Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneus usados em track Day

+6
Parada
rods
Andrew.moj
Douglas_SC
XICOSAX
regis pasqualato
10 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Pneus usados em track Day

Mensagem por regis pasqualato Qua 12 Dez 2012, 16:05

Relembrando a primeira mensagem :

Galera me ajudem em uma dúvida... tenho um colega que esta vendendo um par de Rosso Corsa que foi utilizado na pista. Como me falaram muito bem do pneu eu fiquei até empolgado para comprar mas os pneus estão com um desgaste maior do lado esquerdo. Isso vai atrapalhar na condução da moto?
regis pasqualato
regis pasqualato
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 27/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo


Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por Parada Ter 15 Jan 2013, 08:37

Douglas_SC escreveu:Andrew, o importante é isso! hehehe Very Happy
Eu acompanho os posts do Parada há um tempo... até em outro fórum (o FOL)...
Já aprendi muito com os vídeos e coisas que ele posta!
No quesito de experiência, eu jamais ganharia da grande experiência do Parada,
ainda mais com minha experiência com motos sendo bem próxima de zero! hehehehehe Laughing
A minha opinião aqui não é do ponto de vista de um piloto, mas sim de engenheiro químico!
Sei lá... talvez por isso eu tenha tendência pessimistas... Razz

No mais, com a maior cordialidade possível, é a minha tentativa de devolver um pouquinho com um fórum e seus participantes, nos quais já me ensinaram tanto!
Nem que seja com mais perguntas! Laughing

um grande abraço!


Opa...tamo junto amizade....não sabia que também é do FOL!!! As vezes ainda bate uma saudadezinha da minha FZ6 viu....o motinha boa!!!rs Tem pessoas que não sabem discutir e aceitar os pontos de vistas dos demais....e tenho certeza que não é o nosso caso!!! Tenho certeza que vc como profissional tem os seus fundamentos para argumentar da melhor forma possível....eu não entendo lhufas de química....a não ser a quimica da cachaça!!!kkkkkkk E deixa de ser pessimista....o mundo ja era pra ter acabado......e tamo aqui!!! Nem o mais pessimista contava com isso!!!kkkkkkkk

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por Douglas_SC Ter 15 Jan 2013, 11:53

pois é... realmente o mundo não acabou! heheheheh
tenho que parar de ser pessimista...

mas ainda acho que deviam haver testes desse tipo...
não só comparando os pneus novos com os de trackday, mas também os utilizados em estrada e cidade...
os "remold" da vida também deveriam ser comparados!

acho que seria uma base de dados interessante pro consumidor...
alguém já viu algum teste oficial disso?
Douglas_SC
Douglas_SC
Participante
Participante

Masculino
Idade : 33
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por Andrew.moj Ter 22 Jan 2013, 00:36

Achei um link, aqui no fórum mesmo, e fala bastante de singularidades do Pneu e também de novas implementações que afetam a estrutura, e resposta ao stress e deformação sofridos....

Que tem tecnologia agente sabe que tem, agora a resposta dela nas condições do terreno tem que garimpar mais um pouco!

http://motorcycleindustry.co.uk/index.php/2012/09/05/new-pirelli-diablo-supercorsa-sp-tyres-take-to-the-track-in-jerez-with-the-awesome-new-bmw-hp4/
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por JoHnny Ter 22 Jan 2013, 11:50

Posso falar por experiência própria....
Já usei o mesmo modelo de pneu utilizado na pista e zero quilometro e a diferença é gritante. A moto andava se comportava como se fosse duas motos distintas em frenagens, curvas e principalmente no piso molhado... Tinha a sensação de que parecia que as suspensões estavam mais duras com os pneus usados na pista do que com o mesmo modelo de pneu comprado zero quilometro...

Bom resolvi pesquisar, fiz cursos de pilotagem e descobri que na composição do pneu moderno existem cristais de silica. Estes cristais tem um comportamento fisico diferente para cada "CTP" (condições de temperatura e pressão).
Quando aquecidos, esses cristais se dissolvem dando uma característica mais mole a borracha oferecendo mais grip. O ponto é que uma vez "dissolvidos" ao se resfriar esses cristais endurecem novamente mas não tem mais a mesma capacidade de se dissolver....

Nas CNTPUC (condições normais de temperatura e pressão de uso civil... hehe) esses cristais podem até voltar a se dissolver, mas no modo soviétivo de uso na pista, a temperatura e pressão são muito maiores, em função também do asfalto que é muito mais abrassivo e com certeza não terão nenhuma propriedade como tinha um pneu usado fora da pista.
Só retomando o raciocínio, ao chegar a uma determinada temperatura eles dissolvem e não voltam a forma original pq a deformação é tanta que ao se resfriar isso pode resultar em bandas de rodagem com formatos diferentes, etc etc....

Alguém já notou em sua moto, ou na de um amigo, uma pequena faixa meio azulada na borracha? Então, nesta faixa, os cristais de sílica já se dissolveram em função de superaquecimento. Como você é um civil, ao andar novamente, essa faixa vai gastar e vai ter mais borracha nova esperando você porque o pneu foi levado ao limite por poucos segundos, kms e a uma temperatura bem menor, mas na pista meu caro, esqueça. Nunca será o mesmo pneu, tanto que depois de algumas voltas eles descartam o pneu, se fizesse sentido continuar a usar, os pilotos usariam.
“Ah Johnny, mas eu não sou piloto, nunca vou levar minha moto nem próximo do que um piloto leva... não é uma boa opção?”
Se estes pontos não serviram vou tentar levar a uma reflexão: No seu carro, você tem 4 pontos de contato com o asfalto. Na sua moto, eles são apenas dois e se resumem em linha reta a um pequeno quadrado de cerca de 3cm2 . Você confiaria a sua segurança por economizar alguns R$?
Pelo sim pelo não, (já arrisquei inclusive) melhor não arriscar. Antes economizar alguns trocados, pagar parcelado do que ter uma coisa que você nunca sabe se vai funcionar...

Você arrisca com camisinha? Porque arriscar com pneu? hehe

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por Parada Ter 22 Jan 2013, 12:58

muito boa a explicação!!! show de bola Jhonny...porém, ainda continuo usando os pneus de pista.....ja usei pneu zero e de pista na sequencia e pra minha tocada não senti diferença nenhuma, nem em curvas nem em frenagens.....fiz um acerto fino das suspensões com um profissional e possa ser que isso ajude a deixar a moto mais estável.....muitas regulagens ruins de suspensão passam uma impressão errada dos pneus.....é um conjunto, não apenas um ou outro!!! E quando usam o Supercorsa pra competir.....são mais de 20 voltas andando na casa de 1:40poucos.......e o pneu continua com um grip razoável, perdendo um pouco nas voltas finais, lógico, por causa do desgaste......torno a dizer, no meu caso, graças a Deus, não tive problema algum no uso de pneus usados em pista....tanto nas rodovias como em autódromo.....porém, também não levo nada ao limite e deve ser por isso que esse 0,tantos% não fazem diferença pra mim!!!

Mas, concordo, se tens condições de colocar um par zero, manda ver....eu também colocaria!!!!

Abs
Parada
Parada
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 04/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por Andrew.moj Ter 22 Jan 2013, 19:32

JoHnny escreveu:Posso falar por experiência própria....
Já usei o mesmo modelo de pneu utilizado na pista e zero quilometro e a diferença é gritante. A moto andava se comportava como se fosse duas motos distintas em frenagens, curvas e principalmente no piso molhado... Tinha a sensação de que parecia que as suspensões estavam mais duras com os pneus usados na pista do que com o mesmo modelo de pneu comprado zero quilometro...

Bom resolvi pesquisar, fiz cursos de pilotagem e descobri que na composição do pneu moderno existem cristais de silica. Estes cristais tem um comportamento fisico diferente para cada "CTP" (condições de temperatura e pressão).
Quando aquecidos, esses cristais se dissolvem dando uma característica mais mole a borracha oferecendo mais grip. O ponto é que uma vez "dissolvidos" ao se resfriar esses cristais endurecem novamente mas não tem mais a mesma capacidade de se dissolver....

Nas CNTPUC (condições normais de temperatura e pressão de uso civil... hehe) esses cristais podem até voltar a se dissolver, mas no modo soviétivo de uso na pista, a temperatura e pressão são muito maiores, em função também do asfalto que é muito mais abrassivo e com certeza não terão nenhuma propriedade como tinha um pneu usado fora da pista.
Só retomando o raciocínio, ao chegar a uma determinada temperatura eles dissolvem e não voltam a forma original pq a deformação é tanta que ao se resfriar isso pode resultar em bandas de rodagem com formatos diferentes, etc etc....

Alguém já notou em sua moto, ou na de um amigo, uma pequena faixa meio azulada na borracha? Então, nesta faixa, os cristais de sílica já se dissolveram em função de superaquecimento. Como você é um civil, ao andar novamente, essa faixa vai gastar e vai ter mais borracha nova esperando você porque o pneu foi levado ao limite por poucos segundos, kms e a uma temperatura bem menor, mas na pista meu caro, esqueça. Nunca será o mesmo pneu, tanto que depois de algumas voltas eles descartam o pneu, se fizesse sentido continuar a usar, os pilotos usariam.
“Ah Johnny, mas eu não sou piloto, nunca vou levar minha moto nem próximo do que um piloto leva... não é uma boa opção?”
Se estes pontos não serviram vou tentar levar a uma reflexão: No seu carro, você tem 4 pontos de contato com o asfalto. Na sua moto, eles são apenas dois e se resumem em linha reta a um pequeno quadrado de cerca de 3cm2 . Você confiaria a sua segurança por economizar alguns R$?
Pelo sim pelo não, (já arrisquei inclusive) melhor não arriscar. Antes economizar alguns trocados, pagar parcelado do que ter uma coisa que você nunca sabe se vai funcionar...

Você arrisca com camisinha? Porque arriscar com pneu? hehe

Rapaz, onde voce tava que não falou isso antes? Hahaha

Ótima explanação, e olha que eu sou Geólogo e nunca tinha me ligado nos cristais hein? Pneus usados em track Day - Página 2 777398

Realmente essa informação é muito útil e vem a calhar na discussão, à partir de agora cada um toma a decisão baseada nos fatos supra-citados..

Valeu!!
Andrew.moj
Andrew.moj
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 29/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Pneus usados em track Day - Página 2 Empty Re: Pneus usados em track Day

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos