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Mensagem por marlonamaral Ter 31 Jul 2012, 22:10

Pessoal,

só uma dúvida... posso usar óleo de carro em moto?

só pra efeito de curiosidade a exemplo: Lubrax tecno 15w40 semi API SN

ou tem que esses óleos que no rótulo tem uma moto?

será que tem problema colocar esses óleos para carro no motor da moto 4 cilindros?

abraço.
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Mensagem por Sérgio Santiago Qua 01 Ago 2012, 00:34

Tenho moto desde 1971, e só fui 'apresentado' a óleos especiais para motos no final da década de 80. Tive CB 350 - DT 250 - RD 350 - CB 500 - CB 750 e todas rodaram com óleos para carros (usava o Texaco Havoline) sem problemas de motor, câmbio ou embreagem.
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Mensagem por Cristiano Kristensen Qua 01 Ago 2012, 00:47

Pelo q sei a diferença do Óleo de Carro para o de Moto, é somente q o óleo de moto tem um aditivo a mais pq os discos da embreagem da moto é banhada no óleo diferente da do carro, por isso precisa deste aditivo, pois se colocar o óleo do carro direto na moto a embreagem patina..... Isso foi a forma mais pratica de explicar...Mas vai ter mais informações técnicas com a galera do Fórum..... Abraço.....
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Mensagem por Sérgio Santiago Qua 01 Ago 2012, 00:58

Sérgio Santiago escreveu:Tenho moto desde 1971, e só fui 'apresentado' a óleos especiais para motos no final da década de 80. Tive CB 350 - DT 250 - RD 350 - CB 500 - CB 750 e todas rodaram com óleos para carros (usava o Texaco Havoline) sem problemas de motor, câmbio ou embreagem.

Não tive problemas com embreagem em nenhuma das motos que citei acima, nem na DT 250 que era usada em competições de enduro.
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Mensagem por Lallo Qua 01 Ago 2012, 10:04

Marlon
Este assunto de usar óleo de motor de autos para motos é polêmico por várias razões:

- os fabricantes de óleos de motor querem que você pense que só deva usar óleos para motos para cobrarem mais caro do consumidor;

- Não há aditivos específicos para que as embreagens não patinem, ocorre justamente o contrário. Alguns aditivos usados em óleos de carros não podem ser usados para motos;

- A norma JASO só foi criada em 1998, até então não havia restrições de uso de óleos de carros em motos. As restrições vinham da parte dos fabricantes que colocavam na cabeça dos motociclistas que deveriam pagar mais por um óleos específico para motos;

- Os únicos óleos inadequados para embreagem de motos são os chamados energy conserving para carros que contém aditivos redutores de atrito e fricção. Normalmente tem grau de viscosidade SAE de 10W-30, 5W-30 e 0W-30. Este óleos tem viscosidade inadequada para o clima brasileiro para temperaturas ambientes acima de 30º C. Além de reduzir em torno de 30% a vida útil dos motores. Embora reduzam o consumo de combustível em até 2% e permitam o motor girar mais livre em detrimento da proteção das peças móveis. Um agravante destes energy conserving é que estes tem baixos teores de ZDDP;

- A maioria dos óleos para motos fabricados no Brasil que declaram atender a JASO MA, MA1 e MA2 não tem homologação oficial da JASO, isto é não foram submetidos e aprovados no teste no Japão ou não passaram no teste. Os únicos fabricantes brasileiros que tem homologação JASO MA ou MA2 para os óleos deles são a Petrobras e Mobil. Os outros dizem que tem mas não tem p%#*rra nenhuma;

É isso, doa a quem doer ahuahua.

Se você não faz questão de usar um óleo homologado "oficialmente" pela JASO. Se eu fosse você usaria o Lubrax Top Turbo CI-4/ SL 15W-40. Alguns virão com resistência dizendo que os motores de moto girão até 16.00 RPM e este óleo não serve. Este é outro mito, quem não tem fundamento algum.

Fui
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Mensagem por eduardo.longo Qua 01 Ago 2012, 10:48

Pode usar sim.
Normalmente, pelo menos nas motos que eu conheço, o manual não diz nada sobre óleos específicos. Apenas determina a viscosidade SAE e a classificação API. Se atender a essas especificações, pode usar sem medo.
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Mensagem por marlonamaral Qua 01 Ago 2012, 11:52

Pois é gente...

acabei de falar com um mecânico e o mesmo falou que não tem problema. Existe um marketing grande sobre esses óleos de moto e carro, mas o que vale é a classificação. Ele recomendou é que use semi-sintético (evitar mineral) e tem que ver é se a classificação é SL , SM, SN, etc... são óleos mais modernos. 15W40 ou 15w50 são excelentes em custo beneficio.

Um 15w40 semi sintético é de bom tamanho para o motor e a troca de óleo quem manda é o fabricante do motor, e não o fabricante do óleo. Segundo ele, trocar a cada 3000 km o óleo da SRAD com filtro (recomendando).

como sempre usei o BR tecno 15w40 semi API SN, vou colocar na moto tbm, pois nos carros turbo, não afina nada... foi o único que na pista aguentou bem. Carros com 2 kilos de pressão andando forte no arrancadão na lenta o relógio sempre acusava 1,1 bar no mínimo... excelente... não pode baixar de 1 bar não... se baixar é sinal que o óleo não aguentou a exigência do motor.

Legal galera, obrigado pela ajuda.

Abraço
marlonamaral
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Mensagem por Lallo Qua 01 Ago 2012, 12:08

marlonamaral escreveu:Pois é gente...

acabei de falar com um mecânico e o mesmo falou que não tem problema. Existe um marketing grande sobre esses óleos de moto e carro, mas o que vale é a classificação. Ele recomendou é que use semi-sintético (evitar mineral) e tem que ver é se a classificação é SL , SM, SN, etc... são óleos mais modernos. 15W40 ou 15w50 são excelentes em custo beneficio.

Um 15w40 semi sintético é de bom tamanho para o motor e a troca de óleo quem manda é o fabricante do motor, e não o fabricante do óleo. Segundo ele, trocar a cada 3000 km o óleo da SRAD com filtro (recomendando).

como sempre usei o BR tecno 15w40 semi API SN, vou colocar na moto tbm, pois nos carros turbo, não afina nada... foi o único que na pista aguentou bem. Carros com 2 kilos de pressão andando forte no arrancadão na lenta o relógio sempre acusava 1,1 bar no mínimo... excelente... não pode baixar de 1 bar não... se baixar é sinal que o óleo não aguentou a exigência do motor.

Legal galera, obrigado pela ajuda.

Abraço

Achar que um óleo que baixa um pouco com a quilometragem não é bom, é outro mito baseado no achismo de muitos mecânicos. Se o óleo não baixa é porque não queima. Se não queima é porque não está chegando como deveria para lubrificar os anéis porque é viscoso demais. O óleo que lubrifica adequadamente sempre queima porque sobe até a parte superior do cilindro.

Agora se o motor está com folga demasiada vai queimar mais óleo mesmo, aí não é culpa do óleo. Nesses casos por exemplo troca-se um 10W-40 por um 20W-50.

Óleos semissintéticos são outro campo obscuro porque como semi eles classificam-se em vários tipos de óleo exemplo óleos do grupo III, III+, IV e V. Os semi bons mesmo são os que tem a fração sintética derivados de esteres. O melhor parâmetro para diferenciar um óleo para motores é o índice de viscosidade, reserva alcalina e teor de ZDDP.
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Mensagem por Junior 600RR Qua 01 Ago 2012, 12:58

Outro dado importante a ser considerado no uso de oleos para motos e automoveis é a rotação maxima que sua moto ou carro chega, motos de baixa cilindrada que rpm esta em torno de 6 a 8mil rpm não tem problemas em usar mesmo oleo, porem motos que giram até 18mil RPM, devem sim utlizar somente oleos destinados a motocicletas e viscosidade estabelicida pela montadora que é oque foi testado e aprovado no processo de certificação da moto.
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Mensagem por NERO Qua 01 Ago 2012, 13:59

Já que o melhor óleo produzido no brasil foi citado, vou dar meus 2 cents...

O top turbo da petrobrás, é um óleo "pra caminhão", mas o que pouca gente sabe, é que sua especificação atende também a especificação de automóveis, com sobra... (se não me engano, classificação api dele é SM...mais alta até que eSL)
Com relação ao receio de usar em rotações elevadas, lembro a vocês que o óleo de caminhão tem que suportar cargas mecânicas altíssimas...acho que até mais do que um carro ou moto. E ainda lembro que o óleo do motor, no caso, também é o messmo óleo que lubrifica a turbina, que gira muitíssimo mais do que esses míseros 16.000 rpm citados.

No carro uso já a uns 3 anos...compro sempre o galão de 5 litros, que sai mais barato...óleo de altíssima qualidade por menos de 10 pila o litro. Nos caminhões a recomendação de troca é uns 20.000...
Na moto, ainda vou experimentar. Tem gente que já usa faz tempo também.
Tem um tópico com umas 100 páginas sobre esse óleo no motonline.

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Mensagem por Lallo Qua 01 Ago 2012, 17:37

Junior 600RR escreveu:Outro dado importante a ser considerado no uso de oleos para motos e automoveis é a rotação maxima que sua moto ou carro chega, motos de baixa cilindrada que rpm esta em torno de 6 a 8mil rpm não tem problemas em usar mesmo oleo, porem motos que giram até 18mil RPM, devem sim utlizar somente oleos destinados a motocicletas e viscosidade estabelicida pela montadora que é oque foi testado e aprovado no processo de certificação da moto.

Tô falando que ia aparecer mais um com mais um conceito tirado da própria cabeça. Escrevi aí acima que iam dizer exatamente isto.


Última edição por Lallo em Qua 01 Ago 2012, 17:48, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Lallo Qua 01 Ago 2012, 17:46

É isoo mesmo Nero, para motos as classes SM e a vindoura SN são inadequadas para motos. Porque com as pressões relativas as questões ambientais, estes óleos de classe e nível de desempenho mais recentes inclusive sofreram redução de alguns aditivos importantes.

Já os óleos Diesel CI-4 e CI-4 Plus que atendam também à SL ainda que minerais de longe superam estes óleos semissintéticos para moto que os fabricantes põe na cabeça da galera que são melhores porque os manos acreditam nisso.

O Top Turbo custa 13 Dilmas no lugar mais caro, óleo para 35.000 km em caminhões, para motos com carter compartilhado roda 3.500 km sussa se o motor for´de refrigeração líquida. Os americanos em sua maioria usam óleos CI-4 e tão c#4*ndo e and*¨$#ndo para a JASO.
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