Mistérios do freio
4 participantes
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Mistérios do freio
Pessoal...
Alguém sabe porque quando freiamos no desespero a moto ladeia de lado sempre para a direita ?
Já tentei achar diversas explicações para isso... se não for um movimento involuntário do piloto..
Alguém sabe porque quando freiamos no desespero a moto ladeia de lado sempre para a direita ?
Já tentei achar diversas explicações para isso... se não for um movimento involuntário do piloto..
CRISTIANOBAEZ- Participante
-
Idade : 48
Data de inscrição : 12/05/2011
Re: Mistérios do freio
Sim, porque a rua tem uma inclinação para escoamento da aguá, se estiver na contra mão ela escorrega para o lado esquerdo.
Marlos- Participante
-
Idade : 44
Data de inscrição : 14/10/2011
Re: Mistérios do freio
Eu nunca reparei nisso de ir pra um lado ou pra outro. Mas a moto "rabeia" pq todo o peso vai pra frente.
Uma técnica legal pra diminuir isso é jogar o seu peso pra trás ao mesmo tempo. Levanta o tronco, estica os braços, joga a bunda pra trás.....
Abs
Uma técnica legal pra diminuir isso é jogar o seu peso pra trás ao mesmo tempo. Levanta o tronco, estica os braços, joga a bunda pra trás.....
Abs
Padumi- Participante
-
Idade : 47
Data de inscrição : 30/09/2008
Re: Mistérios do freio
Não é bem assim Padumi. Se esticar os braços vai fazer a moto fazer ainda mais esse movimento e próximo passo e a traseira da moto sair do chão (o famoso RL).
Apesar do vídeo ser de motogp (ou seja, muitos pilotos não usam o freio traseiro) a condição do corpo é exatamente a mesma que vou citar abaixo.
Quando estava no curso de pilotagem, fiz alguns exercícios pois não acreditava muito na teoria, mas o correto é:
1- Sempre andar com a ponta dos pés na pedaleira em qualquer situação (isso faz com que naturalmente vc apoie mais peso na parte de baixo - abaixando o centro de gravidade - e menos na bunda com uma posição mais ativa);
2- Iniciar a frenagem pelo freio traseiro (façam o teste parado: apertem o freio dianteiro em uma descida: a moto abaixa a frente e sobe a traseira. Apertem o freio traseiro e vão ver que a traseira e frente abaixam juntas)
3- Apoie mais peso na pedaleira, levantando alguns centimetros do banco e travando o joelho no tanque (isso firma seu corpo na moto);
4- Freie o manete dianteiro.
É claro que isso é feito em microsegundos (quase todos juntos) mas é mais ou menos por ai para uma pilotagem de rua ou desportiva.
Andar na pista e corrida é outro mundo (o próprio vídeo fala isso).
Reparem dois pontos: Braços relaxados e posição do corpo + movimento de vai e vem da moto quando a roda traseira sai do chão.
https://www.youtube.com/watch?v=huGexZrovco
Apesar do vídeo ser de motogp (ou seja, muitos pilotos não usam o freio traseiro) a condição do corpo é exatamente a mesma que vou citar abaixo.
Quando estava no curso de pilotagem, fiz alguns exercícios pois não acreditava muito na teoria, mas o correto é:
1- Sempre andar com a ponta dos pés na pedaleira em qualquer situação (isso faz com que naturalmente vc apoie mais peso na parte de baixo - abaixando o centro de gravidade - e menos na bunda com uma posição mais ativa);
2- Iniciar a frenagem pelo freio traseiro (façam o teste parado: apertem o freio dianteiro em uma descida: a moto abaixa a frente e sobe a traseira. Apertem o freio traseiro e vão ver que a traseira e frente abaixam juntas)
3- Apoie mais peso na pedaleira, levantando alguns centimetros do banco e travando o joelho no tanque (isso firma seu corpo na moto);
4- Freie o manete dianteiro.
É claro que isso é feito em microsegundos (quase todos juntos) mas é mais ou menos por ai para uma pilotagem de rua ou desportiva.
Andar na pista e corrida é outro mundo (o próprio vídeo fala isso).
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_________________
JoHnny - João Carlos
jcarlosdelima@gmail.com
www.twitter.com/jcarlosdelima
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Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!
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Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013
Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985
also...
Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
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Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny- Participante
-
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007
Re: Mistérios do freio
Esse é uma boa referência para uma pilotagem como a maioria dos usuários.
Se alguem tiver problemas com o inglês me avisa que eu tento traduzir.
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JoHnny- Participante
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Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007
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