Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por delphiman em Dom 21 Mar 2010, 20:32

Boa noite galera, tudo bem?
Amigos, gostaria de mais uma vez trazer um assunto para a discussão saudável no fórum. Apenas para conhecermos novos produtos e sabermos de seus benefícios.

Queria saber se alguém usa em suas Suzukis óleos com grau SAE 10w 40 ou 15w 40 e se está tendo bons resultados. Bom, acessando o fórum da motonline vi que alguns usuários estão utilizando óleos de frotas mistas em suas motos e tendo resultados muito bons. Neste caso, estão usando o Lubrax Top Turbo 15w 40 API SL. Segundo informações, a moto tem uma diminuição da temperatura devido a alta fluídez do óleo e também uma lubrificação mais eficaz nas partidas a frio.

Queria saber se alguém usa ou utilizou óleos com gradução inferior a 20w 50 e se pode relatar sua experiência.

Seria isso galera.

Grande abraço.

delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem Re: Óleo Viscosidade inferior a 20w 50

Mensagem por Convidad em Dom 21 Mar 2010, 20:37

cara, to na mesma duvida!! to procurando óleo pra durar no minimo 10000km. nao sei que numeraçao seguir.

Convidad
Convidado

Mensagem por delphiman em Dom 21 Mar 2010, 20:44

Fala Giovanni, blz?
Para 10.000 km é meio complicado, depende de qual moto você tem. Geralmente motos com cambio separado do motor como é o caso das BMW's são usados óleos 100% sintéticos com trocas a cada 10.000 km. Nas nossas motos, com sistema de cambio integrado onde o mesmo óleo do motor lubrifica a embreagem não tem um óleo com tanta durabilidade. Também tem a questão do combustível Tupiniquim ser uma M. alterando as características dos óleos.

Minha dúvida na gradução é devido a viscosidade do óleo. Um óleo mais fino (Ex: 10w 40) circula mais livremente no motor porém tenho dúvidas da estabilidade térmica dele. Se este, aguenta o calor numa boa. Ainda mais na minha moto, que é uma Suzuki GSX 750 F 94 com 50.000 km.

A dúvida nos óleos é normal pois até o momento não se tem uma argumentação convincente do porque usar um óleo 20w 50 ao invés de um 10w 50 ou 10w 40.

Mas fica no aguardo que a galera com certeza vai contribuir.

Abc.

delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO em Dom 21 Mar 2010, 20:47

Na moto não sei....mas to usando esse óleo no carro.
Eu penso assim: o motor da bandit é jurássico....da década de 90. Naquela época, o óleo com classificação mais alta que existia era o SF. Portanto, acho que qualquer óleo com classificação melhor já tá de bom tamanho. E mais....acho que o ideal são os minerais....não existia sintético naquela época , então não sei até que ponto poderia existir uma incompatibilidade de tecnologias (do motor na época e dos óleos sintéticos atuais).
Li e reli o tópico do top turbo no motonline....mas só me arrisquei a usar no carro por enquanto (no caso, outro motor jurássico: o "monzatec" do astra).
Até agora ele não reclamou.

T+

NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ari em Dom 21 Mar 2010, 20:51

Giovanni escreveu:cara, to na mesma duvida!! to procurando óleo pra durar no minimo 10000km. nao sei que numeraçao seguir.

Não tenho conhecimento de óleos para essa kilometragem em motores de motos. Mesmo que exista, a proxima preocupação vai ser com relação à durabilidade do filtro de óleo.
A recomendação de troca de óleo é definida através do "trabalho" do óleo. Como em motos o giro normalmente é muito maior que em um carro, o "trabalho" é maior, consequentemente diminuindo a vida util do óleo.

Ari

ari
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por Convidad em Dom 21 Mar 2010, 20:52

vixe, e com filtro K&N??? como ficaria isso entao?? ja que o filtro dura 10000km

Convidad
Convidado

Mensagem por ari em Dom 21 Mar 2010, 20:53

O Lubrax Top Turbo é para motores diesel, não sendo recomendado para outros tipos de motores/combustível.

Ari

ari
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por k n@riu em Dom 21 Mar 2010, 21:00

De todos............''os blá-blá-blá''............. do SOL...............!!!!!As observações & soluções.......+ interessantes foram...........as do NERO.......SEEEEEEMPRE......!!!!

Já aprendi muito......contigo............!!!!!Valeu.
Abs

k n@riu
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO em Dom 21 Mar 2010, 21:03

Ari escreveu:O Lubrax Top Turbo é para motores diesel, não sendo recomendado para outros tipos de motores/combustível.

Existe uma duplicidade de interpretação aqui, que justamente é objeto de discussão no referido tópico no motonline.
O lubrax Top Turbo, segundo alguns, é um lubrificante para frotas mistas, atendendo simultaneamente a especificação para motores Diesel (API-CM, para motores a diesel,se não me falha a memória, e API-SL, no caso da gasolina)
Existem no tópico, inclusive e-mails da própria petrobrás, considerando o lubrificante apto para motores a gasolina.
Depois procuro o link do motonline...
T+

NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por NERO em Dom 21 Mar 2010, 21:09

Tá aqui....favor tentar ler o tópico todo para depois tirar alguma conclusão. Ele é bem longo. Nos fórums de carros, celtaclube, astraclube, entre outros, tem muita gente usando esse óleo. (top turbo).
O Shell Rimula não seioque também é um óleo de frota mista...
enfim...o link:

http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9055&PN=0&TPN=1

T+

NERO
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Guto em Dom 21 Mar 2010, 21:16

Esse negócio de usar sintético é coisa de concessionária...quando comprei a moto os caras botaram o Motul 5100(R$32,00 o litro),tudo bem o oléo é excelente,mas e o custo beneficio, a cada 3000kms, R$150,00 com troca de filtro.Os mecanicos vem com aquele papinho pra boi dormir,que o Motul é o mais indicado,que a nossa gasolina é ruim,mas eles se contradizem ,pois no manual é recomendado o Lubrax mineral,que por sinal é inferior ao Yamalube.Mudei para o Yamalube,20w 50,mineral,o oleó é excelente,pago R$16,00/lt,e mesmo que faça a troca com intervalos menores(2000 kms),ainda asssim sai mais barato.Pra mim que rodo um monte....show de bola.

Guto
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Dom 21 Mar 2010, 21:34

Eu vejo vários pontos de atenção aí.

Óleos com menor viscosidade aqui no Brasil, é perigoso. 10W40 é muito fino pra nós, seria bom na partida a frio, mas no trânsito pesado ou uso em alta, não. É óleo para europeu ou japonês, não um país tropical.

Porém existem os sintéticos, q tem uma viscosidade fria/quente mais ampla e reagem melhor a temperatura, por isso podem ter viscosidade a quente, menor. Não uso, então não posso opinar.

Mineral ou sintético, nenhum dos dois amplia a troca, não vejo motivo disso e pra mim, é uma econômia desnecessária.

Meu ponto de vista 2: não usaria óleo de carro em moto, a menos q houvesse a indicação expressa da possibilidade de uso em motor com caixa de câmbio banhada no mesmo óleo.

Já acho muito gastar mais de 20 o litro no Motul 3000 (20W50 mineral), mas os benefícios desse óleo são visíveis. 3000 em 3000 tá de bom tamanho, filtro FRAM a cada 2 trocas. Se eu mudar qquer coisa nesse conjunto, sinto diferença.

Última edição por Berlindo em Dom 21 Mar 2010, 21:46, editado 1 vez(es)

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por edgar em Dom 21 Mar 2010, 21:36

a especificação de vicosidade é assim:

qto menor o primeiro numero antes da letra melhor em baixa temperatura.

qto maior o segundo ( após a letra) melhor em alta temperatura.

ou seja qto maior for a diferença melhor atende em termos de viscosidade temperatura.

apenas os sinteticos conseguem chegar em 5 w 50 por exemplo, os minerais não...

estamos num pais tropical, em que as temperaturas baixas nao sao tao baixas... por isso a opção 15 funciona bem.

mas atenção... ser sintético não é garantia de trocas por periodos mais longos !!!!!

principalmente pelo nosso glorioso combustível...

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

edgar
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por edgar em Dom 21 Mar 2010, 21:38

oleo de carro em moto , prejudica o funcionamento da embreagem...

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

edgar
Admin
Admin

Masculino

Mensagem por Convidad em Dom 21 Mar 2010, 21:39

matei a charada. galao de 4L motul 5100. melhor custo beneficio. e uns 6000km rodados tranquilo

Convidad
Convidado

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: