Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade?

Ir em baixo

Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade? Empty Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade?

Mensagem por Kako_UV777 Qui 30 Ago 2012, 17:42

Pessoal, boa tarde!

Tava pensando aqui e surgiu uma dúvida, se mudar a medida do pneu traseiro e/ou mudar a coroa (+ ou - dentes), vai alterar a medição da velocidade, tipo, estaria marcando uma velocidade no painel sendo que a real seria bem menos ou vice-versa?

Tenho a XJ e penso em colocar o pneu 170, já vi várias com 180 mas acho muita coisa e já ouvi que alguns colocou a relação (acho que a coroa) da Fazer 600 na XJ, mas não gostaria dessa mudança na velocidade se for acontecer.
Kako_UV777
Kako_UV777
Participante
Participante

Masculino

Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade? Empty Re: Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade?

Mensagem por solrac Qui 30 Ago 2012, 19:16

Tenho uma Bandit 650S e coloquei o pneu 170 e achei que ficou bom, não senti nenhuma diferença em curvas e a velocidade também aparentemente não alterou, pelo menos quando passo nos radares que mostram a velocidade, esta sempre batendo com o registrado no painel da moto.
solrac
solrac
Participante
Participante

Masculino

Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade? Empty Re: Se mudar coroa ou pneu altera a aferição da velocidade?

Mensagem por MatheusMenezes Qui 30 Ago 2012, 19:16

Depende, tem motos que a aferição da velocidade na caixa e outras na roda.

Se a aferição for na roda: só vai alterar a velocidade se mexer nas medidas dos pneus, se trocar relação por outra de mais ou menos redução a velocidade permanece a mesma.

Se a aferição for na caixa: altera a velocidade em qualquer uma das duas opções.
MatheusMenezes
MatheusMenezes
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardo.longo Qui 30 Ago 2012, 19:31

Hoje as motos todas medem a velocidade no eixo secundário do câmbio (o eixo do pinhão). Aí afeta, sim. Troquei a coroa de 47 dentes por uma de 45 e mudou tudo.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Kako_UV777 Qui 30 Ago 2012, 20:25

E essa minha dúvida, minha Xj é 2011 e agora? Não quero a mudança na velocidade (enganar o velocímetro).
Kako_UV777
Kako_UV777
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardo.longo Qui 30 Ago 2012, 20:29

Kako_UV777 escreveu:E essa minha dúvida, minha Xj é 2011 e agora? Não quero a mudança na velocidade (enganar o velocímetro).

Não tem jeito não. Meu velocímetro marcava um pouco a mais (como todos os velocímetros fazem), e o odômetro marcava certo. Agora o velocímetro marca certo e o odômetro marca um pouco a menos.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por FERNANDO PF Qui 30 Ago 2012, 20:56

Se você mudar o pneu e a relação, pode tentar chegar a uma configuração igual ou muito próxima a original... teria que calcular pela sua relaçaõ (pinhão x coroa x pneu).
FERNANDO PF
FERNANDO PF
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Convidad Sex 31 Ago 2012, 01:57

nao!! isso só mudaria se a moto nao possuir limitador de rpm ou velocidade. a hayabusa mesmo, mexi uma vez na relação dela, com 1 dente menor na coroa. coloquei ela no dino, dava 292 real, com a coroa original ou com a alterada. somente depois que tirei o limitador dela, que passou da marca.
ja as motos menores, de 600cc a 750cc, deve mudar sim, pois as mesmas quase nao teem limitação alguma, somente em torque e das 3 primeiras marchas. pneu o ganho é ínfimo!

Convidad
Convidado

Mensagem por Ralexandre Sorocaba Sex 31 Ago 2012, 09:28

Engana ..se mexer na coroa

Porem somente acima dos 100 km ..por isso você passa em radares e aparece certo ..pois em baixa velocidade não faz tantas alterações

Fiz isso na minha e andei com um amigo

dava alteração de 10..15 km Hra acima de 150
Ralexandre Sorocaba
Ralexandre Sorocaba
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Kako_UV777 Seg 03 Set 2012, 16:27

Legal galera, obrigado pelas informações!
Kako_UV777
Kako_UV777
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por gbordallo Seg 03 Set 2012, 17:31

Muda sim, só se a medição fosse na roda dianteira que não mudaria.

Quando você muda as medias do pneu, você acaba alterando o perímetro da roda, ou seja, se tu colocar um pneu mais largo acaba aumentando o perímetro e com isso a cada volta completa do pneu a distancia percorrida é maior que com o pneu menor. A mesma coisa ocorre quando diminui a quantidade de dentes da coroa ou pinhão, acaba mudando a rotação na roda.

Se quiser colocar um pneu mais largo e uma relação mais longa, teria que trocar o sensor de velocidade para um compatível com a nova configuração.
gbordallo
gbordallo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por danilo_menegon Qua 05 Set 2012, 13:50

cara no meu ponto de vista não vai alterar pois vc vai por o pneu 170 então vc vai mexer na largura não no perfil agora se fosse 180x50x17 ee vc colocasse 170x70x17 ai sim altera mas altera pelo fato do perfil não da tala do pneu
danilo_menegon
danilo_menegon
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por gbordallo Qua 05 Set 2012, 16:47

danilo_menegon escreveu:cara no meu ponto de vista não vai alterar pois vc vai por o pneu 170 então vc vai mexer na largura não no perfil agora se fosse 180x50x17 ee vc colocasse 170x70x17 ai sim altera mas altera pelo fato do perfil não da tala do pneu

Não fique bravo comigo, mas altera sim, a medida do perfil é o percentual da largura do pneu, por exemplo:

Um pneu 180/55 R 17 significa que ele tem 180mm de largura e o 55 é o percentual da largura do peneu, ou se seja, são 55% da largura do pneu. Então se almentar a largura do pneu mesmo mantendo o perfil 55 vai almentar também o diâmetro total do pneu.

Resumindo, para manter o diâmetro total do conjunto roda + pneu já que vai almentar a largura do pneu, terá que diminuir o perfil.
gbordallo
gbordallo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por danilo_menegon Qua 05 Set 2012, 21:34

tendi e penssando assim vc tem toda razão dsculpe-me

e valew
danilo_menegon
danilo_menegon
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MarceloZ Qui 13 Set 2012, 00:38

OPA!Trnaquilo?
A turma que ta usando o 170 na bandit....ta usando qual?
Abraço!
MarceloZ
MarceloZ
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eViRuZ Qui 13 Set 2012, 01:37

A marcação da velocidade vai ser alterada sim... quando tinha a 650F troquei o pinhão original por outro 1 dente maior.... a velocidade exibida no painel era cerca de 1-2% maior que a velocidade real no dinamometro. Normalmente esse "roubo" de velocidade é de 6-9% em média.
Esclarecendo como fiz pra saber, com a moto na relação original, o painel exibia 251km/h, o máximo que marcou no dinamometro foi 229km/h real.
Após a alteração (alongada) o painel exibia os mesmos 251, mas no rolo do dinamometro foi registrado 243 km/h real.

Fiz a comparação também na pista, um amigo de hornet com painel digital, exibia 205km/h e na minha era exibido 193km/h.

Como a difereça é em %, quanto maior a velocidade, mais nítida será a diferença.

Um GPS também iria ajudar nesse aferimento. Tente andar em 6ª marcha com 6 mil RPM´s no motor antes e depois da alteração. compare os números e descubra.

Abraço e vamos andar juntos em breve hein Kako.
eViRuZ
eViRuZ
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares