Superaquecimento!
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Luciano Cardoso
andradejea
6 participantes
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Superaquecimento!
E aí, galera, preciso de uma ajuda aqui...
Hoje eu tive a infelicidade de ter ficado aproximadamente 1 hora com a Bandit no trânsito da região central de Curitiba... O dia estava super-quente, em torno de 29 graus, eu andava uma quadra em primeira e segunda marchas, em velocidade de no máximo até 20 km/h, e o próximo semáforo fechava. Não tinha corredor pra passar, tudo fechado, cheio de carros e ônibus (porque motorista curitibano que se preza dá um jeitinho de fechar o corredor dos motociclistas, parece que se combinam pra fazer isso). E eu não podia ficar desligando a moto o tempo inteiro, pra não atrapalhar na hora que o semáforo abria, além do tempo ser curto. Algum tempo depois, parecia que estava pegando fogo embaixo das minhas pernas, de tanto calor do motor, e o barulho dele ficou meio "metálico".
Resumindo: + ou - 1 hora com o motor da Bandit ligado e sem refrigeração, na pior hipótese de trânsito possível, dia quente! Isso pode ter ferrado meu motor? Ou queimado junta de cabeçote? Empenado cabeçote? Alguém aí já passou por situação parecida, de ficar preso em engarrafamento por longo período e conseguiu se livrar de problemas no motor? Ah, a minha Bandit é refrigerada a óleo e ar, não tem ventoinha, como as de refrigeração líquida...
Hoje eu tive a infelicidade de ter ficado aproximadamente 1 hora com a Bandit no trânsito da região central de Curitiba... O dia estava super-quente, em torno de 29 graus, eu andava uma quadra em primeira e segunda marchas, em velocidade de no máximo até 20 km/h, e o próximo semáforo fechava. Não tinha corredor pra passar, tudo fechado, cheio de carros e ônibus (porque motorista curitibano que se preza dá um jeitinho de fechar o corredor dos motociclistas, parece que se combinam pra fazer isso). E eu não podia ficar desligando a moto o tempo inteiro, pra não atrapalhar na hora que o semáforo abria, além do tempo ser curto. Algum tempo depois, parecia que estava pegando fogo embaixo das minhas pernas, de tanto calor do motor, e o barulho dele ficou meio "metálico".
Resumindo: + ou - 1 hora com o motor da Bandit ligado e sem refrigeração, na pior hipótese de trânsito possível, dia quente! Isso pode ter ferrado meu motor? Ou queimado junta de cabeçote? Empenado cabeçote? Alguém aí já passou por situação parecida, de ficar preso em engarrafamento por longo período e conseguiu se livrar de problemas no motor? Ah, a minha Bandit é refrigerada a óleo e ar, não tem ventoinha, como as de refrigeração líquida...
andradejea- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 05/11/2014
Re: Superaquecimento!
Andrade,
boa tarde, a não ser que sua moto esteja com um óleo de baixa qualidade ou com muito tempo de uso ou muito abaixo do nivel, fora isso não tem com que se preocupar, as motos refrigeradas a ar/óleo estão preparadas para enfrentar essas situações de transito e calor ambiente intensos. Sugiro que use óleo sintético ou semi sintético com as especificações indicadas no manual.
Sds
boa tarde, a não ser que sua moto esteja com um óleo de baixa qualidade ou com muito tempo de uso ou muito abaixo do nivel, fora isso não tem com que se preocupar, as motos refrigeradas a ar/óleo estão preparadas para enfrentar essas situações de transito e calor ambiente intensos. Sugiro que use óleo sintético ou semi sintético com as especificações indicadas no manual.
Sds
Luciano Cardoso- Participante
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Idade : 46
Data de inscrição : 29/09/2013
Re: Superaquecimento!
Valeu Luciano, eu estava preocupado por causa disso. Agora a pouco, saí com ela e o som do motor mudou um pouco depois dessa "experiência infernal"... Está mais metálico, e o câmbio ficou meio duro tbm.
Estou pensando em adaptar uma ventoinha no radiador de óleo dela, já verifiquei e parece ter um bom espaço ali atrás do radiador. Como o motor dela não tem termostato e nem sensor de temperatura, pensei em colocar um interruptor para ligar a ventoinha, quando estiver em situações nas quais o motor irá esquentar mais. O que vc acha?
Ah, o óleo que estou usando no momento é o ELF mineral 4t, classificação 20W50 API SL Jaso MA, ou seja, é até melhor do que o recomendado no manual, que é o Lubrax 20W50 API SG. Esse óleo está com 900 km rodados, troquei assim que comprei a moto.
Estou pensando em adaptar uma ventoinha no radiador de óleo dela, já verifiquei e parece ter um bom espaço ali atrás do radiador. Como o motor dela não tem termostato e nem sensor de temperatura, pensei em colocar um interruptor para ligar a ventoinha, quando estiver em situações nas quais o motor irá esquentar mais. O que vc acha?
Ah, o óleo que estou usando no momento é o ELF mineral 4t, classificação 20W50 API SL Jaso MA, ou seja, é até melhor do que o recomendado no manual, que é o Lubrax 20W50 API SG. Esse óleo está com 900 km rodados, troquei assim que comprei a moto.
andradejea- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 05/11/2014
Re: Superaquecimento!
Bom dia, a ventoinha pode ajudar, de qualquer forma eu recomendo que voce use um óleo semi sintetico ou 100% sintetico porque resiste mais e por mais tempo a temperaturas mais severas.
Sds
Sds
Luciano Cardoso- Participante
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Idade : 46
Data de inscrição : 29/09/2013
Re: Superaquecimento!
Andrade,
A bandit não foi feita para transito pesado, não é seu habitat.
Curitiba é a capital mais fresca do pais e não vejo necessidade de adaptar uma ventoinha, pois iria só piorar a situação, ela joga um ar quente para cima que vc não tem noção..
Se ficou com a impressão que mudou o barulho, troque o óleo dela.
Pelo que sei esses motores ar/óleo são mais resistentes do que os liquidos.
Abraços e boa sorte.
Anderson
A bandit não foi feita para transito pesado, não é seu habitat.
Curitiba é a capital mais fresca do pais e não vejo necessidade de adaptar uma ventoinha, pois iria só piorar a situação, ela joga um ar quente para cima que vc não tem noção..
Se ficou com a impressão que mudou o barulho, troque o óleo dela.
Pelo que sei esses motores ar/óleo são mais resistentes do que os liquidos.
Abraços e boa sorte.
Anderson
Anderson Campinas- Participante
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Idade : 44
Data de inscrição : 06/01/2012
Re: Superaquecimento!
Irmão,a não ser que sua moto tenha algum problema de lubrificação ,tudo normal nesse tipo de situação! Ai faz 29º,que maravilha,aqui nesse INFERNO de Tiro de Janeiro faz 40,41 e até 42 no verão!!! não se assuste,coloque o óleo que o fabricante manda e va em frente.
abraços
A tempo,seu óleo é otimo,classificação SG superior ao recomendado pela fábrica.
abraços
A tempo,seu óleo é otimo,classificação SG superior ao recomendado pela fábrica.
Bellizzi- Participante
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Idade : 66
Data de inscrição : 04/08/2014
Re: Superaquecimento!
Fica tranquilo, não aconteceu nada...
Se tivesse queimado junta ou ferrado alguma coisa, você perceberia por algum vazamento, falha ou perda de potência.
Zelo por zero, você pode trocar o óleo.
Abs.,
Se tivesse queimado junta ou ferrado alguma coisa, você perceberia por algum vazamento, falha ou perda de potência.
Zelo por zero, você pode trocar o óleo.
Abs.,
_________________
JoHnny - João Carlos
jcarlosdelima@gmail.com
www.twitter.com/jcarlosdelima
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Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!
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Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013
Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
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also...
Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
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Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
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Atual: BMW S1000RR - 2015
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JoHnny- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: Superaquecimento!
Superaquecimento seria outra coisa, motocicleta foi feita para qualquer situação de transito, não ha necessidade de adaptar nada a não ser que ja tenha algo meia bomba...
Pikes Peak- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013
Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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