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[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013)

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Mensagem por gbordallo Sex 16 Ago 2013, 14:03

Galera, segue um tutorial bastante ilustrado que fiz, explicando como se instala o X-TRE da HealTech.

Para fazer a instalação não precisa ser um profissional na área, o procedimento é bem simples, mas tem que ter o mínimo de conhecimento em elétrica para fazer essa instalação.

Vale lembrar também que não me responsabilizo pela instalações feitas, estou apenas explicando como eu fiz a instalação na minha moto.



O que é X-TRE?

A maioria das motos com injeção eletrônica, vem basicamente com 4 mapas de injeção de fábrica, sendo um mapa para  as três primeiras marchas (1ª, 2ª e 3ª) e mapas individual para as três marchas restantes (4ª, 5ª e 6ª). O mapa das três primeiras marchas, são mais amansados que os das outras marchas e as três últimas marchas tem mapas diferentes umas das outras, sendo que no caso da Hayabusa, o melhor mapa, o que entrega a potência total da moto, é o da 5ª marcha. O X-TRE é um módulo que engana a ECU da moto, informando para a mesma que todas as marchas são apenas uma, ou seja, a ECU vai colocar o mapa da marcha selecionada em todas as outras marchas.


Instalação da X-TRE


Ferramentas:
*Chave Allen 5 mm
*Chave Allen 6 mm
*Alicate universal
*Alicate de corte
*Chave de boca 10 mm

1º passo (desmontagem do banco do piloto, tanque de combustível e bateria)

Utilizando a chave Allen de 6 mm, desmonte  os dois parafusos (um de cada lado) que prendem o banco do piloto.
Após desmontagem do banco do piloto, com a chave Allen de 5 mm solte os dois parafusos que ficam na frente do tanque de combustível, para poder levantar o tanque. Utilize a haste que vem no kit de ferramentas da Hayabusa para deixar o tanque levantado.
Com uma chave de boca de 10 mm, solte os cabos da bateria.
PS: Primeiro solte o borne negativo (-) da bateria, e depois o borne positivo (+), dessa forma você evita curto circuitos indesejados.

2º Passo (instalação elétrica)

A instalação elétrica é bem simples, são apenas três fios da X-TRE para instalar no chicote da moto, um para alimentação do módulo e os outros dois para fazer o by-pass do fio que indica as marchas no painel.
A Fig. 01 mostra os componentes que vem no kit da X-TER.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Y58d
Fig. 01

Agora vamos identificar o fio que deverá alimentar o X-TRE, o ideal é que seja um positivo pós-chave. No meu caso eu achei mais prático ligar no fio que alimenta o interruptor do freio traseiro, como mostra na Fig. 02.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) M8xs
Fig. 02

Para facilitar, solte o chicote como mostra na Fig. 03.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Lyoc
Fig. 03

Agora com o chicote solto, una o fio laranja/verde do chicote da moto com o fio vermelho do X-TRE como mostra as Fig. 04, 05, 06 e 07.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) L88n
Fig. 04

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Sqme
Fig. 05

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Fk8t
Fig. 06

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) 3e9i
Fig. 07

Agora vamos identificar o fio que sai da ECU e vai para o painel da moto que informa a marcha. O fio é o verde/preto que se encontra no conector preto do chicote da ECU. Ele é o sexto fio da direita para esquerda da parte superior do conector, como mostra na Fig. 08.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Loru
Fig.08

Com o fio identificado, agora é só cortá-lo.

Não corte o fio muito próximo ao conector, como pede o manual de instalação da própria HealTech, se não fica muito ruim para emendar os fios depois.
Nas Fig. 09 e 10 eu mostro um ponto ideal para cortar o fio verde/preto.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) 5qdu
Fig. 09

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) 8w4w
Fig. 10


Com o fio verde/preto do chicote da moto cortado, una a ponta do fio branco/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para o painel, como mostra na Fig. 11.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) 9g6v
Fig. 11

Agora una a ponta do fio verde/preto do X-TER com a ponta do fio verde/preto do chicote da moto do lado cortado que vai para a ECU, como mostra na Fig. 12.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Etcz
[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) 4xja

Fig. 12

Com a parte elétrica do X-TRE ligada, não conecte ainda o chicote do mesmo na caixinha, primeiro identifique o conector do sensor de posicionamento das marchas e conecte conforme Fig. 13.

Tome cuidado para não conectar no conector errado. O conector da bomba de combustível é exatamente igual ao do sensor de posição das marchas, ele tem uma capa azul então fica fácil de identificar o conector da bomba.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Pwus
[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Ohx4
Fig. 13.

Agora conecte o chicote do X-TER na caixinha e prenda a mesma no quadro da moto do lado esquerdo, como mostra a Fig. 14.

[TUTORIAL] Instalação X-TRE na Hayabusa K8/K9 (2008/2013) Mpww
Fig. 14.

Remonte o chicote da moto, depois a bateria , o tanque e por último o banco do piloto.



PS: Na hora de montar a bateria, faça o procedimento ao contrário da desmontagem, ou seja, primeiro monte o borne positivo (+) para depois montar o borne negativo (-).

3º Passo (configuração do X-TRE)

A configuração é bem simples, primeiro engate a primeira marcha, depois com o botão de start  na posição “RUM”, vire a chave de ignição para a posição “ON”. Vai aparecer o número “4” no painel da moto onde indica as marchas e depois vai aparecer o número “1” indicando que a primeira marcha está engatada.

Agora desligue a chave de ignição colocando na posição “OFF” e mantenha o botão dd start na posição “RUM”. Engate a marcha no qual você vai querer copiar para as outras marchas (lembre que só os mapas da 4ª, 5ª e 6ª podem ser copiados). O mapeamento mais forte no caso da Hayabusa, é o da 5ª marcha, sendo que da para mapear também o da 4ª e o da 6ª. Ligue a chave de ignição e aparecerá a que você selecionou e depois, o número vai piscar uma vez, indicando que a moto agora está com o mapeamento da marcha selecionada.





Depois eu posto um vídeo de como configurar o X-TRE, fica melhor para o entendimento da galera.
Espero que tenham gostado desse tutorial, sei que vai ajudar bastante, porque o manual original da Haltech é meio confuso, ainda mais para mim que não domino a fundo a lingual inglesa.


Video de como configurar a X-TRE



Última edição por gbordallo em Seg 19 Ago 2013, 19:36, editado 1 vez(es)
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Mensagem por foxbrrj Sex 16 Ago 2013, 14:33

Show!!!' Para B-king so muda o mapeamemto que é da 4!
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Mensagem por guicherubini Sex 16 Ago 2013, 14:46

Alguém sabe que se para instalar na bandit é só fazer igual?
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Mensagem por gbordallo Sex 16 Ago 2013, 15:46

guicherubini escreveu:Alguém sabe que se para instalar na bandit é só fazer igual?
É parecido, mas a Bandit não tem indicador de marcha no painel, então não é o X-TRE, para Bandit é o ATRE ou GiPro w/ATRE que vem com o indicador de marchas.

Tem um amigo aqui do fórum que instalou na Bandit dele, daqui a pouco ele se pronuncia aqui e da mais detalhes da instalação na Bandit.


Última edição por gbordallo em Sex 16 Ago 2013, 15:50, editado 1 vez(es)
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Mensagem por guicherubini Sex 16 Ago 2013, 15:47

Então eu comprei o X-tre na snake, não serve então para a bandit?
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Mensagem por gbordallo Sex 16 Ago 2013, 16:11

guicherubini escreveu:Então eu comprei o X-tre na snake, não serve então para a bandit?
Não tenho essa informação, mas se eu não me engano, a diferença é só o indicador de marchas.

Vou baixar o Manual da ATRE para comparar com o X-TRE.
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Mensagem por MadMax600 Sex 16 Ago 2013, 16:18

foxbrrj escreveu:Show!!!' Para B-king so muda o mapeamemto que é da 4!
Vc poderia ter feito com as imagens da B-King tbm!! rsrsrs...

Abraços...
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Mensagem por gbordallo Sex 16 Ago 2013, 16:37

guicherubini escreveu:Então eu comprei o X-tre na snake, não serve então para a bandit?
Qual modelo e qual é o fabricante do X-TRE que você comprou?
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Mensagem por guicherubini Sex 16 Ago 2013, 16:52

Essa ai, acho que é o mesmo que o seu Smile
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Mensagem por foxbrrj Sex 16 Ago 2013, 18:13

So na nova! Com indicador de marcha! A sua tem que ser gipro com atre!
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Mensagem por foxbrrj Sex 16 Ago 2013, 18:15

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Mensagem por guicherubini Sex 16 Ago 2013, 18:15

Aff, ainda perguntei la na snake se servia na minha moto e os caras falaram que sim =/
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Mensagem por foxbrrj Sex 16 Ago 2013, 18:18

No manual fala que serve na 2009 em diante !! Se a 2009 lá fora for igual a sua então serve!! Manda bala!! Pois a 2009 vieram as injetadas!!
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Mensagem por guicherubini Sex 16 Ago 2013, 18:19

A minha é é injetada 09/10 mas não tem o marcador.
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Mensagem por gbordallo Sex 16 Ago 2013, 19:18

guicherubini escreveu:A minha é é injetada 09/10 mas não tem o marcador.
Então serve, só não vai mostrar as marchas, mas tem que saber qual é a Marcha certa para mapear a Bandit.
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Mensagem por guicherubini Seg 19 Ago 2013, 09:34

Bom eu instalei, só não entendi bem como comfigurar Smile coloca o videozinho aí pra ficar mais facil, alguém sabe qual é a marcha pra bandit 1250?
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Mensagem por gbordallo Seg 19 Ago 2013, 09:49

guicherubini escreveu:Bom eu instalei, só não entendi bem como comfigurar :)coloca o videozinho aí pra ficar mais facil, alguém sabe qual é a marcha pra bandit 1250?
Se eu não né engano é a 5ª também.

Já fiz o video, mas passei o final de semana sem internet em casa, se estiver voltado a internet eu posto ainda hoje.
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Mensagem por guicherubini Seg 19 Ago 2013, 09:51

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Mensagem por lbdebem Seg 19 Ago 2013, 09:57

guicherubini escreveu:Bom eu instalei, só não entendi bem como comfigurar :)coloca o videozinho aí pra ficar mais facil, alguém sabe qual é a marcha pra bandit 1250?
5º marcha amigão!!! Manda ver!
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Mensagem por Branco Seg 19 Ago 2013, 12:00

Belíssimo tutorial!!!

Parabéns.

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Mensagem por Guisp Seg 19 Ago 2013, 12:01

Cara, ótimo tutorial... mas sou bem leigo nesses assuntos.. quais foram as diferenças práticas na Busa depois de instalar o XTRE? Pode me dar detalhes? Valeuu!!!
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Mensagem por gbordallo Seg 19 Ago 2013, 19:37

Galera, atualizei colocando o vídeo.
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Mensagem por gbordallo Seg 19 Ago 2013, 19:44

Guisp escreveu:Cara, ótimo tutorial... mas sou bem leigo nesses assuntos.. quais foram as diferenças práticas na Busa depois de instalar o XTRE? Pode me dar detalhes? Valeuu!!!
Cara, a moto é outra, o torque chega bem antes agora, tipo 3.000 RPM tu já sente a cavalidade da moto, chega dar susto.

Fiz um teste com o mapa da 4ª e da 6ª também e a conclusão que cheguei é que realmente o mata da 5ª é o que deixa ela mais nervosa mesmo.

Andei de boa com ele essa semana no modo de seleção de potência no "B", ela fica um pouco mais mansa que a original, então não precisa desligar a X-TRE.
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Mensagem por guicherubini Ter 20 Ago 2013, 09:17

Show de bola o videozinho, chegando em casa vou configurar a minha para a 5 marcha Smile
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Mensagem por Hard Bandit Sex 23 Ago 2013, 16:06

Rapaz com um motorzão 1340cc ainda precisa colocar Xtre.

Sei dos benefícios mas tb deve ter os contras, caso contrario já viria de fabrica no mapa mais forte e pronto.

Mas parabéns por buscar otimizar a moto.
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