Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Peso de guidão

+7
Traci
Marco
Bisteka
MetalHead
ari
Maurício
Juliao
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Peso de guidão Empty Peso de guidão

Mensagem por Juliao Sex 21 Ago 2009, 09:46

Pessoal,

Qual a real importância do peso de guidão na moto? Sei que o peso original é feito de chumbo.. e esses Rizoma que vendem por aí, é feito de alumínio, certo?
Me disseram que o peso de guidão ajuda na estabilidade da moto (evita trepidações em alta velocidade..), e o balanceamento da roda dianteira sofre alterações se o peso é trocado ou retirado.

Agora minha dúvida fica, se a estabilidade sofre quando se troca o original por outro tipo de peso...

Alguém sabe responder isso?
Juliao
Juliao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Maurício Sex 21 Ago 2009, 10:56

Julião, em Janeiro, quando eu ainda estava com a V Strom, fiz uma viagem até Jacinto - MG e Porto Seguro (www.moto.com.br Viagens Avaliação de uma V Strom na estrada 30/01/09). De Jacinto a Porto Seguro, pegamos 51 km. de estrada de terra, e a vibração com as costelas de vaca foi tão grande que o peso do guidão do lado direito caiu sem eu perceber. Procurei pelo peso em Porto Seguro, mas não tinha. Resumindo, rodei sem o peso uns 1.100 km., muitas vezes em velocidades elevadas, e não sentí em momento algum falta de estabilidade, isto com apenas o peso do lado esquerdo.
Então, deduzo que se você trocar o peso por outro, não deve ter problemas.
Repare na foto, eu chegando de viagem sem o peso e com o protetor de mão meio solto.
Um abraço,
MaurícioPeso de guidão %3Ca%20href=Peso de guidão P1091608" border="0" />
Maurício
Maurício
Participante
Participante

Masculino
Idade : 56
Data de inscrição : 13/06/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por ari Sex 21 Ago 2009, 11:16


_________________
Abs,


Ari


Peso de guidão Assinatura062008
ari
ari
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 61
Data de inscrição : 11/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Juliao Sex 21 Ago 2009, 13:38

Cara, vc tirou minha dúvida!! valeu mesmo!!

ou seja, peso de guidão tem que ser o original, existe todo um cálculo de engenharia por trás para se descobrir o peso certo afim de reduzir a vibração proveniente do motor que vem na mão do condutor, certo!!

valeu!!

bóra deixar os originar!! heheeh
Juliao
Juliao
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 07/11/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por MetalHead Qua 02 Set 2009, 11:21

Na Bandit o peso de guidão tem o papel fundamental de diminuir a vibração nas mãos. Eu tive um problema com o peso de guidão do lado direito e a vibração chegava a adormecer minha mão. Dai troquei, peguei o direito e botei no esquerdo e a vibração passou pra mão esquerda. Esse é o papel do peso de guidão. Descobri por experiencia própria.

Acho que botar um levinho de aluminio vai piorar! Agora se o aluminio for só acabamento externo e por dentro tiver um chumbo pra pesar, dai não vejo problema.
MetalHead
MetalHead
Participante
Participante

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 29/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Bisteka Qui 26 Nov 2009, 20:17

Nada é por acaso...

Principalmente na indústria... Nada mesmo... Se uma coisa não tem função ela não vai estar lá, pois, é custo e custo é igual a menor lucro!!!

Tem um cálculo muito chato que se faz para saber o exato peso (camado na indústria de damper) para filtrar exatamente o valor da faixa de frequência que se quer filtrar...

Cara... Pode ter certeza que é necessário e se você trocar não sabe qual é o peso certo... e vai acabar trocando o certo pelo errado!!!

Cuidado... com qualquer alteração mecânica na sua moto...

Um mito que se fala muito... O motor tem sobras... hahahahahahahah
Nunca terá, nunca mesmo, se for para ter uma sobra, os engenheiros tornam uma peça mais frágil mas que atende as necessidades daquele motor "amanssado" e sendo assim gera mais lucro...

Cara, todo engenheiro dentro da indústria sonha em conseguir encontrar qualquer sobra que dê uma diferença de 1 real...

por exemplo: Levando-se em conta que se fazem 1000 carros por dia... São 12.000 a mais de lucro por dia... Quanto é isto por mês??? Quanto é por ano???

Será que não fica mais fácil negociar quando você tiver fazendo sua avaliação anual?!?!? Cara, eu já vi briga de foice no escuro por um ganho de 0,16centavos por carro!!! 3 supervisores brigavam para dizer que a idéia veio do time deles!!!

Cuidado ao alterar qualquer coisa nas motos de vocês...

Trabalhei tanto em um carro... foram 3 anos de projeto... (suspensão traseira)... Deu tanta M, mais tanta M porque tiraram a peça da europa e queriam usar uma nacional que já era usado em outro carro bem menos... 3 reais a menos de custo... Pouco??? o cara ganhou um carro de premio e foi promovido!!!

Para trocar uma peça pela outra eu pagaria até 100 reais... o resultado era um milhão de vezes melhor... + 3 reais de custo vira a cabeça de qualquer um na indústria automotiva!!!

Depois de tanta M nesta suspensão... com 2 semanas de carro lançado vi um na rua rebaixado e com uma roda 17 (original 15)... 4 anos de desenvolvimento, cálculos e muita dor de cabeça... por água a baixo!!!

Merda pura!!!

Muito cuidado!
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Marco Ter 01 Dez 2009, 10:22

BOA BISTEKA
Marco
Marco
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 03/09/2008

http://marcotarallo.multiply.com

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Traci Ter 01 Dez 2009, 21:55

Pessoal,

Excelente explicação. Gostaria de tirar mais uma dúvida com vocês.

A alteração dos manetes e manoplas pode gerar os mesmos problemas que a alteração dos pesos do guidão?

Pergunto isso porque pela lógica sim, uma vez que o peso total do conjunto será alterado. Esse raciocínio faz sentido?

Será que se a alteração completa, manopla+manetes+pesos pode ser feita desde que o peso total do conjunto seja mantido?

Abraços,
André.
Traci
Traci
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por GAS Ter 01 Dez 2009, 22:02

O peso por si só não diz nada, André.

A conta envolve o peso E a distância que esse peso está aplicado na haste (no caso o guidão)

Como exemplo, sem fazer as contas, mas se vc tirar 100 gramas da ponta do guidão vai precisar por 200 no meio dele ou 400gramas a 25% do comprimento (medindo da caixa de direção), para manter a vibração constante.

Por outro lado, se o guidão tivesse 1 metro de comprimento, nem precisaria de peso extra.



Agora, na prática, manoplas e manetes originais já tem um peso quase desprezível, colocar um paralelo ou ou rizoma não vai alterar este peso o suficiente para atrapalhar a vibração, acredito eu.

Ainda mais se vc está falando da GSX-R da sua foto. Essa moto é super equilibrada e mesmo os pesos de guidão originais dela são muito leves. Simplesmente qse não existem vibrações parasitas para atrapalhar...
GAS
GAS
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 29/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Convidad Ter 01 Dez 2009, 22:17

aaa, nessa eu ajudo bem. esperiencia em kpotes :
quando usava os pesos de guidao originais, aqueles que mais parecem supositorios, foi só o shudo veiako leva um kpote parado com ela que vi pra que prestavam, pra nadaaaaaa.
ae, fui e troquei por uns de aluminio com amortecedor. fui e caí na serrinha e ae vi sim o que fizeram, no impacto eles nem riscaram, alem de amortecer a queda e evita que os guidon intortacem. firmeza mesmo esses com amortecedor.
originao so presta pra evitar trepidaçao dos guidon. mais se cair, sao os primeiros a entortarem. mesmo digo dos manetes, os originais em queda sao os primeiros a quebrarem as pontas, ja os curtos esportivos, nem encostam, e entra denovo o peso com amortecedor, que nao deixa nem chegar nos manetes.
chamo eles de anti shudo. baguio funciona viu.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Traci Ter 01 Dez 2009, 22:33

GAS,

Fiz a pergunta por que vi uma R1 com o conjunto manopla, manetes e pesos rizoma e ficou d+ e pensei em, no futuro, trocar os originais para dar uma personalizada na srad, mas se uma alteração estética alterar a segurança, acho melhor deixar como esta....essa é a grande dúvida.


Decapa,

Qual a marca dos pesos que você citou?


Valeu pessoal.
Traci
Traci
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Convidad Ter 01 Dez 2009, 22:49

eu vejo aqui e depois te falo. ow, vc que vem pra ourinhos nao é??? quando vier ae, avisa nois, tenhu uma neguinha tambem da suzuki, ae nois conversa. abraço

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Traci Ter 01 Dez 2009, 22:54

Então decapa, acho que esse final de semana estarei aí. Me passa se fone por mp que te ligo no sabado. Abraços.
Traci
Traci
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Convidad Ter 01 Dez 2009, 22:58

ow, vamu ae pro encontro da galera ae oras, no domingao, é a chance de vc conhecer o povo, e eu ter compania.
sossegado o passeio.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Traci Ter 01 Dez 2009, 23:05

Decapa, vou te mandar uma mp, para agente não fugir do assunto do tópico.

Pessoal se alguém mais puder ajudar com uma última questão, fico grato. Será que a alteração do conjunto completo manopla, manete e peso do guidão original para o rizoma é desaconselhável?

Abraços,
André.
Traci
Traci
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Convidad Ter 01 Dez 2009, 23:09

eu coloquei pazzo aqui. mais barato e funciona igual. e ajuda muito o conjunto completo que substitue inclusive os reservatorios de oleo de freio e embreagem. pode por que vale o investimento, eu achava besteira, mais depois que andei kpotando, me rendi ao capricho, por necessidade.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Bisteka Ter 01 Dez 2009, 23:50

Traci escreveu:Decapa, vou te mandar uma mp, para agente não fugir do assunto do tópico.

Pessoal se alguém mais puder ajudar com uma última questão, fico grato. Será que a alteração do conjunto completo manopla, manete e peso do guidão original para o rizoma é desaconselhável?

Abraços,
André.

Olá Traci...

Lembre das aulas de física M=Fxd ou seja, Momento = Força x distância...
Isto é o que você tem que manter...
- Se o tamanho final for igual... Então podemos dizer que a distância é igual...
- Lembrando que Força é igual a massa x aceleração... Então podemos dizer que se a massa é igual a força também é igual (neste caso)...

Resumindo... se o tamanho total do conjunto e o peso for igual pode trocar...
Se variar muito pouco... Quando eu digo muito pouco é muito pouco mesmo... Pode trocar também...

Quanto as manoplas, acho que vai mudar muito pouco... Agora quanto ao peso de guidão... Ele deve ter tamanho e peso igual e isto sim é muito importante...

Quando eu falei que não devemos alterar o original, vou dar um exemplo...

Imagine uma HORNET; ela tem o mesmo motor da CBR-600RR... mas foi amansado... Vocês acham que foi só na injeção eletrônica que tiraram potência??? Acham que o pistão ou virabrequim é o mesmo???

Não conheço o motor por dentro, mas conheço a indústria... Certamente não são os mesmos...

Um abraço a todos...
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Traci Qua 02 Dez 2009, 17:45

Bisteka,

Obrigado pela explicação. Com certeza vai me ajudar e a outros amigos também.

Valeu,
Abraços.
Traci
Traci
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Roces Qua 02 Dez 2009, 19:44

Tudo é projetado no minimo detalhes pela fabrica!!!! eles sabem o q fazem !!! mas eu troquei os meu pelo de aluminio,dai deu sim uma diferença sim,acima do 180 km h ela ficava leve a frente depois dos 190 km h ela estabilizou,e vibra um pouco mais claro!!! com isso vi q realmente o peso do quidão orginal e outra segurança!!!

Mas no meu caso preferi tirar alguns pesos extra na moto,como escapamento original por de fibra,retrovisoresmenores e leves,setas menores;e os pesos do guidão tambem!!! isso fez q a moto ficasse mais leve,pois a b12s é meio pesadinha 215 kl!!! com essa medida acredito q tirei nada menos 10 kl,que no final da um rezultado razoavel na hora de andar!!pois nas moto o q vc tira aparece no resultado da moto!!!! tudo tem seus pro e contra!!!Ja as motovelocidade eles ultilizão tudo de fibra!!! e la estão eles!!! dando resultado!!!na pratica fica o certo pelo duvidoso!!!

Mas sabe que eu faço ??? guarro no quidão e deixa chaqualar tudo!!!rsrsrsrsrsr!!!! blza!!! Fique na PAZ!!! Abraço!!!
Roces
Roces
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 01/12/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Bisteka Qui 10 Dez 2009, 23:53

hahahahah nada que um amortecedor de guidão não possa resolver...

Mais uma coisa... não confunda shimy com vibração...

O peso de guidão serve para atenuar uma vibração em uma faixa de frequência específica... É claro que uma vibração pode até provocar um shimy em algum momento...

Mas eu também sou fanático por peso... Sempre tiro o que eu posso também... Bastam meus 93kg na menina!!! Acontece que o peso de guidão é colocado em um local especíco para filtrar uma vibração e tirando os dois dá bem menos de 1kg...
Bisteka
Bisteka
Participante
Participante

Masculino
Idade : 44
Data de inscrição : 18/10/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por SergioRM Sex 11 Dez 2009, 09:28

Minha experiência:

Na MT troquei o guidão por um menor de aluminio da Rizoma. Ai já aproveitei e troquei as manoplas e os pesos por Rizoma também. Na primeira saida a primeira coisa que fiz quando cheguei em casa foi voltar o peso original. Em poucos minutos minha mão começou a formigar. Após colocar os pesos originais, tudo normal.

Na Ninja troquei as manoplas e nem pensei em trocar os pesos.

Os pesos da rizoma são lindos, mas infelizmente não são efetivos para as vibrações.

Abraços!
SergioRM
SergioRM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Convidad Sex 11 Dez 2009, 09:34

é, eu sinto uma vibraçao tremenda acima de 280km. ae acho que o peso original nao é efetivo nao hem. acho mais negocio um amortecedor de direçao. quando eu estaca com o original vibrava, e com o protork vibra tambem. tinha de dar uma pesquisada bem longa de qual a funçao do peso do guidon. ja fiquei perdido nessa conversa.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por SergioRM Sex 11 Dez 2009, 14:58

Acima de 280 km/h? Vixe.... pra não sentir vibração nessa velocidade só se você tomar uma antes pra dar uma anestesiada... ehehe...

Abraços!!!
SergioRM
SergioRM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 53
Data de inscrição : 21/09/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por MORAES(TL) Sex 11 Dez 2009, 16:43

E amigo nessa velo, se vc passar encima de uma formiga ira saber se ela e macho ou femea pelo saco,kkkk
E vai vibrar mesmo..
E como o bisteKa disse..rebaixar carro..trocar manete...mudar de carenada pra Naked.Tudo tem seu preço!!!
Sem contar que se os manetes forem menores no comprimento diminui a alavanca..ai a força aplicada na embreagem e outra
Minha opinião se trocar tudo isso como algumas motos que tem no SA,elas são como carros alegaricos..so pra desfilar..e pra ingles ver

_________________
Peso de guidão Ratomalhando Peso de guidão UseaBuscaFDP



Atual Z750 2012 laranja!!!!!!! show

"Dinheiro faz homens ricos,  o Conhecimento homens sábios e a  Humildade faz grandes homens !!!"[/color]
MORAES(TL)
MORAES(TL)
Moderador
Moderador

Masculino
Idade : 46
Data de inscrição : 11/03/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Convidad Sex 11 Dez 2009, 17:22

heheheheiiii, so disse isso que o peso do guidon nao influencia em velo altas.
ja andei em VDO e digo que ae para de tremer o guidon. negocio é mais amortecedor mesmo de direçao. um pesinho e 1kg nem chera numa velo alta.
testa ae moraes, da um esticao ae, tira o peso e ve se muda algo com ou sem. vou fazer esse teste aqui, vou colocar o original e depois tirar. e vo chega o mio. pra mim isso é mito.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Peso de guidão Empty Re: Peso de guidão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos