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Mensagem por flaviocastoldi Sex 20 Maio 2016, 10:17

Pessoal,

Tenho uma GS500 2003 que hoje usa oleo semi 10w40, pelo que andei pesquisando, o melhor seria usar o mineral 20w50. So que pra fazer essa troca, o mineral novo vai misturar com o resto do semi que fica dentro do motor na drenagem. isso vai dar caca neh?
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Mensagem por Bellizzi Sex 20 Maio 2016, 13:40

se trocar o filtro não! alias vale lembrar que é salutar SEMPRE trocar o filtro nas trocas de óleo!
É ele que retém toda as impurezas e com certeza contaminará o novo óleo caso não seja substituído !
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Mensagem por Lallo Sex 20 Maio 2016, 15:19

Flavio

Os relatos de problemas quando se muda de óleo de motor surgem quando se troca de óleo mineral direto para óleo sintético, provavelmente não é o seu caso. Porque os óleos sintéticos tem a propriedade de dissolver parte dos depósitos de borra aderidos no motor ou soltar pedaços dela que depois podem se deslocar pelo motor e vir a entupir  alguma passagem de óleo em outro lugar.

Note que isso aconteceria somente se no motor formou borra. A borra se forma pela combinação de vários erros, usar o óleo além dos intervalos de troca recomendados e ficar completando com óleo novo e usar um óleo inadequado.

No Brasil dos óleos 20W-50 comercializados ao menos das marcas conhecidas. A grande maioria são óleos minerais e somente um deles é semissintético. Quando o fabricante diz que é de base sintética, isso quer dizer que é semissintético. O comentário do Belizzi foi totalmente oportuno quando se trata de trocar de óleos de bases diferentes.

Veja este post recente onde eu faço uma análise de vários óleos 4T.
https://www.suzukionline.org/t27480-custo-x-beneficio-oleos-para-motores-voce-usa-o-oleo-certo#440474
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Mensagem por flaviocastoldi Sex 20 Maio 2016, 15:58

Lallo escreveu:Flavio

Os relatos de problemas quando se muda de óleo de motor surgem quando se troca de óleo mineral direto para óleo sintético, provavelmente não é o seu caso. Porque os óleos sintéticos tem a propriedade de dissolver parte dos depósitos de borra aderidos no motor ou soltar pedaços dela que depois podem se deslocar pelo motor e vir a entupir  alguma passagem de óleo em outro lugar.

Note que isso aconteceria somente se no motor formou borra. A borra se forma pela combinação de vários erros, usar o óleo além dos intervalos de troca recomendados e ficar completando com óleo novo e usar um óleo inadequado.

No Brasil dos óleos 20W-50 comercializados ao menos das marcas conhecidas. A grande maioria são óleos minerais e somente um deles é semissintético. Quando o fabricante diz que é de base sintética, isso quer dizer que é semissintético. O comentário do Belizzi foi totalmente oportuno quando se trata de trocar de óleos de bases diferentes.

Veja este post recente onde eu faço uma análise de vários óleos 4T.
https://www.suzukionline.org/t27480-custo-x-beneficio-oleos-para-motores-voce-usa-o-oleo-certo#440474




Lallo,

Li o seu post la, bem legal. vejo que o ideal aqui no Rio Grande do Sul seria o 20w50, mas continuo com minha duvida, posso parar de usar o 10w40 semi e começar a usar o 20w50 mineral? teria que fazer algum processo diferente na troca?

Obrigado
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Mensagem por Lallo Sex 20 Maio 2016, 16:26

Flavio

Se você usa um óleo semissintético e passaria a usar um óleo mineral. Não tem como dar errado. Lembrando que nesse caso é prudente jogar o filtro de óleo velho porque teria óleo semi nele.

A propósito estamos em pleno inverno, qual é a temperatura mínima e máxima da região onde você usa a sua GS 500?
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Mensagem por flaviocastoldi Sex 20 Maio 2016, 16:39

Lallo escreveu:Flavio

Se você usa um óleo semissintético e passaria a usar um óleo mineral. Não tem como dar errado. Lembrando que nesse caso é prudente jogar o filtro de óleo velho porque teria óleo semi nele.

A propósito estamos em pleno inverno, qual é a temperatura mínima e máxima da região onde você usa a sua GS 500?

Agora tem feito uns dias bem frios, entre 8 e 20 ºC, mas depois de agosto ja começa a esquentar
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Mensagem por Lallo Sex 20 Maio 2016, 17:17

flaviocastoldi escreveu:
Lallo escreveu:Flavio

Se você usa um óleo semissintético e passaria a usar um óleo mineral. Não tem como dar errado. Lembrando que nesse caso é prudente jogar o filtro de óleo velho porque teria óleo semi nele.

A propósito estamos em pleno inverno, qual é a temperatura mínima e máxima da região onde você usa a sua GS 500?

Agora tem feito uns dias bem frios, entre 8 e 20 ºC, mas depois de agosto ja começa a esquentar

Me lembro que as GS 500 tinham a recomendação da J. Toledo de usar 20W-50, porque é o óleo mais viscoso do mercado. Motores acima de 400cc refrigerados a ar costumam trabalhar bem quentes quando o camarada enrola o cabo, condição agressiva para o óleo, que costuma afinar mais cedo.

Todavia, minha opinião pessoal é que se você não fica enrolando o cabo. Para esse período de inverno que a temperatura não passa dos 20º C nessa sua região. Um óleo 10w-40 ou 15W-50 seria mais adequado para o período, porque protege melhor o motor nas partidas a frio e o motor trabalha mais solto e esses óleos trocam melhor o calor do que o 20W-50. A menos que o motor esteja queimando óleo acima do que é normal por estar já com folgas devido ao desgaste natural. E por isso você queira usar óleo 20W-50.

Depois, para o período de agosto/setembro a abril/maio poderias usar os óleos 15W-50 ou 20W-50. Veja aquele meu post que irá te auxiliar.
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Mensagem por Berlindo Sex 20 Maio 2016, 17:58

10W40 é a indicação européia! Manual da brasileira indica 20W50, mineral.
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Mensagem por flaviocastoldi Sex 20 Maio 2016, 21:36

Lallo escreveu:
flaviocastoldi escreveu:
Lallo escreveu:Flavio

Se você usa um óleo semissintético e passaria a usar um óleo mineral. Não tem como dar errado. Lembrando que nesse caso é prudente jogar o filtro de óleo velho porque teria óleo semi nele.

A propósito estamos em pleno inverno, qual é a temperatura mínima e máxima da região onde você usa a sua GS 500?

Agora tem feito uns dias bem frios, entre 8 e 20 ºC, mas depois de agosto ja começa a esquentar

Me lembro que as GS 500 tinham a recomendação da J. Toledo de usar 20W-50, porque é o óleo mais viscoso do mercado. Motores acima de 400cc refrigerados a ar costumam trabalhar bem quentes quando o camarada enrola o cabo, condição agressiva para o óleo, que costuma afinar mais cedo.

Todavia, minha opinião pessoal é que se você não fica enrolando o cabo. Para esse período de inverno que a temperatura não passa dos 20º C nessa sua região. Um óleo 10w-40 ou 15W-50 seria mais adequado para o período, porque protege melhor o motor nas partidas a frio e o motor trabalha mais solto e esses óleos trocam melhor o calor do que o 20W-50. A menos que o motor esteja queimando óleo acima do que é normal por estar já com folgas devido ao desgaste natural. E por isso você queira usar óleo 20W-50.

Depois, para o período de agosto/setembro a abril/maio poderias usar os óleos 15W-50 ou 20W-50. Veja aquele meu post que irá te auxiliar.


Lallo,

Como faz pouco tempo q peguei a moto e o óleo recém havia sido trocado, vou rodar mais um pouco e depois vou passar pro 20w50 e trocar a cada 2.500km, ate pq gosto de da uma enrolada no cabo kkk.e dai no proximo inverno volto pro 10w40 pra da uma proteçao melhor pro motor.

Agradeço a todos ai pelas respostas, abraço! mudar oleo da GS500 430935
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