Aquaplanagem...........

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem Aquaplanagem...........

Mensagem por Convidad em Qua 11 Fev 2009, 18:47

Aquaplanagem

A aquaplanagem acontece quando seus pneus passam rápido por uma
superfície molhada, sem que dê tempo para os canais da banda de rodagem
drenarem o local. O seu pneu fica, então apoiado sobre a água,
totalmente sem tração.
A palavra "rápido" é um termo relativo. Depende do projeto do pneu, da
calibragem dele, do tipo de piso, do peso da moto, e da profundidade da
água. É uma boa aposta dizer que acima de 95 Km/h você irá aquaplanar,
não importando como são as outras variáveis. Isto não quer dizer que a
90 Km/h você está a salvo.
De qualquer forma, há duas coisas que você não deve fazer se estiver aquaplanando:

* Acionar os freios

* Mudar de direção

Para falar a verdade, se você aquaplanar numa motocicleta, você vai ir ao
chão muito provavelmente, a não ser que este efeito seja breve, você
mantenha a roda imóvel, e mantenha equilíbrio perfeito.

Há dois fatores que não combinam num pneu:

- Capacidade de drenagem
- Capacidade de frenagem

Agora uma das coisas mais perigosas e criminósa é :Faixa de demarcação das Pistas ,nunca passe sobre elas..............

Convidad
Convidado

Mensagem Re: Aquaplanagem...........

Mensagem por Lincoln em Qua 11 Fev 2009, 19:54

vlw, boa dica.
Lincoln
Participante
Participante

Masculino

http://twitter.com/lincolnzocateli

Mensagem por Wil em Qua 11 Fev 2009, 20:10

eu iria além, todas as faixas de sinalização de solo são criminosas, as que separam a mão de direção, as que separam as faixas de rolagem, as faixas de pedestres, em fim todas elas, nunca passe sobre elas em tempo de chuva, e em alguns casos até em tempo seco, pois é extremamente escorregadia,
Wil
Participante
Participante

Mensagem por Padumi em Qua 11 Fev 2009, 20:20

Por baixo das pinturas asfálticas tem uma preparação...não sei nem como chamar...mas é como se fosse uma pintura preta...esse sim é o grande perigo. É liso como sabão quando molhado.
Padumi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Flávio em Qua 11 Fev 2009, 23:54

Eu que o diga... Eu que passei alguns sufocos na chuva na Régis Bittencourt... Quando tava chovendo o que dava mais medo era mudar de pista... Lá algumas sinalizações de solo gigantescas e todas escorregadias... Mesmo a Bandit, tendo um pneuzão largo não está a salvo... Quando chovia minha velocidade de cruzeiro caía pra 60 ou 70Km/h... Todo mundo fazia a festa, ônibus, caminhão, carros... Só faltava bicicleta e carroça pra passar por cima...
Flávio
Participante
Participante

Masculino

http://www.suzukionline.org/conversando-sobre-motos-f7/historia-

Mensagem por RODY em Sex 13 Fev 2009, 09:39

Essas faixas pintadas de preto, são na realidade pintadas sobre as faixas brancas originais. Essa tinta preta é tinta a óleo e é um crime.
Na estrdas privatizadas se você escorregar por conta desse crime, você pode acionar judicialmente a concessionária e vai ganhar, idem se voce tiver algum acidente ou prejuizo por conta de um buraco.
Na BR entre SP e Curitiba, tem aproximadamente uns 15 Km na Serra sentido Curitiba, se não me engano do Km 535 até o 555 com essa faixa preta no meio da pista central ( são 3 pistas) CUIDADO.

Escorrega não só na curva ou quando está mudando de pista em curva. veja o nosso caso.
Estavamos indo de SP para Minas pela Fernão Dias com 3 CBRs 1000.
Garoa fina, pista molhada e estavamos a 60Km/h. Isso mesmo, a apenas 60 por hora, pois os pneus estavam escorregando muito.
Agora o mais incrivel..... Uma reta em declive não muito acentuado.
Fomos mudar de uma faixa para a outra e na reta a 60Km/h , ao passar sobre a faixa que estava pintada de preto, e estava com o acelerador todo fechado, a roda traseira parou de girar, o motor apagou e a moto saiu de lado.
Preju de R$ 28.000,00 na moto do nosso amigo. Por sorte eu e outro companheiro não mudamos de faixa naque instante.
Aí não tem com quem reclamar, pois ainda não era privatizada.
Sorte que tinha seguro.
Na Europa as faixas brancas são anti derrapantes. Aqui vale tudo e só pensam nos carros, e olhe lá.....
RODY
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Shudo em Sex 13 Fev 2009, 10:00

Eu já peguei passei por uma big aquaplanagem, indo para o PR, um acho que era próximo a Itararé, estava a 120km/hra numa chuva forte quando um carro na minha frente deu sinal p/ultrapassar...

..Estava a uns 140km/h quando peguei um rio na pista, que só senti o guidão e a frente da moto puxar de lado, na hora eu só tentei me equilibrar e pensei: Deixa eu pensar como eu vou cair!

Ufa, escapei, meus amigos que estvam atrás disseram que minha moto fez um zig-zag, eu levantei o braço e a perta de um lado e que a agua que levantou cobriu o carro que estva sendo ultrapassado,,,

O fato é Velocidade X chuva é proporcional a condição de drenagem da pista!
Shudo
Pronto para a passeata da minha turma !
Pronto para a passeata da minha turma !

Masculino

Mensagem por Jesus em Sab 25 Abr 2009, 23:55

Nessas condições deixamos de ser piloto e somos meros passageiros. Outra combinação derrapante é agua e óleo.
Jesus
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por UNSCARRED em Qui 12 Jul 2012, 09:39

Esse lance das faixas no chão é complicado... se vc acelerar em cima de uma dessas com chuva é brunout na certa!!!
UNSCARRED
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Marcio srad em Seg 18 Mar 2013, 08:44

Galera comprei uma srad 750 ano 96 e antes so andava com moto pequena e achei muito perigoso esses dias que peguei chuva nem era tanta assim, agora me digam não tem oque fazer a não ser reduzir a velocidade para uns 60km senão e chão como uma moto bem mais pesada ser tão lisa na chuva ?

Marcio srad
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por ari em Seg 18 Mar 2013, 09:47

Marcio srad escreveu:Galera comprei uma srad 750 ano 96 e antes so andava com moto pequena e achei muito perigoso esses dias que peguei chuva nem era tanta assim, agora me digam não tem oque fazer a não ser reduzir a velocidade para uns 60km senão e chão como uma moto bem mais pesada ser tão lisa na chuva ?

Como estão os seus pneus?

Ari

ari
Moderador
Moderador

Masculino

Mensagem por Marcio srad em Seg 18 Mar 2013, 09:55

Meus pneus estão em estado de novo e a calibragem dos pneus sao 36 trás. E 34 diant. Realmente fiquei preocupado com a facilidade de um tombo rs.

Marcio srad
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por adautojunior em Seg 18 Mar 2013, 10:22

por coincidência eu estava voltando pela ayrton senna nesse sábado por volta das 16:00, estava chovendo, eu estava a 190km/h
+/-, na pista do meio, aquaplanei por alguns segundos, tirei a mão, a moto voltou, acelerei de novo, aquaplanou de novo, fazia tempo que eu não sentia aquele gostinho amargo na boca, rsrs, o susto foi grande pq a frente saiu tbm...
meu pneu está novo, ja peguei chuva muito pior e lâmina com muito mais água e nunca havia acontecido.
Notei que a pista do meio estava refletindo muito, e a da esquerda estava escura, somente com aspecto molhado.
Outra coisa que talvez tenha causado isso, pode ser a calibragem do meu pneu, está abaixo, eu acho, fazendo com que uma maior parte do pneu fique em contato com solo.
abs
adautojunior
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: