Bateria de lítio para motos
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Bateria de lítio para motos
Uma revolução de performance e durabilidade?
Há algumas semanas, a bateria da minha moto, um modelo Yuasa de ácido (tradicional) chegou no final da sua vida, isso depois de mais de 3 anos de uso e sempre que necessário, utilizando um carregador portátil para carregá-la, mas já não estava mais "segurando a carga". Ai, comecei a procura na Internet de uma nova para comprar.
Foi quando me deparei com uma bateria de lithium (lítio), que é uma novidade no mercado de motos, mesmo aqui na Europa onde resido. Na real, novidade numas, já existe há uns 2 ou 3 anos, mas vem se popularizando, ao menos por aqui nos últimos meses. Já existem diversos fabricantes europeus que comercializam esse tipo de bateria.
Fiquei curioso e depois de trocar umas mensagens com o vendedor da bateria (comprei no Amazon.co.uk), resolvi adquiri-la. Ao chegar, a primeira baita diferença está no peso da bateria de lítio, com menos de 900 gramas, contra mais de 3,5kg da minha antiga bateria de ácido (Yuasa).
A bateria de lítio que adquiri vem também com um visor LED que informa a capacidade de carga da mesma, o que é um tanto útil. Paguei na bateria de lítio pouco mais de 50% do que pagaria numa bateria convencional. Isso influenciou na minha decisão de testar a novidade, achei uma diferença pequena.
Feita a instalação na moto, que não precisa de nada além da simples troca da bateria, isto é, desplugar os cabos positivo e negativo, colocar a nova no lugar e plugar novamente os cabos, ao ligar a moto já senti uma outra diferença, a moto ligou rápido, como nunca tinha visto antes e olha que ando na minha moto atual há mais de 5 anos (duas diferentes do mesmo modelo).
Alguns modelos de bateria de lítio
Entusiasmado com a nova bateria e visto que o vendedor me disse que ela não descarregava fácil, resolvi fazer um teste para lá de "brutal". Deixei a moto com a chave na posição "on", onde o farol e a luz do painel ficam acesas, por mais de 8 horas seguidas. Ao retornar, liguei e a moto pegou!!! A bateria não arriou! Incrível né? Simplesmente por isso resolvi fazer essa matéria, pois nunca tinha visto tamanha performance numa bateria de moto.
Quero esclarecer duas coisas: a primeira é que não sou um profissional de elétrica de motos, sou um amador no assunto. A segunda é que não faço a menor idéia de onde conseguir uma bateria de lítio de qualidade no Brasil. Não entendo sobre as marcas desse tipo de bateria, a que comprei, em Londres/UK, é da marca JMT, produzida na Alemanha.
Meu objetivo com essa matéria é o de apenas "colocar o assunto em pauta", faço questão de dizer: estou satisfeito em usar a bateria de lítio na minha moto (V-Strom 650) e acho que vale a pena você motociclista pesquisar a respeito, principalmente, se você não usa sua moto diariamente, como é, infelizmente, o meu caso nos últimos meses.
Uma questão que precisa ser levada em consideração é que as baterias de lithium para motos é uma novidade em todo o mundo. Sem dúvida que é uma tecnologia que ainda precisa ser melhorada (não sei dizer como, já que não sou perito no assunto), mas, o fato é que as baterias de chumbo-ácido como fonte de energia existem há 150 anos! Sendo assim, tem seu histórico comprovado de funcionamento.
Penso que seja como as lâmpadas incandescentes que nos últimos anos foram trocadas pelas de LED. O comparativo é por ai! Por outro lado, ainda não existe nenhum fabricante de motos que está utilizando baterias de lítio de fábrica, ainda estão testando para que isso, provavelmente, um dia ocorra.
Não podemos também esquecer que hoje em dia, devido a grande quantidade de acessórios que acabamos instalando na parte elétrica das nossas motos, como suporte de carregamento do GPS, faróis auxiliares, alarmes, tomadas USB e tal, com a moto parada, mesmo que os fabricantes desses acessórios digam que "não", acaba consumindo também a bateria, fazendo ela descarregar mais rapidamente. Por isso, penso que uma "evolução na tecnologia da bateria" seja algo que demorou para ocorrer. Tá certo, podemos desconectar os cabos da bateria se não formos usar a moto por muito tempo, mas nem todos fazem isso e saiba que mesmo assim a bateria perde carga. Com a bateria de lítio, claro, vai continuar consumindo a carga da bateria, mas a de lítio descarrega de uma forma bem mais lenta que as tradicionais e outra, a bateria de lítio precisa de menor energia armazenada para gerar o arranque da moto.
Me parece ser realmente uma revolução!
Tenho um amigo que numa viagem para Ushuaia, esqueceu os faróis auxiliares da sua BMW GS nova, ligado por umas boas horas (se bem que existe a possibilidade de ligá-los na moto de uma forma, que só funcionam com a chave no on), e que devido a isso, perdeu um bom tempo tendo que procurar uma forma de carregar a bateria, pois ela descarregou de tal forma que não dava a partida na moto. Se fosse de lítio, isso poderia não ter ocorrido, como no teste que eu fiz.
De acordo com pesquisas que fiz, seguem algumas outras informações sobre baterias de lítio*:
Muitas equipes competidoras de moto velocidade usam bateria de lítio em suas motos;
A bateria de lítio tem uma capacidade até 50% maior de arranque da moto, que as baterias convencionais;
Pesam até 75% menos que as baterias convencionais;
A bateria de lítio tem uma baixíssima taxa de "auto descarga" (quando vc não usa a moto), se comparada com a de ácido, tem 95% menos auto-descarga. Uma bateria de ácido (convencional), em média, perde 1% da carga por dia (quando a moto está sem uso);
Durabilidade: uma bateria convencional tem uma vida média entre 200/300 ciclos de carga, uma bateria de lítio tem uma vida média de 2.000 ciclos;
A bateria de lítio, por não conter ácido e ser leve, pode ser montada em qualquer posição e sua troca pela tradicional na moto, não requer nada de especial, nenhuma adaptação;
Nem todos os carregadores de bateria de ácido/gel, servem para carregar baterias de lithium, é preciso muito cuidado nesse sentido, tendo, inclusive, o risco de explosão. Antes de usar seu carregador numa bateria de lithium, consulte ambos os fabricantes (do carregador e da bateria de lithium), se o produto é adequado;
Os terminais das baterias convencionais são de chumbo, nas de lítio são de cobre, que além de mais leves, geram também uma perfomance elétrica mais rápida.
*captadas em diversos sites da Internet do Reino Unido.
Finalizando, não estou dizendo que você tem que amanhã trocar a bateria da sua moto para uma de lítio, porque é simplesmente o máximo! Apenas que eu estou adorando os resultados dessa nova bateria na minha moto e que fica a dica: procure saber mais sobre baterias de lítio! Pesquise no Youtube e no Google. É um assunto novo, provavelmente, poucos mecânicos e profissionais que trabalham com parte elétrica, sabem a respeito.
Outra dica, tem um importante site americano de motos, o WebBikeWorld que fez uma matéria bacana sobre baterias de lítio, com mais embasamento técnico do que essa simples que fiz!
Fonte: Policarpo - RockRiders
Há algumas semanas, a bateria da minha moto, um modelo Yuasa de ácido (tradicional) chegou no final da sua vida, isso depois de mais de 3 anos de uso e sempre que necessário, utilizando um carregador portátil para carregá-la, mas já não estava mais "segurando a carga". Ai, comecei a procura na Internet de uma nova para comprar.
Foi quando me deparei com uma bateria de lithium (lítio), que é uma novidade no mercado de motos, mesmo aqui na Europa onde resido. Na real, novidade numas, já existe há uns 2 ou 3 anos, mas vem se popularizando, ao menos por aqui nos últimos meses. Já existem diversos fabricantes europeus que comercializam esse tipo de bateria.
Fiquei curioso e depois de trocar umas mensagens com o vendedor da bateria (comprei no Amazon.co.uk), resolvi adquiri-la. Ao chegar, a primeira baita diferença está no peso da bateria de lítio, com menos de 900 gramas, contra mais de 3,5kg da minha antiga bateria de ácido (Yuasa).
A bateria de lítio que adquiri vem também com um visor LED que informa a capacidade de carga da mesma, o que é um tanto útil. Paguei na bateria de lítio pouco mais de 50% do que pagaria numa bateria convencional. Isso influenciou na minha decisão de testar a novidade, achei uma diferença pequena.
Feita a instalação na moto, que não precisa de nada além da simples troca da bateria, isto é, desplugar os cabos positivo e negativo, colocar a nova no lugar e plugar novamente os cabos, ao ligar a moto já senti uma outra diferença, a moto ligou rápido, como nunca tinha visto antes e olha que ando na minha moto atual há mais de 5 anos (duas diferentes do mesmo modelo).
Alguns modelos de bateria de lítio
Entusiasmado com a nova bateria e visto que o vendedor me disse que ela não descarregava fácil, resolvi fazer um teste para lá de "brutal". Deixei a moto com a chave na posição "on", onde o farol e a luz do painel ficam acesas, por mais de 8 horas seguidas. Ao retornar, liguei e a moto pegou!!! A bateria não arriou! Incrível né? Simplesmente por isso resolvi fazer essa matéria, pois nunca tinha visto tamanha performance numa bateria de moto.
Quero esclarecer duas coisas: a primeira é que não sou um profissional de elétrica de motos, sou um amador no assunto. A segunda é que não faço a menor idéia de onde conseguir uma bateria de lítio de qualidade no Brasil. Não entendo sobre as marcas desse tipo de bateria, a que comprei, em Londres/UK, é da marca JMT, produzida na Alemanha.
Meu objetivo com essa matéria é o de apenas "colocar o assunto em pauta", faço questão de dizer: estou satisfeito em usar a bateria de lítio na minha moto (V-Strom 650) e acho que vale a pena você motociclista pesquisar a respeito, principalmente, se você não usa sua moto diariamente, como é, infelizmente, o meu caso nos últimos meses.
Uma questão que precisa ser levada em consideração é que as baterias de lithium para motos é uma novidade em todo o mundo. Sem dúvida que é uma tecnologia que ainda precisa ser melhorada (não sei dizer como, já que não sou perito no assunto), mas, o fato é que as baterias de chumbo-ácido como fonte de energia existem há 150 anos! Sendo assim, tem seu histórico comprovado de funcionamento.
Penso que seja como as lâmpadas incandescentes que nos últimos anos foram trocadas pelas de LED. O comparativo é por ai! Por outro lado, ainda não existe nenhum fabricante de motos que está utilizando baterias de lítio de fábrica, ainda estão testando para que isso, provavelmente, um dia ocorra.
Não podemos também esquecer que hoje em dia, devido a grande quantidade de acessórios que acabamos instalando na parte elétrica das nossas motos, como suporte de carregamento do GPS, faróis auxiliares, alarmes, tomadas USB e tal, com a moto parada, mesmo que os fabricantes desses acessórios digam que "não", acaba consumindo também a bateria, fazendo ela descarregar mais rapidamente. Por isso, penso que uma "evolução na tecnologia da bateria" seja algo que demorou para ocorrer. Tá certo, podemos desconectar os cabos da bateria se não formos usar a moto por muito tempo, mas nem todos fazem isso e saiba que mesmo assim a bateria perde carga. Com a bateria de lítio, claro, vai continuar consumindo a carga da bateria, mas a de lítio descarrega de uma forma bem mais lenta que as tradicionais e outra, a bateria de lítio precisa de menor energia armazenada para gerar o arranque da moto.
Me parece ser realmente uma revolução!
Tenho um amigo que numa viagem para Ushuaia, esqueceu os faróis auxiliares da sua BMW GS nova, ligado por umas boas horas (se bem que existe a possibilidade de ligá-los na moto de uma forma, que só funcionam com a chave no on), e que devido a isso, perdeu um bom tempo tendo que procurar uma forma de carregar a bateria, pois ela descarregou de tal forma que não dava a partida na moto. Se fosse de lítio, isso poderia não ter ocorrido, como no teste que eu fiz.
De acordo com pesquisas que fiz, seguem algumas outras informações sobre baterias de lítio*:
Muitas equipes competidoras de moto velocidade usam bateria de lítio em suas motos;
A bateria de lítio tem uma capacidade até 50% maior de arranque da moto, que as baterias convencionais;
Pesam até 75% menos que as baterias convencionais;
A bateria de lítio tem uma baixíssima taxa de "auto descarga" (quando vc não usa a moto), se comparada com a de ácido, tem 95% menos auto-descarga. Uma bateria de ácido (convencional), em média, perde 1% da carga por dia (quando a moto está sem uso);
Durabilidade: uma bateria convencional tem uma vida média entre 200/300 ciclos de carga, uma bateria de lítio tem uma vida média de 2.000 ciclos;
A bateria de lítio, por não conter ácido e ser leve, pode ser montada em qualquer posição e sua troca pela tradicional na moto, não requer nada de especial, nenhuma adaptação;
Nem todos os carregadores de bateria de ácido/gel, servem para carregar baterias de lithium, é preciso muito cuidado nesse sentido, tendo, inclusive, o risco de explosão. Antes de usar seu carregador numa bateria de lithium, consulte ambos os fabricantes (do carregador e da bateria de lithium), se o produto é adequado;
Os terminais das baterias convencionais são de chumbo, nas de lítio são de cobre, que além de mais leves, geram também uma perfomance elétrica mais rápida.
*captadas em diversos sites da Internet do Reino Unido.
Finalizando, não estou dizendo que você tem que amanhã trocar a bateria da sua moto para uma de lítio, porque é simplesmente o máximo! Apenas que eu estou adorando os resultados dessa nova bateria na minha moto e que fica a dica: procure saber mais sobre baterias de lítio! Pesquise no Youtube e no Google. É um assunto novo, provavelmente, poucos mecânicos e profissionais que trabalham com parte elétrica, sabem a respeito.
Outra dica, tem um importante site americano de motos, o WebBikeWorld que fez uma matéria bacana sobre baterias de lítio, com mais embasamento técnico do que essa simples que fiz!
Fonte: Policarpo - RockRiders
Luciano Cardoso- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 29/09/2013
Re: Bateria de lítio para motos
Aqui o Madeira tá vendendo a Alliant. É beeeeeeeeeem mais cara que a original, mas falam de uma durabilidade enorme.
Me parece que tem alguma restrição com chupeta, com carga, é um carregador específico e não os comuns que são usados amplamente.
Me parece que tem alguma restrição com chupeta, com carga, é um carregador específico e não os comuns que são usados amplamente.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Bateria de lítio para motos
Que beleza hem.....país de primeiro mundo é outra coisa.....
Bellizzi- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: Bateria de lítio para motos
aqui no Brasil parece que ja estao testando a de litio, eles colaram 20 baterias de celular, uma colada na outra e fizeram ponte entre elas!
flaviocastoldi- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 02/05/2016
Re: Bateria de lítio para motos
Se desenvolverem aqui ou comercializarem mesmo que importada ,vai custar 350 milhões de dólares,vai ter que vender a moto para comprar a bateria.....
Bellizzi- Participante
-
Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
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