Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

+7
Rosalvo
NERO
Fabio Dias
JoHnny
edgar
BlackBandit
MetalHead
11 participantes

Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por MetalHead Seg 11 Ago 2008, 16:04

Pessoal, saudações!

Percebi um fato curioso com a minha B65 IE. Ela possui o radiador à água + líquido refrigerante + ventoinhas.
Outro dia peguei um trânsito pesado, em um dia quente e quando cheguei na garagem do meu trabalho, desliguei a moto no corta-corrente e ela ligou a ventoinha do radiador.

Lembrei que no manual dizia algo assim "ao desligar o motor, vire a chave imediatamente para a posição OFF pois as lâmpadas do farol e lanterna consomem muita bateria". Então, quando eu desligava a chave, a ventoinha desligava também (não é como nos carros, que a ventoinha se liga mesmo com o carro totalmente desligado e chave retirada).

Fiquei na dúvida se deixava a moto ligada na chave somente por um tempo para a ventoinha trabalhar refrigerando o motor ou se desligava a chave e deixava o motor esfriar naturalmente. Optei em desligar e deixar ele esfriar naturalmente. Mas fiquei com a pulga atrás da orelha, pois se um motor de carro liga a ventoinha mesmo desligado, deve ter um bom motivo...

O que vocês acham?
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por BlackBandit Seg 11 Ago 2008, 16:14

Cara, eu tenho o costume de deixar o motor esfriar funcionando até a ventoinha parar. Quando a ventoinha continua ligada e o motor desligado ela só resfria a água do radiador.

No meu caso é carro.

Abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por edgar Seg 11 Ago 2008, 16:33

Os carros modernos não mais utilizam esse sistema de manter a ventoinha ligada qdo se desliga a ignição.

Esse é um item que foi abolido pelo motivo mais obvio.

O Motor não esquenta mais do que ja esta desligado. então para que esfriar um motor que nao vai estar funcionando?

Caso ele esteja quente qdo ligar novamente a ventoinha entra em funcionamento novamente.

em resumo, pode desligar o motor .

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Politicos RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por MetalHead Seg 11 Ago 2008, 16:36

BlackBandit escreveu:Cara, eu tenho o costume de deixar o motor esfriar funcionando até a ventoinha parar. Quando a ventoinha continua ligada e o motor desligado ela só resfria a água do radiador.
No meu caso é carro.
Abs

Mas resfriando a água do radiador, acaba resfriando as galerias por onde a água passa por transferência de calor, correto?
E deixar o motor funcionando com a moto parada acho que é pior pq enquanto o sistema de refrigeração luta pra resfriar o motor ele acaba esquentando por estar ligado parado. E é meio complicado chegar e ficar com a moto funcionando até desligar a ventoinha... Mas obrigado pela opinião!
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por MetalHead Seg 11 Ago 2008, 16:37

Edgar escreveu:Os carros modernos não mais utilizam esse sistema de manter a ventoinha ligada qdo se desliga a ignição.
Esse é um item que foi abolido pelo motivo mais obvio.
O Motor não esquenta mais do que ja esta desligado. então para que esfriar um motor que nao vai estar funcionando?
Caso ele esteja quente qdo ligar novamente a ventoinha entra em funcionamento novamente.
em resumo, pode desligar o motor .

Edgar, realmente o que vc disse faz todo sentido! Obrigado pela sugestão!
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por JoHnny Seg 11 Ago 2008, 16:45

Metalhead
Ela só ligou a ventoinha quando vc desligou a motoca?

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por MetalHead Seg 11 Ago 2008, 16:48

JoHnny escreveu:Metalhead
Ela só ligou a ventoinha quando vc desligou a motoca?

Sim, coincidentemente foi sim... Eu nunca percebi a ventoinha ligada quando estava com ela em movimento. Não sei se porque estava com o capacete abafando os ouvidos, ou se o ronco do motor abafava o ruído dela. A única vez que vi a ventoinha funcionar foi dessa vez e logo que desliguei no corta-corrente.
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por JoHnny Seg 11 Ago 2008, 16:51

MetalHead escreveu:
JoHnny escreveu:Metalhead
Ela só ligou a ventoinha quando vc desligou a motoca?

Sim, coincidentemente foi sim... Eu nunca percebi a ventoinha ligada quando estava com ela em movimento. Não sei se porque estava com o capacete abafando os ouvidos, ou se o ronco do motor abafava o ruído dela. A única vez que vi a ventoinha funcionar foi dessa vez e logo que desliguei no corta-corrente.

Bom concordo com o Edgar com relação a esfriar naturalmente...
Não sei em que temperatura a Bandit aciona a ventoinha, mas na TL por exemplo ela ligava aos 101ºC.

Tem marcador de temperatura na Bandit?

_________________
JoHnny - João Carlos

jcarlosdelima@gmail.com

www.twitter.com/jcarlosdelima
-------------------------------------------------

Diga não a peças roubadas! O próximo a ser roubado pode ser você!

-------------------------------------------------
Atual: Triumph Thruxton 900 - 2014
Atual: Yamaha YZF-R1 50th WGP Edition - 2013


Ex: Kawasaki Z1000 - 2011
Ex: Triumph Daytona 675R - 2009
Ex: Suzuki Bandit 1200N - 2008
Ex: Suzuki Bandit 650N - 2006
Ex: Suzuki GS500E - 2004
Ex: Honda XLX250R - 1985

also...

Ex: Honda Nx4 Falcon - 2004
Ex: Yamaha Dragstar - 2003
Ex: Suzuki TL1000S - 1999
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2001
Ex: Suzuki GSXR 1300 Hayabusa - 2004
Ex: Suzuki GSXR 1000 - 2007
Ex: Suzuki GSXR 1350 Hayabusa - 2011
Atual: BMW S1000RR - 2015
Atual: Ducati Multistrada Pikes Peak - 2014
JoHnny
JoHnny
Participante
Participante

Masculino
Idade : 35
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Fabio Dias Seg 11 Ago 2008, 16:53

Edgar escreveu:Os carros modernos não mais utilizam esse sistema de manter a ventoinha ligada qdo se desliga a ignição.

Esse é um item que foi abolido pelo motivo mais obvio.

O Motor não esquenta mais do que ja esta desligado. então para que esfriar um motor que nao vai estar funcionando?

Caso ele esteja quente qdo ligar novamente a ventoinha entra em funcionamento novamente.

em resumo, pode desligar o motor .

Edgar, nesse ponto discordo de vc..... qualquer motor aquece imediatamente após desligado, justamente por existir uma inércia térmica de trabalho, que faz com que tal fenômeno aconteça..... se vc medir a temperatura de qualquer motor, vai perceber, que ao desligar, a temperatura sobe, e quando atingir um ponto de estabilidade térmica, começa a descer.....

Em motores a ar, é mais facil ainda ver como funciona a inercia termica.... qdo vc estiver na estrada com a moto, pare ela imediatamente e ponha a mão no motor.....aguarde + 2 minutos com ela desligada, e ponha a mão de novo.....só tome cuidado pra não se queimar na segunda vez...rsrsrs, pois nos motores a ar, a temperatura sobe legal depois de desligado....

Agora claro, isso só vale qdo vc tá na estrada, pois o vento resfria legal o motor... no transito o motor já tá bem quente e ai não tem muito mais o que subir.....

Os carros de hj ainda fazem isso sim!!! O meu corsa 08, a ventoinha entra, mesmo com o motor desligado, e chave fora do contato....

Na verdade, tiraram isso de alguns carros, simplesmente pq qdo dava pau na cebolinha, a ventoinha ficava ligada direto e arriava a bateria, já cortando na chave isso não ocorre.....

Na moto, qdo eu tinha uma ninja, eu desligava a moto, e se a ventoinha estivesse ligada, aguardava com o motor desligado mesmo ela desligar...ficava vendo a temperatura descendo no termometro.... ai qdo a ventoinha desligava ai eu desligava na chave.....

Acredito que tal procedimento melhore a vida útil do motor, pois não permite que o bloco e outras peças se aqueçam muito (mesmo estando desligadas) e com isso evita maiores dilatações e contrações....

Porém tem gente que acredita que hj com os materiais mais novos nos motores, esse ganho de vida útil é desprezivel, por isso algumas marcas tb tiraram isso de alguns modelos de carros, fora o lance de a cebolinha colar como falei anteriormente....

Mas, como tenho paciencia, eu esperava....mal não vai fazer.....rsrsrs

Abs
Fabio Dias
Fabio Dias
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 12/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por BlackBandit Seg 11 Ago 2008, 16:53

MetalHead escreveu:
BlackBandit escreveu:Cara, eu tenho o costume de deixar o motor esfriar funcionando até a ventoinha parar. Quando a ventoinha continua ligada e o motor desligado ela só resfria a água do radiador.
No meu caso é carro.
Abs

Mas resfriando a água do radiador, acaba resfriando as galerias por onde a água passa por transferência de calor, correto?
E deixar o motor funcionando com a moto parada acho que é pior pq enquanto o sistema de refrigeração luta pra resfriar o motor ele acaba esquentando por estar ligado parado. E é meio complicado chegar e ficar com a moto funcionando até desligar a ventoinha... Mas obrigado pela opinião!

Não, quando vc esfria a água do radiador, ela fica alí parada e não circula pelo motor. Radiador frio e motor quente, sacou? Só quando a bomba toca a água que ela resfria o motor.

Eu tenho esse costume de esfriar o motor parado por conta dos meus antigos carros que foram turbo. É obrigatório vc esperar dar uma esfriada com o óleo circulando... O motor consegue resfriar só com a ventoinha ligada. Resfriar não como a propaganda da cerveja sol Laughing e sim resfriar dentro do padrão que a fábrica estipula como "temperatura ideal de funcionamento" Wink

Tb faço isso quando estou na estrada e tô dando pau no motor durante muito tempo. O óleo fica extremamente quente e não acho legal parar de repente. Mas é uma coisa mais psicológica que científica Very Happy

Tudo que falei foi de carro.

De moto eu ando uns kms devagar e depois paro. Como se estivesse numa estrada, no pau direto, e uns 3km antes de parar eu dou uma aliviada e ando a uns 100 por hora.

Abs
BlackBandit
BlackBandit
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 30/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Convidad Seg 11 Ago 2008, 22:01

Na verdade, com o motor desligado não tem necessidade de deixar mesmo a ventoinha funcionando, pois como disse o Black, vai esfriar apenas a água do radiador, mas a mesma não estará circulando pelas galerias para resfriar o motor. Se quiser esfriar ele antes, tem que deixar em marcha lenta... eu acredito que não precise, pois apesar do motor esquentar ao parar, não vai superaquecer a ponto de diminuir a vida útil do motor... se chegou e vinha andando forte, deixe apenas um pouco coisa de 30 seg ~ 1 min para baixar um pouco o óleo, como em carros turbo, que precisam disso e usam o timer para o rotor da turbina girar mais devagar e não estragar o mancal... mas no motor não é tanto...

Abraços,

Ice Cool

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por NERO Seg 11 Ago 2008, 22:41

A minha "EX" CB500 também fazia isso.
Quando dava o acaso de acontecer, eu deixava o motor ligado, com a ventoinha funcionando, até ela parar. Nunca demorava mais que 1 minuto pra ela desligar.
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Rosalvo Sáb 10 Abr 2010, 12:23

Alguém saberia qual o aditivo usado pela Suzuki p/ a Bandit 650?
Completa c/ água? Com aditivo?
Alguém tem o manual desse modelo?
Vlw
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por BORGB65IE Dom 11 Abr 2010, 10:22

ROSALVO meu bom, achei que não encontraria alguém que também tivesse, além da b65 uma xt 660. Tenho as duas, que são dos mesmos anos e modelos das tuas. Sua pergunta é sobre aditivo do radiador. A VW utiliza em seus motores um que possui a coloração vermelha. EU utilizo este na proporção recomendada pelo fabricante, incluisve na XT é o que está. No mercado existe produtos concentrados que, para a capacidade destes radiadores eu não utilizo e também não recomendo por possuirem viscosidades diferentes ou seja, necessita calcular sua proporção para o devido fim.
Abraço.
BORGB65IE
BORGB65IE
Participante
Participante

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 12/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por RaFa AgOsT Dom 11 Abr 2010, 11:36

eu uso da motul, um liquido verde... ele é diluido com agua...
mas naum sei a proporção... teria q ver no verso do produto...(q parece um livro)
RaFa AgOsT
RaFa AgOsT
Admin
Admin

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 14/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Berlindo Dom 11 Abr 2010, 11:48

Completem com aditivo MEG (monoetilenoglicol), na proporção indicada pelo manual qdo for concentrado (1:1 ou 50, 50) ou só com o aditivo quando já diluído, como no caso do Motul Inugel e Mocool.

Rafa, vc deve estar usando o Motocool, certo? Esse a Motul indica diluir 20:1, é o único que deve ser diluído. Existe o Inugel e o Mocool, esses são pronto pra uso.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Bisteka Dom 11 Abr 2010, 13:03

Pessoal, já que o papo é radiador estou me sentindo a vontade para tentar tirar uma dúvida...

Alguem sabe me dizr quando as bandits deixaram de ser a ar e passaram a ser a água???

Foi quando mudou de B6 para B65 (mesmo nas B65 carburadas)?

Obrigado!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Rosalvo Dom 11 Abr 2010, 13:20

BORGB65IE escreveu:ROSALVO meu bom, achei que não encontraria alguém que também tivesse, além da b65 uma xt 660. Tenho as duas, que são dos mesmos anos e modelos das tuas. Sua pergunta é sobre aditivo do radiador. A VW utiliza em seus motores um que possui a coloração vermelha. EU utilizo este na proporção recomendada pelo fabricante, incluisve na XT é o que está. No mercado existe produtos concentrados que, para a capacidade destes radiadores eu não utilizo e também não recomendo por possuirem viscosidades diferentes ou seja, necessita calcular sua proporção para o devido fim.
Abraço.

É curioso mesmo, duas motos tão diferentes,
duas máquinas excelentes de personalidades
antagônicas.

Me permiti esse devaneio de ter 2 motos.

Gosto demais delas. Na XT a versatilidade é incrível.

Sempre gostei do "ronco" e da esportividade das 4cc.

A Bandit é perfeita p/ mim rápida, confortável, robusta e segura.

Quero programar uma viagem longa de Bandit.

Agora, já andou numa BMW GS? Deixa prá lá...

Quase esqueci.

Grato pela resposta do líquido de arrefecimento,
quando precisar completar vou de Motul diluído.

Vlw
Rosalvo
Rosalvo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 59
Data de inscrição : 27/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Berlindo Dom 11 Abr 2010, 17:37

Bisteka escreveu:Alguem sabe me dizr quando as bandits deixaram de ser a ar e passaram a ser a água???

08/09 Bisteka, qdo veio a injeção, o motor foi reformulado para arrefecimento a água. Existe 650 carburada (até 08) e as primeiras injetadas com motor novo vieram no final desse ano, sob modelo 2009.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade. Empty Re: RADIADOR das Bandits refrigeradas à ÁGUA - Curiosidade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos