Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo 10w30 alguém já usou???

+10
Rodolpho Rossi
Minotauro1978
Leandro_SS
Last_Warrior
TheDoctor
Natão
Kallébe
COUTINHO
Lallo
eduardosjc
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Seg 09 Jul 2012, 17:03

Nos outros fóruns tenho visto a galera adotando essa viscosidade de óleo nova que tem por ai, a maioria vem elogiando muito, principalmente consumo em motos maiores, de 750 e 1000cc

Já neste fórum percebi que o pessoal tem um pouco de receio, um pé atrás.....então pelo sim pelo não, resolvi comprar 3 litros e vou experimentar na próxima troca, se for metade do que o pessoal tem falado, já estou satisfeito.

Gostei muito do preço também....paguei 25.90 o litro, o nome é Ipiranga top rider 10w30 100% sintético api SL jaso ma2

Depois posto aqui as impressões bounce
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Lallo Ter 10 Jul 2012, 11:28

Há uma tendência para os motores 4T atuais (veículos e motos novas) de usar-se óleos multiviscosos 10W-30, 5W-30 e até 0W-30 dependendo do clima da região ou país.

Os prós são que óleos mais finos (menor viscosidade) produzem menor força arrastro dentro das partes móveis do motor. Os motores giram mais soltos, aceleram mais rápididamente e consomem até 2% menos combustível. Esses pontos interessam bastante aos fabricantes de veículos.

Mas há vários pontos contra. A primeira informação básica que precisamos saber seja qual for o veículo que usarmos. É a recomendação do fabricante do veículo com relação a especificação do óleo a usar.

Este deve ser sempre o ponto de partida. Isto vocês encontrarão no manual do proprietário! Se você não ler o manual, você pode se tornar um própriotário por nem sequer saber qual tipo de óleo seria indicado pelo fabricante no caso, da motocicleta, que não é o caso.

Ler o manual é essencial, é a base inicial mínima de conhecimento que precisamos ter para usar qualquer produto mais complexo. Pelo seu avatar entendo que tenhas uma Suzuki. Veja qual é a vsicosidade que o manual dela recomenda.

Parece que esta moda do 10W-30 advém do lançamento do novo óleo da Honda 10W-30 SJ. Uma vez que o antigo 20W-50 SF da Honda é óleo da década de 80 com classe API que está totalmente obsoleta ha bastante tempo.

Observe as características dos motores das motocicletas

- Altas temperaturas de operação, principalmente se resfriados a ar;
- Grandes variações de temperatura de trabalho;
- Alta potência específica - aproximadamente 1,5 vezes maior do que a de um carro de passeio;

- Altas rotações - aproximadamente 2 vezes a de um carro;
- Reservatórios de óleo menores, que implica na degradação rápida do óleo e acima da média;

- grande ação de cisalhamento do óleo ao passar pelas engrenagens do câmbio, pelos discos de embreagem e em algumas motos pelos rolamentos.

Essas características – alta temperatura com pouco volume de óleo e cisalhamento – faz com que o regime de trabalho seja considerado muito severo.

Os pontos contra são que nos fórum de lubrificação fora do Brasil e em websites especializados, há alertas sobre óleos energy conserving (tipo 10W-30 inclusive sem JASO) os quais reduziriam a vida útil dos motores em 30% dos motores de tecnologia recente. No caso de motores de tecnologia dos anos 80 e anteriores o risco é ainda maior.

Para encurtar a história, óleos menos viscosos como os 10W-30 são menos eficazes na proteção das partes móveis do que por exemplo um 10W-40.

Agora um óleo 10W-30 para motocicletas num país como o Brasil, onde algumas regiões atingem facilmente 30º C é algo no mínimo temerário, porque a partir desta temperatura ambiente um óleo 30 tem a viscosidade inadequada.

Eu particularmente não usaria um óleo desses na minha moto nem f..dendo. Tenho também um auto com 8.500 km em garantia que usa um 5W-30 depois da revisão dos 10.000 km da cc. Vou usar um 10W-40, prefiro gastar mais 2% de combustível e ficar sossegado quanto ao desgaste prematuro no caso de anéis, camisas e válvulas.

Enfim isso que eu escrevi não vai adiantar nada a galera vai pensar vou por o óleo da Honda que Honda é Honda a moto anda mais.

A propósito os óleos Ipiranga ditos atenderem a JASO, não são homologados pela JASO. Qualquer dúvida entre na página da JASO e procure o número de homologação deste óleo citado e veja por si mesmo.

Fui




Última edição por Lallo em Ter 10 Jul 2012, 13:33, editado 1 vez(es)
Lallo
Lallo
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 21/06/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Ter 10 Jul 2012, 12:22

Realmente, o fato da Honda ter adotado em todas as suas motocicletas é um ponto crítico, tendo em vista que milhares de motoboys estão utilizando o óleo e se tivesse algum problema, acredito que já estariamos sabendo do jeito que esses caras rodam.

A Kawasaki tb pretende adotar o 10w30 em toda a sua linha a partir de 2013.

Tem tb a Castrol, q me parece ser uma marca séria e renomada, está substituindo o castrol gp extra, com viscosidade 20w50 pelo 10w30

Já a Mobil q alguns acham excelente, fui usar o óleo Mx 15w50 semi deles e achei uma porcaria completa, com embreagem dura, difícil engate e motor ruidoso

Sei lah, só testando pra ver.... Very Happy
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Ter 10 Jul 2012, 12:52

Dá uma olhada aqui, nos comentários tb:

http://www.motosblog.com.br/7942/qual-o-tipo-certo-de-oleo-para-sua-moto/
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Kallébe Qua 11 Jul 2012, 08:37

eduardosjc escreveu:Nos outros fóruns tenho visto a galera adotando essa viscosidade de óleo nova que tem por ai, a maioria vem elogiando muito, principalmente consumo em motos maiores, de 750 e 1000cc

Já neste fórum percebi que o pessoal tem um pouco de receio, um pé atrás.....então pelo sim pelo não, resolvi comprar 3 litros e vou experimentar na próxima troca, se for metade do que o pessoal tem falado, já estou satisfeito.

Gostei muito do preço também....paguei 25.90 o litro, o nome é Ipiranga top rider 10w30 100% sintético api SL jaso ma2

Depois posto aqui as impressões bounce

Quanto custa para fazer o motor de uma gsx 750 ? Sinceramente vc acha que vale o risco ? Em certos pontos as máquinas são como os seres humanos. Cada ser humano tem sua individualidade, o seu biótipo. A alimentação correta para um, não necessariamente é a alimentação correta para outra pessoa. A viscosidade do óleo é definida por quem mais entende da sua máquina. Pela própria equipe de engenheiros que a projetou. O melhor óleo para o seu motor não necessariamente é o melhor óleo para outro motor. E vice versa. Mais disso tenho certeza de q já deve estar careca de saber. A pergunta é: Vale o risco por supostos resultados ? Vou no não... Cool Cool

E é pq eu sou um adepto de modificações no projeto original. Defendi aqui as baterias nobreak e várias outras modificações... Más óleo é algo muito sério. Alguns poucos segundos de falha na lubrificação e com certeza pelo menos parte do seu motor vai para o saco...

Kallébe
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 22/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Ter 04 Set 2012, 11:30

Para não criar outro tópico sobre o assunto, vamos levantar esse!

Sobre o óleo 10w30, alguém já usou ou usa?

Qual a impressão?
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Natão Ter 04 Set 2012, 12:05

Eu gosto do Mobil MX, acho bem melhor do que o Yamalube e o Motul 3000.

Nunca usei o 5100, mas na próxima troca pretendo usar. Vamos ver como é.
Natão
Natão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 30/08/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por TheDoctor Ter 04 Set 2012, 12:26

To usando o Ipiranga top rider 10W40 API-SM 100% sintético , por enquanto só felicidades ... a unica dor de cabeça é na hora de comprar ... aquele bordão da ipiranga é totalmente inverídico " passa no ipiranga que tem " ou "Pergunta lá no posto Ipiranga" kkkkkkkkkkk parece piada ...

Mas como é duro encontrar o top rider sintético na rede Ipiranga e quando encontra cada um faz o preço que quer (R$27,00 ~ R$55,00) pelo mesmo litro em diferentes unidades.

Enfim, mas é um excelente óleo vale a pena conferir ..
TheDoctor
TheDoctor
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Natão Ter 04 Set 2012, 12:29

The Doctor, o Top Rider não é 10w30?
Natão
Natão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 30/08/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por TheDoctor Ter 04 Set 2012, 14:57

Natão escreveu:The Doctor, o Top Rider não é 10w30?

Cara, acho que na verdade a ipiranga só nomeia os óleos como Top Rider, mas com diferentes caracteristicas entre eles. Se não me engano o 10W30 é semi-sintético API-SL não lembro de cabeça.

Tem um Top rider novo que só achei em uma unica loja, to querendo testar mas o preço ta alto ainda, trata-se de um API-SM 15W50 - 100% sintético que encontrei por R$45,00 o litro (embalagem cinza de tampa vermelha).

TheDoctor
TheDoctor
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Ter 04 Set 2012, 15:28

Eu vou colocar o 10w30 na proxima troca.....e pelos relatos dos colegas que já estão usando, acho q vou gostar muito

Mobil MX nunca mais nem de graça
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Ter 04 Set 2012, 15:36

eduardosjc escreveu:Eu vou colocar o 10w30 na proxima troca.....e pelos relatos dos colegas que já estão usando, acho q vou gostar muito

Mobil MX nunca mais nem de graça

Eduardo

Vou usar na minha também. O pessoal que ta usando, fala o que sobre as trocas de marchas? Estão macias?
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Natão Ter 04 Set 2012, 15:47

eduardosjc escreveu:
Mobil MX nunca mais nem de graça

Acho que estás usando falseta hahaha, porque comigo ele funciona muito bem, mas também são motos diferentes, cada uma responde melhor de um jeito. O Yamalube pra mim é que é um verdadeiro lixo, se bobear pior do que o Mobil Preto... O motul 3000 um pouco melhor mas ainda pior, bem pior do que o MX.
Deve ser de moto pra moto mesmo.
Natão
Natão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 30/08/2012

http://www.natanlorenzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Ter 04 Set 2012, 15:51

a minha embreagem ficou uma droga com esse MX....foi o pior óleo que já usei na vida disparado.....fiquei tão traumatizado que nunca mais comprarei nenhum outro produto da mobil.

Coutinho, o pessoal que conversei que está usando o 10w30 estão elogiando muito o desempenho da moto, dizem q o giro sobe mais rapido....que o consumo melhora e q a embreagem fica uma manteiga....até agora nao encontrei ninguem q falasse mal.....vou colocar o top rider 100% sintético 10w30 na minha na proxima troca e dai posto o relato de minha experiencia aqui

eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Ter 04 Set 2012, 16:21

Valeu...na expectativa!
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Seg 17 Set 2012, 09:46

Bom galera, coloquei o 10w30 este fim de semana e fui dar o rolê de costume com os amigos.

A primeira diferença q senti foi no que se refere a vibração do motor, dá pra sentir pelo barulho e inclusive na manopla que ele vibra bem menos.....a marcha tb entra com muita facilidade, o cambio ficou bem mais agradável....o consumo não sei pq não costumo ficar medindo, mas fez 15.7km/l neste rolê, gostei bastante....recomendo.

Só não sei se vou poder colocar sempre ele por ser difícil de achar e quando acha é acima de 50 paus o litro.....mas se continuar na promoção a 25,90 na loja q comprei, certamente vou colocar novamente....vale a pena sem dúvida

eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Convidado Seg 17 Set 2012, 12:20

10w30 100% sintético api SL jaso ma2


Eae eduardo, não entendo muito de especificação de óleos... poderia dar uma explicação sobre o que é cada numeração/sigla ? vlw

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Seg 17 Set 2012, 12:43

ederson, dá uma olhada na explicação do lallo na primeira pagina, q está bem técnica e detalhada.

Só nao concordo a respeito do desgaste superior do motor ao utilizar este óleo, uma vez que em países desenvolvidos ele já é utilizado e recomendado a vários anos para praticamente todas as motos e em carros já está sendo utilizado óleos 0w20 e inclusive em locais com verão mais rigoroso que o nosso.

Outro ponto, a honda que detém 90% do nosso mercado com milhões de motos espalhadas pelo país, nao iria adotar este óleo em toda a sua frota se houvesse chance de quebra prematura, especialmente porque seu principal consumir são motoboys que rodam facilmente 100mil km ao ano.....seria como dar um tiro no pé...

essa é minha opinião....abraço

eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Seg 17 Set 2012, 13:37

Estou usando o 10w40 da Ipiranga, paguei 20 pila o litro!

Na minha opinião está ótimo, as marchas entram como uma manteiga, senti a moto mais linear ainda, aprovado!

Abraço
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Seg 17 Set 2012, 13:47

Esse 10w40 é sintético tb neh coutinho??

Excelente óleo tb e por esse preço compensava pegar 1 caixa hehe



eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Seg 17 Set 2012, 13:52

eduardosjc escreveu:Esse 10w40 é sintético tb neh coutinho??

Excelente óleo tb e por esse preço compensava pegar 1 caixa hehe


Pois é, to pensando seriamente em pegar mais uns 3 litros, pelo menos pra garantir a próxima troca...rsrs

É esse aqui, sintético sim!

Óleo 10w30 alguém já usou??? Ipiranga
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por TheDoctor Seg 17 Set 2012, 14:13

COUTINHO escreveu:Estou usando o 10w40 da Ipiranga, paguei 20 pila o litro!

Na minha opinião está ótimo, as marchas entram como uma manteiga, senti a moto mais linear ainda, aprovado!

Abraço


Onde conseguiu por esse preço .. ta realmente bem barato ....
TheDoctor
TheDoctor
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por COUTINHO Seg 17 Set 2012, 14:17

TheDoctor escreveu:
COUTINHO escreveu:Estou usando o 10w40 da Ipiranga, paguei 20 pila o litro!

Na minha opinião está ótimo, as marchas entram como uma manteiga, senti a moto mais linear ainda, aprovado!

Abraço


Onde conseguiu por esse preço .. ta realmente bem barato ....

No posto de gasolina de um amigo meu, o preço de tabela era R$ 24,90, mas me fez a R$ 20,00.

De qq forma, R$ 24,90 não fica tão fora, a próxima troca ainda vou usar esse novamente, mas na outra eu pretendo colocar um 10w30 para testar também...

Valeu.
COUTINHO
COUTINHO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 02/06/2009

https://www.suzukionline.org

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por eduardosjc Seg 17 Set 2012, 15:10

Mesmo 24,90 tah bem barato.....aqui na minha cidade, todos os postos ipiranga estão com valores acima de 40 reais o litro qualquer sintético, sendo o 10w30 ou 40
eduardosjc
eduardosjc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 17/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Last_Warrior Sex 21 Set 2012, 00:47

Seguinte... Há uma tendência a se usar óleo cada vez mais finos. Claro que isso depende principalmente da temperatura ambiente do local de operação, mas também depende do processo de fabricação do motor.

Os motores novos estão sendo fabricado com folgas cada vez menores, o que permite usar óleos mais finos.

Então, a Honda mudou o óleo para um mais fino. Mas provavelmente ela também mudou o processo de fabricação dos motores para receber esse novo óleo. Senão, seria suicídio. Ah tá, e os motores antigos? Ora, os antigos que se danem, já estão fora de garantia, no Brasil sempre foi assim, coloca-se o óleo novo como opção na concessionária e pronto, já que 0,1% dos que tem motos com mais de 1 ano de uso fazem uso da cc.

Já nos motores mais antigos, o alerta já foi dado pelo amigo que fez o post anterior falando sobre isso. Cuidado!!

Em outras palavras... Nos motores mais antigos, melhora o desempenho? Lógico que sim, o consumo também. Mas como são motores que não foram projetados para trabalhar com eles originalmente, aliado ao clima "fresco" da maior parte do Brasil, que "dificilmente" atinge 30 graus... Complicado.

Talvez os que usam a moto na estrada vão sentir menos os efeitos colaterais.

Mas os que direto tem que passar pelo trânsito lento, gostam de deixar a moto ligada parada, ou gostam de fazer umas "artes", os efeitos colaterais podem ser maiores.

A minha moto por exemplo, existe um gráfico com informações bem claras sobre a temperatura ambiente e o óleo utilizado.

No meu caso, tenho que usar o 20W50 e ponto final.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo 10w30 alguém já usou???

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos