Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

+15
Bisteka
Roger
Bulljr71
GSXR1100
rlriccardi
GAS
C.Eduardo
Luiz - GEMA
edgar
Berlindo
Guto
k n@riu
ari
NERO
delphiman
19 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Dom 21 Mar 2010, 20:32

Boa noite galera, tudo bem?
Amigos, gostaria de mais uma vez trazer um assunto para a discussão saudável no fórum. Apenas para conhecermos novos produtos e sabermos de seus benefícios.

Queria saber se alguém usa em suas Suzukis óleos com grau SAE 10w 40 ou 15w 40 e se está tendo bons resultados. Bom, acessando o fórum da motonline vi que alguns usuários estão utilizando óleos de frotas mistas em suas motos e tendo resultados muito bons. Neste caso, estão usando o Lubrax Top Turbo 15w 40 API SL. Segundo informações, a moto tem uma diminuição da temperatura devido a alta fluídez do óleo e também uma lubrificação mais eficaz nas partidas a frio.

Queria saber se alguém usa ou utilizou óleos com gradução inferior a 20w 50 e se pode relatar sua experiência.

Seria isso galera.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Convidad Dom 21 Mar 2010, 20:37

cara, to na mesma duvida!! to procurando óleo pra durar no minimo 10000km. nao sei que numeraçao seguir.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Dom 21 Mar 2010, 20:44

Fala Giovanni, blz?
Para 10.000 km é meio complicado, depende de qual moto você tem. Geralmente motos com cambio separado do motor como é o caso das BMW's são usados óleos 100% sintéticos com trocas a cada 10.000 km. Nas nossas motos, com sistema de cambio integrado onde o mesmo óleo do motor lubrifica a embreagem não tem um óleo com tanta durabilidade. Também tem a questão do combustível Tupiniquim ser uma M. alterando as características dos óleos.

Minha dúvida na gradução é devido a viscosidade do óleo. Um óleo mais fino (Ex: 10w 40) circula mais livremente no motor porém tenho dúvidas da estabilidade térmica dele. Se este, aguenta o calor numa boa. Ainda mais na minha moto, que é uma Suzuki GSX 750 F 94 com 50.000 km.

A dúvida nos óleos é normal pois até o momento não se tem uma argumentação convincente do porque usar um óleo 20w 50 ao invés de um 10w 50 ou 10w 40.

Mas fica no aguardo que a galera com certeza vai contribuir.

Abc.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por NERO Dom 21 Mar 2010, 20:47

Na moto não sei....mas to usando esse óleo no carro.
Eu penso assim: o motor da bandit é jurássico....da década de 90. Naquela época, o óleo com classificação mais alta que existia era o SF. Portanto, acho que qualquer óleo com classificação melhor já tá de bom tamanho. E mais....acho que o ideal são os minerais....não existia sintético naquela época , então não sei até que ponto poderia existir uma incompatibilidade de tecnologias (do motor na época e dos óleos sintéticos atuais).
Li e reli o tópico do top turbo no motonline....mas só me arrisquei a usar no carro por enquanto (no caso, outro motor jurássico: o "monzatec" do astra).
Até agora ele não reclamou.

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por ari Dom 21 Mar 2010, 20:51

Giovanni escreveu:cara, to na mesma duvida!! to procurando óleo pra durar no minimo 10000km. nao sei que numeraçao seguir.

Não tenho conhecimento de óleos para essa kilometragem em motores de motos. Mesmo que exista, a proxima preocupação vai ser com relação à durabilidade do filtro de óleo.
A recomendação de troca de óleo é definida através do "trabalho" do óleo. Como em motos o giro normalmente é muito maior que em um carro, o "trabalho" é maior, consequentemente diminuindo a vida util do óleo.

_________________
Abs,


Ari


Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Convidad Dom 21 Mar 2010, 20:52

vixe, e com filtro K&N??? como ficaria isso entao?? ja que o filtro dura 10000km

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por ari Dom 21 Mar 2010, 20:53

O Lubrax Top Turbo é para motores diesel, não sendo recomendado para outros tipos de motores/combustível.

_________________
Abs,


Ari


Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por k n@riu Dom 21 Mar 2010, 21:00

De todos............''os blá-blá-blá''............. do SOL...............!!!!!As observações & soluções.......+ interessantes foram...........as do NERO.......SEEEEEEMPRE......!!!!

Já aprendi muito......contigo............!!!!!Valeu.
Abs
k n@riu
k n@riu
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 28/04/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por NERO Dom 21 Mar 2010, 21:03

Ari escreveu:O Lubrax Top Turbo é para motores diesel, não sendo recomendado para outros tipos de motores/combustível.

Existe uma duplicidade de interpretação aqui, que justamente é objeto de discussão no referido tópico no motonline.
O lubrax Top Turbo, segundo alguns, é um lubrificante para frotas mistas, atendendo simultaneamente a especificação para motores Diesel (API-CM, para motores a diesel,se não me falha a memória, e API-SL, no caso da gasolina)
Existem no tópico, inclusive e-mails da própria petrobrás, considerando o lubrificante apto para motores a gasolina.
Depois procuro o link do motonline...
T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por NERO Dom 21 Mar 2010, 21:09

Tá aqui....favor tentar ler o tópico todo para depois tirar alguma conclusão. Ele é bem longo. Nos fórums de carros, celtaclube, astraclube, entre outros, tem muita gente usando esse óleo. (top turbo).
O Shell Rimula não seioque também é um óleo de frota mista...
enfim...o link:

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Guto Dom 21 Mar 2010, 21:16

Esse negócio de usar sintético é coisa de concessionária...quando comprei a moto os caras botaram o Motul 5100(R$32,00 o litro),tudo bem o oléo é excelente,mas e o custo beneficio, a cada 3000kms, R$150,00 com troca de filtro.Os mecanicos vem com aquele papinho pra boi dormir,que o Motul é o mais indicado,que a nossa gasolina é ruim,mas eles se contradizem ,pois no manual é recomendado o Lubrax mineral,que por sinal é inferior ao Yamalube.Mudei para o Yamalube,20w 50,mineral,o oleó é excelente,pago R$16,00/lt,e mesmo que faça a troca com intervalos menores(2000 kms),ainda asssim sai mais barato.Pra mim que rodo um monte....show de bola.
Guto
Guto
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Berlindo Dom 21 Mar 2010, 21:34

Eu vejo vários pontos de atenção aí.

Óleos com menor viscosidade aqui no Brasil, é perigoso. 10W40 é muito fino pra nós, seria bom na partida a frio, mas no trânsito pesado ou uso em alta, não. É óleo para europeu ou japonês, não um país tropical.

Porém existem os sintéticos, q tem uma viscosidade fria/quente mais ampla e reagem melhor a temperatura, por isso podem ter viscosidade a quente, menor. Não uso, então não posso opinar.

Mineral ou sintético, nenhum dos dois amplia a troca, não vejo motivo disso e pra mim, é uma econômia desnecessária.

Meu ponto de vista 2: não usaria óleo de carro em moto, a menos q houvesse a indicação expressa da possibilidade de uso em motor com caixa de câmbio banhada no mesmo óleo.

Já acho muito gastar mais de 20 o litro no Motul 3000 (20W50 mineral), mas os benefícios desse óleo são visíveis. 3000 em 3000 tá de bom tamanho, filtro FRAM a cada 2 trocas. Se eu mudar qquer coisa nesse conjunto, sinto diferença.


Última edição por Berlindo em Dom 21 Mar 2010, 21:46, editado 1 vez(es)
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por edgar Dom 21 Mar 2010, 21:36

a especificação de vicosidade é assim:

qto menor o primeiro numero antes da letra melhor em baixa temperatura.

qto maior o segundo ( após a letra) melhor em alta temperatura.


ou seja qto maior for a diferença melhor atende em termos de viscosidade temperatura.

apenas os sinteticos conseguem chegar em 5 w 50 por exemplo, os minerais não...

estamos num pais tropical, em que as temperaturas baixas nao sao tao baixas... por isso a opção 15 funciona bem.

mas atenção... ser sintético não é garantia de trocas por periodos mais longos !!!!!

principalmente pelo nosso glorioso combustível...

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 Politicos Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por edgar Dom 21 Mar 2010, 21:38

oleo de carro em moto , prejudica o funcionamento da embreagem...

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 Politicos Óleo Viscosidade inferior a 20w 50 Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Convidad Dom 21 Mar 2010, 21:39

matei a charada. galao de 4L motul 5100. melhor custo beneficio. e uns 6000km rodados tranquilo

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Luiz - GEMA Dom 21 Mar 2010, 21:48

comprem o 300v da motul... é o melhor óleo 100% sintético
dura e tem ótima performance...
mas... uns 70 conto o litro ou mais
Luiz - GEMA
Luiz - GEMA
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 10/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Seg 22 Mar 2010, 08:06

Valeu galera pelas contribuições. Grande abraço a todos.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por C.Eduardo Qui 01 Abr 2010, 09:41

Amigos, troquei o oleo da minha GS500 por um ELF 10w40, o que posso relatar após 600km rodados, o motor esquenta menos e parou alguns barulhos no motor, o cambio ficou mais macio, o motor mais solto e a coloração até agora esta igual a do frasco (amarelinha). Assim que fizer 1.000km, 2.000Km e 3.000km posto informações. Detalhe em conversa com um preparador de motores aqui em Campinas, o mesmo me falou que esses motores existem micro-furos para lubrificação e portanto sair fora do recomendado pelo fabricante poderá ser arriscado no futuro, pois podera haver entupimento dos micro-furos e deficiencia na lubrificação. No meu caso na tampa da vareta esta marcado 10W40. E que na construção dos motores os engenheiros projetam e testam os mesmos ao extremo em varias temperaturas e rotações. Portanto ao recomendarem o oleo, foi por ele ter tido melhor performance nos testes. Pois em seus paises também tem as 4 estações do ano...
Abraço a todos...
C.Eduardo
C.Eduardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por GAS Qui 01 Abr 2010, 09:48

Eu acho bem estranho o fato de usar óleo mais viscoso aqui no Lisarb... Por mais que sejam 10C de diferença na temperatura de operação do motor (que não é nem isso), isso não dá nem 8% mais quente (Um motor de GS opera a 160C).

Esse negócio de só encontrarmos óleo 20W50 deve ser pq a Honda deve usar esse óleo e aí virou padrão...
GAS
GAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por C.Eduardo Qui 01 Abr 2010, 09:55

GAS escreveu:Eu acho bem estranho o fato de usar óleo mais viscoso aqui no Lisarb... Por mais que sejam 10C de diferença na temperatura de operação do motor (que não é nem isso), isso não dá nem 5% mais quente (Um motor de GS opera a 160C).

Esse negócio de só encontrarmos óleo 20W50 deve ser pq a Honda deve usar esse óleo e aí virou padrão...

Concordo com Vc... O que acontece é que fica dificil achar oleos com viscosidade mais baixa, ai no manual o pessoal altera para 20w50 por ser mais facil de achar.
Abraço
C.Eduardo
C.Eduardo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 57
Data de inscrição : 17/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman Qui 01 Abr 2010, 10:31

Realmente galera, é baseado no que temos disponível em nosso território tupiniquim. Mas o óleo 10w 40 é sim melhor. Lubrifica melhor, tem maior bombeabilidade e resfria mais o motor.

Depois de muito, mas muito pesquisar mesmo. Pois sou meio chato pra isso. Entrei em contato com a Petrobrás, com a Ipiranga e com a própria Suzuki. Tudo por telefone e falando diretamente com os Engenheiros. Por e-mail é sempre aquelas respostas padrões que não respondem nada.

Na ipiranga não responderam muita coisa, só o que eu já sabia. Na Petrobrás o Eng. foi mais atencioso e respondeu todas as dúvidas que eu tinha. Na Suzuki, não sabiam praticamente nada. Nem sabiam direito o óleo indicado no manual. Tinha quase certeza que estavam indicando no manual o 10w 40.

Os manuais para motos, são uma tranqueira comparados aos dos carros. Nos automóveis temos todas as recomendações possíveis inclusive baseado em forma de operação do motor, severo ou não. Bom, é muito completo.

Na moto vem... use o óleo tal e deu. Mas nem sempre é o melhor.

Com relação a viscosidade 20w 50 não tem um motivo significativo. A opinião geral é que é um concensso, nada mais. Não por ser um óleo melhor ou pior, mas pra ser um padrão.

Concordo com os amigos que é meio duvidoso usar um óleo cuja viscosidade não é a que foi projetada o motor.

Atualmente uso na minha F, o GP Lubrax 20w 50 API SL. É um óleo bom, porém noto que nas partidas a frio o motor fica meio embolado, dessa forma tenho que deixar o motor aquecer mais antes de rodar. Deixar o óleo fluir.

Na minha próxima troca, vou usar sem medo o Ipiranga Moto GP 10w 40 100% Sintético API SM. Tem muita gente usando o óleo e realmente é muito bom.

Assim que tiver os resultados posto aos amigos.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Berlindo Sex 02 Abr 2010, 13:31

C.Eduardo escreveu:portanto sair fora do recomendado pelo fabricante poderá ser arriscado no futuro

Aí que está, vc está fazendo justamente isso! A indicação do fabricante é 20W50 e não 10W40. A inscrição na tampa se deve a indicação desse óleo lá fora, não aqui. Dá uma olhada no manual, é 20W50. Não recomendam outro óleo, não recomendam sintético e não trocariam a estampa de uma tampa só no Brasil. Portanto, tá errado.

Eu acho q ñ tem nada melhor do que 20W50 mineral da Motul.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por rlriccardi Sáb 03 Abr 2010, 20:32

Fico pensando como uma fabrica compensa a extensão continental do nosso pais...

Serra e campanha (fronteira) do RS amanhece diversas vezes por ano com geadas...temperatura inferiores a zero...Ao mesmo tempo...lá em Aracaju...20 graus pela manha...

Lembro que meu ultimo carro (deutsch) trazia indicação de especificacao do óleo conforme temperaturas que o carro poderia enfrentar...

Sempre usei o recomendado no manual...mas a duvida permanece...
rlriccardi
rlriccardi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 41
Data de inscrição : 17/09/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por GSXR1100 Sáb 03 Abr 2010, 21:38

Amigo, no Brasil não se justifica usar óleo 30.....40 ou 50 são mais ideais ao nosso clima....
GSXR1100
GSXR1100
Participante
Participante

Masculino
Idade : 51
Data de inscrição : 18/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Bulljr71 Dom 04 Abr 2010, 10:07

To usando o Lubrax gp SL, mas na próxima vou de Yamalube. No manual de serviços da Bandit 650 Ie, recomenda o SAE 10W 40, API SG ou SJ.
Mas continuo no mineral, alem do mais, não ando no pau direto, ando na boa, acho que não tem necessidade, troco óleo a cada 1.000.
Abraço
Bulljr71
Bulljr71
Participante
Participante

Masculino
Idade : 52
Data de inscrição : 02/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos