Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo espumando

Ir em baixo

Mensagem Óleo espumando

Mensagem por delphiman Seg 13 Dez 2010, 14:44

Olá amigos, tudo bem?
Só gostaria de tirar uma pequena dúvida com os amigos. Tenho uma Suzuki Freewind XF 650 ano e modelo 2000/2000.
Ela possui 37.000 km. Tanto a moto quanto o motor estão em dia, em perfeitas condições.

Quando adquiri a moto a recebi com óleo e filtro de óleo novos e a bateria nova também. Tudo certinho. O óleo usado era o ELF 4 Moto Gold 15w50 (Semissintético API SJ). Rodei uns 3.200 km com ele e fiz novamente a troca, coloquei o GP Lubrax 20w50 API SL e o filtro novo.

Fiz a troca em casa, deixando o óleo velho escorrer bem, com bastante calma e apliquei o novo óleo.

Quando fui fazer a medição do nível notei uma coisa que antes não acontecia. O procedimento foi o seguinte (padrão para verificação do nível): Liguei a moto, deixei funcionando por uns 5 minutos, desliguei e nivelei a moto. O nível estava correto, porém o óleo parecia "batido" e com uma leve formação de bolhas sobre ele. Fazendo uma analogia, parecia uma tulida de Chopp com pouco colarinho. rsrs. Acho que ficou claro né? rsrs

Bom pessoal, pesquisando a respeito, vi alguns comentários que isso estaria relacionado a pressão do óleo ou talvez ao próprio óleo que não é adequado. O Manual da Freewind, recomenda o Shell Advance Ultra 15w50 100% Sintético API SG. O equivalente direto desse óleo seria o Motul 5100 15w50 ou o ELF 4 Gold 15w50.

Se o problema for óleo com certeza vou optar por um dos dois ou equivalente.

Seria isso amigos, se tiverem alguma informação que possam me passar ficarei grato.

Att.

Delphiman.

[].s
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem Re: Óleo espumando

Mensagem por Veigah Seg 13 Dez 2010, 15:32

Não tenho base para falar mas acho que se vc entrar em contato com o fabricante do oleo eles certamente te darao a informação necessária vai que esse lote do oleo que vc comprou esta com defeito? Ou essa espuma e algum detergente em reação ao oleo anterior fazendo uma limpeza geral nas partes altas do motor, se por acaso for esta segunda opção pode ser perigoso e entupir os buraquinhos de lubrificação dos cilindros com a camisa por exemplo.Entre em contato com o fabricante urgente pois sua a moto e mosca branca (dificil de peças) não vale o risco, não esqueça que derepente nãi e nada são só suposições se servir de recomendação ultilizo o motul 5100 trocas de 3000 em 3000 com filtro fram não tenho do que reclamar moto bandit 650n 09/10.
Veigah
Veigah
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 13 Dez 2010, 15:38

Olá Veigah, tudo bem?
Obrigado pela sua opinião amigo. Vou checar isso com certeza. Sempre utilizei o GP Lubrax, inclusive tive duas 750F antes da Freewind e nunca ocorreu isso. Mas minha intenção é passar a usar o óleo Motul 5100 com certeza.
Obrigado novamente.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bulljr71 Seg 13 Dez 2010, 16:24

Veja bem, um amigo usa na Dr 650 dele o yamalube (20w50 sl), mas se o manual indica o semi sintético, veja o ELF 4 Gold 15w50, pois esse é bem mais em conta do que o Motul e tem as mesmas especificações.
Mas veja bem, pois esse de por sintético, depois mineral, volta para sintético, precisa trocar filtro e mesmo assim sobram alguns resíduos do anterior.
As Bandits tem quem prefere mineral, tem quem prefere Motul 5100.
Mas o importante é sempre a troca de filtro junto, senão a bagunça está formada.......rs
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 13 Dez 2010, 16:29

Olá Bulljr71, blz amigo?
Obrigado pelo seu depoimento amigo.
Estou tentando encontrar o ELF, porém aqui na minha região não há.
Referente a misturar óleos, com certeza não é bom, porém nas trocas, como você mesmo disse sempre sobram resíduos, mas estes não interferem diretamente. O problema seria misturar quantidades muito grandes de diferentes tipos de óleo. Aí sim o problema se forma.

Mas sempre faço como você mesmo citou. Troco o óleo e o filtro a cada 3.000 km. Com um semissintético ou 100% sintético, viajando dá pra postergar um pouco a troca. Para 4.000 km ou 5.000 km. Mas usando no dia a dia, anda e para. É a cada 3.000 km no máximo mesmo.

Mas de qualquer forma, obrigado brother.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por edgar Seg 13 Dez 2010, 18:54

ficar trocando o tipo do oleo pode causar isso, se fosse em gdes quantidades ele teria virado uma borra. como foi em pouco ele tem essa característica.

usar oleo sintético e prolongar o período de troca é MITO, não se deve fazer isso. a vantagem do oleo sintético é se manter em diferentes situações com a mesma viscosidade, o período de troca esta relacionado ao tipo do motor, o oleo tem como uma das funções limpar o motor dos resíduos da queima, e o sintético não tem maior capacidade de absorver isso, ou seja , não tem vida ultil maior.

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Óleo espumando Politicos Óleo espumando Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 13 Dez 2010, 18:54

Só complementando amigos. Essa aparência de óleo "batido" e com uma leve formação de espuma é temporária. Depois de alguns minutos, caso se olhe novamente o nível, o óleo está normal. Sem bolhas de ar ou coisa do gênero.
Mas com certeza, vou verificar isso o quanto antes pois nunca tinha visto acontecer. Na verdade não sei nem dizer se realmente é formação de espuma ou apenas o efeito dos movimentos do motor no óleo. Creio eu, a característica de espumar seja diferente do que estou apresentando.

Bulljr71, podia dentro de suas possibilidades me fazer um favor? Poderia pedir ao seu amigo, que tem a DR 650 (mesmo motor da Freewind com algumas mudanças internas) para fazer a checagem do nível de óleo baseando-se nos seguintes passos:
- Ligar a moto por uns 5 minutos;
- Desligar e nivelar
- Checar o nível de óleo

Como é um cárter pequeno, o óleo desce muito rápido, está sempre visível no leitor do nível de óleo.

Só para confirmar na moto dele apresenta alguma característica igual a minha.

Seria isso amigos, grato desde já.

Delphiman.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bulljr71 Seg 13 Dez 2010, 19:05

Ele ja foi embora, vi a msg agora, amanhã converso com ele e posto aqui.
Sei que há bastante tempo (uns 3 anos) ele já usa 20W50 mineral e blz. Troca a cada 1.000km.
Ele tem a moto desde 2000 e a moto é 98. Sempre rodou no mineral e está zera.
Abs
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Seg 13 Dez 2010, 19:07

Isso ocorreu devido a mistura do mineral com o semi sintético.

Nas próximas trocas vai sumindo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 13 Dez 2010, 19:40

Realmente, pode ser que seja nobres amigos.
Se me permite um breve desabafo. Mas é uma verdade M#$@$@$da essa variação de padrões que as concessionárias Suzuki fazem né?
Porra, porque diabos não seguem o que é pra ser e ponto final. Se as montadoras de motos tivessem a mesma seriedade que as montadoras de automóveis tem, as coisas seriam bem melhores.

No que diz respeito a automóveis se a fábrica diz para as concessionárias que tem que usar o óleo X, elas usam o óleo X e ponto final. Não fica aquela conversa fiada de mexânico como: "esse é do bom dotô"!

Eu já visitei umas 5 concessionárias Suzuki em diferentes cidades e em nenhuma eu vi a utilização do óleo GP Lubrax. Duas só usavam a linha Motul, outra a ELF e outras duas Mobil e Yamalube. Para os amigos verem a "salada de fruta" que é isso.

Tá na hora da Suzuki criar o Suzuki Power Altmypu Plus Oil, 10w50 API SM Semi ou 100% sintético e padronizar nas concessionárias. Todo mundo usando a mesma coisa e deu pra bola. Neste caso, se a montadora sempre recomendar um óleo bom, com ampla faixa de viscosidade, preço justo e API de serviço atual, não haverão mais problemas ou dúvidas sobre qual óleo usar.

Não concordam gurizada?

Desculpem o desabafo, é que esse negócio de óleo é um pé no saco.

Grande abraço a todos.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo Seg 13 Dez 2010, 20:04

Olha cara, sinceramente não entendo a sua aflição.

Eu uso Motul 3000 20W50 mineral faz uns 5 anos e não tenho uma reclamação sequer.

Acho que não vai da fábrica padronizar e sim da gente procurar saber o que é bom e formar uma opinião própria. Eu, por exemplo, não vejo motivo nenhum pra usar sintético.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Tio Frei Seg 13 Dez 2010, 21:54

Fica leitoso??
se fica leitoso é água

Se é só espuma, verifique sua bomba de óleo, pode estar entrando ar no circuito. É perigoso, pois se fica espucado a bomba não consegue pressurizar o que deveria e não chega até o topo.

Olha a bomba
Sangra de novo com o motor bem quente e coloca óleo novo.

Tio Frei
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 13 Dez 2010, 22:25

Olá Tio Frei, obrigado pela dica.
Vou checar junto a concessionária aqui a da região.

O termo "leitoso" que mencionou é o óleo ficar com aparência esbranquiçada e com uma pequena faixa espumosa? Algo neste sentido?

É interessante visto que antes da troca não fazia isso. Mas vou checar sim, com certeza.

Obrigado.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Tio Frei Seg 13 Dez 2010, 22:27

Se for leitoso ele vai ficar todo leitoso, não apenas na superfície. Se for só uma faixa que some com o tempo provavelmente é só ar.

Tio Frei
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Veigah Seg 13 Dez 2010, 22:30

Atenção nunca mexa no motor quente o risco de queimaduras e altissimo e tem mais os parafusos são torqueados a frio e no caso de alterar a temperatura para cima o motor dilata que ira mudar o toque o que podera danificar as roscas ou ate cisalhar o parafuso, lembre esta no manual NUNCA MEXA EM UM MOTOR QUENTE.....
Veigah
Veigah
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Tio Frei Ter 14 Dez 2010, 00:04

Veigah escreveu:Atenção nunca mexa no motor quente o risco de queimaduras e altissimo e tem mais os parafusos são torqueados a frio e no caso de alterar a temperatura para cima o motor dilata que ira mudar o toque o que podera danificar as roscas ou ate cisalhar o parafuso, lembre esta no manual NUNCA MEXA EM UM MOTOR QUENTE.....

Tamo falando de tirar o bujão de óleo com motor quente.
Apertar parafusos, concordo, tem que ser frio. Mas tirar o bujão de óleo, vai tranquilo. O alumínio dilata mais que o aço do bujão, ele afrouxa com o calor, e durante o desaperto não se expõe a rosca a sobre-esforço.

Ademais, tira-se o óleo com motor quente pra escorrer melhor. Não precisa ter terminado uma volta de track day, mas não se tira o óleo frio.

Depois, pra apertar, o motor já estará frio.

Pra desmondar o motor, concordo contigo.

Tio Frei
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Veigah Ter 14 Dez 2010, 08:10

Ok...
Veigah
Veigah
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bulljr71 Ter 14 Dez 2010, 14:21

Opa blz, fiquei de dar um retorno. O manual ele nem sabe por ande anda. Conheço ele faz tempo e disse que antes de usar o 20w50 sl, ele já usou Agip, Elf mineral, Mobil preto e a moto tem 50.000km e na mão dele 43.000km. Sempre com óleo mineral e agora tem trocado a cada 2 ou até 3 mil km, nunca deixando passar 6 meses.
Tranquilo, pode usar.
Troca o óleo novamente para desencargo, pois ai vc tira todo e qualquer vestígio do antigo.
Ai vai sempre nele e pronto.
Abraço e boa sorte
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Ter 14 Dez 2010, 14:47

Olá Bulljr71, blz?
Obrigado por avisar amigo.
Grato mesmo.

Eu vou verificar isso ainda essa semana e posto novamente os resultados. Também acho que pode ser algum vestígio de óleo velho.

Grande abraço e obrigado.

Delphiman.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 20 Dez 2010, 16:25

Olá amigos, obrigado pelos depoimentos.
Então, acredito que descobri o problema. Fiz uma checagem geral nos dutos de saída da caixa de ar e notei que uma das mangueiras estava entupida. Fiz toda a limpeza e tirei toda a "mundice" acumulada. Limpei também a caixa de ar, que estava com um pouco de acúmulo de água e óleo. Aproveitei e limpei novamente o filtro de ar.

Neste final de semana fiz um passeio de uns 300 km e hoje fiz o teste novamente e não apareceram mais aquelas pequenas "bolhasinhas". Acredito que era umidade ou partículas de água, como o "Tio Frei" mencionou.

Felizmente, tudo 100%. Só andar.

Grato pelas dicas.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por GHERI Seg 20 Dez 2010, 16:31

As vezes ela tava " espumando" de raiva por vc ter deixado ela 5 min ligada parada...kkk
brincadeiras a parte, ainda bem que solucionou o problema.
GHERI
GHERI
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman Seg 20 Dez 2010, 16:39

rsrsrsrs, pode ser amigo Gheri. hehe.
Moto é pra andar mesmo. Mas realmente, devia ser água, pois parou completamente.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado