Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Torque x Potência

+3
Jimmy Keller
_-ë-_
ghaddad
7 participantes

Ir para baixo

Torque x Potência Empty Torque x Potência

Mensagem por ghaddad Ter 27 Dez 2011, 09:57

Galera do SOL, desculpem minha ignorância, mas alguém aqui poderia me dar uma explicação técnica da diferença entre torque e potência? Sei (ou acho que sei) que torque é mais FORÇA em baixas rotações na arrancada e potência se apresenta mais em giros mais altos. Help please!!!
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por _-ë-_ Ter 27 Dez 2011, 10:11

ghaddad escreveu:Galera do SOL, desculpem minha ignorância, mas alguém aqui poderia me dar uma explicação técnica da diferença entre torque e potência? Sei (ou acho que sei) que torque é mais FORÇA em baixas rotações na arrancada e potência se apresenta mais em giros mais altos. Help please!!!
Talvez ajude...

http://www.oficinabrasil.com.br/index.php/consultor-ob/460

[]'s

_-ë-_
_-ë-_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 08/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Convidad Ter 27 Dez 2011, 10:41

Fala Ghaddad...
É fácil de aprender a diferença entre troque e potência.
Torque é a capacidade de realizar um trabalho independente do tempo que voce demora... Ex: levantar um kilo até um metro de altura...
Potência é a relação entre esse torque (levantar um kilo até um metro de altura) e o tempo gasto (um minuto)

Fácil né... Só conhecendo as duas curvas (torque e potência) poderemos otimizar o uso do motor... A grosso modo potência seria tua moto atingir 300 km/h e torque seria quão rápido você chega nela...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Jimmy Keller Ter 27 Dez 2011, 12:17

Professor Reinaldo, com uma didática dessas, até a Carla Peres agora sabe explicar sobre a relação peso x potência.
Jimmy Keller
Jimmy Keller
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 25/07/2011

https://www.facebook.com/jimmykeller

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Convidad Ter 27 Dez 2011, 13:38

Uhm... Não seria mal ela como aluna...

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por ghaddad Ter 27 Dez 2011, 13:48

Reinaldo escreveu:Fala Ghaddad...
É fácil de aprender a diferença entre troque e potência.
Torque é a capacidade de realizar um trabalho independente do tempo que voce demora... Ex: levantar um kilo até um metro de altura...
Potência é a relação entre esse torque (levantar um kilo até um metro de altura) e o tempo gasto (um minuto)

Fácil né... Só conhecendo as duas curvas (torque e potência) poderemos otimizar o uso do motor... A grosso modo potência seria tua moto atingir 300 km/h e torque seria quão rápido você chega nela...

Obrigado Reinaldo, mas pelo que li no texto indicado acima, Potência é que é a medida de quão rápido um trabalho é executado, e não torque.

Valeu
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por _-ë-_ Ter 27 Dez 2011, 14:19

Achei legal essa explicação, dá pra entender legal.

http://bestcars.uol.com.br/ct/torque7.htm
_-ë-_
_-ë-_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 08/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Convidad Ter 27 Dez 2011, 15:29

ghaddad escreveu:
Reinaldo escreveu:Fala Ghaddad...
A grosso modo potência seria tua moto atingir 300 km/h e torque seria quão rápido você chega nela...

Obrigado Reinaldo, mas pelo que li no texto indicado acima, Potência é que é a medida de quão rápido um trabalho é executado, e não torque.

Valeu

Foi por isso que falei "a grosso modo"... Vamos escrever diferente então:
Potência é tua moto "andar" a 300 km/h e torque é quão rápido você chega a 300 km/h...
Ficou mais fácil assim?

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Marlos Ter 27 Dez 2011, 15:54

.
Marlos
Marlos
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 14/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por srad2012 Ter 27 Dez 2011, 18:07

Uma idéia tosca na minha cabeça é que torque é a capacidade de gerar força bruta- isto é, capacidade de retomadas de velocidade e gerar força de arrasto, dessa forma um trator pode ter apenas uns 60cv de potência e um torque 30x maior que uma moto, isso faz ele ser capaz de puxar grandes pesos.
Já potência é a capacidade do motor girar muito gerando altas velocidades se as relações de engrenagem permitirem. Resumindo torque=retomadas, arrancada, transporte de pesos; potência=velocidade final.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Bisteka Ter 27 Dez 2011, 19:23

_-ë-_ escreveu:Achei legal essa explicação, dá pra entender legal.

http://bestcars.uol.com.br/ct/torque7.htm
Muito legal a explicação...

Cara, para resumir... se você quer uma tocada mais amigável prazerosa e confortável... OPTE pelo torque... No dia a dia... algo com mais torque é mais fácil de tocar e dá menos trabalho...

Se você quer andar na máxima velocidade e chegar mais longe (km/h)... OPTE pela potência... e escolha pela potência!!!

Em geral, o brasileiro é burro... ele compra a potência (olhando quantos cvs o carro dele tem para escolher o carro)... Mas nunca viaja com a porcaria do carro e nunca passa de 120... Ou seja ele só usa o torque; que se comprasse um carro com menor potência e maior torque estaria mais bem servido...

Se vc anda em um carro com maior torque na cidade, você sempre tem a impressão que ele anda muito mais que um outro carro com menor torque... Sendo que na verdade os números podem ser bastante parecidos!!!

Bisteka
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por srad2012 Ter 27 Dez 2011, 20:01

O colega saiu de tornado e foi para gsx650f, agora tá montado em um poço de torque e potência, quer sentir o torque vai de 2a. ou 3a. marcha acima de 8000giros e enrola o cabo, a puxada é puro torque; agora se que ver a potência da máquina solta a criança na 6a. marcha e brinca no vermelho do contagiros.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por ghaddad Ter 27 Dez 2011, 20:32

É, agora acho que entendi melhor. Era mais ou menos o que pensava, mas não tinha certeza.
Como disse o srad2012, pulei de uma moto fraquinha e fui para outra com muito mais torque e potência, então não soube diferenciar. Mas já me disseram que para comparar, basta andar em uma Harley, como a 883, que tem bastante torque e menos potência, se comparada à 650F.
Obrigadão galera, e feliz ano novo a todos!!!
ghaddad
ghaddad
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 12/04/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por srad2012 Ter 27 Dez 2011, 20:54

Feliz ano novo e boas aceleradas em 2012.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 17/10/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por _-ë-_ Qua 28 Dez 2011, 10:51

Bisteka escreveu:
_-ë-_ escreveu:Achei legal essa explicação, dá pra entender legal.

http://bestcars.uol.com.br/ct/torque7.htm
Muito legal a explicação...

Cara, para resumir... se você quer uma tocada mais amigável prazerosa e confortável... OPTE pelo torque... No dia a dia... algo com mais torque é mais fácil de tocar e dá menos trabalho...

Se você quer andar na máxima velocidade e chegar mais longe (km/h)... OPTE pela potência... e escolha pela potência!!!

Em geral, o brasileiro é burro... ele compra a potência (olhando quantos cvs o carro dele tem para escolher o carro)... Mas nunca viaja com a porcaria do carro e nunca passa de 120... Ou seja ele só usa o torque; que se comprasse um carro com menor potência e maior torque estaria mais bem servido...

Se vc anda em um carro com maior torque na cidade, você sempre tem a impressão que ele anda muito mais que um outro carro com menor torque... Sendo que na verdade os números podem ser bastante parecidos!!!

Bisteka

Exato, esse foi um dos motivos que optei por uma B1250 e não por uma hornet ou FZ6, que têm uma potência semelhante mas uma diferença brutal no torque.. Wink Tudo é questão de como o veículo será utilizado...
_-ë-_
_-ë-_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 08/01/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por PMP Magnão Qua 28 Dez 2011, 12:11

Bisteka escreveu:
_-ë-_ escreveu:Achei legal essa explicação, dá pra entender legal.

http://bestcars.uol.com.br/ct/torque7.htm
Muito legal a explicação...

Cara, para resumir... se você quer uma tocada mais amigável prazerosa e confortável... OPTE pelo torque... No dia a dia... algo com mais torque é mais fácil de tocar e dá menos trabalho...

Se você quer andar na máxima velocidade e chegar mais longe (km/h)... OPTE pela potência... e escolha pela potência!!!

Em geral, o brasileiro é burro... ele compra a potência (olhando quantos cvs o carro dele tem para escolher o carro)... Mas nunca viaja com a porcaria do carro e nunca passa de 120... Ou seja ele só usa o torque; que se comprasse um carro com menor potência e maior torque estaria mais bem servido...

Se vc anda em um carro com maior torque na cidade, você sempre tem a impressão que ele anda muito mais que um outro carro com menor torque... Sendo que na verdade os números podem ser bastante parecidos!!!




Bisteka

Agora eu lembrei de uma conversa que tivemos a respeito do Fusion V6 ser limitado a 180km/h . Primaram a beleza e o torque no projeto do carro . . . . apesar de ele ter potência não se pode usar porque a ford preferiu priorizar o Desing á velocidade máxima . . . . . . eu achei isso um absurdo a priore , mas analizando bem , hoje em dia não se pode mais andar acima de 120km/h em lugar nenhum , e pra fazer ultrapassagens ele deve ser uma maravilha!!!!!. . . . faz sentido . . . . hehehehehehe
PMP Magnão
PMP Magnão
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 04/12/2011

http://www.lopes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Torque x Potência Empty Re: Torque x Potência

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos