Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Página 16 de 30 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 23 ... 30  Seguinte

Ir em baixo

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 16 Empty Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo em Dom 24 Jan 2010, 16:02

Relembrando a primeira mensagem :

Ae pessoal, bati algumas fotos do esquema para obstruir o sistema PAIR.

Esse esquema é valido para as Bandits injetadas, mas vale para todas as motos q possuam o sistema PAIR.

Há duas formas de se inutilizar esse sistema, que nada mais é do que uma injeção de air limpo da caixa de ar, até o cabeçote onde sairá junto com os gases da exaustão. A primeira consiste em apenas obstruir de alguma forma a entrada de ar vinda da caixa e essa que registro abaixo. Já a segunda, é o que vou fazer em breve, assim que o kit de remoção chegar. Nele remove-se todo o sistema fora, tapando o cabeçote onde ficam as entradas e todas as demais saídas de ar limpo, vácuo e energia da ECU para solenóide.

A minha motivação para isso é apenas remover os pipocos na redução, bastante audíveis com escape esportivo. Há rumores de que a autonomia aumenta após esse feito, mas isso eu ainda vou testar esses dias.

Eu escolhi não retirar o tanque, não usar nenhuma ferramenta e creio que esse seja o jeito mais fácil de obstruir sem qualquer alteração do sistema original, totalmente reversível.

Do lado direito da moto, em cima do cabeçote corre uma mangueira e nela existe uma emenda:
Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 16 DSC01287a

É bem fácil abrí-la e obstruir os dois lados. O lado esquerdo vem da caixa de ar e o lado direito vai pra válvula solenóide e de lá sai 2 outras mangueiras pras tampas em cima do cabeçote.

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 16 DSC01288a

Abrindo alí e funcionando a moto, observei algumas diferenças:

- Com a moto em marcha lenta, o lado que vai pro motor estava sempre em sucção;
- Dando giro, isso se manteve e não consegui evidenciar bem se a partir dos 4000 rpm isso parava. Tive a impressão que uma hora subindo o giro e obstruindo com a mão, dava o pico de sucção e parecia parar;
- Com tudo aberto, o giro da moto subia e o lado do filtro de ar não faz muita diferença;
- Com tudo fechado o giro caiu, mais até do que com a configuração normal, o PAIR ligado normalmente.

Fechei tudo. O maior trabalho foi arrumar algo que servisse pra obstruir, sem permitir a passagem de ar ou água em nenhuma hipótese e que não fosse sugado também, óbvio.
Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 16 DSC01294a

As imagens falam por sí...rs. Fuçando nas tranqueiras achei essa tampinha de registro d'agua e parte de cima da borracha de apoio do escanso no escape, que sempre parte com a curva do esportivo. Serviu como uma luva!

Dei um jeito de arrumar aí depois, só pra não encostar nas partes quentes e saí pra dar uma volta. Meu intuito com tudo isso estava atingido! Nenhum pipoco na redução, abaixo dos 4000 rpm com o acelerador fechado, como antes era de praxe. Depois de quente, parece q ela ficou mais esperta no acelerador, mas pode ser só impressão por causa do barulho, que ficou bem liso. Agora enchi o tanque e vou testar o tão falado consumo milagroso.

Última edição por Berlindo_ em Dom 24 Jan 2010, 19:32, editado 1 vez(es)
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 16 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por eduardosjc em Sex 03 Jun 2011, 22:07

Mas além dos pipocos, param tambem aqueles trancos, soquinhos, quando a gente tah devagar certo??

Ahh só essas 2 coisas já é o suficiente pra eu querer tapar esse tal de Pair hehe Very Happy
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE - Página 16 Empty Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por RDO em Sab 04 Jun 2011, 13:16

eduardosjc escreveu:Mas além dos pipocos, param tambem aqueles trancos, soquinhos, quando a gente tah devagar certo??

Ahh só essas 2 coisas já é o suficiente pra eu querer tapar esse tal de Pair hehe Very Happy

Na minha "aqueles trancos, soquinhos, quando a gente tah devagar" aumentaram.

RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Jefferson em Sab 04 Jun 2011, 14:01

Na minha só melhoras, porém quando estava fria morria mais fácil, mas foi pra revisão e religaram, agora lá vou eu desligar de novo....rs
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardosjc em Sab 04 Jun 2011, 15:11

RDO escreveu:
eduardosjc escreveu:Mas além dos pipocos, param tambem aqueles trancos, soquinhos, quando a gente tah devagar certo??

É sério isso???

Não vou desligar então nao.....odeio aqueles soquinhos em baixa rotação, q lixo aquilo Evil or Very Mad
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por RDO em Sab 04 Jun 2011, 17:52

eduardosjc escreveu:
RDO escreveu:

É sério isso???

Não vou desligar então nao.....odeio aqueles soquinhos em baixa rotação, q lixo aquilo Evil or Very Mad

Faz um teste na sua, pois em alguns relatos isto não ocorreu.
Faz um ajuste do TPS antes...talvez nem precise obstruir o pair.
Na pag 21 tem um video sobre este procedimento.
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardosjc em Sab 04 Jun 2011, 18:44

Blz cara......só estou esperando chegar o filtro esportivo, pq já q vou tirar o tanque fora, já troco o filtro de ar e tapo o pair de uma vez só hehe

Dai vou ver como a moto vai ficar.....qualquer coisa dou um pulo na oficial pra eles remapearem e ajustarem esse tps pra mim.

eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Jefferson em Sab 04 Jun 2011, 20:08

RDO ví o vídeo, mas quem faz isso?
Pq na revisão não fizeram isso na minha ao invés de desobistruirem o PAIR que eu tinha obstruido? será que só isso resolve? isso não deveria sair reguladinho de fabrica?
Jefferson
Jefferson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por RDO em Dom 05 Jun 2011, 15:20

Jefferson escreveu:RDO ví o vídeo, mas quem faz isso?
Pq na revisão não fizeram isso na minha ao invés de desobistruirem o PAIR que eu tinha obstruido? será que só isso resolve? isso não deveria sair reguladinho de fabrica?

Na revisão dos 12.000 km deveria ser feito. Nos EUA também é feito na revisão do 1.000 km.
Este serviço consta no manual o proprietário.
Eu acho que há uma grande influência entre o TPS e os estouros na descarga. Os estouros ocorrem principalmente quando fechamos o acelerador, ou seja, quando fechamos as 4 borboletas de entrada de ar para os cilindros. Se elas estiverem desajustadas (uma aberta, outras fechadas e vice-versa) alguns cilindros receberão mais ar do que os outros, mais ar pode provocar mais gasolina em TODOS os cilindros (mapa de injeção não é individual por bico)...então uns queimarão bem outros não...excesso de gasolina na descarga...o pair injeta ar...e dá-lhe pipoco, mas é só uma teoria de leigo.
Eu vi o ajuste do TPS em duas Bandits e nas duas os pipocos sumiram ao ponto de não serem ouvidos (ponteira WR 22 e 30cm), se alteração do mapa de injeção.
Aliás, mapa de injeção eu só alteraria se a sonda lambada acusasse mistura pobre ou rica em alguma faixa de rotação (e ainda assim pode ser só turbulência). Acho improvável que isto ocorra com filtro original e catalisador no lugar.

RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardosjc em Seg 06 Jun 2011, 00:15

RDO......na minha gsx 650f coloquei escape esportivo e vou colocar filtro esportivo e velas iridium....atualmente está com os pipocos e talz

Vc acha q precisarei ajustar tps, injeção e recomenda fechar o Pair??

valeuzz
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por RDO em Seg 06 Jun 2011, 12:53

Faz o TPS e veja se os pipocos continuam, se sim aí é só fechando o PAIR mesmo.
Se colocar filtro esportivo vale a pena passar no dyno. Pede pra traçar a curva de torquexpotência com o sinal da sonda lâmbda, com uma escala adequada. Vai dar pra ver se tem falta ou excesso de gasolina em alguma faixa de rotação. Se estiver tudo ok, fica a seu critério mexer no mapa para ganhar uns cavalos a mais.
Quando o mecânico é bom mesmo ele já vai sugerir o TPS antes de passar no dyno.
Acho que vale a pena fazer o TPS independente de qualquer alteração na moto, periodicamente, conforme manual. O motor fica redondo demais em baixa.
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por mineirinho em Seg 06 Jun 2011, 13:38

eduardosjc escreveu:RDO......na minha gsx 650f coloquei escape esportivo e vou colocar filtro esportivo e velas iridium....atualmente está com os pipocos e talz

Vc acha q precisarei ajustar tps, injeção e recomenda fechar o Pair??

valeuzz

blz!
olha isso é muito complexo, pois fiz os ahustes antes de tampar o pair, mais n adiantou, tampei e acabou os pipocos! ahustei após tampar o pair , mais mesmo assim estou convivendo com os tranquinhos abaixo dos 3000rpm.
mineirinho
mineirinho
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardosjc em Seg 06 Jun 2011, 18:50

Blz valeu pessoal

Vou tentar as dicas, depois posto os resultados Very Happy
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por fabricio bezerra em Sex 24 Jun 2011, 15:35

Alguém poderia me informar que trancos ou soquinhos são esses, que todos dizem que da em baixa, ou as carburadas não fazem isso? Pois a minha é carburada e nunca percebi nada disso.
Obstruí meu pair esse final de semana, e vou fazer o teste de autonomia e falo pra vocês, hoje ela faz 13KM / litro, com V-Power.
fabricio bezerra
fabricio bezerra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Sex 24 Jun 2011, 19:11

É como se a moto tivesse acelerada, fazendo curva ou andando bem em baixa, perto da rotação de marcha lenta a injetada dá uns tranquinhos. Ela é bastante arrisca no acelerador tb, comparada com a carburada, q nunca notei nada disso.

Tapar o PAIR no meu caso melhorou.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Hercílio Valeriano em Sab 25 Jun 2011, 23:49

Pessoal, tapei o PAIR, os estouros sumiram porém aumentou os trancos em baixa rotação e a marcha lenta ficou oscilando muito.
Como posso resolver estes problemas?

Grato a todos.

Hercílio Valeriano
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Seg 27 Jun 2011, 12:10

Remapeando a injeção, preferêncialmente em cima de um dinamômetro.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mori em Qua 29 Jun 2011, 09:28

Bom pessoal, fiz a vedação na minha Bandida 1200 carburada, mas adiantou so uns 50 %, tentei vedar de outra forma e continuou igual, será q. tem q. fazer algum acerto na carburação? Vlw.
Mori
Mori
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por fabricio bezerra em Qua 06 Jul 2011, 10:37

Galera fiz a obstrução do pair e consegui ontem tirar a média, bom como disse no dia 24 aqui mesmo, minha B65 carburada fazia 13KM/L, tirando a média ontem, mesmo posto, mesma gasolina, mesma bomba, fez 11KM/L Crying or Very sad
Alguém teve alguma experiencia parecida?
E os soquinhos diminuíram mas não pararam.
fabricio bezerra
fabricio bezerra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 06 Jul 2011, 10:38

A sua é carburada Fabricio, não vai mudar nada o consumo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por fabricio bezerra em Qua 06 Jul 2011, 11:18

Berlindo escreveu:A sua é carburada Fabricio, não vai mudar nada o consumo.

E os pipocos, voce acha que melhora, pois estou com o escap original, mas este final de semana estou colocando um esportivo, e não queira aqueles pipocos.
Tem alguma dica pra melhorar o consumo da carburada, tinha uma 750F que fazia 15KM/L, porque a B65 faria entre 11 e 13KM/L.
fabricio bezerra
fabricio bezerra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 06 Jul 2011, 11:47

Pipoco melhora sim, pois sem o ar frio e limpo, a gasolina ñ queimada ñ vai "estourar" lá dentro. Mas influência em consumo, só nas IE por causa da sonda lambda.

Cara, se já ñ o fez, verifica filtro (limpar ou substituir), troque as velas (a cada 20k km eu recomendo), compre uma lata da Car80 e despeje sem dó na boca do carbura e depois dentro da mangueira de combustível (desconectada do tanque, claro), pra encher a cuba do carbura do produto, dá partida algumas vezes (vai virar o motor, mas ñ ligar e cuspir uma fumáca bem branca), depois de uns 15 min faz isso de novo. É uma limpeza paleativa, mas as vezes melhora alguma coisa.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por fabricio bezerra em Qua 06 Jul 2011, 11:57

Berlindo escreveu:Pipoco melhora sim, pois sem o ar frio e limpo, a gasolina ñ queimada ñ vai "estourar" lá dentro. Mas influência em consumo, só nas IE por causa da sonda lambda.

Cara, se já ñ o fez, verifica filtro (limpar ou substituir), troque as velas (a cada 20k km eu recomendo), compre uma lata da Car80 e despeje sem dó na boca do carbura e depois dentro da mangueira de combustível (desconectada do tanque, claro), pra encher a cuba do carbura do produto, dá partida algumas vezes (vai virar o motor, mas ñ ligar e cuspir uma fumáca bem branca), depois de uns 15 min faz isso de novo. É uma limpeza paleativa, mas as vezes melhora alguma coisa.

Vlw pela dica, final de semana estou fazendo estes procedimentos.
fabricio bezerra
fabricio bezerra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Padumi em Qui 07 Jul 2011, 01:44

Mori escreveu:Bom pessoal, fiz a vedação na minha Bandida 1200 carburada, mas adiantou so uns 50 %, tentei vedar de outra forma e continuou igual, será q. tem q. fazer algum acerto na carburação? Vlw.

Cara, eu acho que esse tópico é direcionado às injetadas. Não é o caso de mexer nisso na carburada. E vc se referiu ao que quando disse "50%"?? 50% é bastante coisa!

Abs

fabricio bezerra escreveu:Galera fiz a obstrução do pair e consegui ontem tirar a média, bom como disse no dia 24 aqui mesmo, minha B65 carburada fazia 13KM/L, tirando a média ontem, mesmo posto, mesma gasolina, mesma bomba, fez 11KM/L Crying or Very sad
Alguém teve alguma experiencia parecida?
E os soquinhos diminuíram mas não pararam.

fabricio bezerra escreveu:
Berlindo escreveu:A sua é carburada Fabricio, não vai mudar nada o consumo.

E os pipocos, voce acha que melhora, pois estou com o escap original, mas este final de semana estou colocando um esportivo, e não queira aqueles pipocos.
Tem alguma dica pra melhorar o consumo da carburada, tinha uma 750F que fazia 15KM/L, porque a B65 faria entre 11 e 13KM/L.

Moto carburada (eu tinha uma B12) dando pipocos, é acerto e limpeza de carburação, filtro de ar (item que muitos não dão a devida importância, mas que influencia MUITO no consumo, desempenho e etc.), velas e etc.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por christianossantos em Seg 11 Jul 2011, 21:34

Infelizmente, você tem que optar entre economia ou pipocos, hehe!
Fechei meu sitema pair, zerei os pipocos o som ficou uma sinfonia para meus ouvidos, mas o consumo subiu um pouco.
Pra mim tá valendo mais 5 a 7 reais por tanque gasto.
christianossantos
christianossantos
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Mori em Sab 16 Jul 2011, 07:12

Padumi, falaram que adiantaria na carburada tbm, por isso fiz, antes pipocava alto, era bem incomodo, agora so pipoca qdo desenrolo o acelerador acima de 7 mil giros, antes era em 4 mil pipocava, melhorou um pouco mesmo, mas vou fazer o q. o pessoal indicou, lipeza de carburação, troca de filtro, e dar uma olhada nas velas, vlw galera.
Mori
Mori
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 16 de 30 Anterior  1 ... 9 ... 15, 16, 17 ... 23 ... 30  Seguinte

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: