Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

"cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

+10
JÔ PAGANO
hemerson
edgar
Sandro Terra
x_x SRAD
Velcy Izolan
Elton
vytor
Berlindo
vmvalencia
14 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qua 01 Jun 2011, 16:59

Pessoal,
Boa tarde, estou com o seguinte probleminha. Estou com uma cbr que quando ando na estrada ela tem um funcionamento normal, 80 graus, porem quando entreo na cidade a temperatura se eleva muito e a moto começa a jogar o fluido do radiador fora, pelo "ladrao" do reservatorio de expansão, uso o aditivo P2SG da Radiex, aquele q nao precisa adicionar agua. o que achei mais estranho é q o funcionamento da moto esta normal, a ventoinha funciona normalmente.
Conto com a ajuda de vcs pra desvendar esse mistério ( kkkkkkkk)
Desde já agradeço,
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Berlindo Qua 01 Jun 2011, 17:21

Não tem mistério, é normal.

Faz o seguinte, se vc tiver acesso fácil, abre a tampa do radiador pra sair o ar e fecha de novo. Isso faz o reservatório de expansão parar de oscilar. Claro, dá uma olhada no nível, mas se tá cuspindo, tá no nível.

Depois checa o reservatório de expansão, deixa ele no nível tb e boa.

Cuspiu, sinal que tá cheio, se parar de oscilar, o que vem do reservatório de expansão vai deixar de transbordar o radiador e assim, parar de vazar.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vytor Qua 01 Jun 2011, 17:23

Cara, podem ser algumas coisas...

A primeira q penso, eh a possibilidade de ar no sistema...
(isso vale pra carro, mas nao sei se na moto teria como entrar ar no sistema)

A segunda, nao tinha excesso de liquido no radiador ?

A temperatura continua normal? Isso eh estranho...
Pode ser que a agua esta interrompida em parte do motor..
Aih, parte do motor resfria e parte nao.. e no caso o sensor de temperatura esta na parte fria...

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Elton Qua 01 Jun 2011, 20:00

Verifica se não colocaram aditivo de mais, ar no sistema, tampa do radiador c/ problema, se nada disso diagnóstico de um mecânico de confiança.
Elton
Elton
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 23/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Velcy Izolan Qua 01 Jun 2011, 20:59

Até onde posso opinar, digo o seguinte, busca no manual da moto qual o aditivo recomendado, tenho quase certeza que Não é o Radiex....
O sistema é de "circuíto fechado"? se for deve ter uma válvula de segurança na tampa ou no reservatório que é pro sistema não "explodir" no caso de flatar líquido ou algum aumento de temperatura do próprio óleo do motor.
Melhor mesmo ir na autorizada..
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Berlindo Qua 01 Jun 2011, 21:07

Pra eles te cobrarem 150 pra abrir uma tampa e mais 75 do aditivo?

O aditivo indicado é o etilenoglicol, comum em Paraflu, Radiex, Motocool, etc. Alguns são concentrados e precisam ser diluídos em 50% (recomenda-se água desmineralizada - eu uso torneiral desde sempre) outros estão prontos pra uso, caso do Motocool.

Estou testando o Motocool na 675, que trabalha razoavelmente quente e vou poder observar pela temperatura se é realmente melhor. Antes eu usava Paraflu mesmo, 28 mangos concentrado, rende 5 litros sne.

Agora, se com os procedimentos acima continuar vazando, pode ser a tampa que ñ está vedando direito. Lógicamente parto do princípio que se tem as ferramentas básicas e o mínimo de domínio para resolver problemas simples em casa mesmo e economizar.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qui 02 Jun 2011, 08:38

Acho q deve ser o caso de obstrucao em algum lugar, quando a moto esta quente mesmo parada e eu acelero a temperatura tende a cair, alguem acha q pode ser a valvula termostática causando essa obstrucao?
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por x_x SRAD Qui 02 Jun 2011, 09:54

A minha srad tava com esse problema, era um pequeno vasamento.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qui 02 Jun 2011, 09:59

Mais a minha vaza pelo reservatorio, como se tivesse com liquido de mais, so q depois q esfria da pra ver q ficou fora do nível
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vytor Qui 02 Jun 2011, 11:12

pode ser a valvula sim...

poderia tirar e fazer o teste... se melhorar, soh comprar a valvula nova !

_________________
Vytor
1) Ex - GS 500 E 1999 - preta
2) GSX 750 F 2005/6 - chumbo - atual
Potência não é nada sem controle BARULHO!!! rs
vytor
vytor
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 16/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qui 02 Jun 2011, 11:21

A valvula nova é r$252,00 espero q seja a valvula mesmo. só nao pode ser cabeçote kkkkkkkk
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Velcy Izolan Qui 02 Jun 2011, 13:28

Valencia, só não demora pra verificar pois a cada subida de temperatura pode acontecer algum problema mais sério no motor.
me parece mais o problema da mistura do Etileno Glicol que vc usou e este não suporta o aumento da temperatura, pra vc ter uma idéia, minha Hornet parada a temperatura chga aos 108 ºC e não acontece nada, não vaza líquido nenhum.
Vamos dizer, mesmo que seja o problema da válvula da tampa tu não vai solucionar o problema se não tiver certeza de que não seja o problema da qualidade do líquido usado.
Vc não mencionou em que temperatura começa o vazamento.... isso pode ajudar na " investigação" kk
Velcy Izolan
Velcy Izolan
Participante
Participante

Masculino
Idade : 70
Data de inscrição : 15/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Berlindo Qui 02 Jun 2011, 13:44

Velcy, a galera de pista não pode usar aditivo e as motocas andam só na água, mesmo assim não fervem. Teoricamente, nas nossas motos o efeito do etilenogicol é mais antiferrugem do que qualquer outra coisa.

Claro que melhora a troca do calor, mas não acho que a moto ferveria só pela falta do aditivo. Pelo que ele falou do reservatório, ela tá fervendo...isso tem cara de ar no sistema mesmo.

Se a válvula estivesse trancada, aí sim, problema dos grandes!
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qui 02 Jun 2011, 13:50

O fluido so entra em abulicao apos 120 graus, nao deixei chegar a isso nao, vou tirar o fluido, colocar o recomendado pelo fabricante e fazer a mistura com agua desmineralizada pra ver se resolve. algum sabe como testar a valvula termostática?
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Sandro Terra Qui 02 Jun 2011, 13:54

Tive problema semelhante na minha Bandit 650s ie.
Não sei como é na CBR, mas o problema na Bandit estava na tampa do radiador.
O respiro jogava o liquido para fora quando eu desligava a moto com o motor bem quente.
Entrava ar no sistema.
Dentro da garantia, foram necessárias 2 trocas da tampa do radiador, pois a primeira tb veio com defeito.
Depois da segunda troca, somente alegria!
Nenhuma gotinha sequer vazou mais.



Sandro Terra
Sandro Terra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 05/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qui 02 Jun 2011, 13:58

Sandro, tem esse comportamento cara, eu ja verifiquei e a tampa parece ter uma vedacao muito boa. o que achei mais estranho é q com a moto parada tipo.. 110graus.. eu acelero um pouco e a temperatura começa a cair... parecendo que esta com alguma obstrucao e quando compreca a pressurizar a linha o fluido comeca a circular
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Sandro Terra Qui 02 Jun 2011, 15:02

A tampa do radiador da minha moto tb parecia perfeita.
Mais era dela a origem de todo o problema.
Veja mais sobre o assunto.

http://motoraula.com.br/blog/?p=202

O objetivo de um sistema de arrefecimento líquido é manter a temperatura ideal do motor, ou seja, nem resfriar demais e nem aquecer excessivamente. Na realidade este é o objetivo de todos os sistemas porém não é possível tal controle num sistema resfriado a ar.

Bomba de água
Um bomba d’água é a responsável por fazer circular o líquido de arrefecimento. No momento em que o líquido circula dentro do motor ele absorve o calor que será transportado até o radiador mas, antes que o líquido chegue ao radiador, ele passa por um termostato e então, chega ao radiador. A elevada temperatura do líquido permite que a possibilidade de também circular pelos coletores de ar/combustível para elevar a temperatura da mistura e ocorrer um melhor aproveitamento do vapor do combustível.

Radiador
O radiador é estrategicamente posicionado na frente dos veículos devido o aproveitamento do ar para resfriar o líquido através de suas aletas de refrigeração. Quanto maior a superfície das aletas de refrigeração, maior será a capacidade de arrefecimento do radiador.

Ventilador de refrigeração (Ventoinha)
No caso da motocicleta parada porém com o motor em funcionamento, haverá uma natural elevação de temperatura e não haverá “ar” para resfriar. Neste momento a válvula termostática será acionada quando o líquido atingir um alta temperatura e a ventoinha do radiador é ativada e servirá de “exaustor” retirando o calor do líquido que passa no radiador.

Válvula termostática
Para o correto funcionamento do ventilador de refrigeração (ventoinha) dependerá da temperatura do líquido de arrefecimento. É através de uma válvula termostática que é detectada a temperatura do líquido e ligada e desligada a ventoinha.

Tampa do radiador
Quando a temperatura do líquido aumenta, sua pressão também aumenta. É função da tampa do radiador regular está pressão (mesma função da válvula de alívio da panela de pressão). Assim quando a pressão ultrapassa um determinado limite a válvula de pressão abre e permite a liberação do vapor do líquido arrefecimento para um tanque de expansão. Quando a temperatura retorna ao normal é devolvido ao sistema o líquido de arrefeciemnto (não é mais vapor).


Tanque de expansão
O tanque de expansão armazena provisoriamente o líquido de arrefecimento e auxilia a controlar o nível do líquido de arrefecimento no sistema de refrigeração.

Líquido de arrefecimento
Geralmente os fabricantes recomendam que o líquido de arrefecimento seja feito com água destilada e etileno glicol na mesma proporção. A função do etileno glicol é a de elevar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de congelamento do líquido e também possui propriedades anti-corrosivas. Geralmente se compra o líquido pronto não necessitando realizar a misturar.

Sandro Terra
Sandro Terra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 05/05/2011

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por edgar Qui 02 Jun 2011, 16:19

se a temperatura cai qdo acelera indica o bom funcionamento da valvula termostática.

para testar a tampa tem que ter um equipamento próprio, embora seja simples não tem em todas as oficinas, em resumo é um jogo de adaptadores que servem na tampa, ou seja igual ao gargalo do reservatório ou do radiador mais uma bomba de ar.

se coloca a pressão especificada 1 bar em media, se estiver correto por pelo menos um minuto não pode cair a pressão.

mas me da a entender que é a tampa mesmo.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Politicos trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por hemerson Qui 02 Jun 2011, 22:40

Situação igual ao do Sandro ocorreu comigo.

Tinha uma srad e em uma viagem nao muito longa (450 kms) temperatura normal na estrada... quando parei na cidade ela jogou água pelo ladrão. Maior susto heheh voltou da viagem encarretada.

Verificava o nível e não estava baixo, andava um pouco e ela jogava mais água quando parava.

Chegando na minha cidade levei na CC. Diagnóstico deles: AR NO SISTEMA DE ARREFECIEMENTO. Esgotaram o sistema e colocaram novo líquido de arrefecimento e água. Não voltou a ocorrer o problema.

Me deram a seguinte explicação: a entrada de ar é comum, pode ser tampa defeituosa (mesmo que nao aparente), ou até na hora de lavar a moto. O ar altera o nível do liquido, assim o teórico excesso é eliminado...

No meu caso a única coisa que fiz de diferente com a moto foi lavar a mesma em uma oficina em que nao estava acostumado
hemerson
hemerson
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 17/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Berlindo Sex 03 Jun 2011, 09:15

É isso aí.

Tem que tentar o que foi sugerido, o caminho das pedras foi dado. Ou, como o Velcy bem disse, leva na CC e resolvem pra vc...cobrando por mais simples que seja.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Sex 03 Jun 2011, 09:18

Pessoal, vou fazer o pedido da tampa do radiador e volto a postar se foi resolvido.
Mais uma vez agradeço a ajuda de todos.
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por x_x SRAD Sex 03 Jun 2011, 09:48

Então valencia, a minha jogava agua fora tbm e aquecia muito rapido na cidade, parecia que a ventuinha não vencia, demorava baixar a temperatura, e o problema era vazamento mesmo. veio com esse vazamento de fábrica, na primeira revisaõ disseram q era normal, na segunda mandei na snak q encontrou e solucionou o problema.

Sugiro vc pedir para esgotar todo liquido do sistema de refrigeração verificar se não tem ar e trocar o liquido de refrigeração por MOTOCOOL da MOTUL, é recomendado por muitas CC e ja vem preparado.

x_x SRAD
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 11/09/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por JÔ PAGANO Sex 03 Jun 2011, 22:17

A minha bandit 1250 também está com o mesmo problema...
JÔ PAGANO
JÔ PAGANO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 12/04/2011

http://meu canal no youtube: https://www.youtube.com/user/JOPPAGA

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por vmvalencia Qua 29 Jun 2011, 09:27

Ae galera, o desfecho pra o problema da magrela foi realmente ar no sistema, tinha comprando uma tampa nova mais nem precisou ser substituida. Mais uma vez obrigado!!
vmvalencia
vmvalencia
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 05/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Berlindo Qua 29 Jun 2011, 09:35

Suspeitei desde o princípio! kkk
trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Chapolin
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

trocando liquido radiador - "cuspindo" agua do radiador - O que fazer?? Empty Re: "cuspindo" agua do radiador - O que fazer??

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos