TROCA DE MARCHA
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sergioh8
YUJI
NeyFCAndrade
7 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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TROCA DE MARCHA
Olá galera!
Não sei se já existe algum post falando sobre Troca de Marcha por isso criei esse.
Estou em dúvida sobre o momento ideal de trocar a marcha de minha "Negona"
Normalmente troco entre os 4 e 5 mil RPM de vez em quando esticando até 6 mil.
Detalhe: Só ando de boa. Velocidade de cruzeiro 120Km/h com algumas esticadas de 140Km/h chegando raramente a 160Km/h.
Agradeço a todos que participarem!!!
Minha "Negona" é uma BANDIT 600N 2004 😍😍😍
Não sei se já existe algum post falando sobre Troca de Marcha por isso criei esse.
Estou em dúvida sobre o momento ideal de trocar a marcha de minha "Negona"
Normalmente troco entre os 4 e 5 mil RPM de vez em quando esticando até 6 mil.
Detalhe: Só ando de boa. Velocidade de cruzeiro 120Km/h com algumas esticadas de 140Km/h chegando raramente a 160Km/h.
Agradeço a todos que participarem!!!
Minha "Negona" é uma BANDIT 600N 2004 😍😍😍
NeyFCAndrade- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 20/08/2014
Re: TROCA DE MARCHA
N fatores entram nesta questão, tempo x velocidade.
Em uso normal, utilizo entre 5 a 6 mil RPM.
YUJI- Participante
-
Idade : 71
Data de inscrição : 15/03/2010
Re: TROCA DE MARCHA
NeyFCAndrade escreveu:Olá galera!
Não sei se já existe algum post falando sobre Troca de Marcha por isso criei esse.
Estou em dúvida sobre o momento ideal de trocar a marcha de minha "Negona"
Normalmente troco entre os 4 e 5 mil RPM de vez em quando esticando até 6 mil.
Detalhe: Só ando de boa. Velocidade de cruzeiro 120Km/h com algumas esticadas de 140Km/h chegando raramente a 160Km/h.
Agradeço a todos que participarem!!!
Minha "Negona" é uma BANDIT 600N 2004 😍😍😍
Aproveitando a dúvida do Ney, que achei interessante, com relação marcha e consumo, li no forum não me lembro onde exatamente citações de que o consumo da bandit melhora se mantiver o giro acima de 4 mil.
Alguém poderia "enriquecer" esse comentário?
Abraço a todos...
sergioh8- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 07/03/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Boa tarde SergioH8!
Obg por participar.
Fiz uma viagem curta esse fim de semana. Andei pouco mais que 200km, distância aproximada de ida e volta entre Recife e João Pessoa.
Mantive a mesma tocada informada anteriormente e o meu consumo ficou entre 17 e 18km/L.
Procurei no manual de minha moto mas, não tem nada que indique a faixa ideal para a troca de marcha então procurei na net e achei uma matéria dizendo que a faixa ideal está entre o RPM de torque da moto e o RPM de HP máximo. Achei isso um pouco exagerado já que o torque de minha moto é de 5,5 Kgfm à 9600 e a potência máxima é de 80 HP à 10500. De acordo com essa matéria eu teria que efetuar as trocas de marchas entre 9600 e 10500 RPM.
Acho isso fora de lógica.
Continuo aguardando a participação da galera pra ver se chegamos a um valor coerente.
Abraços a todos e agradeço a participação!!!
Obg por participar.
Fiz uma viagem curta esse fim de semana. Andei pouco mais que 200km, distância aproximada de ida e volta entre Recife e João Pessoa.
Mantive a mesma tocada informada anteriormente e o meu consumo ficou entre 17 e 18km/L.
Procurei no manual de minha moto mas, não tem nada que indique a faixa ideal para a troca de marcha então procurei na net e achei uma matéria dizendo que a faixa ideal está entre o RPM de torque da moto e o RPM de HP máximo. Achei isso um pouco exagerado já que o torque de minha moto é de 5,5 Kgfm à 9600 e a potência máxima é de 80 HP à 10500. De acordo com essa matéria eu teria que efetuar as trocas de marchas entre 9600 e 10500 RPM.
Acho isso fora de lógica.
Continuo aguardando a participação da galera pra ver se chegamos a um valor coerente.
Abraços a todos e agradeço a participação!!!
NeyFCAndrade- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 20/08/2014
Re: TROCA DE MARCHA
NeyFCAndrade escreveu:Boa tarde SergioH8!
Obg por participar.
Fiz uma viagem curta esse fim de semana. Andei pouco mais que 200km, distância aproximada de ida e volta entre Recife e João Pessoa.
Mantive a mesma tocada informada anteriormente e o meu consumo ficou entre 17 e 18km/L.
Procurei no manual de minha moto mas, não tem nada que indique a faixa ideal para a troca de marcha então procurei na net e achei uma matéria dizendo que a faixa ideal está entre o RPM de torque da moto e o RPM de HP máximo. Achei isso um pouco exagerado já que o torque de minha moto é de 5,5 Kgfm à 9600 e a potência máxima é de 80 HP à 10500. De acordo com essa matéria eu teria que efetuar as trocas de marchas entre 9600 e 10500 RPM.
Acho isso fora de lógica.
Continuo aguardando a participação da galera pra ver se chegamos a um valor coerente.
Abraços a todos e agradeço a participação!!!
Vamos aguardar juntos, Ney, pois o assunto é bem interessante....
sergioh8- Participante
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Idade : 52
Data de inscrição : 07/03/2014
Re: TROCA DE MARCHA
A troca de marcha vai mesmo pelo "instinto", andar em baixas velocidades com marcha alta e acelerar força bronzina por exemplo.
Mas se for pra performance próximo do corte é o ideal pois lembrando que quando o giro do motor cai no intervalo entre as marchas é bom que caia o menos possível.
Mas se for pra performance próximo do corte é o ideal pois lembrando que quando o giro do motor cai no intervalo entre as marchas é bom que caia o menos possível.
Pikes Peak- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013
Re: TROCA DE MARCHA
Boa tarde Pikes Peak, tudo tranquilo!?
Obg por opinar!
"INSTINTO"!!!
Não acredito que troquemos as marchas por "instinto" e sim por necessidade, necessidade do motor, do câmbio, da embreagem, da velocidade, da condição de rodagem (pista plana, subindo ladeira, descendo ladeira, com garupa, sem garupa, etc).
Obviamente as trocas de marchas das motos não são tão óbvias (ficou estranho isso) como as trocas nos carros. Nos carros ou você troca as marchas ou troca se não o carro para de desenvolver e isso em velocidades baixíssimas, diferente das motos que chegam a passar dos 100km/h na 1ª marcha como a Hayabusa por exemplo. Já coloquei 110 de 2ª em uma GS500E que meu primo tinha e poderia ter ido além disso.
Não estou mencionando nem o consumo, citado por SergioH8, apenas a faixa ideal (RPM) para que as mudanças (Marchas) ocorram.
Abraços amigão e mais uma vez obg por participar!!!
Obg por opinar!
"INSTINTO"!!!
Não acredito que troquemos as marchas por "instinto" e sim por necessidade, necessidade do motor, do câmbio, da embreagem, da velocidade, da condição de rodagem (pista plana, subindo ladeira, descendo ladeira, com garupa, sem garupa, etc).
Obviamente as trocas de marchas das motos não são tão óbvias (ficou estranho isso) como as trocas nos carros. Nos carros ou você troca as marchas ou troca se não o carro para de desenvolver e isso em velocidades baixíssimas, diferente das motos que chegam a passar dos 100km/h na 1ª marcha como a Hayabusa por exemplo. Já coloquei 110 de 2ª em uma GS500E que meu primo tinha e poderia ter ido além disso.
Não estou mencionando nem o consumo, citado por SergioH8, apenas a faixa ideal (RPM) para que as mudanças (Marchas) ocorram.
Abraços amigão e mais uma vez obg por participar!!!
NeyFCAndrade- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 20/08/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Bom dia,
Acho difícil estabelecer um giro ideal para troca de marcha, além de cada moto ter uma comportamento o piloto também tem, mais ou menos esportivo. Nunca tive Bandit mas suponho que ela tenha um motor parecido com a GSX750F, funcionava muito bem pra mim trocar as marchas perto do giro de cruzeiro (meia força).
Acho difícil estabelecer um giro ideal para troca de marcha, além de cada moto ter uma comportamento o piloto também tem, mais ou menos esportivo. Nunca tive Bandit mas suponho que ela tenha um motor parecido com a GSX750F, funcionava muito bem pra mim trocar as marchas perto do giro de cruzeiro (meia força).
lucciffer- Participante
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Idade : 60
Data de inscrição : 31/03/2015
Re: TROCA DE MARCHA
Se não for em função de um objetivo, (geralmente consumo ou potência) não existe uma faixa de giro ideal para troca de marchas. Os motores foram feitos pra trabalhar em todas as faixas de giro úteis. Na B12 quando meu foco é consumo (sem pressa) sempre uso o motor entre os 3e 4 mil rpm. Independente da marcha. Se estou afim de acelerar, o redline e o limite hehe...
VENOM- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 21/02/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Concordo com Venon, minha tocada em passeio troco por volta das 3 a 4 mil rpm curtindo o ronco e suavidade do motor. Pra uma tocada mais esportiva trabalho entre a faixa de torque máximo e de potência máxima, claro.
Obs: Não faço questão de consumo, mas a média que tenho feito é de 13 Km/l numa B12 com comandos da GSXR 1100, carburação trabalhada, ponto adiantado e escapamento esportivo micron.
Obs: Não faço questão de consumo, mas a média que tenho feito é de 13 Km/l numa B12 com comandos da GSXR 1100, carburação trabalhada, ponto adiantado e escapamento esportivo micron.
Alessandro Rodrigues- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 21/07/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Boa tarde senhores!
Muito bom ler o comentário de todos que participam desse assunto. Realmente tinha dúvidas sobre isso pois, entrei p o mundo motociclístico há menos de 1 ano e minha primeira moto já foi uma Bandit 650S. Todos os meus amigos se espantaram, falaram que eu era doido, deveria começar de baixo, blá, blá, blá,.... e eu sempre respondi: Ou eu compro uma "MOTO DE VERDADE" ou não compro, nada de começar com 250cc ou 300cc, é de 600cc pra cima
Mas, voltando ao assunto...
... acabei percebendo que não devo andar com a rotação tão baixa como estava fazendo. Estava usando a moto como um carro, tentando manter a rotação até no máximo os 3000 RPM. (Pura Ignorância)
Outra coisa que descobri com as andanças é que o motor trabalha "muuuuuito mais melhor de bom" com a rotação um pouco mais alta do que como eu estava habituado a fazer.
É isso aí galera.
Abraços a todos!
Muito bom ler o comentário de todos que participam desse assunto. Realmente tinha dúvidas sobre isso pois, entrei p o mundo motociclístico há menos de 1 ano e minha primeira moto já foi uma Bandit 650S. Todos os meus amigos se espantaram, falaram que eu era doido, deveria começar de baixo, blá, blá, blá,.... e eu sempre respondi: Ou eu compro uma "MOTO DE VERDADE" ou não compro, nada de começar com 250cc ou 300cc, é de 600cc pra cima
Mas, voltando ao assunto...
... acabei percebendo que não devo andar com a rotação tão baixa como estava fazendo. Estava usando a moto como um carro, tentando manter a rotação até no máximo os 3000 RPM. (Pura Ignorância)
Outra coisa que descobri com as andanças é que o motor trabalha "muuuuuito mais melhor de bom" com a rotação um pouco mais alta do que como eu estava habituado a fazer.
É isso aí galera.
Abraços a todos!
NeyFCAndrade- Participante
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Idade : 48
Data de inscrição : 20/08/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Por essa e outras coisas bem mais importantes é que o pessoal fala pra começar com as pequenas hehe. Abaixo dos 3000 o motor tem muito pouco torque, você está colocando um esforço desnecessário nele. Isso aumenta o consumo de combustível e o depósito de resíduos nos componentes envolvidos na combustão e escape.
VENOM- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 21/02/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Bom dia senhores!
Achei um artigo interessante. (Esse aqui abaixo) Link: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/05/qual-marcha-correta-para-cada-velocidade.html
MINHA PRIMEIRA MOTO
Qual a marcha correta para cada velocidade?
Para andar a 60 km/h na moto, devo usar a 5ª ou 6ª marcha?
Essa é uma pergunta que não dá para responder sem esclarecer um monte de coisas.
Primeiro, qual a velocidade máxima de sua moto?
Supondo que seja a moto mais comum do Brasil ou assemelhadas, uma 125/150, a velocidade real máxima dela será na casa dos 105 km/h.
"Ah, qualé, na minha 125 eu chego a 140 km/h!!"
Você está enganado.
Quem chega a 140 é só o ponteiro do seu velocímetro.
Todo velocímetro tem um erro para mais a fim de evitar que você seja multado.
Nas motos, esse erro passa de 10% e em alguns modelos chega a 20 ou 25%. (Na minha é ainda maior...) Ou bem menos, se for um velocímetro digital.
Esse erro aumenta com a velocidade, então vamos considerar que 60 km/h no velocímetro correspondam a uma velocidade real de uns 50 km/h.
Aí vem a outra questão: em que condições você está rodando a esses 60 que na verdade são 50 km/h?
No plano, sem ventos fortes, em uma moto de baixa cilindrada com 5 marchas, essa é a velocidade mínima para se usar a 5ª marcha; mas se precisar acelerar, você primeiro terá de reduzir para a 4ª marcha, senão a moto não terá força.
Em uma moto de baixa cilindrada com 6 marchas, essa velocidade estaria no início da faixa de uso da 4ª marcha.
"Cê tá brincando, para que andar forçando o motor se pode colocar uma marcha mais alta?"
É verdade, você consegue sim rodar na boa em marchas mais altas.
O problema é que se acontecer qualquer coisa que te obrigue a acelerar fundo para escapar de uma encrenca, uma marcha mais alta não terá força para arrancar a moto.
Rodando muito acima da faixa, você precisaria reduzir duas marchas para poder arrancar com vontade.
O ideal é sempre rodar em uma marcha adequada para a velocidade em que você está rodando.
Se quiser andar de boa, nada te impede, mas você terá de sempre lembrar de reduzir quando precisar aumentar a velocidade rapidamente.
Para saber a velocidade ideal de cada marcha, é só fazer as contas (vou limitar a 100 km/h e arredondar os valores para facilitar):
O escalonamento do câmbio de uma moto de 5 marchas é mais ou menos de 20 em 20 km/h reais. O velocímetro vai marcar bem mais, mas cada moto tem seu erro, você precisará descobrir o erro da sua.
1ª — 00 a quase 20 km/h
2ª — 20 a quase 40 km/h
3ª — 40 a quase 60 km/h
4ª — 60 a quase 80 km/h
5ª — 80 a quase 100 km/h
O escalonamento do câmbio de uma moto de 6 marchas é mais ou menos de 18 em 18 km/h reais. Idem quanto ao velocímetro. Os valores foram arredondados para múltiplos de 5 para facilitar a memorização.
1ª — 00 a quase 20 km/h
2ª — 20 a quase 35 km/h
3ª — 35 a quase 55 km/h
4ª — 55 a quase 70 km/h
5ª — 70 a quase 90 km/h
6ª — 90 a quase 105 km/h
Mas isso não encerra o assunto.
A marcha ideal para uma velocidade no plano não é a mesma quando aparece uma subida.
Ao sair do plano para uma subida, a técnica é não perder o embalo. Não espere a moto pedir marcha, senão ela perderá muita velocidade.
Sentiu que a moto perdeu um pouco de fôlego, troque de marcha e já entre com a rotação do motor lá em cima.
Só tome cuidado para não trocar de marcha antes da hora, senão seu motor poderá se danificar seriamente.
Com carga ou sem carga, subindo ou descendo, com vento a favor ou contra, a moto precisará fazer mais força, e cada situação exigirá que você sinta o que sua moto está pedindo naquele momento.
A faixa de trabalho ideal de um motor de baixa cilindrada varia de 3 a 7 mil rpm. Abaixo disso, o motor não terá boa força (torque) para empurrar a moto.
Acima disso, ele não conseguirá produzir mais torque, e a resposta ficará cada vez mais fraca — quando mais você exigir do motor, mais ele se aquecerá, mais depressa se desgastará, mais manutenção ele pedirá.
Desenvolver esse ouvido e tato leva algum tempo, mas quando você chega a um bom entendimento com sua máquina, ela agradece te dando ótimos momentos.
Abraços!!!
Achei um artigo interessante. (Esse aqui abaixo) Link: http://minhaprimeiramoto.blogspot.com.br/2014/05/qual-marcha-correta-para-cada-velocidade.html
MINHA PRIMEIRA MOTO
Qual a marcha correta para cada velocidade?
Para andar a 60 km/h na moto, devo usar a 5ª ou 6ª marcha?
Essa é uma pergunta que não dá para responder sem esclarecer um monte de coisas.
Primeiro, qual a velocidade máxima de sua moto?
Supondo que seja a moto mais comum do Brasil ou assemelhadas, uma 125/150, a velocidade real máxima dela será na casa dos 105 km/h.
"Ah, qualé, na minha 125 eu chego a 140 km/h!!"
Você está enganado.
Quem chega a 140 é só o ponteiro do seu velocímetro.
Todo velocímetro tem um erro para mais a fim de evitar que você seja multado.
Nas motos, esse erro passa de 10% e em alguns modelos chega a 20 ou 25%. (Na minha é ainda maior...) Ou bem menos, se for um velocímetro digital.
Esse erro aumenta com a velocidade, então vamos considerar que 60 km/h no velocímetro correspondam a uma velocidade real de uns 50 km/h.
Aí vem a outra questão: em que condições você está rodando a esses 60 que na verdade são 50 km/h?
No plano, sem ventos fortes, em uma moto de baixa cilindrada com 5 marchas, essa é a velocidade mínima para se usar a 5ª marcha; mas se precisar acelerar, você primeiro terá de reduzir para a 4ª marcha, senão a moto não terá força.
Em uma moto de baixa cilindrada com 6 marchas, essa velocidade estaria no início da faixa de uso da 4ª marcha.
"Cê tá brincando, para que andar forçando o motor se pode colocar uma marcha mais alta?"
É verdade, você consegue sim rodar na boa em marchas mais altas.
O problema é que se acontecer qualquer coisa que te obrigue a acelerar fundo para escapar de uma encrenca, uma marcha mais alta não terá força para arrancar a moto.
Rodando muito acima da faixa, você precisaria reduzir duas marchas para poder arrancar com vontade.
O ideal é sempre rodar em uma marcha adequada para a velocidade em que você está rodando.
Se quiser andar de boa, nada te impede, mas você terá de sempre lembrar de reduzir quando precisar aumentar a velocidade rapidamente.
Para saber a velocidade ideal de cada marcha, é só fazer as contas (vou limitar a 100 km/h e arredondar os valores para facilitar):
O escalonamento do câmbio de uma moto de 5 marchas é mais ou menos de 20 em 20 km/h reais. O velocímetro vai marcar bem mais, mas cada moto tem seu erro, você precisará descobrir o erro da sua.
1ª — 00 a quase 20 km/h
2ª — 20 a quase 40 km/h
3ª — 40 a quase 60 km/h
4ª — 60 a quase 80 km/h
5ª — 80 a quase 100 km/h
O escalonamento do câmbio de uma moto de 6 marchas é mais ou menos de 18 em 18 km/h reais. Idem quanto ao velocímetro. Os valores foram arredondados para múltiplos de 5 para facilitar a memorização.
1ª — 00 a quase 20 km/h
2ª — 20 a quase 35 km/h
3ª — 35 a quase 55 km/h
4ª — 55 a quase 70 km/h
5ª — 70 a quase 90 km/h
6ª — 90 a quase 105 km/h
Mas isso não encerra o assunto.
A marcha ideal para uma velocidade no plano não é a mesma quando aparece uma subida.
Ao sair do plano para uma subida, a técnica é não perder o embalo. Não espere a moto pedir marcha, senão ela perderá muita velocidade.
Sentiu que a moto perdeu um pouco de fôlego, troque de marcha e já entre com a rotação do motor lá em cima.
Só tome cuidado para não trocar de marcha antes da hora, senão seu motor poderá se danificar seriamente.
Com carga ou sem carga, subindo ou descendo, com vento a favor ou contra, a moto precisará fazer mais força, e cada situação exigirá que você sinta o que sua moto está pedindo naquele momento.
A faixa de trabalho ideal de um motor de baixa cilindrada varia de 3 a 7 mil rpm. Abaixo disso, o motor não terá boa força (torque) para empurrar a moto.
Acima disso, ele não conseguirá produzir mais torque, e a resposta ficará cada vez mais fraca — quando mais você exigir do motor, mais ele se aquecerá, mais depressa se desgastará, mais manutenção ele pedirá.
Desenvolver esse ouvido e tato leva algum tempo, mas quando você chega a um bom entendimento com sua máquina, ela agradece te dando ótimos momentos.
Abraços!!!
NeyFCAndrade- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 20/08/2014
Re: TROCA DE MARCHA
Nossa, quanta teoria... rss
Acelere o quanto ficar confortável para maquina e piloto e pronto. Uma condução ideal geralmente é intuitiva. Cada momento requer uma tocada. Deixe fluir e pronto. Curta a moto. Motos maiores não fora feitas para trabalho, mas sim para diversão, então divirta-se.
Acelere o quanto ficar confortável para maquina e piloto e pronto. Uma condução ideal geralmente é intuitiva. Cada momento requer uma tocada. Deixe fluir e pronto. Curta a moto. Motos maiores não fora feitas para trabalho, mas sim para diversão, então divirta-se.
Alessandro Rodrigues- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 21/07/2014
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