Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

+6
Admin
JoHnny
Cirew-AudazesMG
Kellyus Gainet
Lucchesi
Fabio Dias
10 participantes

Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 12:11

Olá galera.

Eu tenho um Clio Flex 1.0.
Notei que a temperatura do motor está sempre cravada em algum valor (no marcadar nao tem número... mas está sempre na mesma marquinha.) Se chove, faz frio ou calor... estrada, transito... nao importa.

Acho o motor do carro mto bom (76cv se nao me engano...) e econômico (10.5 km/l de alcool) uso misto.
Sai mais barato o km de clio do que de GS...

Enfim, quão importante é manter a temperatura do motor em certo valor? Só influencia no óleo? Na queima tbm?
Pensando aqui, se eu colocasse um radiador de óleo na GS, teria q ter um sistema para controlar o fluxo de óleo pelo radiador, pra ser realmente eficiente? Ou seria indiferente?

To falando isso pq se por hipótese, instalar uma injecao na GS, ela poderia ficar ineficiente pela temp do motor variar mto?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Fabio Dias Ter 07 Abr 2009, 16:05

Cara, pelos meus entendimentos é o seguinte:

A gasolina, qdo o motor está em uma temperatura de +ou- 90° possui uma melhor queima, ou seja ela tem mais facilidade em se transformar de liquida em gás, para a camara de combustão...por isso qdo o motor está frio, puxamos o afogador e injetamos mais gasolina, pra compensar a perda de eficiencia em que o motor frio tem em transformar a gasolina em gás.....

A idéia é +ou- essa...... por isso que os motores a água são os que trabalham mais redondo, e consequentemente tendem a ser mais economicos, pois o motor tenta sempre trabalhar numa temperatura que através de testes, chegaram a conclusão de ser ideal....

Já os motores a ar não tem esse controle, eles levam em conta a propria refrigeração natural que irá circular para refrigerar o motor...

Por isso lá fora, apenas as GS 500 carenadas de fábrica, é que possuem um radiador de óleo, justamente pelo fato de a carenagem desviar o vento do motor, e consequentemente faz ele trabalhar mais quente....

Na GS, o radiador de óleo só serveria nesse caso, ou se vc vai trabalhar o motor pra tirar + potencia dele, ai ele tb vai ajudar, como ocorre na Twister, ou na comet por exemplo....

Qto a injeção ficar ineficiente, eu acredito que no motor da GS ela vai ficar tão eficiente qto o carburador bem ajustado, pois normalmente a galera mantem os motores a ar ligeiramente mais ricos, pois de certa forma um pouco mais de gasolina "refrigera" o motor um pouco, mas claro, que em compensação carboniza mais rápido o motor e consequentemente o motor polui mais tb....

Não é a toa, que para atender novas normas de poluição, as motos a ar acima de 500cc estão desaparecendo...vão ser todas injetadas e refrigeradas a água.....

O radiador de óleo, talvez só precise de uma bomba de óleo um pouco mais forte, por conta da maior volta que o óleo vai dar...agora controlar esse fluxo acho desnecessário, a não ser que vc coloque uma ventoinha pra tentar manter o óleo em uma temp. constatnte, ou seja inviável.

De que adianta controlar o fluxo, se por acaso vc deixar a moto ligada em marcha lenta ela vai continuar esquentando até "derreter tudo??", coisa que na refrigeração liquida em teoria não deveria acontecer....

Abs
Fabio Dias
Fabio Dias
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Lucchesi Ter 07 Abr 2009, 16:19

Eu gostei de tudo isso...kkkk tanto da dúvida qto do esclarecimento...
Muito legal !!!
Lucchesi
Lucchesi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 28/01/2009

http://www.batbr.com

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Kellyus Gainet Ter 07 Abr 2009, 16:23

Prático e objetivo. Legal a explanação.
Kellyus Gainet
Kellyus Gainet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 09/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Cirew-AudazesMG Ter 07 Abr 2009, 16:41

eita pessoal informado rss vlw
Cirew-AudazesMG
Cirew-AudazesMG
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 30/10/2008

http://audazes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por JoHnny Ter 07 Abr 2009, 17:09

Tamura

Se não me engano, a GS não tem bomba de óleo, portanto, vc precisaria de uma bomba de óleo (Acho), um radiador, algumas conexões, tubos, dutos e consequentemente calcular quanto óleo a mais seria necessário para compensar. Acredito que seria mais uns 500ml.

Concordo com que o Fabio Dias disse, contudo, entretanto, todavia... rsrs... se a injeção eletrônica tiver sonda lambda e ajustar a mistura, não precisaria de um radiador.
Se o motor estiver bem quente a mistura ficaria pobre pois a gasosa provavelmente evaporaria antes de ter-se-a combustão e a injeção ajustaria o sistema para injetar mais gasosa a mesma coisa com o motor frio e em funcionamento normal.

Como seria o projeto da injenção? Ela seria dos modelos inteligentes que ajustam mistura e ou ignição ou seria do tipo só injeção de combustível com set-ups pré definidos?

Põe mais detalhes ai para nós!

Mesmo assim, acho legal a idéia de montar um radiador de óleo na GS, pelo menos o problema de baixar óleo ficaria praticamente minimizado ou sanado.
Podia até ser instalada uma ventoinha de outra moto ou uma de computador potente... E eu sinceramente, acho muito loco aquele barulinho da ventoinha ligada! lol!
Tinha um fórum sobre GS senão em engano na Alemanha, você conheçe? De repente seria bacana compartilhar com os chucrutes se existe mais alguma peça além do radiador da GS original.

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 17:37

Então, na verdade, antes de ter os detalhes da injecao, queria os detalhes do que faz um motor eficiente. nao necessariamente tirar mais potencia. mas eficiente.

Como meu clio, acho eu, extremamente eficiente e com controle de temperatura extremamente eficiente, entao achei q pra ter um, tem q ter o outro.

a priori, acho q meu controle de injecao precisa de saber o RPM e abertura da borboleta para saber qdo e por qto tempo deixar o bico injetando. mas pelo visto, temp do motor entra na conta, temp do ar, etc.....

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 17:38

Aarte do manos alemaes:
http://www.gs-500.info/index.php?title=Montage_eines_%C3%96lk%C3%BChlers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Convidad Ter 07 Abr 2009, 17:40

E a moto com carena q eu levei pra lá
http://www.gs-500.info/index.php?title=Caipirinha

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Admin Ter 07 Abr 2009, 19:10

Existe uma diferenca dos motores mais novos para os velhos, a maioria hoje possui injetor de oleo para os pistoes afim de manter uma temperatura melhor na cabeca dos pistoes, o q ajuda a nao ter detonacoes.

_________________
Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Shudo Ter 07 Abr 2009, 19:39

...meu ponto de vista mecânico e engenheiro:

1. A temperarura do carro sempre deve ficar por volto dos 90ºC~100ºC, alguns carros um pouco mais e outros menos.

Vávula Termostática:
O sistema inialmente (motor frio) trabalha com a vávila termostática fechada para a água circular apenas no motor e não no radiador, aproximadamente 85ºC~90ºC a vávula se abre e permite que a água circule por todo o sistema.

Interruptor (cebolão) / Sensor de temperatura (p/injetados novos)

Funciona como um interruptor termopar, liga e desliga a ventuinha por volta dos 100ºC ou no caso do sensor de temperatura, a central de injeção que verifica a temperatura através do sensor e aciona a ventuinha por intermédio de um relê.

2. Porque trabalhar nesta temperatura?

combustão:
Se o combustível não entrar no formato gasoso, entrar liquido ou condensado (carro a alcool no frio) ele não vai queimar, vai expelir pelo escape, enchacar as velas e em caso extremos lava a camisa do pistão e desse para o óleo no carter.

Mecânica do materiais:

Todo as peças foram projetadas para trabalhar num range de temperatura, principalmente as folgas entre as peças, um exemplo disso é o óleo que tem a viscosiade 20W50 (20 a frio e 50 a quente), ele muda a viscosidade conforme aquece, para compensar as folgas que o motor apresenta á quente.

Os carros com injeção multiponto ou injeção direta, tem maior aproveitamento devido o combustível não condensar e não ter atrito na tubagem do coletor de admissão, ele é injetado diretamente para a camera de combusão, que se encontra em alta temperatura.

Para os equipamentos eletrônicos, quanto mais frio, mauior é a durabilidade, já para mecânica, quanto mais estável a temperatura dentro da faixa especificada é o melhor.

Carburador X Injeção Eletrônica

A injeção eletrônica possui uma performace maior sim, mas desde que seja muito bem calibrada para a aplicação, caso contrário você pode ter um sistema totalmente instável.

Um exemplo disso são os preparadores de motor, no começo quando não se tinha muitos recursos e conhecimentos para calibrar a injeção, eles removiam a injeção eletrônica e colocava os grandes carburadores, já dominados por ele.
Shudo
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 08/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Mario da Cruz Ter 07 Abr 2009, 21:16

Assino embaixo da resposta do Shudo e acrescento que instalar uma injeção envolve bem mais do que a instalação física propriamente dita. O motor pode funcionar mas o resultado pode não ser bom.
A injeção deve nascer "casada" com o motor desde o projeto e nesse caso qualquer relação que não a monogamia tem resultado duvidoso.
Agora, se você tem dinheiro sobrando para fazer testes atrás de testes, como as fábricas, e além disso contratar um engenheiro para fazer os cálculos para mapear a injeção, vai fundo mas antes disso te passo o número da minha conta. Qualquer quantia será aceita.

Mario da Cruz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 05/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Admin Ter 07 Abr 2009, 22:30

Mario o problema e ter um sistema de injecao com ignicao junta para obter melhor performance, alem de atuar em conjunto com temperatura ambiente e do motor, pressao atmosferica etc, eu instalei a injecao na xt, quente ia muito bem economizou em relacao ao carburador 1km, mais nao mexia no ponto, o q nao conseguia ter toda performance. Os engenheiros sao tao bons q usam sistema programavel em competicao, e nao o sistema proprietario, a injecao top no brasil e o da fueltech q controla injecao x ignicao

_________________
Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Mario da Cruz Ter 07 Abr 2009, 22:59

É por isso mesmo que a injeção tem que ser casada com o projeto do motor como um todo.

Mario da Cruz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 67
Data de inscrição : 05/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Convidad Qua 08 Abr 2009, 08:52

Alguém tem um dinamômetro de bancada pra emprestar? kkkkk


Por isso tudo que nao me animo de injetar a gs. não sei até q ponto vai ser vantagem. De fato, os buras da GS são excelentes. Após limpeza, regulagem e equalização, é suave! uma delícia.

Outra coisa que eu tava vendo. A GS tem uma taxa de compressão de 9,8.
Olhando outros carros, até outras motos, eles estão em 11.

Maior taxa de compressão = mais eficiência?

Fico pensando, de que adiantaria injetar a GS, se o que compromete o rendimento é a temperatura, baixa taxa de compressão, etc...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Admin Qua 08 Abr 2009, 10:34

leo_tamura escreveu:Alguém tem um dinamômetro de bancada pra emprestar? kkkkk


Por isso tudo que nao me animo de injetar a gs. não sei até q ponto vai ser vantagem. De fato, os buras da GS são excelentes. Após limpeza, regulagem e equalização, é suave! uma delícia.

Outra coisa que eu tava vendo. A GS tem uma taxa de compressão de 9,8.
Olhando outros carros, até outras motos, eles estão em 11.

Maior taxa de compressão = mais eficiência?

Fico pensando, de que adiantaria injetar a GS, se o que compromete o rendimento é a temperatura, baixa taxa de compressão, etc...

Com certeza voce ia ter um ganho, desde q voce controle o ponto de ignicao, tenho um amigo q tinha HIS (aquele q usei e so é a injecao) usava 2,8BAR de pressao no carro 8bicos etc, segundo ele a pressao caiu para 1,7BAR com a mesma potencia depois de instalar o Fueltech q controla a ignicao junto.
Voce consegue controlar bem melhor a temperatura da GS, ex se a temperatura subir acima de 100º voce aumenta ou diminui a injecao de combustivel atrasa ponto, pode colocar ate uma ventuinha para ligar automaticamente, com relacao a taxa se aumentar acima de 10 fica dificil nao ter pre-ignicao com refrigeracao ar ar sem jogar combustivel fora, a nao ser q use alcool, pois gela pra cacete o motor.
Baixa o manual do fueltech pra voce dar uma olhada nas possibilidades.

_________________
Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Banner
Admin
Admin
Admin
Admin

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/12/2007

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por JoHnny Qua 08 Abr 2009, 15:41

Como o Jé disse, ainda existe a possibilidade dela rodar no alcool que o acerto é mais fácil do que na gasolina e o problema de esquentar demais fica quase sanado... injetando um pouquinho mais de alcool o motor trabalha mais frio.
Colocando o radiador e ligando a ventoinha fica melhor ainda.
Dá para fazer rodar lisa.

Abs.,

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por edgar Qua 08 Abr 2009, 20:48

Tamura.

Sua duvidas sao interessantes e as respostas tb , mas nao foram ao ponto que vc queria, vamos tentar falar mais simples e se quiser ir mais fundo vamos aprofundando.

Eu atualmente ministro aulas de mecanica de automoveis e tenho bastante material para te mostrar.

Seu carro tem um sistema de Ligar a ventoinha no motor e nao no radiador, tai a maior estabilidade da temperatura. devido a nesse veículo o sensor de temperatura acionar a ventoinha mais cedo , a temperatura não fica alta.

o motor a alcool tem uma taxa mais alta o flex uma taxa intermediaria. para isso foi necesssária a aplicação de um sensor de detonação para "atrasar" a igniçao qdo esta com gasolina.

mistura pobre motor quente... mistura rica motor mais frio.

quanto a injeçao a principio o controle feito apenas pela sonda é eficiente, mas de preferencia use uma sonda planar ou melhor ainda se for uma sonda de banda larga. o sistema de injeçao usa mais sinais para se adequar, tipo pressao atmosferica, temperatura do ar, do motor, massa de ar admitida, sensor de rotaçao, posiçao de borboleta. etc...



vantagem em injetar a GS ?

o controle é sempre melhor no sistema de injeção, oq te dará um bom rendimento com menor consumo, mas se ele resolver parar ... guincho !!! os buras avisam que estao ruins !!! agora custo/benefico não vai rolar... entende?

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Politicos Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por J. Qui 09 Abr 2009, 16:26

Tamurex,

Não tenho noção do que os caras estão falando.. Very Happy , mas...

...não é mais simples, comprar uma B65 injetada? Acho legal pensar em injetar e tal, o problema é o Custo x Benefício, pesando isso ae, nem vale a pena.

Deixa sua motoca do jeito que ela tá, vc já montou ela inteira, vai curtindo ela....depois vc pega uma motoca injetada.

A não ser que vc queira fazer essa parada de injeção, para ser seu TCC da Faculdade, sei lá.

_________________
Valeu!
J.
J.
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Fabio Dias Qui 09 Abr 2009, 17:01

JoHnny escreveu:Tamura

Se não me engano, a GS não tem bomba de óleo, portanto, vc precisaria de uma bomba de óleo (Acho), um radiador, algumas conexões, tubos, dutos e consequentemente calcular quanto óleo a mais seria necessário para compensar. Acredito que seria mais uns 500ml.


Johnny, a GS tem bomba de óleo sim..... só resta saber se a versão que tem o radiador de óleo possui uma outra com pressão diferente....

Veja a bomba aqui na seção: Oil Filter - Oil Pump

http://www.bikebandit.com/suzuki-motorcycle-gs500k2-2002/o/m6063

P.S. esse site que passei é muito 10...tem a vista explodida de muitas motos...

Abs
Fabio Dias
Fabio Dias
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos! Empty Re: Temperatura do motor - para o Engenheiros mexanicos!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos