Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Duvidas com Moto Nova - Bandit

+11
aborgescoutinho
Miguel Thedin
marques
Pikes Peak
Andre_B12
Luciano Cardoso
x_x SRAD
ProSoft
Berlindo
ari
dno17
15 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por dno17 Ter 10 Jun 2014, 10:09

Bom dia a todos em primeiro lugar.

Tive uma Falcon por 5 anos e participava do falcon online, excelente forum.

Agora troquei de moto e comprei uma Bandit 600, 2004 e estou com algumas dúvidas que já revirei a internet e não consigo sanar.

Baixei o manual de serviços dela, mas ele é meio confuso.

1º - Qual a forma correta de medir o óleo da moto ?

Já revirei a internet e Youtube e não encontrei nenhuma explicação sobre isso.

Fico até comprometido a fazer um tutorial com filmagem para quem tem esta dificuldade.

No manual diz pra ligar, aguardar alguns minutos, esperar 3 minutos e olhar a "janela".
Perfeito mas no meu caso a janela fica absolutamente vazia, não marca nada.
Tentei colocar no cavalete e nada, tentei tombar a moto aí sim mas fica algo falho, pois quanto mais eu tombo mais óleo mostra ali até encher.


2º - No manual da moto fala pra usar óleo 15w40, é isso mesmo que voces utilizam nas motos de voces ?

3º - No manual diz que o óleo pode ser trocado a casa 6.000 km. Procede também ?

4º - Torneira (Valcula) de Gasolina - a mesma apresenta 3 posições. ON, RES e PRI. Pois bem estou tendo alguns problemas da moto falhando.
A RESERVA abre quando chega no ultimo ponto de gasolina no painel ? assim que começa a piscar ? e o que seria a marcação PRI ? Não existe Fechado ?


Agradeço a quem puder me ajudar, estou chegando agora mas gosto muito de ajudar a todos também.

dno17
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 10/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por ari Ter 10 Jun 2014, 10:29

1- acho que o nível do óleo esta baixo.

2- usei o recomendado no manual

3- troco com 3000 Km juntamente com o filtro de óleo

4- a torneira não tem posição "fechado". ON= para uso normal; RES= reserva; PRI= passagem direto do combustível para os carburadores. Dá uma olhada nesse tópico: https://www.suzukionline.org/t5117-qual-a-diferenca-de-usar-a-torneira-gsxr-1100-no-on-e-no-pri


_________________
Abs,


Ari


Duvidas com Moto Nova - Bandit Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por dno17 Ter 10 Jun 2014, 11:09

ari escreveu:1- acho que o nível do óleo esta baixo.

2- usei o recomendado no manual

3- troco com 3000 Km juntamente com o filtro de óleo

4- a torneira não tem posição "fechado". ON= para uso normal; RES= reserva; PRI= passagem direto do combustível para os carburadores. Dá uma olhada nesse tópico: https://www.suzukionline.org/t5117-qual-a-diferenca-de-usar-a-torneira-gsxr-1100-no-on-e-no-pri


Legal, algumas duvidas já foram sanadas, como por exemplo da torneira de gasolina. Estava lendo no manual e ela funciona tipo uma bomba de gasolina por vácuo, então se estiver em ON com motor desligado ela não desce gasolina.

Mas pode me dizer qual a forma correta de medir o óleo ? E posso usar 15W40 sem medo mesmo ?

Moto no cavalete Central ou lateral ?

Ligo a moto, aguardo alguns minutos e como proceder ?

Não achei nada, nem em foruns nem no youtube sobre isso. Como já disse pretendo criar um video mostrando o procedimento correto.


dno17
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 10/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Berlindo Ter 10 Jun 2014, 11:14

Moto no cavalete central sempre. Se vc estiver com a moto quente de um rolê, pare ela, deixe-a quieta por uns 10 minutos e meça. Senão liga, deixa ela esquentar, desliga, dá uns 5 minutos e mede.

Eu ñ fazia nada disso, media com ela fria mesmo, a diferença é bem pouca.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por dno17 Ter 10 Jun 2014, 11:24

Aí que esta pessoal, ou estou fazendo algo errado ou a moto esta sem óleo, o que não acredito, pois peguei a moto a 2 semanas, e vim de longe com ela acelerando forte, se estivesse sem óleo já teria ido pro espaço.

Vou tentar hoje novamente com a moto totalmente fria. Esta parada na garagem aqui no serviço desde cedo.

Vejam se confirma o procedimento:

1º - Colocar a moto no cavalete Central
2º - Dar a partida e deixar funcionando por uns 5 minutos
3º - Desligar a moto, aguardar mais 5 minutos e verificar a janela

É isso que devo fazer ?

Na ultima vez que fiz isso a moto estava quente, parada por uns 10 minutos, e o que ocorreu foi o seguinte, ao ligar a moto a janela do óleo começou a aparecer tipo respingos, como se estivesse pulverizando óleo nela por dentro, só que depois disso o óleo sumiu e não apareceu mais nada lá.

Depois disso só mostrava óleo lá quando tombava a moto pro mesmo lado da janela.

Abri a tampa do óleo para verificar mas não tem vareta, apenas testei a consistência e cor do óleo e estava com aparência normal, viscoso e claro.

Enfim estou encucado demais com isso, mas já deveria ter trocado óleo e filtro. Farei isso amanhã sem falta.

Achei o manual de serviço dela muito fraco sobre uma coisa que pode levar o motor a óbito.

Continuo agradecido pela atenção, e quem quiser e puder gostaria muito de continuar discutir este tópico.


dno17
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 10/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por ProSoft Ter 10 Jun 2014, 13:14

Não conheço essa moto em particular, mas o procedimento para medição do óleo é esse mesmo. Não está sem óleo, mas com o nível baixo. Quanto ao óleo recomendável, deve ser esse mesmo. Apenas atente para a classificação mínima exigida no manual. Se você pegou a moto agora, faça uma revisão geral, incluindo troca de óleo e filtro.
ProSoft
ProSoft
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 04/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por x_x SRAD Ter 10 Jun 2014, 14:03

ProSoft escreveu:Não conheço essa moto em particular, mas o procedimento para medição do óleo é esse mesmo. Não está sem óleo, mas com o nível baixo. Quanto ao óleo recomendável, deve ser esse mesmo. Apenas atente para a classificação mínima exigida no manual. Se você pegou a moto agora, faça uma revisão geral, incluindo troca de óleo e filtro.

2X Se quer fazer o tira teima, manda um amigo segurar a moto bem reta p vc, ai vc olha a janela, se não fizer a revisão pelo menos troque oleo e filtro de oleo.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Berlindo Ter 10 Jun 2014, 14:03

Cara, o nível do óleo da sua moto está baixo, só isso. Complete. A diferença entre o mínimo e o máximo do mostrador, na Bandit senão me engano é de apenas 500 ml.

Troque o óleo urgente. Vc acabou de comprar a moto, isso é o mínimo a ser feito.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Luciano Cardoso Ter 10 Jun 2014, 18:13


Boa tarde,

Seja bem vindo ao nosso fórum, assim como nossos colegas, vou tentar ajudar também...

Como adquiriu a moto agora, seria bom você mandar fazer uma revisão no seu mecânico de confiança e trocar logo o óleo e filtro por segurança...

Vamos lá, em relação ao tópico 1:
A forma correta de verificar o nível do óleo é colocando a moto no cavalete central, num lugar plano, o nível deve constar entre o traço inferior (mínimo) e o traço superior (máximo), de 3 a cinco minutos após desligar o motor já dá pra você conferir;

Tópico 2:
No manual da minha (Bandit 1200N 2006) recomenda o óleo mineral 20W50, porém eu uso o Motul 5100

Tópico 3:
O manual recomenda a troca a cada 6.000Km, mas fica a seu critério trocar com menos, eu particularmente troco com 3.500 a 4.000Km no máximo

Tópico 4:
esse eu busquei uma resposta já existente em outro tópico, respondido por outro colega nosso:

ON posição normal. A gasolina só vai para os carburadores com o motor ligado.
PRI só deve ser usada quando a moto ficou parada por um longo período quando é possível que a gasolina tenha secado nos carburadores ou ainda se acabar toda a gasolina do tanque. Nesta posição a gasolina vai para os carburadores mesmo estando o motor desligado.
Assim que o motor for ligado a chave deve imediatamente ser colocada na posição ON sob risco de danos ao motor. Nunca deve ser usada em condições normais

Abraços,
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Andre_B12 Ter 10 Jun 2014, 19:15

deveria ser por isso que a minha bandit 1200n gastava, andava sempre no PRI hehehehe, mas nunca deu nada.
Andre_B12
Andre_B12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Óleo

Mensagem por dno17 Qua 11 Jun 2014, 10:12

Agradeço pelas dicas de todos. Vamos as ultimas informações.

Ontem a noite tentei seguir os passos dados mas não funcionou novamente.

Hoje de manhã segui a ultima dica de ligar a moto, andar por cerca de 5 minutos e aí sim a janela apareceu o óleo bem no meio.

Em todo caso tentei trocar o óleo mas ninguém por aqui tinha óleo 15w40.

Na hora do almoço vou ver se encontro algum óleo e farei a troca final de tarde com filtro Fran.

Depois vou checar novamente o nivel do óleo da forma que deu certo para saber se finalmente seria o modo mais acertado.

Grato a todos pela ajuda.

dno17
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 10/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Pikes Peak Qua 11 Jun 2014, 23:39

Cara. Eu verifico o óleo da minha moto frio mesmo e acho que isso que o manual recomenda,ligar por um tempo é o procedimento para troca do oleo, afinal vai estar quente e vai fluir bem para fora do carter. Se ligar e esperar 5 minutos o oleo nao vai retornar todo para o carter e aparecer na janela..Vc ja verificou antes de ligar a moto por 5 minutos, digo ir amanha pela manha e verificar o nivel. Só se estiver baixo que não vai aparecer nada...

Pikes Peak
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 03/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por dno17 Ter 30 Dez 2014, 11:45

Então, com a moto fria simplesmente não aparece nada na janela, mas como faz dias que eu olhei farei novamente o teste.
Até o momento o que tenho feito é ligar a moto e realmente andar um pouco, cerca de 5 a 10 minutos para o motor chegar na temperatura ideal de trabalho.
Após isso paro a moto na posição reta e começo olhar a janela em mais 1 minuto o óleo começa aparecer na janela marcando o nível.
Agradeço novamente pelas dicas.

dno17
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 10/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por marques Ter 30 Dez 2014, 12:20

eu tenho uma gsx650f que segue a mesma mecânica da bandit o certo e aquecer a moto colocar ela reta e olhar o visor, lembrando que a moto tem que estar desligada, mas concordo com o amigo que disse que o ideal seria pegar a moto assim que a comprou e fazer a troca de óleo e filtro, pois vc não sabe quantos km ja estava quando o cara trocou ou se ele troca corretamente, em relação ao óleo e complicado porque no manual pelo menos no meu manda usar óleo mineral o que não faço logico uso mutul sintético e faço a troca a cada 4000 com filtro
marques
marques
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/12/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Miguel Thedin Qui 01 Jan 2015, 20:48

Cara a minha é 650 S 2007, carburada como a sua, só uso Motul 5100 e filtro de óleo K&N, fica perfeita.

Miguel Thedin
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 06/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por dno17 Sex 02 Jan 2015, 09:51

o óleo já troquei faz tempo, já esta até chegando a próxima troca que farei com 4000 km também. Optei por um óleo mais em conta porém muito superior ao que consta no manual e não tive problemas. Estou usando Mobil MX Sintético 15w50, que foi o mais próximo do indicado no manual.
Quanto a sua moto Miguel Thedin, pensei que todas as 650 já fossem injeção, achei que fosse 600/1200 carburadas e 650/1250 injeção.

Duvidas com Moto Nova - Bandit __leo_Mobil_MX_1_4e5e493ced735__77446_zoom

dno17
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 10/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Berlindo Sex 02 Jan 2015, 10:16

Qdo usei esse óleo na minha ex-675, não gostei muito não. É semi sintético, né?

Mas pode trocar com 5 mil km tranquilo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por aborgescoutinho Ter 23 Fev 2016, 11:54

hehe... achei bem esquisito tbém qdo tirei a tampinha do óleo da Bandit 1250 e não tinha vareta... Pensei, ferrou... Só depois lendo o manual q descobri q tem uma janelinha muito prática do lado direito do motor pra ver o nível do óleo Smile.. Mas uma coisa concordo universalmente... Se o acesso embaixo do banco da moto e no tanque de combustível é feito somente com a chave, por que o acesso ao óleo do motor é só desrosquear uma tampinha de plástico? Se o malandro, por exemplo, abrir a tampa do óleo de motor e jogar areia ali dentro, ou açucar ou água que seja, vai ferrar com a moto da pessoa....
Poxa, coloca uma tampa q só da acesso com chave da ignição aeee Wink
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Luciano Cardoso Qua 24 Fev 2016, 10:51

aborgescoutinho escreveu:hehe... achei bem esquisito tbém qdo tirei a tampinha do óleo da Bandit 1250 e não tinha vareta... Pensei, ferrou... Só depois lendo o manual q descobri q tem uma janelinha muito prática do lado direito do motor pra ver o nível do óleo Smile.. Mas uma coisa concordo universalmente... Se o acesso embaixo do banco da moto e no tanque de combustível é feito somente com a chave, por que o acesso ao óleo do motor é só desrosquear uma tampinha de plástico? Se o malandro, por exemplo, abrir a tampa do óleo de motor e jogar areia ali dentro, ou açucar ou água que seja, vai ferrar com a moto da pessoa....
Poxa, coloca uma tampa q só da acesso com chave da ignição aeee Wink

Realmente fica vulnerável, mas existem alguns acessórios onde essa tampa do óleo só sai com determinada chave, assim como algumas tampinhas da válvula do pneu..
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Berlindo Qua 24 Fev 2016, 14:44

Eu fecho com alicate, então fica ruim de abrir, só com alicate mesmo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por aborgescoutinho Qua 24 Fev 2016, 16:29

Eu fecho com alicate tbém... Como tem aquela borrachinha a pressão maior fica ali, mas não aperto muito, só 1mm além do que foi apertado com a mão, já que "espanar" a rosca da tampinha de plástico não deve ser difícil.. Fiquei cabreiro de comprar uma tampinha de metal tipo procton racing, aplicar muita força ali pra fechar vai que "espana" a rosca da tampa do motor? ai ferrou..
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por LSMoulard Qua 24 Fev 2016, 23:09

Tenho uma b650 11 e tambem tive o mesmo problema,
Estou com a moto a 1 mês andando depois de fazer uma revisão antes de sair da loja e por curiosidade fui verificar o nível do oleo e não aparece igual seu caso,
Vou tentar essas dicas pra verificar pq assim como você acredito que ae naotivesse oleo o motora já tinha pifado!

LSMoulard
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/02/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por aborgescoutinho Qui 25 Fev 2016, 06:36

eitah... o nível do óleo tem que aparecer velho, com a moto no cavalete central ou na vertical... Não no descanso lateral, ai não aparecerá mesmo.
Qdo eu estava de Hornet, faz uns anos, sai de uma revisão tbém numa autorizada 3 km depois parei no posto pra abastecer... Deixei a motoca parada por uns minutos e fui lá verificar o óleo... Sempre com a moto na vertical, o óleo não chegou nem no mínimo da vareta, nem puxando a moto pro lado direito encostou... Era um posto Ipiranga... Ali mesmo já comprei por 15 mangos um óleo de mesma viscosidade 4 tempos e jogamos quase o litro inteiro até chegar no nível certo... Lubrificação insuficiente é muito cruel pro motor inteiro.
aborgescoutinho
aborgescoutinho
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 03/11/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por gfpitombeira Qui 24 Mar 2016, 19:22

Boa noite parceiros, aproveitandoo bonde,tenho uma bandit 1250 09 n. Percebi há pouco que depois que desligo o motor, quando começa a esfriar, a janelinha do óleo fica suada por dentro.Nao chega a escorrer gotas, mas fica suada e depois some. Não vi água no óleo, mas estou preocupado. Por favor me ajudem com uma dica.

gfpitombeira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 21/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por gfpitombeira Qui 24 Mar 2016, 19:22

Boa noite parceiros, aproveitandoo bonde,tenho uma bandit 1250 09 n. Percebi há pouco que depois que desligo o motor, quando começa a esfriar, a janelinha do óleo fica suada por dentro.Nao chega a escorrer gotas, mas fica suada e depois some. Não vi água no óleo, mas estou preocupado. Por favor me ajudem com uma dica.

gfpitombeira
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 21/03/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Duvidas com Moto Nova - Bandit Empty Re: Duvidas com Moto Nova - Bandit

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos