Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

+22
edin
Bisteka
Jimmy Keller
MarceloZ
Fontenelle
Márlon
Bulljr71
Mendão
Rodrigo Srad
Rubem
SergioRJ
mAdRuGa
Odenir
vitoreugenio
jbiaz
Ralexandre Sorocaba
vyniciuz
mirculio
hbauer
R-Carril
ari
srad2012
26 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por srad2012 Qua 04 Jan 2012, 19:55

Galera, nunca botei fé nesse tal contra-esterço mas de tanto ouvir falar e ver nos vídeos, comecei a dar uma empurradinha no guidão do lado de dentro da curva, de imediato a moto muda o comportamento e entra na curva de maneira suave, ela deita mais rápido e o piloto não sente aquela briga com a moto nas curvas, tudo fica mais natural e reflexo, estou realmente maravilhado com esta técnica, claro que a cada dia mais e mais vou pegando a manha de quanto empurrar o guidão de acordo com a velocidade, ângulo e deitada da moto na curva. Agradeço aos tópicos de técnicas de pilotagem e sugiro que todos pensem no assunto, o troço é bom demais.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por ari Qua 04 Jan 2012, 21:35

Vc sempre usou essa técnica, apenas não sabia. Moto em velocidades acima de 40km/h não faz curva sem contra-esterço.......

_________________
Abs,


Ari


 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por R-Carril Qua 04 Jan 2012, 22:48

Realmente é incrível essa técnica, tambem fiquei maravilhado qdo comecei aplica-la...

Com o tempo, fui pegando mais afinidade e utilizo muito, tanto em curvas, como para desviar de buracos na estrada, manchas de oleo, etc..

É uma dica muito importante, principalmente quando vc espalha na curva...vc empurra o guidao para dentro da curva e a moto volta na hora...

Para nao confundir essa historia de virar o guidon para um lado e a moto ir para outro, eu adotei como principio "empurrar o guidon para onde vc quer ir"....quer deitar para a direita, empurre o guidon para direita, quer ir para a esquerda, empurre o guidon para a esquerda...

Serve tanto para deitar a moto como para levanta-la na saida de curva....Para onde vc empurrar o guidon, a moto vai com fé....
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por srad2012 Qui 05 Jan 2012, 00:07

R-Carril, suas dicas são nota dez mesmo, na hora que espalha e a moto quer invadir a pista do outro lado basta uma empurradinha extra que a moto volta pros trilhos e quando a curva termina basta empurrar pro lado de fora da curva e acelerar que a moto já se redireciona automaticamente.
O que mais me deixa espantado é a fluidez com que as coisas acontecem usando essa técnica, aquele lance de brigar com a moto pra ela deitar é coisa do passado, e quando vc se acostuma com a manobra é que vai perceber que é muito mais fácil ao posicionar o corpo para o lado da curva empurrar esse guidão para frente do que para trás.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por hbauer Qui 05 Jan 2012, 00:30

R-Carril escreveu:
Para nao confundir essa historia de virar o guidon para um lado e a moto ir para outro, eu adotei como principio "empurrar o guidon para onde vc quer ir"....quer deitar para a direita, empurre o guidon para direita, quer ir para a esquerda, empurre o guidon para a esquerda...
Pesnso assim tambem....
hbauer
hbauer
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por mirculio Qui 05 Jan 2012, 06:13

Um dia quero chegar nesse nivel...

Ainda tenho receio de utilizá-lo.
mirculio
mirculio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por vyniciuz Qui 05 Jan 2012, 08:47

Tem algum link com o assunto?
vyniciuz
vyniciuz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 22/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por Ralexandre Sorocaba Qui 05 Jan 2012, 09:19

ALGUM VIDEO.. ?
Ralexandre Sorocaba
Ralexandre Sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 04/06/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por jbiaz Qui 05 Jan 2012, 10:22

Tem esse link

https://www.youtube.com/watch?v=03E1ulvW5q0
jbiaz
jbiaz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 13/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por vitoreugenio Qui 05 Jan 2012, 11:11

Quem tem medo de testar, começa utilizando para desviar de buraco na rua.. a 40km/h.. é uma empurradinha de leve, quase não mexe o quidon, e a moto já vira..

Vai indo devagar, testando de leve até pegar a manha, é fácil.
vitoreugenio
vitoreugenio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 05/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por srad2012 Qui 05 Jan 2012, 13:34

Eu tinha medo mas aos poucos fui dando uma empurradinha em curvas de baixa-média velocidade e inclinação, rapidamente fui pegando confiança e logo vc percebe que a sensação de segurança é maior devido à fluidez com que vc e a moto fazem a curva; já teve aquela sensação de que a curva não está redonda, que a moto tende a invadir a pista do outro lado(tem vídeo de acidentes por causa disso) ou que vc não consegue deitar o quanto queria; usando o contra-esterço essas dificuldades viram passado.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por Odenir Qui 05 Jan 2012, 13:46

Uma pergunta isto se aplica para qualquer moto ? Nas touring tb ?
Odenir
Odenir
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por srad2012 Qui 05 Jan 2012, 13:47

Vendo o vídeo acima pode-se dizer que na verdade o contra-esterço é usado por todos de forma inconsciente como disse o ari, mas seu uso consciente permite aprimorar a pilotagem sem dúvida.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por srad2012 Qui 05 Jan 2012, 13:50

Odenir, eu tenho uma transalp, srad1000 e uma enduro gasgas250, todas reagem da mesma maneira com pequenas mudanças no quanto se empurra o guidão, acho que custom deve ser igual.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por mAdRuGa Qui 05 Jan 2012, 14:22

Pra quem quiser, eu tenho 2 apostilas de cursos que fiz e que abordam contra-esterço. É só me mandar uma MP com o email que eu encaminho.

Abraços!
mAdRuGa
mAdRuGa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 08/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por Odenir Qui 05 Jan 2012, 14:48

Veja se estou errado.

Exemplo:
Curva para direita empurra o guidon para esquerda é isto ?
Odenir
Odenir
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por vitoreugenio Qui 05 Jan 2012, 15:31

Odenir escreveu:Veja se estou errado.

Exemplo:
Curva para direita empurra o guidon para esquerda é isto ?


Só pensar assim: Curva pra direita, empurra o guidon com a mão direita.
vitoreugenio
vitoreugenio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 05/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por SergioRJ Qui 05 Jan 2012, 15:43

ari escreveu:Vc sempre usou essa técnica, apenas não sabia. Moto em velocidades acima de 40km/h não faz curva sem contra-esterço.......
Exato...

É a diferença entre o cachorro abanar o rabo ou o rabo abanar o cachorro. Ao deitar a moto acima de 40km/h automaticamente o seu guidão vira um pouco (bem pouco) para o lado contrário. Só que é muito mais fácil e leve simplesmente empurrar o guidão para o lado contrário, e não empurrar a moto (que é o que muitos fazem).

Tratando-se de motos leves e velocidades baixas, empurrar a moto (ao invés de empurrar o guidão) é tranquilo, por isso é que muitos não percebem. Mas vai tentar fazer uma curva com uma Hayabusa a 240km/h (quanto maior a velocidade, mais difícil é para fazer a moto deitar): ou faz contra-esterço ou vai reto na curva.

SergioRJ
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 09/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por Odenir Qui 05 Jan 2012, 15:44

vitoreugenio escreveu:
Odenir escreveu:Veja se estou errado.

Exemplo:
Curva para direita empurra o guidon para esquerda é isto ?


Só pensar assim: Curva pra direita, empurra o guidon com a mão direita.

to meio confuso é isto ?
Curva pra direita, empurra o guidon com a mão direita para esquerda levemente ?
Odenir
Odenir
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 19/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por vitoreugenio Qui 05 Jan 2012, 16:01

Odenir escreveu:
vitoreugenio escreveu:
Odenir escreveu:Veja se estou errado.

Exemplo:
Curva para direita empurra o guidon para esquerda é isto ?


Só pensar assim: Curva pra direita, empurra o guidon com a mão direita.

to meio confuso é isto ?
Curva pra direita, empurra o guidon com a mão direita para esquerda levemente ?


Isso aí.. faz um teste numa bicicleta, funciona também.. não para fazer curva, mas dá pra testar o principio.. empurra o guidon com a mão direita e a bike vai "cair" pra direita.
vitoreugenio
vitoreugenio
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 05/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por Rubem Qui 05 Jan 2012, 16:28

Faz isso andando de moto!

Quando você empurrar o guidon pra qualquer lado, vai sentir a resposta dela e não vai mais ter dúvida. Quando você empurrar para a direita, tenha fé: a moto VAI pra direita! =D
Rubem
Rubem
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 23/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Tópico sobre o tema...

Mensagem por Rodrigo Srad Qui 05 Jan 2012, 17:48

Rodrigo Srad
Rodrigo Srad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 28/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por vyniciuz Qui 05 Jan 2012, 18:19

mAdRuGa escreveu:Pra quem quiser, eu tenho 2 apostilas de cursos que fiz e que abordam contra-esterço. É só me mandar uma MP com o email que eu encaminho.

Abraços!
Madruga provavelmente vc pagou pelo curso e não foi barato, mas se der disponibilize na area de download, compartilha ai com a galera...
vyniciuz
vyniciuz
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 22/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por R-Carril Qui 05 Jan 2012, 23:42

Eu acho que essa técnica é uma coisa que TODOS deveriam praticar....vale muito a pena...

Alguns estão confusos com a técnica...mas quando falamos "empurrar", é diferente de "virar"...

O principio é a roda virar para um lado e a moto ir para o outro....para Nao ficarmos confusos, podemos colocar na mente "empurre o guidon pra frente para a direção que vc quer ir"...

(perceba que qdo vc quer deitar para a direita, vc deve empurrar pra frente o seu guidon na direta.....qdo vc empurrar o guidon pra direita, a roda da frente esterçará para a esquerda...e a moto vai deitar pra direita, para onde vc esta empurrando o guidon...)

Parece confuso, mas Nao é....pratiquem em linha reta....no inicio eu comecei praticando na estrada, desviando de olho de gato....eu ia fazendo zigue zague, empurrando o guidon para um lado e para o outro bem suave, para ir sentindo a ração da moto....logo percebi qual era a reação...depois fui praticando em curvas de alta, deitando mais, deitando menos, tudo no contra esterço...

Eu diria que essa foi a técnica mais importante que aprendi ate hj....

Legal o Srad2012 ter aberto esse tópico específico ao assunto....excelente tópico...
R-Carril
R-Carril
Participante
Participante

Masculino
Data de inscrição : 11/01/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por mAdRuGa Sex 06 Jan 2012, 10:42

vyniciuz escreveu:
mAdRuGa escreveu:Pra quem quiser, eu tenho 2 apostilas de cursos que fiz e que abordam contra-esterço. É só me mandar uma MP com o email que eu encaminho.

Abraços!
Madruga provavelmente vc pagou pelo curso e não foi barato, mas se der disponibilize na area de download, compartilha ai com a galera...

Informações úteis devem ser compartilhadas! Como faço isso (área de download)???
mAdRuGa
mAdRuGa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 08/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 - CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!! Empty Re: CONTRA-ESTERÇO QUE MARAVILHA!!!!!

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos