Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

+7
jhonnyz750
murilloalanis
carloshviegas
nelslima
VANDERLEI PRESTES
budha74
rodrigo amaral
11 participantes

Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por rodrigo amaral Qui 27 Set 2012, 11:49

Bom dia pessoal, gostaria de saber a diferença entre MOTUL 300v (15w 50) e MOTUL 5100 (15w 50). Pretendo colocar um dos dois na minha srad 750 2003.
Qual voces aconselham???
Grande abraço!
rodrigo amaral
rodrigo amaral
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 01/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por budha74 Qui 27 Set 2012, 12:06

O primeiro é totalmente sintético, já o 5100 é semi-sintético. Os dois são muito bons. Caso você rode em track days ou fica vendo red line direto, o gasto maior no sintético pode compensar por aguentar melhor as altíssimas temperaturas e o esforço. Para um uso mais "civil", o 5100 atende bem.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por VANDERLEI PRESTES Qui 20 Dez 2012, 11:22

lubrificantes sintéticos conforme acima exposto pelo colega budha74 consegue suportar altas temperaturas sem alterar demasiadamente sua especificação.
Motul 300v é um óleo mais fino e exclusivo para competição (vide sac motul); devido suas propriedades ele causa um menor arrasto nas partes moveis do motor, gerando menor perda de potência; Obtive informações de alguns técnicos nessa área que relataram que óleos para competição não tem o fito de prolongar a vida útil do motor, e sim gerar uma boa lubrificação com a menor perda de potencia possível; Então se sua moto não for de uso de pista não é um óleo aconselhado.
Se gostar de zelar pela motoca e tiver disposto a gastar dinheiro, aconselho usar oleo 100% sintético como o motul 7100 ou de outras marcas renomadas como elf, castrol e outras.

VANDERLEI PRESTES
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 19/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por Convidado Sex 21 Dez 2012, 16:16

por aki o 7100 tá na faixa de 60,00.. Sad

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por nelslima Ter 25 Dez 2012, 15:02

A diferença é brutal.
O 5100 é semisintético e igual o Mobil Mx...
Atende bem em uso normal.
O 300V tem dupla camada de ésteres e componentes de útlima geração sintéticos...recomendado para altíssimos giros, corridas, etc...Pode judiar do motor que a proteção é grande com ele. Mas, caríssimo...

nelslima
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 15/10/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por carloshviegas Seg 14 Abr 2014, 15:12

rodrigo amaral escreveu:Bom dia pessoal, gostaria de saber a diferença entre MOTUL 300v (15w 50) e MOTUL 5100 (15w 50). Pretendo colocar um dos dois na minha srad 750 2003.
Qual voces aconselham???
Grande abraço!

Na minha segui recomendações e coloquei o motul 300v 5w40. Foi a primeira troca q fiz, espero q dê td certo. O lugar mais barato q achei foi R$ 80 o litro.
carloshviegas
carloshviegas
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 17/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por murilloalanis Seg 14 Abr 2014, 15:15

80 reais o 300v? onde?
murilloalanis
murilloalanis
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 07/02/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por jhonnyz750 Seg 14 Abr 2014, 16:27

Aqui em Ctba eu consigo por R$ 74,00 o litro, mas o cara só vende o galão de 4 litros R$ 295.
O 5100 R$ 68,90 de 2 litros.
O cara não tem loja física, ele importa tudo de fora.
Se quiserem eu pergunto pra ele se ele envia para o brasil todo.
Já comprei com ele, mas como ele mora perto de onde moro, eu mesmo fui buscar meu 5100.
jhonnyz750
jhonnyz750
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 26/11/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por Daniel007 Seg 14 Abr 2014, 19:55

Mas aí é que fica a dúvida : usar um sintético 100% aumentaria a vida útil do motor ? E a questão da embreagem , iria patinar com óleo sintético ?

Daniel007
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por Daniel007 Ter 27 maio 2014, 23:29

Daniel007 escreveu:Mas aí é que fica a dúvida : usar um sintético 100% aumentaria a vida útil do motor ? E a questão da embreagem , iria patinar com óleo sintético ?

 confused confused confused confused confused confused 

Daniel007
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por Henricao Qua 28 maio 2014, 00:02

Já usei e não patina nada.
Henricao
Henricao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 15/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por delphiman Qua 28 maio 2014, 17:55

Salve galera.
Apenas complementando.
A questão de ser semissintético, 100% sintético não tem absolutamente nada a ver com patinação de embreagem.

A única questão a se considerar é que o produto seja destinado para motos, no caso, que seja homologado com os requisitos da JASO MA/MA2 ou que pelo menos atenda esta homologação.
Se ele for 100% sintético ou semissintético, melhor ainda.

Terás um produto que manterá por mais tempo suas propriedades de lubrificação, aditivação e viscosidade.

Na minha opinião, utilizando o Mobil MX 15w50 API SL, ou o Motul 5100 15w50 API SL já está mais que o suficiente.

Na linha mineral os já conhecidos e excelentes produtos Lubrax Essencial 4T 20w50 API SL (que é o que eu uso), Motul 3000, Ipiranga Moto 20w50 API SL, entre outros.

Economizem essa grana com o óleo lubrificante para tomar aquele chopp gelado nobres e levar a esposa pra jantar fora.

Grande abraço.  Wink
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por igorpbs Dom 08 Jun 2014, 05:13

Qual o período de troca para o Motul300v usando a motoca moderadamente andando na cidade e poucos red-line?
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por delphiman Ter 10 Jun 2014, 11:04

Olá Igorpbs. Independente da forma de uso, siga a recomendação do manual.

Na Suzuki, no caso 3.000 km ou 6 meses. Com certeza, devido ao Motul 300v ser um produto 100% sintético e ainda muito caro, sua durabilidade ultrapassa com folga 3.000 km ou 6 meses. Neste caso, já daria para estender para uns 5.000 km ou uns 10 meses. Algo pra ficar dentro da faixa de segurança.

Outro detalhe, não é o óleo de motor que determina quantos km você deve rodar. E sim a montadora da moto. É feito um estudo considerando que o usuário do veículo somente utilize produtos recomendados, combustível de qualidade e que rode de forma adequada.

Vamos tomar como exemplo um carro. No manual está bem explicado que se o veículo for utilizado de forma severa, o período de troca do óleo deve ser reduzido pela metade, ou seja, se for 10.000 km ou 1 ano, é reduzido para 5.000 km ou 6 meses.

Utilização severa entende-se por utilizar o veículo em curtas distâncias onde o óleo e motor não chega a uma temperatura ideal de trabalho. Também, entende-se por andar em estradas com muita poeira ou pó oriundo de processo férreos.

Para motos, se eu sempre andar no laço e somente em finais de semana, usaria um óleo bom, de valor bem menor e trocaria dentro do prazo do fabricante.

Não sei que moto você tem, mas para você ficar tranquilo, um cenário bom seria o seguinte. Utilizar o óleo recomendado pela Suzuki, Mobil MX 15w50 API SL Semissintético (R$ 23,00 o litro) + Filtro Fram ou outra marca e trocar dentro dos 3.000 km ou 6 meses. Assim você fica no recomendado e não esquenta a cabeça. Além disso gasta menos dinheiro.

Espero ter lhe ajudado parceiro.

Abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por igorpbs Sex 13 Jun 2014, 02:53

delphiman escreveu:Olá Igorpbs. Independente da forma de uso, siga a recomendação do manual.

Na Suzuki, no caso 3.000 km ou 6 meses. Com certeza, devido ao Motul 300v ser um produto 100% sintético e ainda muito caro, sua durabilidade ultrapassa com folga 3.000 km ou 6 meses. Neste caso, já daria para estender para uns 5.000 km ou uns 10 meses. Algo pra ficar dentro da faixa de segurança.

Outro detalhe, não é o óleo de motor que determina quantos km você deve rodar. E sim a montadora da moto. É feito um estudo considerando que o usuário do veículo somente utilize produtos recomendados, combustível de qualidade e que rode de forma adequada.

Vamos tomar como exemplo um carro. No manual está bem explicado que se o veículo for utilizado de forma severa, o período de troca do óleo deve ser reduzido pela metade, ou seja, se for 10.000 km ou 1 ano, é reduzido para 5.000 km ou 6 meses.

Utilização severa entende-se por utilizar o veículo em curtas distâncias onde o óleo e motor não chega a uma temperatura ideal de trabalho. Também, entende-se por andar em estradas com muita poeira ou pó oriundo de processo férreos.

Para motos, se eu sempre andar no laço e somente em finais de semana, usaria um óleo bom, de valor bem menor e trocaria dentro do prazo do fabricante.

Não sei que moto você tem, mas para você ficar tranquilo, um cenário bom seria o seguinte. Utilizar o óleo recomendado pela Suzuki, Mobil MX 15w50 API SL Semissintético (R$ 23,00 o litro) + Filtro Fram ou outra marca e trocar dentro dos 3.000 km ou 6 meses. Assim você fica no recomendado e não esquenta a cabeça. Além disso gasta menos dinheiro.

Espero ter lhe ajudado parceiro.

Abraço.

dae delphiman
vlw pela explicação, eu usava óleo mineral com troca a cada 2k + filtro original(me sai 17r$ comprando no ebay), mas como meu motor tá ficando ancião(100k) acho que ele tá merecendo algo bom, já adotei o militec e estou mto satisfeito com o resultado, usando um óleo top e fazendo as trocas certas terei motor pra mto tempo acredito. Minha moto é uma Srad 750 01, vc sabe me dizer a media de km que o motor de uma SS aguenta?)da forma de uso como falei)
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por delphiman Sex 13 Jun 2014, 08:29

Olá Igor.
Penso que você deve continuar com a mesma receita que tem usado até o hoje. No caso o óleo mineral mais o filtro a cada 2 mil km. Tanto o produto quanto o intervalo estão ótimos. Mais que o suficiente. O Militec pode ser usado a cada 10.000 km ou mais.

Não compensa você utilizar um óleo mais caro pois terá o mesmo benefício.

Acredito que você esteja usando o óleo Motul 3000 20w50 API SG, correto?

Se está satisfeito com o produto, continua nele. É excelente.

Caso queira mudar, pode optar por outros minerais excelentes como: Lubrax Essencial 20w50 API SL (é o que eu utilizo), Yamalube, Ipiranga Moto 20w50 API SL.

Com relação a durabilidade do motor de uma SS, não sei te dizer exatamente a quantidade quilômetros que ele pode durar. Mas pelo que vi em outros fóruns, cerca de uns 250 mil km.

Esta durabilidade está totalmente relacionada aos cuidados que você tem com a moto. No caso, o controle de óleo lubrificante e filtro, manutenções preventivas e também a forma de uso. Andando como você anda, ora normal, ora mais forte, não há problemas. Você terá motor por muitos quilômetros ainda. Fica tranquilo.

Em resumo amigão, continua nesta receita e manda bala na moto. Aproveita ela que o objetivo é este. As motos foram feitas pra andar e bastante.

Abraço nobre.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por igorpbs Sex 13 Jun 2014, 13:38

Então delphiman, desde que peguei a moto eu uso o Lubrax Essencial, mas me apareceu uma boa oportunidade de comprar o Lubrax tecno 10w40 API SL, JASO MA2 por 15 reais o litro e o Essencial eu to pagando uns 12 reais, nesse caso acho que a troca valeria a pena, até pq uso a moto no meu dia dia então seria um uso mais severo, no verão e com transito pesado a moto geralmente bate 105cº pra mais. Tirei até as carenagens de baixo pra melhorar a ventilação e quando vou dar um tiro coloco elas. E no manual é recomendado usar o óleo 10w40 sendo permitido todos os outros tbm, menos o 10w30 que deve ser usado em clima que não passe do 30º.
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por delphiman Sex 13 Jun 2014, 14:39

Fala seu Igor.
Tranquilo, então você já usa o Lubrax 20w50. Excelente produto e preço ótimo.

Referente as recomendações de lubrificante esta é uma questão mais abrangente. Realmente, no manual de serviços e também o manual mundial, o óleo recomendo é sim o de viscosidade 10w40 API mínima SG e que atenda a norma JASO MA.

No Brasil, para a linha Suzuki, no início era recomendado o 20w50, agora passou para o 15w50. O 15w50 já é melhor que o 20w50 pois na partida a frio circulará mais rápido e a quente atenderá o nível 50 de viscosidade. Esta indicação no Brasil tem bastante compatibilidade com o motor da moto, preço e disponibilidade do produto.

Isso não quer dizer que não pode usar um 10w40 na sua moto. Até então nós não tínhamos produtos assim para nossas motos. Não faz muitos anos que as empresas nacionais começaram a disponibilizar produtos melhores para as motocicletas.

O 10w40 é mais fluído. Circulará muito mais rápido tanto a frio quanto a quente. Notará que a moto ficará mais solta, muito melhor.
Atualmente eu acredito que a temperatura do país não tem mais total relevância na indicação do produto, pois o óleo visa atender a especificação e tecnologia do motor, consumo, poluentes e durabilidade. Tanto é que você nota que a Honda agora recomenda o 10w30. Tem automóveis que usam o 0w20 para você ter uma ideia.

Falo isso pois já usei o 10w40 em outras motos que tive, e realmente o resultado é ótimo.

No caso de sua moto, se tudo estiver em dia. Juntas, retentores e tudo mais. A moto ficará muito melhor com certeza. Lubrificação e proteção total mais rápida. Caso contrário, não seria recomendado.

Mas assim Igor. O Lubrax Tecno Moto 10w40 API SL, é ótimo. O preço que você encontrou, melhor ainda. Verifica as condições de sua moto e faz um teste. Atente ao nível do óleo se fica tudo certinho. Se a moto por acaso não fuma ou talvez se as velas estão encharcando com óleo.

No mais será só alegria.

Posta o resultado depois. Pode ficar tranquilo que não vai estragar a moto.

Eu tive uma Kawasaki ZX-11, enquanto fique com a moto, usei o Ipiranga Moto 10w40 API SM. A moto era outra coisa, comparado ao óleo 20w50. Sem comparação. Infelizmente este produto da Ipiranga não existe mais.

Qualquer coisa estamos aí amigo.

Até.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por igorpbs Sex 13 Jun 2014, 21:59

Fala Delphiman, então quanto a temperatura do clima foi informações do manual, e lá tbm fala que a gasolina deve ser sem chumbo e ter 90 de octanagem, acredito que o etanol que tem no combustível não faça mto bem para nossas motocas, outra informação que achei importante é sobre medidas de pneu que é mto discutido aki e no manual é bem claro que a mudança dos mesmo causa instabilidade e é altamente recomendado usar as medidas originais. Lendo o Manuel todo o cara ve mta dica preciosa. Quando ao óleo na próxima troca vou botar esse Tecno mesmo então com adição de 100ml de militec e posto aki as impressões que tive.

[img]Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 205dt21[/img]
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por delphiman Sáb 14 Jun 2014, 18:55

Olá Igor.
Grato aí pela imagem do manual.
É o que comentei, o padrão é o 10w40. Com certeza o resultado será muito positivo.
Fico no aguardo do seu relato.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por igorpbs Qua 02 Jul 2014, 12:54

delphiman escreveu:Olá Igor.
Grato aí pela imagem do manual.
É o que comentei, o padrão é o 10w40. Com certeza o resultado será muito positivo.
Fico no aguardo do seu relato.

Grande abraço.

Olá Delphiman,

to a 2 semanas usando o lubrax que falei e to adorando ele, ótimo óleo em comparação ao mineral que eu usava(Lubrax essencial) da uma banho. Esse foi o melhor custo beneficio que já achei no mercado. vale a pena usar, os engates são perfeitos e até parece que diminuiu uns 3º na temperatura do motor.
igorpbs
igorpbs
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por delphiman Qua 02 Jul 2014, 13:01

Boa tarde Igor, tudo bem amigo?
Opa, que beleza.... obrigado por passar o feedback.
Tinha certeza que você ia aprovar.

O motor muda completamente o comportamento, fica muito melhor. As marchas também ficam melhores e mais precisas. Também notei isso quando usava na minha moto anterior, a ZX-11.

Referente a temperatura, ela diminui mesmo. Acontece o seguinte, como o óleo é menos viscoso, ele circula mais rápido dentro do motor, fazendo uma maior troca términa, consequentemente, ajudando a resfriar mais o motor.

Vou averiguar aqui na minha cidade a venda deste produto e provavelmente também usarei na minha moto.

Obrigado por repassar sua opinião.

Assim que trocar o óleo da minha também posto aqui o resultado.

Conversamos.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100 Empty Re: Diferença entre oleo MOTUL 300v e MOTUL 5100

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos