Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Inversão de Alavanca de Cambio

+14
Pin
TIAGO
Juliao
Kokimoto
Luiz - GEMA
rlriccardi
Carlos Mello
DomMarco
aslie
ari
vytor
M@LIBU
gandarez
Jean Carlo SRAD 750
18 participantes

Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Jean Carlo SRAD 750 Dom 29 Nov 2009, 00:41

Falae galera!!
Alguem ae pode me exclarecer se compensa trocar a alavanca de cambio normal por uma daquelas de MOTOGP onde a Primeira e pra cima e o resto pra baixo? E mais informações sobre preço e onde encontrar? Pelo que eu sei, os pilotos acham mais facil pra subir as marchas nas saidas de curvas com esse tipo de alavanca de cambio, tambem naum sei se seria facil acostumar com essa mudança, mas todo caso gostaria de saber a opinião de vcs.
Valew
Jean Carlo SRAD 750
Jean Carlo SRAD 750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por gandarez Dom 29 Nov 2009, 00:57

é acostumar seria o problema mesmo Jean... nunca ouvi falar que exisita isso e nem sabia também que o MotoGP é assim...
gandarez
gandarez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.gandarez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por M@LIBU Dom 29 Nov 2009, 01:31

Jean nao sei se vou te ajudar mas vamos la, inverti o cambio na twister que tive, nao achei em lugar nenhum kit a venda para estar invertendo o cambio ou seja foi gambitech mesmo mas tudo muito simples meu amigo tambem tem uma GS500 com cambio invertido. Conversando com ele chegamos a uma conclusao mutua: PROS-a troca da marcha da segunda em diante fica muito mais rapida e nas saidas de curva nao se corre o perigo de sua bota raspar o chao isso durante a troca ; CONTRA-ate se acostumar com o cambio invertido ocorre muitos erros durante a troca e isso em alta velocidade pode ser muito perigoso e ate ocasionar um acidente e como dito no começo deste post nao vi em lugar nenhum kit de inversao da marcha apelando mesmo para o gambitech.
M@LIBU
M@LIBU
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 24/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por vytor Dom 29 Nov 2009, 01:34

nao sei nao..

por outro lado... vc demoraria mais pra reduzir !

=P

acho q seria uma mudanca pouco perceptivel...

mas... boa sorte !

=D

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por ari Dom 29 Nov 2009, 07:56

Os pilotos de competição usam a alavanca invertida (primeira para cima e as demais para baixo), apenas para poder subir marchas em saida de curvas. Imagine vc numa saida de curva, com a moto ainda inclinada, tentar colocar a bota por baixo da alavanca de cambio. Em algumas situações a sua bota pode pegar no alfalto ou mesmo faltar espaço para tal movimento.

Se vc tirar algumas fotos do motor, dá para ver se tem como inverter alterando a posição do acionamento do cambio.

Não há necessidade de comprar, eventualmente vai precisar fazer alguma "ganbiarra" para adaptar.

Acostumar com isso não vai ser fácil no inicio, pois hoje uma coisa que é automática vai deixar de ser e tu vai ter que ficar pensando para fazer.

Para andar em ruas e estradas, não vejo vantagem alguma......

_________________
Abs,


Ari


Inversão de Alavanca de Cambio Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por aslie Dom 29 Nov 2009, 10:47

Acho que uma vantagem seria a dificuldade de "terceiros" em pilotar a moto.... até o cara se ligar.... ele vai ficar indo de 2ª para 1ª e mais nada..... isso pode fazer ele desistir de levar a moto, principalmente em meio ao nervosismo....
aslie
aslie
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por gandarez Dom 29 Nov 2009, 10:52

aslie escreveu:Acho que uma vantagem seria a dificuldade de "terceiros" em pilotar a moto.... até o cara se ligar.... ele vai ficar indo de 2ª para 1ª e mais nada..... isso pode fazer ele desistir de levar a moto, principalmente em meio ao nervosismo....

Muito boa, ehehhehehe Ladrão se frustando!!!
gandarez
gandarez
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 07/11/2008

http://www.gandarez.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por DomMarco Dom 29 Nov 2009, 14:29

aslie escreveu:Acho que uma vantagem seria a dificuldade de "terceiros" em pilotar a moto.... até o cara se ligar.... ele vai ficar indo de 2ª para 1ª e mais nada..... isso pode fazer ele desistir de levar a moto, principalmente em meio ao nervosismo....

A grande vantagem de se inverter a alavanca de câmbio.
E inverter as posições de acelerador, manete de freio e embreagem.
Se neguinho tentar levar a moto, pelo menos toma um belo chão !
DomMarco
DomMarco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 60
Data de inscrição : 17/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Jean Carlo SRAD 750 Dom 29 Nov 2009, 19:48

Vou conversar com o mecanico que cuida da moto pra ver o qq dah pra fazer e qual a opinião dele, mas o fato eh que eu to querendo andar no autodromo e acho que seria legal ja ir acostumando com a mudança sabendo que vai demorar um tempo ateh eu conseguir a grana do curso de pilotagem, sei lah derepente vale a pena, por enquanto to soh buscando informações a respeito...vou tirar uma foto do cambio e postar aki...derepente a GAMBTECH do ARI ja resolve ou sei lah talves precise trocar a pedaleira o que ficaria bem mais caro neh.
Jean Carlo SRAD 750
Jean Carlo SRAD 750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Carlos Mello Dom 29 Nov 2009, 20:43

Caro JEAN acho que já foi bem esclarecido aqui sobre o uso da marcha invertida, veja que esclusividade para competição, veja o SITE.www.motomaniacothebest4you.com entre em contato com eles talvez possa te ajudar.
Carlos Mello
Carlos Mello
Participante
Participante

Masculino
Idade : 68
Data de inscrição : 09/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por rlriccardi Seg 30 Nov 2009, 00:48

Quem anda em pista usa o cambio invertido...

Baixar marchas: não muda, a moto tá quase sempre na vertical...
Subir marchas em curvas para a esquerda: a moto ainda está inclinada, não tem espaço pra bota entre a alavanca e o asfalto...
Subir marchas em curvas para a direita: é só dar o "click"...não precisa alterar base de apoio para enfiar o pé por baixo da alavanca...pode desequilibrar a moto na curva já que teu peso está todo nas pedaleiras...

Mas...sou piloto de internet rsrsrs...é só o que eu li por aí...e ouvi o pessoal que anda mais forte comentando na beira da pista...

Instalação:

Cara...até onde eu sei não precisa comprar nada...só inverter a vareta do câmbio...
Dá uma olhada aqui: http://www.gixxer.com/forums/showthread.php?t=89777

Ou aqui: http://www.r6-forum.com/forums/showthread.php?t=26694 (detalhe: não precisa remover toda a vareta como ele fez...basta afrouxar e virar ela na fixação superior!!)

Vai ver que é bem fácil!

Abraço!
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por ari Seg 30 Nov 2009, 07:30

É isso mesmo, basta inverter a fixação superior da vareta do cambio.

Jean Carlo, se fizer a inversão, conta pra gente como é que ficou.......

_________________
Abs,


Ari


Inversão de Alavanca de Cambio Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Luiz - GEMA Seg 30 Nov 2009, 13:03

na srad vc não preciso trocar nada, basta mandar inverter o câmbio.
a minha(2008) pelo menos é assim...
andei com ele invertido um tempo, mas o problema é q ando só de moto na cidade e a fazer q uso não vale a pena inverter pq seria uma puta mão de obra... daí ficava fazendo confusão direto...
mas saídas de curvas e acelerações fortes são beneficiadas pelo câmbio invertido
abraço
Luiz - GEMA
Luiz - GEMA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Kokimoto Seg 30 Nov 2009, 17:06

O câmbio para pista tem que ser invertido mesmo, pelo que a turma já falou.

Na cidade tem um benefício também, quando fiz o curso do Bruno Corano, ele dizia que é melhor subir marcha com movimento pra baixo, pois assim a gente evita de ficar com o pé ali parado embaixo do pedal. Em caso de acidente, se o pé estiver ali embaixo, é facinho de esmagar o pé. Sad

Pode-se argumentar que é só tirar o pé dali e colocar de novo quando for mudar a marcha, mas você tem que fazer um movimento difícil (colocar o pé ali embaixo) várias vezes, o que não é desejável segundo Tempos e Métodos. Inversão de Alavanca de Cambio Icon_lol

Como as reduções de marcha são feitas, normalmente, de batelada (reduz de 6ª pra neutro na hora de parar no semáforo, por exemplo), o melhor é que o movimento difícil seja feito menos vezes, o que se consegue com o câmbio invertido.

Por exemplo, estamos no neutro, vamos engatar primeira, subir até sexta, depois reduzir até neutro para parar.

Com câmbio normal:
- baixo
- cima
- cima
- cima
- cima
- cima (estamos em 6ª)
- baixo
- baixo
- baixo
- baixo
- baixo

Durante os toques para cima, ou ficamos com o pé parado embaixo do pedal, esperando o giro subir (se sofrer uma queda nessa hora, adeus pé), ou tiramos o pé a cada toque, porém isso custa fazer um movimento difícil (encaixar o pé embaixo do pedal) 5 vezes. Ficamos também com 6 movimentos fáceis (toque para baixo)

Com câmbio invertido, ficaria:

- cima
- baixo
- baixo
- baixo
- baixo
- baixo(estamos em 6ª)
- cima
- cima
- cima
- cima
- cima

Com o câmbio invertido, a subida de marcha é para baixo, então não expõe o pé durante a subida de giros. E todos os toque para cima podem ser feitos de uma só vez, com apenas um movimento difícil. No total, são apenas dois movimentos difíceis e cinco dos fáceis. Bem melhor. Inversão de Alavanca de Cambio Icon_biggrin


De qualquer forma, creio que a opção de câmbio para as motos de rua seja assim porque fica mais fácil para usar freio motor em uma eventual emergência. É a única explicação que consigo imaginar. Very Happy

Queria inverter o câmbio da Bandit mas é meio complicado. Teria que construir uma peça nova e uma capa de plástico diferente também. Sad

Inversão de Alavanca de Cambio Th_pedalinvertido
Kokimoto
Kokimoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Jean Carlo SRAD 750 Seg 30 Nov 2009, 18:57

Legal galera...to meiu sem tempo de postar aki , mas vou analizar as informações que me passaram bem como os sites para ferificar o que fazer, se for so a inversão da vareta eu vou fazer....pelo menos pra ver como eh que fica...naum sei se vai dar pra ser essa semana. Assim que tiver no esquema eu posto aki....valew
Jean Carlo SRAD 750
Jean Carlo SRAD 750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Juliao Ter 01 Dez 2009, 13:26

Bom, na minha o cara da oficina inverteu apenas a vareta que aciona o câmbio, no pedal mesmo. Achei super estranho.. mandei voltar na posição original.. mas com certeza frustaria os amigos do alheio...rs
Juliao
Juliao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por TIAGO Seg 31 maio 2010, 20:20

aslie escreveu:Acho que uma vantagem seria a dificuldade de "terceiros" em pilotar a moto.... até o cara se ligar.... ele vai ficar indo de 2ª para 1ª e mais nada..... isso pode fazer ele desistir de levar a moto, principalmente em meio ao nervosismo....


bom, numa speed q dá muito mais de 100 em primeira marcha, acho q o ladrao nao vai ter muita dificuldade em levar ela embora nao ... hehehe
TIAGO
TIAGO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 05/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Pin Ter 01 Jun 2010, 00:40

TIAGO HENRIQUE escreveu:
aslie escreveu:Acho que uma vantagem seria a dificuldade de "terceiros" em pilotar a moto.... até o cara se ligar.... ele vai ficar indo de 2ª para 1ª e mais nada..... isso pode fazer ele desistir de levar a moto, principalmente em meio ao nervosismo....


bom, numa speed q dá muito mais de 100 em primeira marcha, acho q o ladrao nao vai ter muita dificuldade em levar ela embora nao ... hehehe

Sem contar uma mil sai em quinta ou sexta... Da pra levar de qq jeito...

Vantagem mesmo pra quem anda na pista, onde os segundos sao preciosos.

Na curva da reta oposta em Interlagos tem categoria que entra na curva em segunda e sai em quarta, sem o cambio invertido, seria impossivel fazer isso.
Pin
Pin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 13/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Ulba Ter 01 Jun 2010, 10:30

Minha moto sai em 3a... não vejo como atrapalharia o cara de sair com a moto.... pode ser que o cara se atrapalhe e não fuja tão rápido...

Agora, aumentar a marcha baixando o pedal me parece vantagem nas curvas. Acho mto estranho raspar o pé nas curvas quando viramos à esquerda.
Ulba
Ulba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 31/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por edgar Ter 01 Jun 2010, 12:48

simples.

se o pedal for direto no cambio tem q colocar uma de vareta, se for de vareta basta virar ele ao contrário.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Inversão de Alavanca de Cambio Politicos Inversão de Alavanca de Cambio Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Kokimoto Ter 01 Jun 2010, 13:28

Tem alguns de vareta que não tem espaço para montar invertido. O da Bandit 650 é assim, ainda não descobri um jeito. Sad
Kokimoto
Kokimoto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por marciojsilva Sáb 05 Fev 2011, 14:46

bem voltando ao assunto...

inverti o cambio da minha e do adorando
até para acelerar com outra moto vc troca mtu + rápido

e em Interagos na curva do Sol, torna-se + fácil a troca de marcha


e eu tenho oura vantagem, como tenoha uma biz pro dia a dia, agora é tudo marcha pra baixo, rs rs rs
marciojsilva
marciojsilva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 20/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Reis Seg 07 Fev 2011, 22:28

Concordo com tudo aí que o pessoal disse sobre vantagens e desvantagens dos câmbios invertidos e não invertidos.

A título de informação vou apenas lembrar que o Max Biaggi, campeão do WSBK (Campeonato Mundial de Superbike) 2010 com a Aprilia é um dos raros pilotos profissionais que não usa o câmbio invertido. Ou seja, apesar de ser exceção, tem gente que não usa câmbio invertido na pista e gente rápida.
Reis
Reis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 24/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por marciojsilva Seg 07 Fev 2011, 22:50

eu inverti pq vira e meche eu reduzia a marcha, pois ando de biz todo dia, ai no fds Srad, já viu né

mas adorei, a partir de hj o q eu puder inverter de cambio, eu vou!!!
marciojsilva
marciojsilva
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 20/05/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Inversão de Alavanca de Cambio Empty Re: Inversão de Alavanca de Cambio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos