Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pneu 180 x 160

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir em baixo

Mensagem Pneu 180 x 160

Mensagem por sandromoreira.bh Seg 09 Maio 2011, 21:31

Caros amigos,

Tenho uma Suzuki GSX-650F ano 2009.
De fábrica, ela vem com pneu traseira 160, contudo o antigo dono colocou um 180, o que permanece ainda, em detrimento de um corte.
Minha dúvida é a seguinte: tem algum problema?
Grato.

Att,
Sandro Moreira

sandromoreira.bh
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 09/05/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por ari Seg 09 Maio 2011, 22:13

Alteração na medida do pneu, altera a geometria da moto. Ela vai ficar mais dfícil de curva. Possivelmente o pneu vai apresentar um desgaste maior......
A unica vantagem é o aspecto visual.......

_________________
Abs,


Ari


Pneu 180 x 160 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/12/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por skatista forever Seg 09 Maio 2011, 22:41

Oi descordo na minha b65 coloquei pneu mais largo e num vi nada de ruim fico ate melhor em curvas , vc num pode colocar um 190 mais um 180 sem medo minha motoca faz curva muito melhor que, com os pneus 160 que ela veio tenho umas fotinhas pra se vc quiser tira a duvida, pq eu tive duvida tb quando foi pra eu troca da minha motoka , mais o sem palavras minha motoca fico show em curva abrç
skatista forever
skatista forever
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 08/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Ralexandre Sorocaba Seg 09 Maio 2011, 23:11

Fiz varia ..pesquisas em varios topico

e cheguei a conclusão

OS Engenheiro estuda anos pra desenvolver o pneu para a moto...medidas angulos etc e tal

ai está o problema ...

Eles estudam e não andão de moto kkk

Coloquei 180 ..e com certeza ...agora vai ser pra sempre 180 ....

mais bonito mais largo ...e uma coisa que reparei quando diminui na lombada o 160 dava uma travada"trepidação" ....o 180 ja segura mais

Abraços e Boa sorte ...

A nossa é 4cc tem que ter cara de 4 cc;...VAI DE 180
Ralexandre Sorocaba
Ralexandre Sorocaba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 04/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Convidado Seg 09 Maio 2011, 23:17

Ralexandre Sorocaba escreveu:Fiz varia ..pesquisas em varios topico

e cheguei a conclusão

OS Engenheiro estuda anos pra desenvolver o pneu para a moto...medidas angulos etc e tal

ai está o problema ...

Eles estudam e não andão de moto kkk

Coloquei 180 ..e com certeza ...agora vai ser pra sempre 180 ....

mais bonito mais largo ...e uma coisa que reparei quando diminui na lombada o 160 dava uma travada"trepidação" ....o 180 ja segura mais

Abraços e Boa sorte ...

A nossa é 4cc tem que ter cara de 4 cc;...VAI DE 180

boooaaaa..... penso igual... a DEKA (B6) ta com um 180 tb. Alem de mto mais bonita, sinto mais segurança nas curvas!!! 180 SEMPREEEEE

Convidado
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Convidad Ter 10 Maio 2011, 09:50

amigos, vcs que regulem bem essa suspensao de vcs ae, que a primeira jogada de rabeta que a motoka com esse pneu der, é chao na certa. a balanda dela nao vai conseguir responder a solavancos em curva com essa medida de pneus, sem falar que vai forçar a torção da balança drasticamente. gastos como buxa, rolamento, vais aumentar. a segurança por vcs sentida, pode ate fazer efeito, mais a balança nao foi feito pra essa medida. vai torcer numa curva, e nao adianta querer remediar depois.
de 160 pra 180 é pulo e tanto. se o perfil continuou baixo ainda, ae que vcs tao na roça. pelo menos coloquem um 55 ae pra segurar um pouco. boa sorte ae. conhecimento de causa aqui!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Berlindo Ter 10 Maio 2011, 10:11

Não acho que seja tão radical qto o Pereba falou, até pq existem vários tipos de desenhos de pneu q o aumento efetivo de banda, a forma com o que o pneu se molda na tala da roda, tudo isso varia muito mesmo dentro de uma mesma medida.

Agora, eu usei e posso afirmar, quem gosta de curvar forte, vai optar pela medida original, adequada para a tala de roda. E tô falando de curvar forte, como por exemplo um TD em Interlagos.

Não é questão de engenheiro, não é questão de palpiteiro, não é questão de mecânico. É um consenso. Pergunta pra quem corre Superbike ou alguém bastante habilitado, se é recomendável usar medida maior do que desenhado pra moto, em situações de limite como um TD ou corrida dentro do autódromo.

Pra ficar bonito, serve qquer um.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Hans Blackbullet Ter 10 Maio 2011, 10:44

Primeira diferença: A medida da largura do aro. O penu 180 é montado em um aro que tem mais largura que o 160, para manter o desenho do perfil do pneu. Ao se instalarem pneus mais largos sobre o mesmo aro, se mudam também o perfil deste. Isto porque o pneu assume uma forma mais arredondada, perdendo a linha obtusa dos ombros. Desta forma, o pneu passa a envolver mais o aro, a fim de "caber" no aro mais estreito. Então, ao invés de deformar quando no limite nas curvas, o pneu ainda terá a banda de rodagem em contato com o solo, não tendo a deformação própria e não exercendo a pressão necessária contra o solo, tampouco assumindo a forma necessária para a segurança em curva.
Podemos usar como exemplo a diferença básica entre as Bandit 650 e 1250.
É sabido que para corrigir a diferença de peso e forças aplicadas entre os dois modelos existe uma compensação no quadro, que prevê tubos mais reforçados na 1250, não só em função de sseu peso maior, mas como as forças atuantes e não obstante, é previsto maior largura no aro traseiro.
Existe uma possibilidade de variação sómente na 1250, que prevê uma largura de aro mediana entre as medidas 180 e 190, sendo possível como opcional o uso do perfil 190 (vide tabela de aplicações da Michellin/Europa).
As buchas de suspensão, quadro, calibragem dos amortecedores e freios também são equacionados para o uso em função da transmissão de forças entre o solo e a motocicleta, e quem faz a modulação desta relação - é o pneu, através de suas dimensões.
Mas, se assim mesmo voce quiser trocar as medidas do pneu traseiro, no mínimo observe alguns ítens que garantirão maior eficiência e segurança na sua motocicleta:
1) Substitua a roda, para que sua motocicleta tenha a ciclística adequada ao perfil do pneu;
2) instale flexíveis tipo "Aeroquip" nos freios, use pastilhas mais macias e fluído DOT 5.1;
3) Substitua as buchas da suspensão por outras em poliuretano, que terão mais resistência ao desgaste;
4) Mantenha inspecionado seu quadro, principalmente nos pontos onde há solda, periodicamente, e providencie os reparos necessários sempre que aparecerem as trincas;
5) Tenha muito cuidado ao contornar curvas no limite de sua motocicleta: seu quadro sofrerá maior esforço e conseqüentemente, maior torção (moto "rebola" nas curvas) - o que fatalmente diminuirá a estabilidade em curvas, provocando o "espalhamento".
Acredito que ao se observarem esses detalhes, se poderá usar a modificação, entretanto ao se colocar o custo deste investimento na ponta do lápis, se corre o risco de perceber que é mais eficaz a troca do modelo por um mais adequado (de uma 650 para uma 1250, por exemplo) sobrando ainda algum bom capital para acessórios que aumentarão a performance da nova motoca.
Abraço a todos.
Hans Blackbullet.
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 15/02/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por RDO Ter 10 Maio 2011, 11:03

Considerando duas motos, passando por uma mesma curva, na mesma velocidade...a moto com pneu mais largo terá que inclinar mais para fazer o mesmo traçado. Para ambas as motos, quanto maior a velocidade maior deve ser a inclinação (força centrífuga maior).
Logo podemos afirmar que a moto com pneu mais estreito é capaz de fazer a mesma curva em uma velocidade maior do que a moto com penu mais largo. Isto vai gerar polêmica...rs.

Página 109 - Revista Motociclismo:
Pneu 180 x 160 Pneumaislargo


Aproveito para recomendar o download da Série Técnicas de Condução da revista Motociclismo, que alguém postou por aqui.
Está em espanhol, mas depois de algumas páginas fica fácil de entender.
Acho que este material complementa o do Keith Code (Bíblia da Curva).

Segue link.
http://www.4shared.com/dir/4918393/7d040aad/sharing.html
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 01/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Bulljr71 Ter 10 Maio 2011, 11:22

Pela milésima vez vou comentar que tenho na B650 09 um pneu 180 e ficou melhor. A roda da injetada é um pouco mais larga, as carburadas tem roda mais fina e tem que ser no máximo 170. A Ie vai de boa o 180, assim como na B1250 vai de 190.

Mas cada um coloca aquilo que melhor lhe convem.
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 02/05/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Convidad Ter 10 Maio 2011, 12:21

Só gostaria de deixar um pensamento que tenho que muitos nunca lembram . nós , simples mortais usamos apenas 35% das nossas motos em 95% do tempo , Salvo os TDmaniacos da vida....rsrs

Sendo assim não vejo problema , mesmo porque 10% é aceitavel inclusive pelos engenheiros no aumento de medidas de pneus . o que não pode é tirar um 160 e por um 200 . o que tem que ficar mais atento é a nomenclatura do pneu quanto a velocidade que ele suporta , coisa que ninguém lembra principalmente em carros .

Abraços

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Leandro_Arja Ter 10 Maio 2011, 13:14

Bom galera,
trabalhei alguns anos com venda de pneus para carros, inclusive pneus High Performance. tenho a acrescentar que com relação às mudanças de diametro as fabricantes ( de carro ) aceitam apenas 3% sem que haja qualquer alteração para o veículo. O que mais se altera para o veículo são as mudanças no diâmetro total da roda + pneu. Portanto vale a pena atentar para este fato na hora de se fazer essas mudanças.

Eu particularmente não colocarei na minha 650F medida diferente da original.

Leandro_Arja
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 12/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por skatista forever Ter 10 Maio 2011, 17:48

Ralexandre Sorocaba escreveu:Fiz varia ..pesquisas em varios topico

e cheguei a conclusão

OS Engenheiro estuda anos pra desenvolver o pneu para a moto...medidas angulos etc e tal

ai está o problema ...

Eles estudam e não andão de moto kkk

Coloquei 180 ..e com certeza ...agora vai ser pra sempre 180 ....

mais bonito mais largo ...e uma coisa que reparei quando diminui na lombada o 160 dava uma travada"trepidação" ....o 180 ja segura mais

Abraços e Boa sorte ...

A nossa é 4cc tem que ter cara de 4 cc;...VAI DE 180
Isso mesmo to com vc e não abro mão 180 pra sempre nunca mais 160 rsrsrsrsrsrsrsr
skatista forever
skatista forever
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 08/06/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Convidad Ter 10 Maio 2011, 18:25

opa, entao pra que a discusao ne!! mandem 180 e sejam felizes. afinal todas sabem o que fazem!!!
Hans, negocio é ficar alheio mesmo em opinar!! pessoal ja sabem tudo. abraço pra vcs!!! boa sorte!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Berlindo Ter 10 Maio 2011, 18:57

Vc só dá valor qdo volta pro 160 Pereba, relaxa.

Pra quem anda no lazer, blz, mas quem anda em autódromo e tem consciência sabe da diferença.

No mais, opiniões são assim, têm obrigação de serem diversas mesmo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 07/07/2009

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Convidad Ter 10 Maio 2011, 19:04

opa, fica tranquilo, pessoal tem toda liberdade aqui de se expressar opinioes. se o pessoal usar numa SS, vao adorar mesmo, ja nas nacked, o tempo dirá!!!

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por PG1250 Ter 10 Maio 2011, 19:14

Qd tinha a B65 coloquei o 180, como eu naum faço grandes curvas...rs naum senti muita diferença, mas naum senti muita diferença visual tb naum pq a roda faz com q o pneu msm sendo o 180 fique parecendo menor q em outras q usam o 180 e tem roda mais larga... mas usei na boa naum ficou ruim naum... depois qd troquei na cc e me explicaram da ciclistica e td mais só coloquei o tamanho original... sei lá né... agora na 1250 mantenho o tamanho q vem de fabrica...

Abraço PG
PG1250
PG1250
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 28/04/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por ari Ter 10 Maio 2011, 20:26

Quando tinha uma GS500 que usa 130, não esperava a hora da troca para colocar o 150. O dia da troca chegou. Fui na loja todo contente e mandei colocar o um 150. Sai da loja e fui dar uma volta. Na cidade já notei diferença ao fazer curvas. Andei uns 30 Km e voltei na loja e colocar a medida original.
A moto ficou "quadrada na curva"......depois dessa, só uso medidas de fabrica.

_________________
Abs,


Ari


Pneu 180 x 160 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 11/12/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Aru Qua 11 Jan 2012, 16:29

colokei pneu 190 na minha bandit 650, vo coloca as fotos pra vcs verem deito beem melhor nas curvas do q o 160 e a moto fikou com um visual muito melhor!
Aru
Aru
Participante
Participante

Masculino
Idade : 30
Data de inscrição : 17/07/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por _-ë-_ Qua 11 Jan 2012, 16:38

Aru escreveu:colokei pneu 190 na minha bandit 650, vo coloca as fotos pra vcs verem deito beem melhor nas curvas do q o 160 e a moto fikou com um visual muito melhor!

Coube de boa ou precisou mexer em alguma coisa?
_-ë-_
_-ë-_
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 08/01/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por ata.jb Qui 12 Jan 2012, 15:56

Tbm tive essa dúvida durante muito tempo... li muito, pesquisei...

Botei um 180 na minha e ficou muito melhor.

Abs.

ata.jb
ata.jb
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 15/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por AleDiener Qui 12 Jan 2012, 17:08

Fiquei na dúvida um tempo atrás quando troquei os pneus.

Depois de ler muito acabei optando pela medida original, já que de vez em quando ando no autódromo.
Fui de PowerPure. Andei em dezembro no autódromo. Quanta diferença do PowerPure para os Bridgestones originais.
AleDiener
AleDiener
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 24/03/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por RDO Qui 12 Jan 2012, 17:10

ata.jb escreveu:Tbm tive essa dúvida durante muito tempo... li muito, pesquisei...

Botei um 180 na minha e ficou muito melhor.

Abs.


Deve ser porque o seu parâmetro era um pneu desgastado x um pneu novo.
Mas a tendência é a moto ficar pior para curvar. Você vai precisar inclinar mais para fazer as curvas.
O limite da moto vai chegar mais cedo.
RDO
RDO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 01/07/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por srad2012 Qui 12 Jan 2012, 17:34

Pneu mais largo 2 cm em nada vai afetar a sua pilotagem, falam que dificulta a maneabilidade, aumenta consumo, dificulta curvas, tudo isso se ocorrer é muito discreto; vc só tem a ganhar em beleza e estabilidade.
srad2012
srad2012
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 17/10/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Marcosrc Sex 13 Jan 2012, 20:52

Hans Blackbullet escreveu:Primeira diferença: A medida da largura do aro. O penu 180 é montado em um aro que tem mais largura que o 160, para manter o desenho do perfil do pneu. Ao se instalarem pneus mais largos sobre o mesmo aro, se mudam também o perfil deste. Isto porque o pneu assume uma forma mais arredondada, perdendo a linha obtusa dos ombros. Desta forma, o pneu passa a envolver mais o aro, a fim de "caber" no aro mais estreito. Então, ao invés de deformar quando no limite nas curvas, o pneu ainda terá a banda de rodagem em contato com o solo, não tendo a deformação própria e não exercendo a pressão necessária contra o solo, tampouco assumindo a forma necessária para a segurança em curva.
Podemos usar como exemplo a diferença básica entre as Bandit 650 e 1250.
É sabido que para corrigir a diferença de peso e forças aplicadas entre os dois modelos existe uma compensação no quadro, que prevê tubos mais reforçados na 1250, não só em função de sseu peso maior, mas como as forças atuantes e não obstante, é previsto maior largura no aro traseiro.
Existe uma possibilidade de variação sómente na 1250, que prevê uma largura de aro mediana entre as medidas 180 e 190, sendo possível como opcional o uso do perfil 190 (vide tabela de aplicações da Michellin/Europa).
As buchas de suspensão, quadro, calibragem dos amortecedores e freios também são equacionados para o uso em função da transmissão de forças entre o solo e a motocicleta, e quem faz a modulação desta relação - é o pneu, através de suas dimensões.
Mas, se assim mesmo voce quiser trocar as medidas do pneu traseiro, no mínimo observe alguns ítens que garantirão maior eficiência e segurança na sua motocicleta:
1) Substitua a roda, para que sua motocicleta tenha a ciclística adequada ao perfil do pneu;
2) instale flexíveis tipo "Aeroquip" nos freios, use pastilhas mais macias e fluído DOT 5.1;
3) Substitua as buchas da suspensão por outras em poliuretano, que terão mais resistência ao desgaste;
4) Mantenha inspecionado seu quadro, principalmente nos pontos onde há solda, periodicamente, e providencie os reparos necessários sempre que aparecerem as trincas;
5) Tenha muito cuidado ao contornar curvas no limite de sua motocicleta: seu quadro sofrerá maior esforço e conseqüentemente, maior torção (moto "rebola" nas curvas) - o que fatalmente diminuirá a estabilidade em curvas, provocando o "espalhamento".
Acredito que ao se observarem esses detalhes, se poderá usar a modificação, entretanto ao se colocar o custo deste investimento na ponta do lápis, se corre o risco de perceber que é mais eficaz a troca do modelo por um mais adequado (de uma 650 para uma 1250, por exemplo) sobrando ainda algum bom capital para acessórios que aumentarão a performance da nova motoca.
Abraço a todos.
Hans Blackbullet.

Então essas considerações não se aplicam à mudança na 1250 (para 190)?

Alguém já mudou?
Marcosrc
Marcosrc
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 06/04/2010

Voltar ao Topo Ir em baixo

Mensagem Re: Pneu 180 x 160

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum