GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
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juca bala
marcden2003
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Wallysson
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GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
TENHO UMA SUZUKI GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO DONO,TEM 3 ANOS EU TO COM ELA E JA É DUAS VEZES QUE ELA ACENDE ALUZ VERMELHA DO PAINEL, ENTERVALO DE UM ANO ,A PRIMEIRA VEZ ESTAVA SUBINDO UM MORRO ENTÃO ACHEI QUE ERA OLEO ENTÃO COMPLETEI, FIQUEI TRANQUILO AI AGORA NA RETA ELA FOI E ACENDEU DE NOVO ,DESLIQUEI ELA AI FOI E APAGOU ,CONFERI O OLEO NÃO ERA, AGUA TEMPERATURA ESTAVA BOA A 78 GRAUS E ESTA ANDANDO NORMAL, O QUE PODE SER ? ME AJUDEM!!!!
Convidado- Convidado
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
Já procurou no manual que luz é essa?
Pois pode ser erro da injeção...
Pois pode ser erro da injeção...
Wallysson- Participante
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Idade : 38
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Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
ja olhei o manual, fala que pode ser 3 coisas ,injeção,bomba de oleo,e temperatura, a moto não esta falhando andando normal,o oleo esta completo a agua também, se eu levar no mecanico ele vai fazer um monte de teste e vai me meter a faca .
Convidado- Convidado
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
A injeção trabalha analisando as informações, dos diversos sensores, espalhados em todo o conjunto mecânico da motocicleta (E são muitos mesmo, existe sensor para medir até a pressão atmosférica, que é diferente em altitude de serra ou ao nível do mar), ela recebe esses diversos sinais e faz cálculos em milésimos de segundo, seguindo parâmetros prescritos em um mapa, e em seguida, coordena atuadores que controlam, marcha lenta, injeção de combustível, ignição e etc...
Esse foi um resumo básico de uma EFI e como se dá seu funcionamento. Todavia, nem tudo são flores e uma vez por outra, um único sensor passa a enviar sinais que estão fora de seu parâmetro de funcionamento. Por exemplo: Um sensor trabalha enviando sinais que variam de 1 a 5 volts. Se esse sensor enviar um sinal de 5,2 volts, isso caracteriza que ele está fora do padrão. Mas não é raro que isso aconteça. Pelo contrário. Sensores fora do padrão são super comuns. Tanto é que a luz de alerta da injeção. FI, só se ascende quando um sensor, permanece enviando sinais que estão fora do padrão por mais de 5 segundos. São necessários mais de 5 segundos ininterruptos de sinal de um sensor ou vários, fora do padrão de funcionamento, para que ela ascenda.
Vejo pelo seu relato, que sua moto ascendeu o FI apenas duas vezes em um ano. O que é um intervalo de tempo muito grande. Pode ter ocorrido ocasionalmente de um sensor, ou dois sensores diferentes. Terem saído fora do padrão por mais de 5 segundos e então terem voltado. Isso não necessariamente implica que haja problema. Até porque como citei acima, isso não é raro que aconteça. Pode até ocorrer por diversas razões. Acúmulo de poeira em terminais, acúmulo de água, imprecisão crítica do próprio sensor, ou simplesmente a ECU pode ter feito um cálculo errado. Que também não é raro, imagine um computador fazendo milhares de cálculos por segundo. Não seria improvável que dentro de um ano ele errasse uma ou duas vezes. Até um computador tem margem de erro. Geralmente é de 1 por 1.000.000, mas existem. E as ECUs ultrapassam fácil, esses 1.00.000 de cálculos dentro de um ano.
Agora se ao contrário do que ocorreu, a luz FI ascendesse e persistisse acesa. Então, ai sim seria um sinal de que verdadeiramente há algo errado, nesse sistema complexo, de análise, cálculo e processamento de dados. E neste caso, apenas um Scanner, (que em termos leigos, seria um computador conversando com o computador que há dentro da moto), poderia afirmar com precisão, onde há o erro.
Fique tranquilo e continue curtindo sua máquina, que é uma belíssima moto, se ela voltar a ascender o FI, preste atenção se o sinal persiste e também preste atenção se há alguma alteração em alguma reação na moto. Se isso ocorrer, leve-a a uma CC e peça a análise por Scanner. Mas se não, continue curtindo a vida, a paisagem e a estrada tranquilamente.
Abraços.
Esse foi um resumo básico de uma EFI e como se dá seu funcionamento. Todavia, nem tudo são flores e uma vez por outra, um único sensor passa a enviar sinais que estão fora de seu parâmetro de funcionamento. Por exemplo: Um sensor trabalha enviando sinais que variam de 1 a 5 volts. Se esse sensor enviar um sinal de 5,2 volts, isso caracteriza que ele está fora do padrão. Mas não é raro que isso aconteça. Pelo contrário. Sensores fora do padrão são super comuns. Tanto é que a luz de alerta da injeção. FI, só se ascende quando um sensor, permanece enviando sinais que estão fora do padrão por mais de 5 segundos. São necessários mais de 5 segundos ininterruptos de sinal de um sensor ou vários, fora do padrão de funcionamento, para que ela ascenda.
Vejo pelo seu relato, que sua moto ascendeu o FI apenas duas vezes em um ano. O que é um intervalo de tempo muito grande. Pode ter ocorrido ocasionalmente de um sensor, ou dois sensores diferentes. Terem saído fora do padrão por mais de 5 segundos e então terem voltado. Isso não necessariamente implica que haja problema. Até porque como citei acima, isso não é raro que aconteça. Pode até ocorrer por diversas razões. Acúmulo de poeira em terminais, acúmulo de água, imprecisão crítica do próprio sensor, ou simplesmente a ECU pode ter feito um cálculo errado. Que também não é raro, imagine um computador fazendo milhares de cálculos por segundo. Não seria improvável que dentro de um ano ele errasse uma ou duas vezes. Até um computador tem margem de erro. Geralmente é de 1 por 1.000.000, mas existem. E as ECUs ultrapassam fácil, esses 1.00.000 de cálculos dentro de um ano.
Agora se ao contrário do que ocorreu, a luz FI ascendesse e persistisse acesa. Então, ai sim seria um sinal de que verdadeiramente há algo errado, nesse sistema complexo, de análise, cálculo e processamento de dados. E neste caso, apenas um Scanner, (que em termos leigos, seria um computador conversando com o computador que há dentro da moto), poderia afirmar com precisão, onde há o erro.
Fique tranquilo e continue curtindo sua máquina, que é uma belíssima moto, se ela voltar a ascender o FI, preste atenção se o sinal persiste e também preste atenção se há alguma alteração em alguma reação na moto. Se isso ocorrer, leve-a a uma CC e peça a análise por Scanner. Mas se não, continue curtindo a vida, a paisagem e a estrada tranquilamente.
Abraços.
Kallébe- Participante
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Idade : 32
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Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
o amigo, pela sua escrita da para ver que vc conhece de moto ,muito obrigado ja estava ficando de cabeça quente valeu !!! só reforçando ela acendeu janeiro 2012 e agora maio 2013 e não apareceu sigla fI ,e o que é uma CC ? obrigado valeu mesmo ,abraços até mais !!!!
Convidado- Convidado
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
Isso mesmo, Kallebe disse tudo aí em cima. No meu caso, a luz FI já acendeu 2 vezes. Na primeira vez, quando a temperatura atingiu pico de 103ºC na estrada, numa tocada forte que dei. Eu era muito inexperiente em SS e não percebi a gravidade do bagulho. Por sorte, deixou de acender quando completei o fluído do radiador. Na outra vez, foi recentemente, quando fiz um serviço de regulagem de válvulas e "ajustes" na junta do cabeçote, além de trocar o refil da bomba de combustível. Mas apagou com a mesma surpresa que acendeu.
Como sou meio neurótico, testei eu mesmo TODOS (ou quase todos) os sensores da moto. Tudo normal. Só descobri que o sensor de inclinação não está funcionando, mas não interfere em nada no funcionamento da moto.
Bom, é isso. Vá na paz e curta sua menina!
Como sou meio neurótico, testei eu mesmo TODOS (ou quase todos) os sensores da moto. Tudo normal. Só descobri que o sensor de inclinação não está funcionando, mas não interfere em nada no funcionamento da moto.
Bom, é isso. Vá na paz e curta sua menina!
marcden2003- Participante
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Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
Na minha aconteceu isso e foi a sonda com fio partido!!
juca bala- Participante
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Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
A minha apareceu mensagem Sd no painel e acendeu a luz vermelha do óleo mas já chequei nível do óleo esta normal! algum dos amigo já passou por isso ? de já agradeço a ajuda! Srad 1000 2009 20 mil rodados
Última edição por hewerardo em Qui 07 maio 2015, 19:04, editado 1 vez(es)
hewerardo- Participante
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Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
Agradeço a ajuda!
hewerardo- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
hewerardo escreveu:A minha apareceu mensagem Sd no painel e acendeu a luz vermelha do óleo mas já chequei nível do óleo esta normal! algum dos amigo já passou por isso ? de já agradeço a ajuda! Srad 1000 2009 20 mil rodados
Mensagem SD é referente ao Sterring Damper (Amortecedor de direção).
v3nt0- Participante
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Idade : 43
Data de inscrição : 12/04/2011
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
se e alguma coisa relacionada a bomba de oleo e o oleo esta no nivel, leve a moto em um mecanico especializado e mande medir a pressao do oleo, muitas vezes a moto tem oleo mas a pressao nao e a recomendada para o motor trabalhar......
Diney- Participante
-
Idade : 59
Data de inscrição : 23/10/2014
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
blz amigos vou verificar e dou retorno !
hewerardo- Participante
-
Idade : 43
Data de inscrição : 02/10/2014
Re: GSX-R 1000 2009/2010 20.000 KM UNICO, ACENDEU A LUZ VERMELHA
Convidado,
CC é concessionária.
CC é concessionária.
white house- Participante
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Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012
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