Hayabusa esquentado
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Fernandohayabusa
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Suzuki Online :: Geral :: Mecânica
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Hayabusa esquentado
Pessoal boa tarde!
Troquei fluido radiador da minha Hayabusa deixei ela ligada em casa ligou ventinha normal a 104 graus, ate ae normal mas se deixar um pouco mais ela chega no vermelho alguem pode me dar dicas coloquei 2,5l e completei nivel no reservatorio, tenho duvida se tem que colocar fluido ate a boca do radiador, alguem pode me ajudar
Troquei fluido radiador da minha Hayabusa deixei ela ligada em casa ligou ventinha normal a 104 graus, ate ae normal mas se deixar um pouco mais ela chega no vermelho alguem pode me dar dicas coloquei 2,5l e completei nivel no reservatorio, tenho duvida se tem que colocar fluido ate a boca do radiador, alguem pode me ajudar
Fernandohayabusa- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 28/10/2013
Re: Hayabusa esquentado
Pode ser ar no sistema
MadMax600- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 11/02/2013
Re: Hayabusa esquentado
Vc pode me informar como sangrar
Fernandohayabusa- Participante
-
Idade : 38
Data de inscrição : 28/10/2013
Re: Hayabusa esquentado
Olá Fernando.
Existem vários fatores que podem ocorrer e fazer a Hayabusa esquentar. O tipo de fluído não interessa, ela tem que esfriar com água ou líquido de radiador. O radiador tem que estar até a boca de água, o reservatório de plástico, tem uma marca (Full) mostrando onde até se deve encher.
Os problemas podem ser:
º Vazamentos - Líquido vazando aos poucos.
º Válvula Termostática: Trava fechada e impede a circulação da água nos dutos.
º Senso de temperatura ou Cebilão: Responsável por acionar a ventoinha em +- 110 graus. Se ele estiver com defeito, não acionará a ventoinha aí o sistema superaquece.
º Bomba dágua: Se ela estiver com problema, a água não circulará pelo sistema causando superaquecimento. No caso da Haya, é difícil dar problema na bomba, só se for de vazamento, mas deixar de circular a água pelo sistema é difícil, pois é uma peça muito mecânica e toda de alumínio.
º Ventoinha: Pode estar velha, falhando funcionando na hora que quer, ou mesmo não funcionando. A ventoinha é responsável para fazer o ar passar pelo radiador.
º Relê da ventoinha: Esse é mais difícil de dar problema, mas é uma peça que pode dar problema também.
º Sistema sujo: Se o radiador estiver sujo por dentro, irá restringir a passagem da água, assim, não fazendo a refrigeração correta e causando o superaquecimento. Barro ou sujeira no lado de fora do radiador (telinha) também pode obstruir a passagem do ar e não refrigerando corretamente.
Enfim, tendo a lista acima, você terá que ir filtrando até chegar no problema.
Recomendo que você limpe o radiador, tirando-o fora e lavando internamente e externamente. Cheque se depois de lavado se a água passa fluentemente enfiando uma mangueira na ponta do radiador. Lave e limpe os canos de borracha.
Aproveite tire a válvula termostática, sem ela, fica mais fácil de ir filtrando os problemas.
Monte tudo, complete a água e ligue a moto. Quando o ponteiro do marcador chegar até o meio, fique observando, pois passando do meio, logo a ventoinha irá ligar para refrigerar o radiador. Se a ventoinha não ligar, você ainda tem dois problemas para resolver, ou é o cebolão que não está acionando a ventoinha, ou a própria ventoinha está com problema, ela pode estar fraca também, assim não consegue refrigerar.
Ai você vai ter que testar o cebolão e a ventoinha para ver qual deles está com problema.
No meu caso, eu troquei a válvula termostática, o cebolão e fui descobrir que o problema era com a ventoinha que já estava cansada e as vezes ela não ligava. Em teste que fiz ligando ela direto na bateria, percebi que hora ela ligava e hora não, quando não ligava eu dava uma cutucada na paleta e ela girava. Isso estava causando o superaquecimento da minha que é ano 2001.
Claro, existem outros fatores como fio com mau contato ou conector quebrado que pode estar causando o problema.
Espero ter ajudado.
Aproveitando eu faço alça de tanque para garupa. Caso interessar ou indicar o site é: www.motopecasjp.com.br
Existem vários fatores que podem ocorrer e fazer a Hayabusa esquentar. O tipo de fluído não interessa, ela tem que esfriar com água ou líquido de radiador. O radiador tem que estar até a boca de água, o reservatório de plástico, tem uma marca (Full) mostrando onde até se deve encher.
Os problemas podem ser:
º Vazamentos - Líquido vazando aos poucos.
º Válvula Termostática: Trava fechada e impede a circulação da água nos dutos.
º Senso de temperatura ou Cebilão: Responsável por acionar a ventoinha em +- 110 graus. Se ele estiver com defeito, não acionará a ventoinha aí o sistema superaquece.
º Bomba dágua: Se ela estiver com problema, a água não circulará pelo sistema causando superaquecimento. No caso da Haya, é difícil dar problema na bomba, só se for de vazamento, mas deixar de circular a água pelo sistema é difícil, pois é uma peça muito mecânica e toda de alumínio.
º Ventoinha: Pode estar velha, falhando funcionando na hora que quer, ou mesmo não funcionando. A ventoinha é responsável para fazer o ar passar pelo radiador.
º Relê da ventoinha: Esse é mais difícil de dar problema, mas é uma peça que pode dar problema também.
º Sistema sujo: Se o radiador estiver sujo por dentro, irá restringir a passagem da água, assim, não fazendo a refrigeração correta e causando o superaquecimento. Barro ou sujeira no lado de fora do radiador (telinha) também pode obstruir a passagem do ar e não refrigerando corretamente.
Enfim, tendo a lista acima, você terá que ir filtrando até chegar no problema.
Recomendo que você limpe o radiador, tirando-o fora e lavando internamente e externamente. Cheque se depois de lavado se a água passa fluentemente enfiando uma mangueira na ponta do radiador. Lave e limpe os canos de borracha.
Aproveite tire a válvula termostática, sem ela, fica mais fácil de ir filtrando os problemas.
Monte tudo, complete a água e ligue a moto. Quando o ponteiro do marcador chegar até o meio, fique observando, pois passando do meio, logo a ventoinha irá ligar para refrigerar o radiador. Se a ventoinha não ligar, você ainda tem dois problemas para resolver, ou é o cebolão que não está acionando a ventoinha, ou a própria ventoinha está com problema, ela pode estar fraca também, assim não consegue refrigerar.
Ai você vai ter que testar o cebolão e a ventoinha para ver qual deles está com problema.
No meu caso, eu troquei a válvula termostática, o cebolão e fui descobrir que o problema era com a ventoinha que já estava cansada e as vezes ela não ligava. Em teste que fiz ligando ela direto na bateria, percebi que hora ela ligava e hora não, quando não ligava eu dava uma cutucada na paleta e ela girava. Isso estava causando o superaquecimento da minha que é ano 2001.
Claro, existem outros fatores como fio com mau contato ou conector quebrado que pode estar causando o problema.
Espero ter ajudado.
Aproveitando eu faço alça de tanque para garupa. Caso interessar ou indicar o site é: www.motopecasjp.com.br
Eric_ABC- Participante
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Idade : 49
Data de inscrição : 26/08/2013
Re: Hayabusa esquentado
Boa tarde a todos. Sou novo aqui no forum e peço a gentileza de alguem poder me ajudar com o seguinte problema que estou tento com a minha Hayabusa 2007. Bom tudo começou quando dei uma volta pela cidade onde eu moro e quando retornei para minha tenho o costume de desligar a moto sempre após a ventoinha parar de funcionar. Acontece que nesse dia eu parai a moto na garagem e ela estava em marcha lenta com a ventoinha ligada e o ponteiro da temperatura um pouco acima do nivel médio. Como tenho costume de desligar a moto só depois que a ventoinha desliga fiquei aguardando e notei que ao invés da temperatura baixar ela começou a subir aos poucos até chegar a acender a luz vermelha de temperatura. A temperatura ficou subindo mesmo com a ventoinha ligada e após encostar na faixa vermelha a ventoinha desligou. O radiador e o reservatório estavam cheios. Esperei a moto esfria e depois liguei novamente e notei que o liquido do reservatório baixava conforme o motor ia esquentando e retornava para o reservatório quando o motor era desligado. Não sei oque fazer pois me disseram que poderia ser junta do cabeçote e me falaram que a junta custa 2000 reais. Agora ficou feia a coisa kkkk.
Rodrigo Ayusso- Participante
-
Idade : 42
Data de inscrição : 10/10/2013
Re: Hayabusa esquentado
VC CONSEGUIU RESOLVER O PROBLEMA?
Neyohe- Participante
-
Idade : 52
Data de inscrição : 30/12/2014
Re: Hayabusa esquentado
faltou citar a tampa do radiador...pois tive o mesmo problema e foi a tampa.
neto1- Participante
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Idade : 47
Data de inscrição : 20/01/2010
Re: Hayabusa esquentado
Isso que eu ia falar, tampa do radiador.
Teste a da Ranger, abertura em 1.1 bar, custa 30 reais ao invés dos 150 da Suzuki...e é a mesma tampa.
Teste a da Ranger, abertura em 1.1 bar, custa 30 reais ao invés dos 150 da Suzuki...e é a mesma tampa.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Hayabusa esquentado
essa da RANGER ai eu naum sabia... boa BERLINDO.. vo gravar essa dica
neto1- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 20/01/2010
Re: Hayabusa esquentado
Fernando, o reservatorio do sistema de arrefecimento da Hayabusa pega 2,95 litros, qual foi o fluido que voce colocou? eu recomendo usar o Motocool Expert da Motul, voce arriou completamente antes de recolocar? deixou a moto ligada sem a tampa para extrair o ar do sistema quando recolocou o fluido? depois que a ventoinha disparou vc desligou e esperou esfriar pra conferir o nivel novamente?
Luciano Cardoso- Participante
-
Idade : 46
Data de inscrição : 29/09/2013
Re: Hayabusa esquentado
A minha e uma hayabusa 2002 e to tendo problemas com super aquecimento,esses dia eu fui num shoping e quando fui guardar o cartão do estacionamento deixei ela tombar um pouco e não segurei mais, ela deitou, dai eu levantei dinovo, e quando voltei pra casa que fica em torno de 4 kilometros do shoping eu notei que o ponteiro tava no vermelho, faltando poucos metros pra chegar em casa o reservatório tava fervendo e borbulhando, ao ponto de soltar a tampa da borracha e jogar água fervente na minha perna esquerda, que ta toda queimada,mas isso ja vinha acontecendo de ficar fervendo e borbulhando, e outras horas não, ficava normal, e um mistério mesmo, mas pelos comentários, to achando que pode ser uma dessas peças que hora funciona e hora não,o problema agora e saber qual delas e que ta assim.
onildo silva- Participante
-
Idade : 51
Data de inscrição : 09/02/2015
Re: Hayabusa esquentado
Deve ser a tampa do radiador ou alguma mangueira que está deixando entrar ar no sistema. Aposto primeiro na tampa.
Use a da Ranger, abertura em 1.1bar, idêntica a que a Suzuki cobra 150,00 e custa 30,00 em qualquer autopeças.
Use a da Ranger, abertura em 1.1bar, idêntica a que a Suzuki cobra 150,00 e custa 30,00 em qualquer autopeças.
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Hayabusa esquentado
aonde fica geralmente a válvula termostática? no meu caso mais precisamente na gsxr 750
igorpbs- Participante
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Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012
Re: Hayabusa esquentado
Tenta localizar no part list: http://www.alpha-sports.com/suzuki_parts.htm
Berlindo- Participante
-
Idade : 41
Data de inscrição : 07/07/2009
Re: Hayabusa esquentado
aki é melhor berlindo: http://www.suzukimotos.com.br/extranet/cat/catalogo_de_pecas/CPS/index.html
igorpbs- Participante
-
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012
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