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chimmy resolvido!

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Mensagem por frank em Sex 18 Set 2009, 12:54

tenho uma B12! rebaixei a frente um pouco e troquei o óleo da suspensão,motul 20W,ficou otimo! parece estar sob trilhos,fiz também uma revisão geral.
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Mensagem por Berlindo em Sex 18 Set 2009, 18:55

Acho que é mais por ter trocado o óleo do que ter rebaixado. Rebaixar deixa a moto mais dura, logo ainda pode dar shimmy, mas pra pular do chão como acontece no shimmy brabo, precisa ser um solavanco maior.

Diferentes quantidades de óleo nas bengalas são causas clássicas.

Verifique sempre a calibragem e o balanceamento da roda dianteira.

Com a moto com a frente suspensa, procure calos na pista da caixa de direção. Movendo o guidon de um lado pro outro, tem q ser liso. Qquer saliência é calo e calo causa shimmy.

Enfim, se resolveu, curta bastante e é só cuidar.
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Mensagem por Mendão em Seg 21 Set 2009, 05:10

Bom dia , pessoal ! Estou com a moto há um mes e nao me sinto confiante nas curvas.. por que ? Porque parece que a frente da Bandit é leve, ela nao tem aquela firmeza ao ponto de passar segurança.
Um colega meu , possui uma CB1300 e fizemos a troca de motos. Ele sempre vai na frente , acelerando , se achando o tal. Bom .. nao é a toa que ele se sente o tal ! Nossa que diferença !!! A CB é firme , estavel, a moto nao tem tendencia de perder o controle nas curvas. Deixei-o para tras e até brinquei com ele questionando onde estaria aquele "piloto" ? A reposta dele foi o que eu disse acima ..." Mendao, sua moto parece que nao tem firmeza na frente, qualquer coisa ela se move, a frente é leve demais" Assusta!! "

Entao pergunto a vcs ... A Bandit é assim mesmo ? A regulagem da suspensão é original. nao mexi em nada. Pneus calibrados , Pirelli Diablo CorsaIII .

Comentario do MetalHead ... teria algo com isso ?

https://www.suzukionline.org/viagens-e-passeios-f1/bandit-ruim-de-curva-sei-nao-t2091.htm?highlight=bandit+estabilidade
MetalHead escreveu:A Bandit só não inclina mais pq raspa a pedaleira. As Bandits modelo injetada estão com o quadro 15% mais rígido o que dá ainda mais firmeza pra deitar. Uma delicia essa moto!
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Mensagem por frank em Seg 21 Set 2009, 09:14

Na semana que comprei a minha eu quase sai de uma curva,parei a moto e fiquei alguns minutos pensando que eu fiz de errado,tinha perdido a confiança na moto.
Troquei o óleo da suspensão e rebaixei a frente só um pouco,talvez se trocando so óleo resolva,também fiz uma revisão geral de lubrificação de peças e reaperto,dizem que também ajuda.
Domingo sai com a patroa pra dar umas voltas,andei 230km com ela fazendo curvas com perfeição,parece outra moto nas curva. chimmy resolvido! Icon_biggrin
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Mensagem por COUTINHO em Seg 21 Set 2009, 09:22

Mendão escreveu:Bom dia , pessoal ! Estou com a moto há um mes e nao me sinto confiante nas curvas.. por que ?

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A minha eu ainda tenho que trocar o óleo das bengalas, vou colocar o Motul 20W, mas na última revisão pedi para o mecânico baixar a frente em 15mm e regular a suspa traseira na posição 7 em cima e 4 embaixo, além de colocar no anel 5 a dianteira, melhorar bastante foi pouco, acho que tenho outra moto depois disso...rsrs!

Amigão, essa é minha recomendação, pois para mim depois disso eu tive outra moto pra curva!

Faça o teste!

Abraços,
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Mensagem por frank em Seg 21 Set 2009, 09:29

também fiz isso com a minha melhora um pouco!agora só ficou perfeita quando troque o óleo.
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Mensagem por Mendão em Seg 21 Set 2009, 17:01

Vamos lá pra eu entender .. rebaixar a frente em 15mm. Seria ajuste na mesa ? Tem algo com aquelees parafusos de regulagem da supensão ? Teoricamente , apertando-os a suspensao fica mais dura, e consequentemente, deve levantar a frente.
Li o super-hiper manual que acompanha a B12 e ate desisti de mexer na suspensao traseira ! Acho que nao estava inspirado ! Bom.. de qualquer forma vou agendar uma visita tecnica na autorizada pra fazer isso já que nao tenho como trocar o oleo da suspensão dianteira.

Algum de vcs poderia explicar como essa regulagem da traseira iria ajudar ? Apenas a titulo de bate-papo. Obrigado a vcs pela orientação ! É horrível entrar numa curva tendo aquela sensaçao de que vai dar M... Nossa !!!
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Mensagem por COUTINHO em Seg 21 Set 2009, 18:07

Mendão escreveu:Vamos lá pra eu entender .. rebaixar a frente em 15mm. Seria ajuste na mesa ?

Técnicamente não sei lhe explicar se é na mesa, pois eu pedi ao mecânico e ele fez, vc vai sentir que o guidom ficou um pouco mais baixo.

Mendão escreveu:Tem algo com aquelees parafusos de regulagem da supensão ?

Esses mesmos que vc tem que pedir para deixar no anel 5.

Mendão escreveu:Teoricamente , apertando-os a suspensao fica mais dura, e consequentemente, deve levantar a frente.

Lembre-se que vc irá regular a suspensão traseira também e se a sua moto for uma B65, não tem tanta força assim para na acelerada vc levantar ela sem fazer força, agora se fosse uma SS ou mesmo uma Busa, aí fique preocupado mesmo, mas corrija na pilotagem!

Mendão escreveu:Algum de vcs poderia explicar como essa regulagem da traseira iria ajudar ?

No começo eu também fiquei meio preocupado em mexer na suspensão e estragar mais ainda, mas não esquenta, marque os números que elas estão agora e faça o teste que lhe falei, o bom de mexer na traseira é porque ela vai copiar perfeitamente a pista que vc andar, e com a regulagem que passei, isto é, 7 na de cima e 4 na debaixo a função dela é de descer rápido pra copiar a estrada e subir mais devagar para vc em alta não se perder!

Pode fazer sem medo!

La garantia soy joe!!!...rsrs

To brincando, manda lenha e depois posta como ficou!

Abraços,
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Mensagem por Mendão em Sab 26 Set 2009, 09:35

Hoje decidi "encarar " as regulagens na suspensao.
A parte dianteira foi fácil. Trocar o oleo das bengalas só depois que encomendar o oleo.
Ja a parte traseira está um pouco mais complicada. Nao estou conseguindo achar o ponto de referencia. Na parte superior o ponto é esse que marquei? Ver foto.
E na inferior... onde encontro esse numero 4 ? So tem a letra H e S . Posso colocar meio termo ?

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Mensagem por Berlindo em Sab 26 Set 2009, 09:45

Cara, esse inferior eu sinceramente não sei o q muda, mas recomendaria vc ler o manual pra ajustá-lo. Tem q alinhar as fendas, aí vc consegue girar tudo no horário (hard) e anti-horário (soft).

Agora ajustando o que específicamente, sinceramente não sei dizer. No manual chamam de ajuste da força de amortecimento, mas não consegui ver diferença.

Em cima é a pré-carga da mola, esse é meio óbvio. A marcação é onde o ressalto está apoiado. Atualmente sua moto está em 6 pela foto, dependendo do seu peso é bastante. Eu uso 4 e ela fica firmona. Sou leve e ando pouco com garupa.
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Mensagem por Mendão em Sab 26 Set 2009, 10:11

Quanto a regulagem inferior o manual diz : selecione o ajustador na primeira posição e entao para posição desejada.
Para primeira posição ,giro sentido horario ate parar , depois anti horario 1 volta 1/8 Bandit 1200 , 1 volta 1/4 para a Bandit 1200s ate que as duas marcas estejam alinhadas. No caso da minha moto elas estariam alinhadas? Nao ha ajuste algum ?
Depois, sentido horario 1/8 gradativamente para endurecer ou , anti horario para amolecer.
O que eu deveria fazer com ela para aliviar a leveza nas curvas ? Nao ha fendas para alinhar ? Acho que a moto de vcs tem essa numeração que a minha nao tem.

edição. Estou entendendo que as referencias sao os dois pontos . O S e H sao somente indicadores para que lado devo girar . Bom.. no meu caso, o que seria correto fazer? Giro horario ou nao ?
edição 2 : levantei um pouco as bengalas ( 1cm ) mas qualquer freada e está quase indo todo o curso da suspensão, até o batente. isso Nao está legal. Ficou um pouco mais pesada pra entra na curva mas ainda sinto " aperto " naquele lugar !! chimmy resolvido! Icon_silent
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Mensagem por Berlindo em Dom 27 Set 2009, 12:47

Se alguém souber dizer realmente no q implica realmente essa regulagem, vai ajudar...rs

Esse ajuste é ligeiramente diferente no amortecedor da 650. Nela tem uma plaquinha externa a fenda, pra alinhar. Na sua é esse ponto, estaria alinhado.

Vc ñ precisa da numeração, é só fracionar o giro, marcar a referência q partiu depois de toda a fenda fechada. Depois de alinhado, abrindo o parafuso amacia e fechando endurece.

Sobre suas bengalas, qto tempo faz q está com esse óleo nelas? Recomendo trocar antes dos 20k, mesmo qdo ñ dá fim de curso.

A gente anda todo dia e vai se acostumando, ñ percebe o q a moto perde com o óleo já por trocar.

Sinceramente ñ sei qual é a viscosidade original dela, mas colocaria sem pestanejar o 20W.
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Mensagem por Mendão em Dom 27 Set 2009, 17:59

Bandit-IE09 ...Mais uma vez agradecido pela sua ajuda !
Nao é tao complicado assim a regulagem da suspensao traseira mas o que desejo é , no meu caso, o que devo fazer para melhorar minha confiança nas curvas.. deixa-la mais macia ? Na verdade , nao seria maciez, seria, pelo que entendi, uma resposta mais rapida dela. Entao, eu deverei "amaciar" ou " endurecer" a suspensao ?

Minha moto está com 1 ano de uso, 6200 Km. Depois que abaixei a mesa, ela está com o curso bem pequeno e macia demais. Sem frear forte , percebe-se que está quase batendo !!
Eu ja encomendei o oleo 20w Motul. Estou aguardando chegar. irei fazer eu mesmo. Vi que não é tao complicado assim !

Abração !


Última edição por Mendão em Ter 29 Set 2009, 04:55, editado 1 vez(es)
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Mensagem por COUTINHO em Seg 28 Set 2009, 10:43

Mendão escreveu:
Minha moto está com 1 ano de uso, 6200 Km. Depois que abaixei a mesa, ela está com o curso bem pequeno e macia demais. Sem frear forte , percebe-se que está quase batendo !!
Eu ja encomendei o oleo 20w Motul. Estou aguardando chegar. irei fazer eu mesmo. Vi que não é tao complicado assim !

Abração !

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Altere a regulagem das bengalas que ficam sobre a mesa, coloque no anel 5 ou 7, já vai resolver enquanto o óleo não chegar!

Abraços,
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Mensagem por Berlindo em Seg 28 Set 2009, 18:42

Mendão escreveu:Bandit-IE09 ...Mais uma vez agradecido pela sua ajuda !
Nao é tao complicado assim a regulagem da suspensao traseira mas o que desejo é , no meu caso, o que devo fazer para melhora minha confianla nas curvas.. deixa-la mais macia ? Na verdade , nao seria maciez, seria, pelo que entendi, uma resposta mais rapida dela. Entao, eu deverei "amaciar" ou " endurecer" a suspensao ?!

Cara, se vc quer ela mais firme em curvas, andando em alta, deve endurecer. Conforto e esportividade sempre andam em lados distintos, então amolecendo ela ficará mais confortável e endurecendo ela terá respostas melhores em curva.

Vc é muito pesado?

Minhas regulagens estão no padrão de fábrica e não tenho do q reclamar. Ñ dá fim de curso na dianteira e não fica rebolando em curva de alta. Agora, vai do peso, do pneu, da sua posição em cima da moto, etc.

Sua moto tá nova, besteira trocar o óleo da bengala agora.
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Mensagem por Mendão em Ter 29 Set 2009, 05:03

Coutinho ... quanto a parte dianteira, eu ja tinha feito o que svc sugeriu , abaixar a mesa e alterar a regulagem pra 5. Ontem dei umas voltinhas e ela está bem melhor . Receio eu ainda sinto mas nao está como antes , tao leve !
O problema é que o cusro da suspensao diznteira ficou muito curto. Uma frenagem bem forte, certamente o amortecedor fará batente porque amaciou demais e o curso está menor.

Bandit-IE09 ... tenho 1.90 - 90 Kg. Eu irei endurecer mais a suspensao traseira , conforme explicou-me. O oleo deve chegar amanha. Como ja comprei, agora irei trocar. Espero que resolva esse probleminha.
Abração !
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Mensagem por frank em Ter 29 Set 2009, 07:27

Agora tenho confiança em fazer curvas!ate a patroa falou que estava fazendo as curvas muito rápido,fiz um teste pra saber sé ficou boa mesmo,antes quando estava acima de 190km/h e desacelerava de uma vez ficava balançando a frente, fiz isso a 220km/h e nada,agora esta normal.
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Mensagem por mcmoyses em Qua 30 Set 2009, 15:40

A troca de óleo da suspensão é fundamental, troquei o óleo no sabado e domingo estava na estrada...impressionante, parece outra moto....tambem utilizei o Motul 20W.
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Mensagem por Mendão em Dom 04 Out 2009, 15:32

Ontem fiz o teste apos trocar o oleo da suspensão... é outra moto !! Por que eles ( Suzuki ) já nao deixam assim ?? Que raça de gananciosos !! Affe !!

E olha que sacana... de uma bengala saiu um oleo avermelhado e , na outra, parecia caldo de cana . Mas nao parou aí ... em nenhuma delas tinha 500 ml , uma com 450 e outra com 350/400 ml. Nao é pra deixar qualquer um P da vida ? Afinal, nao é uma moto de 3 mil conto.
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Mensagem por COUTINHO em Seg 05 Out 2009, 11:09

Mendão escreveu:Ontem fiz o teste apos trocar o oleo da suspensão... é outra moto !! Por que eles ( Suzuki ) já nao deixam assim ?? Que raça de gananciosos !! Affe !!

E olha que sacana... de uma bengala saiu um oleo avermelhado e , na outra, parecia caldo de cana . Mas nao parou aí ... em nenhuma delas tinha 500 ml , uma com 450 e outra com 350/400 ml. Nao é pra deixar qualquer um P da vida ? Afinal, nao é uma moto de 3 mil conto.

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É isso aí mermão!!!

Onde comprou e quanto pagou no óleo?

Abraços,
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Mensagem por Mendão em Seg 05 Out 2009, 18:44

Comprei na Adrenalina Moto Racing ... 48 reais

http://www.adrenalinamotoracing.com.br/det_produto.php?pro=550&nome=Óleo%20Lubrificante%20MOTUL%20Fork%20Oil%20Expert%20Heavy%2020W]
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Mensagem por COUTINHO em Ter 06 Out 2009, 18:02

Mendão escreveu:Comprei na Adrenalina Moto Racing ... 48 reais

http://www.adrenalinamotoracing.com.br/det_produto.php?pro=550&nome=Óleo%20Lubrificante%20MOTUL%20Fork%20Oil%20Expert%20Heavy%2020W][/quote]

Mendão

Valeu a dica, fui lá pessoalmente retirar hoje e levar na oficina pra trocar da minha também.

E melhorou mais ainda a sua é?

A regulagem traseira colocou conforme passamos?

Abraços,
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Mensagem por Mendão em Ter 06 Out 2009, 18:24

Melhorou demais !!! A traseira eu deixei na regulagem 6 e ainda nao mexi naquele outro ajuste , tipo fenda. So se sentir aquela insegurança novamente.
Talvez até venha a mexer para conhecer os recursos da moto mas por enquanto.. está bom demais !!
So para constar .. troquei o oleo das bengalas, regulagem traseira no 6 , abaixei a mesa algo em torno de 8 mm e ajuste naquele prafuso das bengalas em 4 ! Como oleo é mais grosso, achei por bem aliviar a tensao na mola. vc verá com ela fica mais firme.
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Mensagem por COUTINHO em Qua 14 Out 2009, 18:18

Mendão e galera!

Realmente, minha moto já estava bem com a regulagem 5 nas bengalas, agora com a troca de óleo para o Motul 20W, é como o amigo falou, é andar sobre trilhos, acabou tudo!!! Moto muito firme, tive até que baixar a regulagem da bengala para 3, assim ficou PERFECT!!!

Abraços,
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Mensagem por Mendão em Qui 15 Out 2009, 06:20

Como eu disse : Vai entender a Suzuki ???? Certamente devem saber disso ! Economia de 47 reais , alias, menos pois têm que comprar outro oleo pra colocar na suspenção.

Que bom que agora ficou legal ! :-)) ja fez aquela curva raspando o joelho no chão ??? hehehehheh
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