Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Página 35 de 36 Anterior  1 ... 19 ... 34, 35, 36  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Berlindo em Dom 24 Jan 2010, 15:02

Relembrando a primeira mensagem :

Ae pessoal, bati algumas fotos do esquema para obstruir o sistema PAIR.

Esse esquema é valido para as Bandits injetadas, mas vale para todas as motos q possuam o sistema PAIR.

Há duas formas de se inutilizar esse sistema, que nada mais é do que uma injeção de air limpo da caixa de ar, até o cabeçote onde sairá junto com os gases da exaustão. A primeira consiste em apenas obstruir de alguma forma a entrada de ar vinda da caixa e essa que registro abaixo. Já a segunda, é o que vou fazer em breve, assim que o kit de remoção chegar. Nele remove-se todo o sistema fora, tapando o cabeçote onde ficam as entradas e todas as demais saídas de ar limpo, vácuo e energia da ECU para solenóide.

A minha motivação para isso é apenas remover os pipocos na redução, bastante audíveis com escape esportivo. Há rumores de que a autonomia aumenta após esse feito, mas isso eu ainda vou testar esses dias.

Eu escolhi não retirar o tanque, não usar nenhuma ferramenta e creio que esse seja o jeito mais fácil de obstruir sem qualquer alteração do sistema original, totalmente reversível.

Do lado direito da moto, em cima do cabeçote corre uma mangueira e nela existe uma emenda:

É bem fácil abrí-la e obstruir os dois lados. O lado esquerdo vem da caixa de ar e o lado direito vai pra válvula solenóide e de lá sai 2 outras mangueiras pras tampas em cima do cabeçote.

Abrindo alí e funcionando a moto, observei algumas diferenças:

- Com a moto em marcha lenta, o lado que vai pro motor estava sempre em sucção;
- Dando giro, isso se manteve e não consegui evidenciar bem se a partir dos 4000 rpm isso parava. Tive a impressão que uma hora subindo o giro e obstruindo com a mão, dava o pico de sucção e parecia parar;
- Com tudo aberto, o giro da moto subia e o lado do filtro de ar não faz muita diferença;
- Com tudo fechado o giro caiu, mais até do que com a configuração normal, o PAIR ligado normalmente.

Fechei tudo. O maior trabalho foi arrumar algo que servisse pra obstruir, sem permitir a passagem de ar ou água em nenhuma hipótese e que não fosse sugado também, óbvio.

As imagens falam por sí...rs. Fuçando nas tranqueiras achei essa tampinha de registro d'agua e parte de cima da borracha de apoio do escanso no escape, que sempre parte com a curva do esportivo. Serviu como uma luva!

Dei um jeito de arrumar aí depois, só pra não encostar nas partes quentes e saí pra dar uma volta. Meu intuito com tudo isso estava atingido! Nenhum pipoco na redução, abaixo dos 4000 rpm com o acelerador fechado, como antes era de praxe. Depois de quente, parece q ela ficou mais esperta no acelerador, mas pode ser só impressão por causa do barulho, que ficou bem liso. Agora enchi o tanque e vou testar o tão falado consumo milagroso.

Última edição por Berlindo_ em Dom 24 Jan 2010, 18:32, editado 1 vez(es)

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Re: Obstrução do sistema PAIR na Bandit IE

Mensagem por Jefferson em Seg 06 Fev 2012, 09:51

Bom ja tinha obstruido o meu tempos atrás mas na revisão da moto voltaram ao normal e nem pude testar direito, agora obstrui novamente e os pipocos acabaram em 100%, o consumo melhorou mas não fiz média antes nem depois (pra fazer média andava de CG), porém a velocidade final da moto caiu bastante, antes dava 240 agora não passa dos 220 nem por decreto, não que seja pouca velocidade mas diminuiu bem, será que se eu trocar o filtro ja melhora ou será preciso passar no equipamento para remapear?

Jefferson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Jefferson em Qua 08 Fev 2012, 07:31

E ai, alguém sabe o que houve, se é normal essa perda?
Tentei ler todas as páginas pra ver se alguém notou a mesma coisa mas 35 páginas é muita coisa.....rs

Jefferson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 08 Fev 2012, 08:28

Sem sombra de dúvidas, a velocidade não tem nada a ver com o PAIR, nadica de nada. Pensa cara, é ar lá no escape, não tem nada a ver com o funcionamento do motor.

Tapa de novo e testa para tirar sua cisma, de preferência testa antes e depois no mesmo lugar. Vc tá sendo influênciado por outra coisa, posso te afirmar isso sem medo.

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Jefferson em Qua 08 Fev 2012, 10:06

Está tampado, estou quase abrindo pra fazer esse teste do antes e depois mas como vc diz que não tem nada haver vou fazer outros testes, pode ser até gasolina ou sei lá o que pode ter ocorrido, mas que a final caiu isso é certeza pq o velocimetro é digital então da pra ver fácil.
Valeu Berlindo

Jefferson
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Qua 08 Fev 2012, 10:13

Faça isso cara...de repente, vai pra estrada, anda e destapa num posto, podendo fazer o teste alí na hora.

É um sistema totalmente a parte da mecânica do motor. Poderia influir na leitura da sonda lambda, como dissemos muito, mas seria uma influência mínima, com acelerador fechado e abaixo de 5000 rpm, q é quando entraria em ação o PAIR, sacou?!

Vai na fé que não é o PAIR não.

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Antonio Maestro em Qua 15 Fev 2012, 07:46

Obstruí o PAIR da minha GSX 650F, ontem. Realmente ela ficou muito mais lisa pra andar, os pipocos acabaram e os soquinhos em reduzidas de 2 -> 1, diminuíram. Agora, a marcha lenta sentiu, abaixou um pouco e, no meu caso, por ela estar funcionando no mínimo, nas partidas matinais a moto está quase morrendo, às vezes morre. Não existe algum controle manual para aumentar um pouco a lenta não? Preguiça ter que ir em oficina, ter que explicar tudo pro mecanico pra ele ainda discutir e só depois de muito papo, aumentar uns 80 RPMs da lenta... Osso!

Antonio Maestro
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por COUTINHO em Qua 15 Fev 2012, 08:14

Berlindo

Não sei se vc já escreveu essa resposta nas outras páginas, mas é dureza ler todas as 35...rs

Tampando o PAIR a moto trabalha mais quente por não entrar mais esse ar no motor?

Abraço

COUTINHO
Participante
Participante

Masculino

http://www.suzukionline.org

Mensagem por Berlindo em Qua 15 Fev 2012, 11:36

Não.

Não tem função nenhuma de resfriar, até pq é pouco ar que entra e vai lá pro coletor, não ajudando em nada no motor. Também há de se considerar que só age com acelerador fechado e abaixo de 5000 rpm, condição mínima num uso normal.

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por wendellalmeida em Sex 06 Abr 2012, 19:50

Pessoal,

se realmente o fechamento do sistema PAIR não afeta em nada a moto, porque altera a marcha lenta? e porque alguns falam que altera o consumo? A minha a lenta fica dando umas osciladas (pouca coisa) mais o barulho você percebe que não tá redonda... fica meio que embolando (só na baixa).

wendellalmeida
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Sex 06 Abr 2012, 19:53

Wendell, tem discussão ampla sobre isso nessas páginas todas cara, só dar uma lida.

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por wendellalmeida em Sab 07 Abr 2012, 04:35

Berlindo,

já li este tópico inteiro e não achei uma informação concreta, queria saber principalmente sobre a alteração da marcha lenta. Mas de um ponto de vista técnico, algo que supostamente não teria relação com a injeção eletrônica altere justamente a marcha lenta e supostamente o consumo pode ser correto?

wendellalmeida
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MalcomX em Sab 07 Abr 2012, 16:04

Prefiro passar em um dinamometro com tudo normal e acerta la para dar fin nos pipoucos, nao acredito que tampar uma alimentação de ar seja de onde for vai melhor a moto, nao vejo aonde isso vai ajudar a longo prazo mais espero que continuem postando as msgs ae sobre como esta as motos do pessoal que fez e oque acharam depois de um tempo assim.

MalcomX
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Dom 08 Abr 2012, 11:40

Malcom, faça isso. Se conseguir resolver os pipocos, poste aqui. Será um grande desafio. Eu duvido que funcione, visto que o pipoco ocorre com o acelerador fechado, ou seja, remap nenhum atua nisso. O q poderia atuar é a abertura das borboletas, mas são muitas motos com o mesmo sintoma (no Brasil e no mundo), não vejo necessáriamente como problema e sim característica. E veja que não é alimentação de ar de nada, é só indução de ar limpo no escape pra ajudar na emissão de poluentes.

Wendell, a alteração da marcha lenta pode se dar por alguma influência do ar limpo vindo da caixa de ar, na sonda lambda. Com menos ar limpo, a leitura dos gases muda e a ECU mexe nos parâmetros de injeção, alterando tb a marcha lenta. Uma hipótese, OK? Teria que medir a leitura da sonda com e sem PAIR para comparar.

Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por MalcomX em Seg 09 Abr 2012, 15:09

Realmente vou tentar resolver sem precisar tampar nada porem acredito que vai ser difícil mesmo, mais ainda acho estranho já teve dois aqui do foram que tamparam o sistema e ficaram com a marcha lenta fora do padrão e fora mais um que informou ter perdido de final, bom não manjo nada de mecânica até to com problema na minha que ao andar 1 horinha com ela os silides parece que ficam com óleo então ou é pq esquenta d+ e algo no slides fica liso dando essa impressão ou ta vazando pouco mais ta vazando vou resolver isso primeiro e depois corre atrás duque for possível sem tampar o sistema.

MalcomX
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por RDO em Seg 09 Abr 2012, 17:15

Interessante que o piloto escuta bem os pipocos, mas quem está fora da moto quase não os percebe - barulho fica bem liso.

RDO
Participante
Participante

Masculino

Página 35 de 36 Anterior  1 ... 19 ... 34, 35, 36  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: