Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO...

2 participantes

Ir para baixo

ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO... Empty ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO...

Mensagem por nelslima Seg 10 Jun 2013, 20:06

Pessoal, venho aquí alertar a todos para um problema que anda acontecendo com os fluidos de freio e que muitos "acham" bom e na realidade não é.
É o seguinte:
Um colega, sofreu um acidente com uma SRAD 750 numa curva após ficar totalmente sem freios dianteiros a 220km/h...Somente o traseiro não bastou, caiu mas felizmente está bem.
Depois disto, após perícia foi constatado que o fluido de freio DOT 5.1 (incolor a base de silicone) não estava fazendo efeito algum e tinha sido trocado a 2 meses.

Após pesquisa eu constatei que o fluido DOT 5.1 tem uso RESTRITO em motos justamente por isto.
O DOT 5.1 não é recomendado para motos, simplesmente porque se entrar em reação com vapores de água, condensação ou outros produtos, vira água tornando-se nulo na frenagem, ou seja, vira um óleo extremamente fino e não pressiona.
Pesquisei na internet e achei muita coisa sobre isto também.

Agora eu pergunto : porque fazem upgrades destes óleos nas motos dizendo que é bom ?
Também não achei nenhum manual de nenhuma moto indicando este óleo como original, achei no máximo, sendo todas DOT4.

Fiquei meio assustado agora, pois minha última moto substitui óleo de freio e embreagem pelo DOT5.1 incolor, mas, felizmente até agora está tudo bem.

Fica o alerta !!!

nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO... Empty Re: ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO...

Mensagem por budha74 Seg 10 Jun 2013, 20:33

Só uma correção: todos os fluidos minerais a base de glicol (DOT 3, 4, 5.1 e 6) são higroscópicos, ou seja, acumulam água. Por isso devemos trocar o fluido no máximo a cada 3 anos no caso do DOT4. Lembro que a performance é crescente conforme o número, pois o ponto de ebulição vai ficando mais alto. Porém, quanto maior o número, mais higroscópico o fluido também é, requerendo mais cuidado na troca e nunca usar um tubo aberto para fazer a troca. Portanto, abriu, usou, sobrou vai pro lixo. Na moto vai pouco fluido, dá uma dó jogar fora o tubo aberto, mas é nossa segurança. Será que o mecânico jogo fora os frascos abertos ainda com bastante fluido Question
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO... Empty Re: ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO...

Mensagem por nelslima Seg 10 Jun 2013, 21:00

budha74 escreveu:Só uma correção: todos os fluidos minerais a base de glicol (DOT 3, 4, 5.1 e 6) são higroscópicos, ou seja, acumulam água. Por isso devemos trocar o fluido no máximo a cada 3 anos no caso do DOT4. Lembro que a performance é crescente conforme o número, pois o ponto de ebulição vai ficando mais alto. Porém, quanto maior o número, mais higroscópico o fluido também é, requerendo mais cuidado na troca e nunca usar um tubo aberto para fazer a troca. Portanto, abriu, usou, sobrou vai pro lixo. Na moto vai pouco fluido, dá uma dó jogar fora o tubo aberto, mas é nossa segurança. Será que o mecânico jogo fora os frascos abertos ainda com bastante fluido Question

Correto, eu me equivoquei.
O problema é no DOT5 a base de silicone (corrigido justamente no 5.1 voltando para o glycol).

http://www.forumhd.com.br/index.php?topic=6675.5;wap2

Então, na hora do upgrade, não usem o DOT5 e sim o DOT5.1



nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO... Empty Re: ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO...

Mensagem por budha74 Seg 10 Jun 2013, 21:14

DOT 5 é completamente diferente, é a base de silicone e extremamente resistente, porém não é tão sensível quanto os demais, precisa de mais força para frear, além de ter que trocar completamente todo o fluido, e as vezes ter que trocar inclusive os flexíveis, ou seja, não compensa, a não ser que você vá fazer viagem pelo meio da amazônia ou atravessar deserto sem suporte algum Wink
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO... Empty Re: ALERTA SOBRE FLUIDO DE FREIO...

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos