Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

5 participantes

Ir para baixo

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Empty como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

Mensagem por rogerio1 Seg 22 Fev 2010, 12:10

tenho 1 kart cross com motor suzuki gs 550 refrigerado a ar, existe algum tipo de sensor para me dar os valores da temperatura correctos do bloco do motor ou da cabeça em manómetro?

rogerio1
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 18/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Empty Re: como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

Mensagem por Dr_Xyko Seg 22 Fev 2010, 12:28

temometro por infra vermelho. Tem UNs tb que vao no escapamento (mede a temperatura dos gases) mas ai axo que ja sao usados para medir misturas, pre detonacao etc....
Dr_Xyko
Dr_Xyko
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 23/08/2009

Ir para o topo Ir para baixo

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Empty Re: como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

Mensagem por edgar Seg 22 Fev 2010, 13:17

termopar...ou seja termometro de contato...
mas ´tera que adaptar um ponto de contato.

de infravermelho nao sao indicados para medir a temperatura o tempo todo, como eu entendi que vc deseja.

agora se vc deseja monitorar eventualmente, durante alguns momentos ele é o ideal.

_________________
O MAIOR RISCO DA VIDA É NÃO FAZER NADA !!!!

QUER TROCAR OU COMPRAR UM CARRO ? PROCURO PARA VOCÊ O MELHOR NEGÓCIO COM GARANTIA E PROCEDENCIA.

ZERO KM? ME CONSULTE ANTES DE FECHAR. E-MAIL - edgarotsuka@uol.com.br

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Politicos como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Politica
edgar
edgar
Admin
Admin

Masculino
Idade : 55
Data de inscrição : 18/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Empty Re: como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

Mensagem por NERO Seg 22 Fev 2010, 17:17

Nos motores de avião, existe um parâmetro de medição que é a temperatura da cabeça do cilindro (lógicamente para os motores a gasolina).
Existem dois tipos de sensores para este instrumento. Um é do tipo bulbo e vai inserido num orifício com rosca próprio no cilindro. Outro, que até poderia servir para o seu propósito, é uma arruela de bronze (não sei se é bimetálica) na qual vão conectados dois fios e esses fios vão para o instrumento, com escala em graus célcius. Essa arruela serve como vedante e é instalada na própria vela do motor...desse modo medindo a temperatura numa das partes mais quentes do cilindro. Num avião, essa temperatura é na ordem de 300 a 400 gruas farenheit (não to com saco pra converter).

Aqui tem uma imagem do tipo arruela:
como achar temperatura de motor refrigerado a ar? 1032600

aqui uma imagem do instrumento:
como achar temperatura de motor refrigerado a ar? 2C1-CHT

aqui um do tipo bulbo:

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? 914_head_temp_sensor

Uma vez fiz uma adaptação na minha bandit a ar, mas instalei um termometro de óleo, para monitorar a temperatura do mesmo.
Essa adaptação é até bem simples...agora, um instrumento deste tipo, seria mais fácil de achar aeronáutico. Prepare o bolso neste caso...

T+
NERO
NERO
Participante
Participante

Masculino
Idade : 54
Data de inscrição : 17/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Empty Re: como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

Mensagem por Berlindo Ter 23 Fev 2010, 00:40

Vc precisa de um termopar. Ele lhe dará uma milivoltagem (ou resistência no caso dos PT 100) tabelada com a referência de temperatura pra cada valor medido.

O termopar vc pode escolher o tipo (J, K, etc) pra pegar o mais correto pra faixa de temperatura q precisa: de 80 a 120 no máximo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

como achar temperatura de motor refrigerado a ar? Empty Re: como achar temperatura de motor refrigerado a ar?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos