Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

AutoTune

+2
raptor
RômuloSarmento
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty AutoTune

Mensagem por RômuloSarmento Sex 23 Set 2011, 09:57

Relembrando a primeira mensagem :

Alguem poderia me ajudar com a configuração de um Auto Tune para PCV na minha R1 2010? Moro em João Pessoa e aqui é complicado esse tipo de orientação. Por exemplo o tempo do Require Run Time? Qual o melhor? Como faço para deixar no maximo desempenho?

Obrigado !!!

RômuloSarmento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo


AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por RômuloSarmento Seg 26 Dez 2011, 10:56

tlucasbr escreveu:Em alto giro (deopis dos 12500rpm) o autotune a 13.0 de afr ta colocando em media 7-8% + de combustivel. Entre 10 e 12krpm injeta um pouco mais, entre 11 e 15% a +.

A tua moto por nao ser tropicalizada.. você anda com gasolina Podium da BR ?

Ou o que você falou do vazamento no escapamento.. pensando bem tem todo sentido, ao meu ver justificaria esses exageros na compensação do pcV...

Ando com gasolina podium, mas estou tentando fazer o mapa com Galosina V-power ou Plus da Texaco.. pois é muito cara aqui a podium e so tem em um posto na cidade inteira. Pois é... Olha a diferença pra o meu, deve esta com algum vazamento.. não sei, agora tem outro detalhe, se tivesse vazamente o o autotune corrigisse pra mais, tipo excesso, ate entenderia o vazamento, agora ele corrige pra menos, como pode? Entedeu o que quis dizer? tipo assim, se realmente tivesse um vazamento ele corrigiria pra mais, por causa da entrada de ar e não pra menos !!!

RômuloSarmento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por RômuloSarmento Seg 26 Dez 2011, 10:57

richardpinheiro escreveu:O mecanico aqui de Campinas disse que usar um AFR abaixo de 14 a moto vai trabalhar com muita gasolina atrapalhando o funcionamento dela, eu usei o AFR padrão e a moto ficou muito gorda dando para sentir até o cheiro da gasolina, agora vou testar com afr 14 em tudo para ver o mapa que o autotune vai gerar, eu sei que 12,6 é muita gasolina !!! sendo que a gasolina pura é 14,7 de afr.

Acho que seu mecanico esta um pouco enganado.. Leia isso :

Regulagem do combustível brasileiro nos mapas

Para gasolina "pura" tipo A (que não temos disponivel no Brasil), a relação estequiométrica de ar/combustível é de 14,7A/F (14,7 partes de ar para uma de combustível).

No Brasil utilizamos gasolina tipo C, devido a grande quantidade de veículos com carburadores, com adição de álcool para correção de octanagem.

O álcool puro possui uma relação estequiométrica de 8,989A/F

A adição de álcool na gasolina varia de 20 a 25%, dependendo das safras de cana de açucar.

Para uma adição de 20% de álcool na gasolina, a relação estequiométrica de ar/combustivel é de 13,4A/F.

Quando a adição for de 25%, a relação correta é 13,1A/F.

Nos dias de hoje estamos com adição de 23% +/- 1% de álcool à gasolina, e a relação estequiométrica correta para esta mistura de combustível é de 13,22A/F.

Assim, uma regulagem próxima de 13A/F trará um funcionamento econômico para o motor.
A curva de maior potência se dará em torno de 12,7A/F.

Relações inferiores a 12,7A/F não aumentam o desempenho e causam carbonização, podendo comprometer o motor devido a "lavagem" das camisas, compromentendo a lubrificação do motor.

Relações superiores a 13,5A/F causam aquecimento no motor, podendo queimar válvulas e o próprio cabeçote caso a mistura esteja muito pobre... (>14,5).

Devido a tudo isso, quem tiver ou pensa em instalar um Power Commander deve pensar bem antes de mexer na tabela de injeção... Os recursos de ajuste são imensos, mas podem trazer sérias consequencias.

Outra informação importante é que independente da gasolina ser comum, aditivada, supra, super, podium, power, etc... a relação A/F acima não se altera. O que manda nesta relação é a quantidade de carbono e hidrogênio do combustível e não a Octanagem ou aditivos.

RômuloSarmento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por tlucasbr Seg 26 Dez 2011, 11:04

Pera, uma pequena confusão
A razão de AFR (AIR to FUEL RATIO), traduzida, é

AR : COMBUSTIVEL

Sendo que ar é a parte mais significativa da queima. Portanto, quanto mais partes de ar, menos combustivel está indo pra combustão.

Ou seja.. em termos genéricos o que eu já pude ver:

12,6:1 = mistura rica
daqui pra baixo (12,5, 12,4....), tende a ficar mto gorda, e dar umas.. embaralhadas por assim dizer na subida da aceleração, o autotune ta ai pra isso.. corrigir a engordada e manter o AFR. Motor gordo anda menos, gasta mais mas não quebra.

E esse "menos" e "mais" ai que estou falando é questao de milesimos.. só piloto pra tirar proveito.

Ideal pra motos de rua, segundo a dynojet, eh entre 12,8 e 13,2:1. Cada moto tem um ponto ideal conforme o rpm e aceleração, não tem uma fórmula pra todos. Depende de aonde ta a maior faixa de torque, e influencia pelo comando de valvulas, compressao, peso de pistão.. aquilo td que falam aos montes ai pela net.

Pra cima de 13,6, já começa a considerar mistura pobre.
A moto anda mais, isso é fato. Em qualquer faixa de giro ela avança melhor. Mas já pode se começar a ter uma perda de vida no motor.

Moto de pista anda de 14.0:1 pra cima, isso é fato. Mas também fazem ou trocam o motor qntas vezes do começo ao fim do campeonato? Na verdade nesse ponto ninguem tá preocupado com isso, o que importa é a ponta..


tlucasbr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por tlucasbr Seg 26 Dez 2011, 11:07

Postamos juntos? hahah

Mas é isso.. no meio do meu AFR do mapa que uso hoje, la pelos 3500 a 8000rpm a 15-20% do acelerador tem uns 13.4 e 13.6 sendo utilizados... ainda não pensei em mudar.


RômuloSarmento escreveu:
Assim, uma regulagem próxima de 13A/F trará um funcionamento econômico para o motor.
A curva de maior potência se dará em torno de 12,7A/F.

Essa é uma informação que eu não tinha...

tlucasbr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por RômuloSarmento Seg 26 Dez 2011, 11:22

tlucasbr escreveu:Postamos juntos? hahah

Mas é isso.. no meio do meu AFR do mapa que uso hoje, la pelos 3500 a 8000rpm a 15-20% do acelerador tem uns 13.4 e 13.6 sendo utilizados... ainda não pensei em mudar.

Poís é ... kkkkkkkkkkkk.. Mas como eu te disse nessa faixa que vc colocou na sua, na minha anda com 12.8... e mesmo assim ainda tem celular que aumentam apenas 1 ou 2 %. Sua moto é tropicalizada?

RômuloSarmento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por tlucasbr Seg 26 Dez 2011, 11:31

Sim, montada/comprada aqui mesmo.

tlucasbr
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por richardpinheiro Seg 26 Dez 2011, 11:48

alguém anda com AFR padrão da powercommander, pois escrevi para eles e dizem para não mecher no mapa de afr que o sistema esta no ideal e que corrigi independente da gasolina.

richardpinheiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por RômuloSarmento Seg 26 Dez 2011, 22:35

tlucasbr escreveu:Sim, montada/comprada aqui mesmo.

Pronto... Tais vendo como tem algo estranho... Sua moto já é Tropicalizada e mesmo assim ainda pega 10 a 15% de gasolina... A minha não é e mesmo com AFR 12,6 so pega 6 ou 7%. Não sei mais o que fazer !!!


RômuloSarmento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por RômuloSarmento Seg 26 Dez 2011, 22:37

richardpinheiro escreveu:alguém anda com AFR padrão da powercommander, pois escrevi para eles e dizem para não mecher no mapa de afr que o sistema esta no ideal e que corrigi independente da gasolina.

Claro que a Gasolina interfere... senão não existia varios tipos de gasolina !!! Eles falam como se fosse gasolina pura e não com alcool como a daqui, pelo foi isso que eu le !!!

RômuloSarmento
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 23/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por richardpinheiro Qua 28 Dez 2011, 14:46

minha moto teve celula que acresceu +25% com tabela padrão, se abaixar o afr ai a correção a moto fica muito rica, depois de aplicar o mapa a moto ficou até com cheiro de gasolina.

richardpinheiro
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 21/11/2011

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Luiz_Direito Seg 04 Jun 2012, 07:49

Coloquei a tabela padrão oferecida pelo suporte remoto da Dynojet Power Commander na minha ZX10R e o lance é ir mexendo e aceitando os trins constantemente a moto vai arredondando e ficando boa, mas agora cheguei num ponto onde o autotune começa a fazer correções muito pequenas e além disso , como está chegando no AFR Target ideal a 5ª e sexta marchas estão embolando demais em baixa, o que é um forte indício de conflito das sondas lambdas originais com a sonda lambda de banda larga bem na faixa de giro onde ocorre o closed loop, por isso acredito ser inevitável a aquisição e instalação de um O2 Optimizer da Dynojet.
Agora não sei se coloco o zero apenas na faixa de closed loop do Target AFR das 5ª e 6ª marchas ou se vou lá na Fuel Tablet das 5ª e 6ª marchas e zero a área de closed loop também!
Luiz_Direito
Luiz_Direito
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Luiz_Direito Seg 04 Jun 2012, 08:02

Para terem uma idéia tem muitas células que tem incrementos de 69% de empobrecimento da mistura! Acho que não tem problema não. Ou estou errado?
Luiz_Direito
Luiz_Direito
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Convidad Seg 04 Jun 2012, 16:19

cara, quem disse que se pode usar sonda lambda normal da moto com o auto tune? onde vc viu isso??

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Luiz_Direito Seg 04 Jun 2012, 19:52

Eu estou usando a sonda banda larga do Autotune , mas não tirei as sondas lambdas originais, pois não basta simplesmente tirar, tem que colocar um eliminador de sonda o que também não resolve o lance do closed loop, que é uma faixa de rotação do motor em 5ª e 6ª marchas onde a sonda original tenta fazer mudanças na mistura com objetivo de poluir menos e economizar combustível, então é nessa faixa que a sonda lambda original ternta fazer mudanças e a sonda banda larga também então dá um conflito!
Luiz_Direito
Luiz_Direito
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Convidad Seg 04 Jun 2012, 20:51

nunca vi sonda original funcionar com banda larga. se vc desligar as sondas normais,e deixar o mapemento do tune em auto, ele faz o papel dele direitinho.
faz o teste ae. se foi vc quem instalou, sabe do que to falando! vc usou o tune no escape original? quantas sondas tune vc colocou?


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Luiz_Direito Ter 05 Jun 2012, 07:06

Decapa, fui eu que instalei, inclsive a sonda lambda de banda larga!
Não é tão simples quanto vc acha. Simplesmente tirar a sonda lamda original acusaria esta deficiência no sistema de injeção e faria a injeção adotar uma mistura de emergência para manter o funcionamento do motor! Estou falando com conhecimento de causa, ou vc nunca ouviu falar de Closed Loop area?
Prefiro ir pelo que o técnico da Power Commander falou do que ir pelo que vc falou.
Luiz_Direito
Luiz_Direito
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Convidad Ter 05 Jun 2012, 09:49

opa, desculpa entao!! sou leigo e burro no assunto. nao manjo de PC!!
beleza!! só pra ajudar, faça um acesso remoto com o pessoal da PC que eles dao suporte e fazem os ajustes no tune pra vc!! e te exclarecm sobre essa duvida! pluga um notbook no PC, a uma net conectada, vá ao site deles, que la existe um programa que faz acesso remoto deles com seu pc. eles fazem todas as medidas e te auxiliam, basta saber um pouco de ingles ou espanhol, ou um bom tradutor na mao.


sorte na caminhada!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Luiz_Direito Ter 05 Jun 2012, 09:57

Já fiz isso!
Quanto a vc ser burro, não disse isso e nem acho, mas tem algumas coisas que sei que não são tão simples quanto parecem, até porque não existiria uma peça para instalar na parte elétrica afim de neutralizar as lambdas originais se fosse simplesmente desconectá-las.

Pedi ao suporte remoto para configurar essa área de Closed Loop simplesmente por não ter o O2 optimizer, mas agora terei que me render a ele devido a moto estar bichadona nas baixas da 5 e 6ª marcha!


Última edição por Luiz_Direito em Ter 05 Jun 2012, 10:12, editado 1 vez(es)
Luiz_Direito
Luiz_Direito
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 08/03/2012

Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Convidad Ter 05 Jun 2012, 10:03

ta certo!! vc sabe o que faz!! até!! boa sorte!!

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

AutoTune  - Página 2 Empty Re: AutoTune

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos