l, não vou bloquear mais.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Ter 02 Jul 2019, 09:52

Não deveria influir em nada no consumo, pq é ar sendo injetado na saída de gases, depois do ciclo do motor.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Ter 02 Jul 2019, 12:41

Ouvi alguns dizendo que interfere na leitura da sonda lambda que entende que a mistura está pobre por conta do ar extra, e manda mais combustível.
Removi a obstrução ontem, e completei o tanque. No próximo reabastecimento tirarei a dúvida.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Ter 02 Jul 2019, 13:58

É uma tese, mas seria meio estranho se um sistema criado para emissão de poluentes fizesse aumentar a quantidade de gasolina injetada e consequentemente, não queimada.

Como a sonda mede oxigênio basicamente, penso que quando o PAIR injeta ar e tem gasolina não queimada na exaustão, a gasolina queima e esse oxigênio vai junto, mantendo a medição próxima do que seria sem a injeção secundária de ar. Mas é puro achismo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Ter 02 Jul 2019, 17:05

O sistema criado para o sistema de escapamento original. Concordo que não deve alterar o consumo, mas a única maneira de ter certeza é medindo o consumo. Dentro dos próximos dias terei uma opinião concreta. Espero inclusive que não haja aumento no consumo, dessa maneira o sistema pair, continuará funcionando perfeitamente (como deve ser).

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo Ter 02 Jul 2019, 17:57

Eu gostava de como a moto ficava bem mais redondinha sem o PAIR. Mas a culpa pode não ser dele né?

Qualidade da gasolina, filtro de ar, velas, condição do sistema de admissão todo alí podem fazer o PAIR causar esse efeito sensível, que não necessariamente é defeito mas coloca a moto numa condição diferente.

Com exceção do controle de emissão de poluentes, esses agentes de injeção secundária de ar são dispensáveis ao meu ver.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Ter 02 Jul 2019, 18:04

Notei isso também, com o pair, ela dá uns trancos na aceleração. Com o sistema obstruído ela fica mais dócil.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Ter 02 Jul 2019, 20:56

Completei o tanque agora a noite e tenho minha conclusão.
O bloqueio do sistema pair economiza combustível. (Não sei a explicação), mas o consumo que está na média de 15km/l baixou para 12km/l. Outra coisa que percebi, que os pipocos no escapamento fazem ele esquentar muito mais, ao ponto de ele ficar mais escuro no link pipe. Outro detalhe que pesou na minha decisão de obstruir novamente o sistema pair, é a notória mudança na sensibilidade ao acelerador. Esses últimos dias com o sistema pair desbloqueado cheguei a ficar um pouco inseguro em minha pilotagem devido aos trancos. Não quis nem esperar. Quando vi que o consumo piorou, lá no posto mesmo obstrui o sistema. E voltei para casa com a moto visivelmente mais fria, numa condução mais confiante (sem sustos) e com mais combustível no tanque. Talvez para quem goste de andar rasgando o tempo todo não valha a pena obstruir o sistema. Mas minha conclusão é que vale muito a pena bloquear o sistema pair.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Ter 02 Jul 2019, 21:09

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Screen10sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Screen10
A primeira média foi qua do peguei a moto, o sistema pair estava normal, mas vi aqui nos fóruns que valia a pena bloquear e antes mesmo de reabastecer eu bloqueei o sistema, por isso não tinha um parâmetro para comparação. O consumo foi melhorando, na última medição antes de hj chegou a fazer 16km/l mas isso pode ter sido por conta do pouco trânsito que peguei. Com o sistema desbloqueado o aumento no consumo foi muito grande.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Charger Qui 04 Jul 2019, 09:10

pra testar isso somente no dinamometro, mantendo um protocolo de teste constante, mesmo q de diferença nunca seria tao grande assim.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Qui 04 Jul 2019, 09:35

Fiz as médias de consumo basicamente nós mesmo trajeto. As três últimas médias foram tiradas abastecendo a moto na mesma bomba e o trajeto feito sendo sempre o mesmo. De casa para o trabalho e do trabalho para casa. A cada 3 viagens feito o reabastecimento. Condução normal de uso sem abusos. Com médias de 90km/h com raros picos de 130.
Outro detalhe que esqueci de mencionar, que quando peguei a moto ela estava com o sistema pair (funcionando normal), mas uma mangueira que sai da caixa de ar e vai para o corpo de injeção estava fora do lugar, presa a caixa de ar por Sucção. (O próprio vácuo do motor, fez com que grudasse a parede da caixa). Quando descobri esse problema e coloquei a mangueira no lugar certo, a moto ficou muito acelerada. Mas com alguns dias voltou ao normal. Quando a marcha lenta se estabilizou a média de consumo começou a melhorar.
Outra coisa que percebi é que com o sistema pair desobstruído a moto fica um pouco mais acelerada.
Se não fosse a diferença gigantesca no consumo, tentaria manter o sistema funcionando como de fábrica. Mas me surpreendeu como o consumo aumentou.
Por isso, mesmo que sacrifique um pouco a potência (como alguns dizem) eu prefiro estar com o sistema pair bloqueado. Pelo menos enquanto estiver usando o escapamento esportivo.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Eric Graupner Qui 04 Jul 2019, 09:54

Sobre as soluções que cada um usou ara obstruir o sistema.
Eu utilizei uma esfera de rolamento para obstruir a mangueira. Vi que muitos obstuiram os dois lados da mangueira. Eu apenas coloquei a esfera antes da junção entre as duas mangueiras no sentido da sucção, e mantive a junção. Quem olha não percebe que o sistema foi bloqueado.

Eric Graupner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/06/2019

Ir para o topo Ir para baixo

sistema pair - Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 30 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 30 de 30 Anterior  1 ... 16 ... 28, 29, 30

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos