Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais???

3 participantes

Ir para baixo

O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais??? Empty O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais???

Mensagem por scssba Seg 04 Fev 2013, 16:09

Pessoal,

Fiz uma boa pesquisa aqui no fórum para pegar essa informação e não consegui achar algo "concreto"... eu já me arrisquei em desmontar os bichos, limpei, ta funcionando perfeito, mas eu queria saber "o que" de regulagem pode ser feito em favor da economia/desempenho.
scssba
scssba
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais??? Empty Re: O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais???

Mensagem por budha74 Seg 04 Fev 2013, 17:04

O que garante a medida correta de combustível num carburador é sua relação ar/gasolina, portanto, desde que ele esteja perfeito, com as bóias subindo corretamente e as agulhas e suas sedes vedando de maneira adequada, é só verificar o ajuste da mistura para que não falte ar e a mistura fique gorda ou rica demais (muito combustível e pouco ar). Isso deve ser feito por alguém com experiência com a moto, visto que se você deixar a mistura pobre (mais ar do que o necessário), a moto vai economizar em combustível, mas vai perder potência e superaquecer, podendo furar um pistão ou fundir seu motor. O contrário, mistura rica, também é prejudicial, mas bem menos que a mistura pobre, naquele caso, vai haver perda de rendimento e carbonização precoce, o que não é tão dramático como os casos de mistura pobre.
Acerto fino mesmo só no dinamômetro com sonda wideband que vai analisar a mistura em todas as faixas de rotação.
Daqui há pouco o pessoal que manja de carburação de motos vem aqui te ajudar.
budha74
budha74
Participante
Participante

O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais??? Empty Re: O que exatamente no carburador faz uma moto gastar mais???

Mensagem por scssba Seg 04 Fev 2013, 17:24

budha74 escreveu:O que garante a medida correta de combustível num carburador é sua relação ar/gasolina, portanto, desde que ele esteja perfeito, com as bóias subindo corretamente e as agulhas e suas sedes vedando de maneira adequada, é só verificar o ajuste da mistura para que não falte ar e a mistura fique gorda ou rica demais (muito combustível e pouco ar). Isso deve ser feito por alguém com experiência com a moto, visto que se você deixar a mistura pobre (mais ar do que o necessário), a moto vai economizar em combustível, mas vai perder potência e superaquecer, podendo furar um pistão ou fundir seu motor. O contrário, mistura rica, também é prejudicial, mas bem menos que a mistura pobre, naquele caso, vai haver perda de rendimento e carbonização precoce, o que não é tão dramático como os casos de mistura pobre.
Acerto fino mesmo só no dinamômetro com sonda wideband que vai analisar a mistura em todas as faixas de rotação.
Daqui há pouco o pessoal que manja de carburação de motos vem aqui te ajudar.

budha74,

Já foi de uma ajuda imensa suas informações pois já não me sinto apto a entrar nesse mérito. Fiz a limpeza e já foi um grande feito pois tirar e colocar aqueles carburadores não é nada fácil. Mas seguindo um faça você mesmo daqui deu tudo certo. Eu ainda continuo com um problema que não acho a solução... minha moto está com entrada falsa de ar e eu não sei de onde isso está vindo, olhei detalhadamente os buras, testei cada vedação de cada carburador e não achei nenhuma falha... no entanto ela da aqueles "tiros" de ar em baixa... somente em baixa...mesmo sem o filtro de ar isso ocorre, eu percebi que o barulho sai mesmo da caixa de ar, pois ligo a moto sem o filtro(correndo risco) e o barulho vem da caixa de ar...
scssba
scssba
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por budha74 Seg 04 Fev 2013, 20:09

Entrada falsa de ar é fácil de achar. Pega um desses sprays de WD40 e vai borrifando nas juntas e vedações com a moto ligada em marcha lenta. Quando a rotação se alterar é porque você achou a entrada falsa de ar Idea
budha74
budha74
Participante
Participante

Mensagem por Last_Warrior Qui 07 Fev 2013, 03:36

O que pode dar excesso de gasolina no carburador... E com consequente consumo exagerado e carbonização do motor:

Agulhas de bóia em estado ruim, que não vedam direito
Bóias encharcadas que não controlam o nível de gasolina como devem
Bóias com a altura fora do especificado
Regulagem incorreta do "parafuso de ar"
E no mecanismo de alta, a altura incorreta das agulhas de pistonete

A minha depois de conferir tudo, um último mecânico reajustou os "parafusos de ar" e agora está mais econômica.

Lembrando que a marcha lenta das carburadas não é 100% lisa como nos carros, ela é meio quadradinha mesmo, mas quando anda fica lisa normal, só na marcha lenta fica meio quadrada.

Se a marcha lenta estiver contínua igual motor de carro, tá com excesso na regulagem do parafuso de ar.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo

- Tópicos similares