Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ÓLEO MINERAL e teste da frigideira

+16
Douglas_SC
cfmaradeia
Anderson Vidal
edgar
tiago_pimenta
R-Carril
Demerson
ari
Berlindo
vyniciuz
eduardo.longo
YUJI
Juan
Last_Warrior
Padumi
Deanzaumm
20 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem ÓLEO MINERAL e teste da frigideira

Mensagem por Deanzaumm Seg 30 Abr 2012, 23:44

E aí... Eu prefiro ir na Base sintética ou 100% sintético héim Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil Twisted Evil

Pode colocar a barra do video em 1:00 min que é onde fica bacana!

Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: ÓLEO MINERAL e teste da frigideira

Mensagem por Padumi Ter 01 Maio 2012, 00:22

Bem interessante o comparativo. Mas o cara mesmo diz que o teste foi feito em temperaturas bem maiores que o "normal" em um motor.

E aí entra a questão: em condições normais, o mineral também deve fazer bem o seu papel, não?

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Deanzaumm Ter 01 Maio 2012, 00:26

Faria... Mas no teste ele fez o processo rápido.

No motor o processo seria mais lento e gradativo.

Acredito que no uso normal dentro do motor o processo de "engrossamento" se daria por volta de o dobro da quilometragem recomendada para troca.

Mas ver o teste em iguais parâmetros o óleo de base sintética nem mudar nada, ao passo que o mineral sofreu horrores é de se pensar!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Last_Warrior Ter 01 Maio 2012, 01:40

Sim, esse teste não serve pra muita coisa, já que ele mesmo deixou claro que foi feito numa temperatura bem acima do funcionamento normal do motor...

Bem, tomo por base a minha F... Recomendado mineral, sempre coloquei mineral e nunca tive problema... Rodo mais na rodovia, mas de vez em quando dou uns rolés na cidade onde o trânsito lento e travado judia bastante do motor de do óleo... Mas nunca tive problemas.

Como ele mesmo disse no video, basta colocar o que o fabricante recomenda e pronto. Sendo assim, não terei benefício nenhum colocando óleo semi sintético ou sintético na minha F...

Então, cada cabeça uma sentença!

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Padumi Ter 01 Maio 2012, 05:46

Outra dúvida que provavelmente já rolou no forum: usando o sintético, poderíamos aumentar os intervalos de troca?

De repente, dependendo dos valores e intervalos, poderia compensar.

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Juan Ter 01 Maio 2012, 11:03

é verdade padumi... nos carros o intervalo de uso do mineral para o sintetico geralmente é o dobro. e nas motos??
Juan
Juan
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por YUJI Ter 01 Maio 2012, 11:06

Se a troca do sintético for de 6 meses???
YUJI
YUJI
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Deanzaumm Ter 01 Maio 2012, 11:20

Aqui o Motul 3000 custa 25 reais. Já o motul 5100 compro por 30 reais (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-232687532-oleo-motul-5100-o-mais-barato-_JM)

Então compra-se 3 litros em uma vez e 2 na outra, fechando o ciclo 2,5 litro que usa-se a cada troca.

Cada troca de óleo sai a 75 reais de óleo + 20 de filtro, totalizando R$95 reais para rodar 3.000km com ótima margem de proteção para enfrentar combustíveis lixo que usamos contaminando nosso óleo e prolongar a vida útil do motor.

cada 100km rodados (média dos meus rolés) me 'custa' de óleo R$3,16.

Se fosse o motul 3.000, com certeza não iria a curto ou médio prazo formar borra, nem iria aumentar o desgaste em condições de uso normais... MAS o que eu penso é o seguinte: e o longo prazo? Será que a formação de borra, vernizes ou gomas usando um óleo mineral não poderá gradativamente ser maior? Outra, e o uso HARD EXTREME? Quando você acaba fazendo um uso mais severo do motor, acredito que a película mineral resista menos.

O que a fábrica recomenda não é para você não ter problemas nunca... mas apenas para não ter problemas na margem de 1 ano de garantia.
Depois disso eles querem mais é que você volte lá precisando de peças e serviços.

Mesmo assim, acredito que a curto ou médio prazo não dê problemas nenhum... Mas já vi motos "fumando" e sem potência por aí que no longo prazo se ferrou por falta de cuidados com manutenção.

Se o óleo sintético ou o semi sintético fossem tão dispensáveis ou desnecessários, com certeza não custariam mais e/ou não seriam mais recomendados. A qualidade é notoriamente superior.

Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Juan Ter 01 Maio 2012, 11:23

hoje em dia nem um carro 1.0 usa oleo mineral perceberam???
Juan
Juan
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Deanzaumm Ter 01 Maio 2012, 11:25

Juan escreveu:é verdade padumi... nos carros o intervalo de uso do mineral para o sintetico geralmente é o dobro. e nas motos??

YUJI escreveu:Se a troca do sintético for de 6 meses???

MINERAL: 3000km ou 6 meses a troca.
Semi Sintético: 5000km ou 6 meses a troca
100% Sintético: 10.000km ou 1 ano a troca

As motos BMW usam motul 300V que são 100% sintético e a troca na Concessionária é isso aí.

Mas vou falar... eu não queria ver o mesmo óleo girando 10.000km dentro do motor não Mad

Suponhamos que com 100km rodados você dê uma "mastigada" em alguma engrenagem lá que acabe não indo parar no filtro de óleo... Vai ficar pirulitando 9.900km dentro do motor, fazendo a maior m3rd4!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Juan Ter 01 Maio 2012, 11:36

mas é dificil confiar nos engenheiros mesmo... rsrsrs mas veja só o novo motor Ducati Superquadro foi feito pra ter a primeira revisão aos 10.000KM !!! pois é isso mesmo 10.000
Juan
Juan
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Deanzaumm Ter 01 Maio 2012, 11:44

Eu tô usando o 5100 por 2 fatores: primeiro maior proteção contra a quebra da película de proteção no uso mais forte; segundo a manutenção de uma temperatura de trabalho mais baixo, devido à sua capacidade de retenção de calor ser melhor.

Aqui em Brasília tem época aí no Verão que bate 35º e o motor trabalha sofrido!

A temperatura do motor estando controlada, já é 90% da proteção.
Por isso também que mandei o MOCOOL no sistema de arrefecimento; fica outra qualidade o negócio!

Adendo:
Veja alguns exemplos em se tratando de carros; o camarada ferra o motor do Gol 1.0 16v devido ao motor ser modificado (roletado) para aumentar a potência (feito isso na fábrica). Aí os Todo poderosos Engenheiros com seus "estudos" e "testes" nível NASA recomendam um óleo que faz o que? BORRA!! Aí toda uma frota de gols fica queimada comercialmente por conta disso.
Veja, no minimo os engenheiros não fizeram testes nenhum!! TODOS os gols 1.0 16v (aquele G3) deram esse problema a CURTO e MÉDIO prazo. Ou seja, qualquer teste que tivessem feito teria constatado que para esse motor, embora 1.0, o óleo deveria ser um de melhor qualidade e com a viscosidade diferente! Pensa que isso não pode acontecer com a gente das motos também não???

Outra: o camarada turbina ou Aspira o motor do carro e quer fazer um uso mais extremo com a mesma manutenção de carro de passeio... PQP! Shocked Aí vc vê tais carros passarem mais tempo na oficina o que na rua rodando! Fumando que nem Maria-Fumaça...

VEÍCULO DE PASSEIO? MANUTENÇÃO DE PASSEIO.
VEÍCULO DE CORRIDA? MANUTENÇÃO DE CORRIDA!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardo.longo Ter 01 Maio 2012, 12:13

Deanzaumm escreveu:
O que a fábrica recomenda não é para você não ter problemas nunca... mas apenas para não ter problemas na margem de 1 ano de garantia.
Depois disso eles querem mais é que você volte lá precisando de peças e serviços.

Tá de brincadeira, né? Rsrsrsrsr

Eu já disse isto aqui, em outro tópico, mas vou repetir: Eu tive um carro (VW) que no manual dizia para trocar o óleo a cada 10.000 km, o filtro a cada 2 trocas de óleo e que o óleo do câmbio não precisa trocar.
Pois eu fazia exatamente o recomendado. Jamais troquei antes. Nem precisava daquela etiquetinha no vidro com a quilometragem do óleo. Eu trocava o óleo nos múltiplos de 10.000 e o filtro nos múltiplos de 20.000. Nunca troquei o óleo do câmbio.
Vendi o carro com 220.000 km e a única coisa boa que sobrou nele era o conjunto motor/câmbio. Estava todo ralado, amassado, enferrujado, mas não queimava óleo. Quando chegava nos 10.000 km, o nível estava um pouco baixo, mas não chegava na marca do mínimo. Nunca precisei completar.
Óleo sintético é para Ferrari e Lamborghini. Colocar em motor comunzão como os nossos, é desnecessário.

Deanzaumm escreveu:
o camarada ferra o motor do Gol 1.0 16v devido ao motor ser modificado (roletado) para aumentar a potência (feito isso na fábrica). Aí os Todo poderosos Engenheiros com seus "estudos" e "testes" nível NASA recomendam um óleo que faz o que? BORRA!! Aí toda uma frota de gols fica queimada comercialmente por conta disso.

Já ouvi dizer que esse modelo dá problema, mas não tem nada a ver com o óleo.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Deanzaumm Ter 01 Maio 2012, 12:27

Pois é eduardo.longo, a "matemática" dos motores não é exata! Fiquei surpreso com o seu relato aí, realmente 220 mil km sem problemas seguindo a orientação do manual, se se repetir para uma moto... 220 mil km serão muitas e muitas aceleradas!!

Gostei mesmo do relato! Eu nunca fiquei tanto tempo com um carro ou moto para poder atestar tais fatores! Simplesmente fantástico!! ÓLEO MINERAL e teste da frigideira  430935
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por eduardo.longo Ter 01 Maio 2012, 12:35

Deanzaumm escreveu:Pois é eduardo.longo, a "matemática" dos motores não é exata! Fiquei surpreso com o seu relato aí, realmente 220 mil km sem problemas seguindo a orientação do manual, se se repetir para uma moto... 220 mil km serão muitas e muitas aceleradas!!

Gostei mesmo do relato! Eu nunca fiquei tanto tempo com um carro ou moto para poder atestar tais fatores! Simplesmente fantástico!! ÓLEO MINERAL e teste da frigideira  430935

Bom, também pode ser que eu fui rabudo e peguei um daqueles "um em cada mil".
E tem outra: Era um Passat com motor A ÁLCOOL!!! E eu costumava andar forte. Hoje em dia eu estou mais calmo um pouco. Até a minha moto é tipo mansinha.
eduardo.longo
eduardo.longo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por vyniciuz Ter 01 Maio 2012, 12:44

eduardo.longo escreveu:
Deanzaumm escreveu:

Tá de brincadeira, né? Rsrsrsrsr

Eu já disse isto aqui, em outro tópico, mas vou repetir: Eu tive um carro (VW) que no manual dizia para trocar o óleo a cada 10.000 km, o filtro a cada 2 trocas de óleo e que o óleo do câmbio não precisa trocar.
Pois eu fazia exatamente o recomendado. Jamais troquei antes. Nem precisava daquela etiquetinha no vidro com a quilometragem do óleo. Eu trocava o óleo nos múltiplos de 10.000 e o filtro nos múltiplos de 20.000. Nunca troquei o óleo do câmbio.
Vendi o carro com 220.000 km e a única coisa boa que sobrou nele era o conjunto motor/câmbio. Estava todo ralado, amassado, enferrujado, mas não queimava óleo. Quando chegava nos 10.000 km, o nível estava um pouco baixo, mas não chegava na marca do mínimo. Nunca precisei completar.
Óleo sintético é para Ferrari e Lamborghini. Colocar em motor comunzão como os nossos, é desnecessário.

Deanzaumm escreveu:
o camarada ferra o motor do Gol 1.0 16v devido ao motor ser modificado (roletado) para aumentar a potência (feito isso na fábrica). Aí os Todo poderosos Engenheiros com seus "estudos" e "testes" nível NASA recomendam um óleo que faz o que? BORRA!! Aí toda uma frota de gols fica queimada comercialmente por conta disso.

Já ouvi dizer que esse modelo dá problema, mas não tem nada a ver com o óleo.
2X
Eu ja rodei 150mil km com um Palio colocando qualquer oleo(claro os mais conhecidos do mercado) e fazendo as trocas na km certa, e a unica coisa que aconteceu nesse carro foi um rasgo no banco traseiro transportando um tv.
Em 95 comprei uma GS500 zero km, só usava motul 3000, rodei 65mil km e só troquei pneu, pastilha de freio, cabo do acelerador etc, manutenção basica.
Nem na moto nem no carro tive problemas com fumaça, desempenho etc...
Claro que isso depende do uso.
Nunca alterei nada nos meus carros nem nas motos(salvo 1 Gol GTI preparado, saudades).
Mas acredito que quem tem preparação mesmo q leve e só anda com o cabo enrolado deve ter um cuidado extra.
Melhor pecar no excesso....
vyniciuz
vyniciuz
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Last_Warrior Ter 01 Maio 2012, 12:53

Então façamos uma conta rápida.

O motul 5.100 é semi sintético, só pra esclarecer. Bem, o amigo falou que paga 30 reais mais frente, totalizando 75 somente do óleo em cada troca (que moto é a sua?). Mesmo que se trocasse com 6 mil km, seriam 75 reais a cada 6 mil km.

Agora, como exemplo aqui, e por aí é só procurar que vc também acha, o Lubrax mineral a 10 reais o litro no posto. Então, a cada troca vc gastaria 25 reais de óleo, mesmo trocando com 3 mil km, serão 25 reais a cada 3 mil km, ou 50 reais a cada 6 mil km...

Mas quero ver vc ter coragem pra trocar com 6 mil km mesmo usando óleo sintético. Apesar que é um erro muito comum achar que óleo sintético (no caso do Motul 5100 nem é 100% sintético, é semi) pode trocar com km estendida. Isso é um mito há muito tempo desmistificado. A principal vantagem do sintético é resistir a condições extremas, e não estender o prazo da troca.

No meu caso são 4 litros em cada troca, então de 120 reais (isso se conseguir o motul barato como vc) eu passo pra 40 reais... Dá uma bela diferença, não? Troco com 3 mil km e tranquilo.

Diferença a longo prazo? Vou citar como exemplo meu Omega 4.1, motorzão e tudo mais, sempre usei mineral a vida toda. Agora, esse sim dá pra dizer que exijo do motor sem dó, na rodovia direto ando nos 200tão cravado, porque vou de madruga e não tem ninguém na pista. Quando passeio na cidade, é sempre com AC ligado direto, e como eu morava lá em Gurupi, não era 35 direto, lá era 40 graus direto o tempo todo.

E pergunta se meu 4-e-cem formou borra por causa disso? Nem pensar, o motor tá limpíssimo por dentro, está aqui de prova pra quem quiser ver e andar nele.

Sobre o exemplo dos Gol 1.0T, sobre não ter sido feito testes e tudo mais, concordo... Mas nesse caso acho que erraram foi é na viscosidade do óleo!

Por exemplo, aqui no Brasil, pelo menos para o meu motor, a Suzuki recomenda o 20W50, na verdade ela jogou um gráfico para a viscosidade do óleo de acordo com a temperatura. Obviamente que em lugares onde faz mais de 30 graus em temperatura ambiente, no meu caso, é OBRIGATÓRIO usar o 20W50 e não um mais fino.

Então, quem mora em regiões muito quentes, deve ver direitinho no manual da moto a especificação correta do óleo.

A Suzuki recomenda mineral para a minha F... Assim como no carro, nunca tive problemas.

Acho que a borra pode se formar pelo prazo de troca estendido e outras tranqueiras que a gente inventa de colocar no óleo. Aí quando dá problema de borra, é sempre culpa da gasolina...

Então, pra quem usa óleo sintético, não estenda a km por causa disso, porque é justamente trocar além da km um dos principais formadores de borra. Nos meus carros eu sempre troquei religiosamente na km certa, no caso do Omega 4 mil km em trânsito urbano ou 10 mil km em rodovias. Sempre respeitando o prazo também né...

Não é por ser mineral que vai formar borra a longo prazo, galera.

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Deanzaumm Ter 01 Maio 2012, 15:45

Last_Warrior, tenho uma Srad 750.

Como eu disse antes, nunca usei por tantos km um mesmo veículo e apenas postei especulando.

Quanto ao 5100 da motul, pego aqui mesmo em Brasília, sem frete adicional, retiro em mãos.

Bom, a discussão engrandece o debate e desenvolve o tema!
Se formos procurar aqui mesmo pelo forum esse assunto de óleo e lubrificação de corrente são os TOP de debate!

Acredito que no final das contas servem para elucidar um pouco e tirar muito do misticismo do assunto.

Com certeza nem sempre o mais caro é melhor, quando o mais barato faça o mesmo serviço, sem problemas!

Show de bola!!!!
Deanzaumm
Deanzaumm
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Last_Warrior Ter 01 Maio 2012, 16:04

Opa, certamente... Na verdade eu começo a falar mas no sentido de "engordar" a discussão, me desculpem se as vezes vou perdendo o foco... Laughing

Só de curiosidade... A GSXR750 vão só 2,5 litros de óleo?? Putz, a minha F vão 4 litros com o filtro!

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Ter 01 Maio 2012, 16:11

Putz, então aquela borra preta q saia nas trocas de óleo ñ era terra e sim óleo engrossado!
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por vyniciuz Ter 01 Maio 2012, 18:51

Berlindo escreveu:Putz, então aquela borra preta q saia nas trocas de óleo ñ era terra e sim óleo engrossado!
Vc anda c sua moto na terra???? rsrsrrs
vyniciuz
vyniciuz
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ari Ter 01 Maio 2012, 20:08

Um teste muito cientifico esse ai. Não serve pra nada......
Se no teset já é dito que a temperatura é maior que a de trabalho, não dá pra tirar conclusão alguma.

O que define a kilometragem de troca é o motor e não o tipo de óleo.

Ari

ÓLEO MINERAL e teste da frigideira  Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por Demerson Ter 01 Maio 2012, 20:21

Eu não acredito que um fabricante colocaria seu nome em risco, incentivando a lubrificação incorreta para curta durabilidade de peças, visando aumento das vendas. Provavelmente foram feitos todos os tipos de testes e o que está no manual seria a forma mais correta e uma durabilidade maior do motor.
Demerson
Demerson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por R-Carril Ter 01 Maio 2012, 20:55

Olha, eu já ouvi mecânico da suzuki dizer que algumas Srads apresentaram problemas de embreagem devido a utilização de oleo sintético....já ouvi 3 oficinas recomendarem fielmente o uso de oleo mineral...e já ouvi mais que um mecânico comentar sobre problema de embreagem...

Em relação ao video do tópico, na verdade ele me deixou mais com vontade de fritar um pastelzinho (de queijo) do que com vontade de usar oleo sintético...aquela frigideira quentinha, era só jogar uns pasteizinhos ali dentro hein..
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Padumi Qua 02 Maio 2012, 08:24

Galera, aproveitando o tema, e quanto ao "Flush", o que vocês dizem?

Quando seria necessário? Em que tipo de situação?

Abs
Padumi
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte