Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

eliminador de sonda lambda

+11
FERNANDO PF
minholi
Francisco RJ
edgar
Shudo
xistoleiro
Elton
Marcos (Logan)
NERO
Fuchs
festeves
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Qua 01 Jul 2009, 20:37

ae pessoal, vi uma parada de dispositivo que elimina a sonda lambda das motos, sendo possivel ajustes mais finos na injeçao, principalmente em marcha alta, tirando o controle que ela tem sobre a mistura ar/gasolina. estima-se ganhos de 3 a 5cv. FRIZANDO BEM: ALGUÉMMMMM AEEEEE JÁ TEVE ESSA EXPERIÊNCIA, JA USOU Idea !! to afim de pega um, ja vi onde pegar. 300 mango.
ajudem aeeeee!!! bounce bounce


Última edição por decapatack em Sex 03 Jul 2009, 10:47, editado 1 vez(es)

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por festeves Qui 02 Jul 2009, 18:38

Não sei se é bem vantagem isto não...

Conhece alguem que fez na prática???

Se você eliminar a sonda lambda, a injeção vai praticamente "perder o sentido", visto que ela é a responsável por passar os parâmetros ao módulo e este corrigir a mistura e/ou ponto de ignição...

Daí só se você criar um mapa de injeção padrão, porém qualquer alteração de qualidade de combustível, temperatura, altura do local pode khr no seu rendimento...

festeves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 02/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Fuchs Qui 02 Jul 2009, 20:02

eu acho q isso nao vale a pena
como o festeves ja falou, vc vai perder a capacidade de ajuste automatico da IE e ficara preso a uma regulagem q so funcionara bem em um unico regime

fora q se ganhar esses "monstruosos" 5cv e a tua moto for essa do avatar vc nem vai sentir diferenca. na verdade, vai sentir diferenca pra pior pq como ja foi dito, so vai funcionar bem em uma situacao
Fuchs
Fuchs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Qui 02 Jul 2009, 21:11

pois é, mais ouvi comentarios sobre isso. vo fica na minha mesmo. dificil arriscar e se isso me desregular a injeção. ae é ferro na certa. valew ae povo, vo procura mais informação. ao que andei vendo, pessoal que anda em circuito que fazem essa alteração. para qual fins nao sei. se alguem correr ae, da uma ajuda ae

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por NERO Qui 02 Jul 2009, 21:34

Acho que o amigo tá confundindo alguma coisa...
Nunca ouvi falar nessa bizarrice de tirar a sonda lambda da injeção.
O que existe, são os chamados "interceptadores" e pode incluir aí o famoso power commander, que nada mais é que uma espécie de "by-pass" para pequenas alterações via tempo de injeção e bico.
Ele pega um parâmetro e simplesmente "excita" mais ou menos o bico, alterando com isso a mistura, em termos de percentagem.
O power commander não altera mapas....isso só pode ser feito via memória da ECU, com aparelho especial.
Talvez você esteja se referindo ao limitador de giro?
Nas suzukis isso é simples de alterar, se for mesmo fazer diferença pra você...
Procure no google por "TRE" (timing retard eliminator). Tem até uns projetos caseiros para isso. Eu não faria isso na minha moto.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Qui 02 Jul 2009, 23:17

NERO escreveu:Acho que o amigo tá confundindo alguma coisa...
Nunca ouvi falar nessa bizarrice de tirar a sonda lambda da injeção.
O que existe, são os chamados "interceptadores" e pode incluir aí o famoso power commander, que nada mais é que uma espécie de "by-pass" para pequenas alterações via tempo de injeção e bico.
Ele pega um parâmetro e simplesmente "excita" mais ou menos o bico, alterando com isso a mistura, em termos de percentagem.
O power commander não altera mapas....isso só pode ser feito via memória da ECU, com aparelho especial.
Talvez você esteja se referindo ao limitador de giro?
Nas suzukis isso é simples de alterar, se for mesmo fazer diferença pra você...
Procure no google por "TRE" (timing retard eliminator). Tem até uns projetos caseiros para isso. Eu não faria isso na minha moto.
T+

nao to nao amigo, vo te mostra ja:
http://www.kneedraggers.com/details/Dynojet_Oxygen_Sensor_Eliminator_Kit_Suzuki_GSXR1300_Hayabusa--642274.html

nada de bizarrisse, negocio é serio,
bizarrise e burrices sao esses power comander ae da vida. TRE eu tenho. le ae o site e procura na net mais informaçoes. valewww

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Marcos (Logan) Qui 02 Jul 2009, 23:33

decapatack, levei minha haya na motonil, site: www.motonil.com.br
o Ferpa que é o dono, foi o único que conseguiu deixar a haya afinadinha...se quiser fala com ele, o cara manja muito, a equipe dele esta participando do SBK Brasil...sua loja fica em Araras, ele busca sua moto em casa e entrega...bom pra mim valeu a pena, a motoca ficou loka...

_________________
Quem quer fazer algo...
"...Arruma um meio"

Quem não quer...
..."Arruma uma desculpa"
eliminador de sonda lambda Assinatura-1
Marcos (Logan)
Marcos (Logan)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 20/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Elton Sex 03 Jul 2009, 08:08

Galera!
Qual o sentido em melhorar em 5 cv a potência de uma moto com mais de 170cv (175 cv até 08 e 198cv pós 08, sem SRAD!!!) e que chega a 300kkk, onde colocar esse foguete pra andar???
Trocas de filtros, velas, escape full, PC, e desbloqueio de limitador vão melhorar só potência ou tem ganho em desempenho (consumo)??
Em minhas motos normalmente só troco a ponteira pra ouvir o motor berrando Very Happy Twisted Evil . O consumo piora mais nada considerável.
Inclusive na Busa acho que anda mais com o escape original. Levei até para afinar com o escape esportivo mais não deu muito resultado, o mecânico falou que o PC resolveria, teria que mexer no mapa da injeção!!! Mais investimentos, e não ter como usufruir, preferi deixar assim.
Abs
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por NERO Sex 03 Jul 2009, 09:26

decapatack escreveu:
NERO escreveu:Acho que o amigo tá confundindo alguma coisa...
Nunca ouvi falar nessa bizarrice de tirar a sonda lambda da injeção.
O que existe, são os chamados "interceptadores" e pode incluir aí o famoso power commander, que nada mais é que uma espécie de "by-pass" para pequenas alterações via tempo de injeção e bico.
Ele pega um parâmetro e simplesmente "excita" mais ou menos o bico, alterando com isso a mistura, em termos de percentagem.
O power commander não altera mapas....isso só pode ser feito via memória da ECU, com aparelho especial.
Talvez você esteja se referindo ao limitador de giro?
Nas suzukis isso é simples de alterar, se for mesmo fazer diferença pra você...
Procure no google por "TRE" (timing retard eliminator). Tem até uns projetos caseiros para isso. Eu não faria isso na minha moto.
T+

nao to nao amigo, vo te mostra ja:
http://www.kneedraggers.com/details/Dynojet_Oxygen_Sensor_Eliminator_Kit_Suzuki_GSXR1300_Hayabusa--642274.html

nada de bizarrisse, negocio é serio,
bizarrise e burrices sao esses power comander ae da vida. TRE eu tenho. le ae o site e procura na net mais informaçoes. valewww

Já que o amigo sabe tanto, podia ter economizado o tempo da gente postando isso aí no primeiro post, porque pelas tuas palavras, ninguém entendeu nada do que se tratava.
Boa sorte na tua modificação.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Sex 03 Jul 2009, 10:39

pessoal estressado aqui powww, nao quero me aparecer nao, e se alguem se encomodou, sai pra lá. perguntei se alguem tinha experiencia nessa modificação, pra eu ver se vale a pena, nao questionei em nenhum momento quem ta certo ou errado. e se a moto anda ou nao, é outro negocio. porque o estresse.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Sex 03 Jul 2009, 10:42

Elton escreveu:
Galera!
Qual o sentido em melhorar em 5 cv a potência de uma moto com mais de 170cv (175 cv até 08 e 198cv pós 08, sem SRAD!!!) e que chega a 300kkk, onde colocar esse foguete pra andar???
Trocas de filtros, velas, escape full, PC, e desbloqueio de limitador vão melhorar só potência ou tem ganho em desempenho (consumo)??
Em minhas motos normalmente só troco a ponteira pra ouvir o motor berrando Very Happy Twisted Evil . O consumo piora mais nada considerável.
Inclusive na Busa acho que anda mais com o escape original. Levei até para afinar com o escape esportivo mais não deu muito resultado, o mecânico falou que o PC resolveria, teria que mexer no mapa da injeção!!! Mais investimentos, e não ter como usufruir, preferi deixar assim.
Abs
eu sei o que diz amigo, mais eu ando acima de 300 sossegado. conhece a rodovia castelo branco, sentido capital interior. da um pulo la, depois de avaré, vc vai entender o que to falando, retas de ate 20km. aqui o escape esportivo fico bom, so uma equalizada ja bastou. valew a opiniao aeee

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por festeves Sex 03 Jul 2009, 10:55

decapatak,

Em motos injetadas, o que você pode fazer para melhorar o rendimento é APRIMORAR o sistema, e não regredir, por exemplo tirando a sonda lambda...

Por exemplo:

Velas, filtro, remapeamento de ECU, sistema de escape... se quiser aloprar mesmo, trabalho no cabeçote, angulos e sedes de valvulas e por aí vai... só que.... nessas motos, é dificil conseguir tirar muito proveito destas receitas devido ao propósito da concepção e construção dos motores, já foi desenvolvido para rodar bem próximo ao limite....

Qualquer coisa, estamos ai!

festeves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 02/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Sex 03 Jul 2009, 11:10

festeves escreveu:decapatak,

Em motos injetadas, o que você pode fazer para melhorar o rendimento é APRIMORAR o sistema, e não regredir, por exemplo tirando a sonda lambda...

Por exemplo:

Velas, filtro, remapeamento de ECU, sistema de escape... se quiser aloprar mesmo, trabalho no cabeçote, angulos e sedes de valvulas e por aí vai... só que.... nessas motos, é dificil conseguir tirar muito proveito destas receitas devido ao propósito da concepção e construção dos motores, já foi desenvolvido para rodar bem próximo ao limite....

Qualquer coisa, estamos ai!
VALEWW, MAIS ENTAO, porque sera que o pessoal que corre em pista tira isso ae. ta ae um proposito que quero entender, deve ter alguma diferença pro pessoal fazer isso. to querendo entender !!! abraço.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por festeves Sex 03 Jul 2009, 11:42

Funciona assim...


Qual a necessidade/preocupação de uma moto de pista? Tirar o máximo proveito do equipamento, certo?

Pense assim: Moto de pista, tem preocupação com consumo? dirigibilidade em baixas velocidades/trânsito? emissão de poluentes??
As motos de pista sao desenvolvidas para andar sempre no grau, não sei se é realmente o caso, mas comumente, as injeções para pista utilizam mapas unicos, sem variações algumas.

Não sei se consegui me explicar bem... se não entendeu, pergunta dnv que eu vou me esforçar mais..rs

festeves
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 02/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por xistoleiro Sex 03 Jul 2009, 12:36

Grande parte das motos com injeçao eletronica não possui sonda lâmbda...e a injeçao trabalha usando uma serie de outras informações.
Interessante seria conferir primeiro se a moto tem ou não a sonda lâmbda pra não correr o risco de comprar o brinquedinho e descobrir que não precisava.
Particularmente eu não mexeria nisso, se quer extrair mais potência do motor existem outras maneiras que trarzem muito mais resultado.
xistoleiro
xistoleiro
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 03/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Sex 03 Jul 2009, 12:43

Se vcs lerem o site vão entender do que se trata.

Não é um ELIMINADOR de sonda lambda. Caso vc tenha alterado sua moto e a sonda lambda foi ligada em outro lugar (um outro comando, etc... ), seu sistema original vai acusar DEFEITO NA SONDA LAMBDA.... esse plug emula a sonda lambda pro seu sistema original nao acusar erro...

Tirar a sonda lambda e colocar isso ae sem alterações na injeção não adianta nada.
Um exemplo de uso disso ae> BUSA TURBO!!! YEAAAHHHHH....

Duvido que tem sonda lambda naquilo,, deve ter uns 2 bico injetor pra cada cilindro.. cuspindo o máximo de gasolina possível... hahaha

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Shudo Sex 03 Jul 2009, 12:56

leo_tamura escreveu:Se vcs lerem o site vão entender do que se trata.

Não é um ELIMINADOR de sonda lambda. Caso vc tenha alterado sua moto e a sonda lambda foi ligada em outro lugar (um outro comando, etc... ), seu sistema original vai acusar DEFEITO NA SONDA LAMBDA.... esse plug emula a sonda lambda pro seu sistema original nao acusar erro...

Tirar a sonda lambda e colocar isso ae sem alterações na injeção não adianta nada.
Um exemplo de uso disso ae> BUSA TURBO!!! YEAAAHHHHH....

Duvido que tem sonda lambda naquilo,, deve ter uns 2 bico injetor pra cada cilindro.. cuspindo o máximo de gasolina possível... hahaha

....no ponto de vista, pelo o que eu entendo de injeção eletrônica, a unica coisa que resolveria é não acusar código de erro para a moto alterada...

..nos sistemas comuns de injeção, a lamabda não atua na aceração rápida ou em plena carga (cabo enrolado)... ...pois para se ter uma boa aceleração, a mistura deve ser rica...

..nos carros, quando você está em aceleração rápida além de ignorar a sonda lambda, o sistema corta itens que tiram potencia do motor, como por exemplo o ar condicionado...
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Sex 03 Jul 2009, 16:30

hummm, ta começando a ficar bao o papo. entao, uma informação que peguei na official suzuki de limeira, com o mecanico cascão. ele me disse que a única coisa que mudaria é a possibilidade de uma melhor regulagem de injeção, mexer mais nos mapas. pessoal aqui estao bem de mecanica!!!! tao mandando bem. entao o mecanico ta falando besteira!!
deve ser marketing de venda!! negocio é pesquisar mesmo. e o povo das moto injetada ae. vamos ver ae se isso ajuda mesmo, pois esse sensor ae tem nas bandit tambem, heheheheiii!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por edgar Sex 03 Jul 2009, 16:49

se travar o sinal da sonda e deixar sempre pobre , ela vai enriquecer a mistura para corrigir, até o limite dos bicos, visto q mesmo fazendo isso a mistura vai continuar pobre.

esse limite é uma relação da capacidade de injeção do bico e o tempo de abertura da valvula de admissão.

isso fara com q ela tenha uma mistura mais rica, oq quer dizer q ira sempre jogar combustivel fora... pois normalmente nao terá capacidade de queimar toda a mistura.

em resumo eu nao faria...

o power comander é algo em " tese" parecido, só que ele engana a ecu mandando o sinal que o mecanico escolher. trabalhando o tempo de injeção. ou seja nao ficara eternamente pobre.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

eliminador de sonda lambda Politicos eliminador de sonda lambda Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Convidad Sex 03 Jul 2009, 20:17

vo ouvir o pessoal aqui. afinal, sao varias opinioes contra 1 só. valew ae povo, abraço a todos

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Francisco RJ Sáb 04 Jul 2009, 17:23

Decapatack,o tópico está bastante interessante...

Mas por um acaso, haveria a possibilidade de vc colocar uma foto menor do teu avatar ?
É que a leitura acaba ficando um pouco cansativa, por conta do rolar de págs. sucessivo...
Francisco RJ
Francisco RJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 22/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por minholi Sáb 31 Dez 2011, 10:51

Desculpem desenterrar o tópico, mas é que andei pesquisando sobre o assunto e descobri algumas coisas interessantes.

A sonda da maioria das motos é do tipo "narrow band" e ao fazer modificações que alterem o fluxo de ar, modificando a configuração de fábrica para admissão, ignição e exaustão (filtros, velas, stre/xtre, escapamento) ela passa a informar de maneira imprecisa a ECU.

A mistura ar/combustivel ideal para veículos a gasolina é 14.7:1, sendo qualquer valor acima considerado como mistura pobre (muito ar) e qualquer valor abaixo considerado como mistura rica (muito combustível).

A configuração padrão da ECU é 14.7:1, mas com a leitura errada da sonda a tendência é que a mistura fique irregular (rica em alguns pontos da curva de aceleração e pobre em outros). No caso das motos, a mistura ao ser controlada pela sonda costuma ficar na faixa de 13.2:1 (mistura rica) na maior parte do tempo e com isso algum combustível é perdido na forma de emissão de hidrocarbonetos (gasolina não queimada) pelo escapamento, daí a necessidade do sistema PAIR, que queima o resto da gasolina que o motor não consumiu dentro do escapamento.

Ao contrário do que muitos pensam, o controle sobre os parâmetros da ECU que controlam a mistura de combustível não é realizado apenas com base nas informações da sonda lambda, sendo que existem outros sensores que fornecem informações para que os atuadores (injeção de combustível, borboletas secundárias, etc.) possam otimizar o trabalho do motor.

Alguns preparadores chegam a afirmar que a sonda "narrow band" é só mais um mecanismo de controle de emissão de poluentes, adotado apenas para fazer com que o motor funcione melhor para passar nos testes em condições previamente estipuladas de funcionamento.

Resumindo: Isolar a sonda lambda pode trazer ganhos de desempenho e de consumo.

Pra fazer um teste, visando melhorar principalmente o consumo, encomendei um eliminador (resistor e plug) que envia o sinal de mistura ideal para a ECU, neste site: http://www.dan-moto.com

Quando chegar, e eu tirar as minhas próprias conclusões, eu posto novamente. Faz tempo que estou de olho no acumulo de fuligem no escapamento da ogra, vamos ver se isso melhora e ela para um pouco de torrar o meu dinheiro a toa. Wink

Mais informações:
http://en.wikipedia.org/wiki/Air%E2%80%93fuel_ratio
http://en.wikipedia.org/wiki/Oxygen_sensor
minholi
minholi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 30/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por FERNANDO PF Dom 01 Jan 2012, 21:13

eu usei e tenho um sobrando.. usei um plug desses para eliminar a sonda na falecida, que usava um escape full que não tinha furação para a sonda. Usei na Hornet 2009 que eu tinha tb.. sem problemas.

Não cheguei usar ele separadamente, mas na 750 por conta também do escape full, sem borboleta para controlar a baixa, a moto quando fria era fraca em baixas rotações, ficava boa acima de 60ºC.

tenho um sobrando aqui, quem tiver interesse, senão ele vai para a 1000.
FERNANDO PF
FERNANDO PF
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Veigah Dom 01 Jan 2012, 21:20

Eu particularmente acho que não vale ganhar este 5 cv e dsperdiçar combustível pra valer....no entanto boa sorte ae...
Veigah
Veigah
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Deividson de Oliveira Dom 01 Jan 2012, 23:24

Aproveitando o tópico...



Galera eu uso o escap Taylormade e vem junto com o kit um resistor desse para eliminar o sonda, pois o escap não tem lugar pra instalar a sonda. Agora o problema é que quando estou de alta e tiro a mão pra reduzir, a moto está dando vários tiros. Pq. será?
Deividson de Oliveira
Deividson de Oliveira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

eliminador de sonda lambda Empty Re: eliminador de sonda lambda

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos