Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

5 participantes

Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Qui 22 Ago 2019, 11:41

Pessoal.

Eu estava usando um liquido de arrefecimento da marca valeo, orgânico concentrado misturado com água destilada 50/50

Sempre deixava no nível máximo do reservatório e estava tudo certo.

Resolvi colocar o Motul Factory Line + organic que já vem pronto pra uso.

Fiz a troca, tirei o ar tudo certinho, porém com o Motul se deixar no nível máximo, a moto joga um pouco fora pela mangueira, até ficar um pouco abaixo do máximo.

Ja verifiquei tudo, não tem ar, parece que o aditivo expande mais mesmo, só que esse Valeo eu gastei 40 reais + 10 de água destilada e ainda sobrou um litro, no Motul paguei 210 reais os três litros e não sobrou nada.

Na minha inocência/burrice, achei que um fluido desenvolvido especificamente para motos, ia fazer a ventoinha armar menos vezes, mas está armando a mesma coisa.


andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por Last_Warrior Qui 22 Ago 2019, 13:50

Olha, eu sou mais cético a acreditar nessas propagandas milagrosas. Acho sim que é um excelente produto, mas talvez não vale o tanto a mais que pedem. Como vc mesmo disse, tem também o Valeo, excelente.

Sobre o nível, ou teve algum erro de procedimento, por exemplo ficar ar no sistema, ou a sua tampa começa mostrar sinais de cansaço. Foque de olho pois é ela quem controla pressão e também passagem/retorno para o expansão (nos casos onde o expansão é separado da parte pressurizada).

Last_Warrior
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Qui 22 Ago 2019, 14:01

Me dá até vontade de tirar tudo fora e colocar o Valeo de volta.

Porém estava pensando. A quantidade de agua destilada, aditivos, etilenogicol e etc no fluido pode ter alguma diferença com relação a ele expandir mais ou menos.

Ou o Motul que eu coloquei éra falsificado.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por Bellizzi Qui 22 Ago 2019, 14:26

Irmão,minha experiência com isso é a seguinte: na minha moto GSR 750 que estava então com 15.000km ,troquei óleo ,filtros e o fluido de arrefecimento Motul ,já se passaram uns 2000km e tudo esta funcionando como sempre!!
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Qui 22 Ago 2019, 14:34

A minha também funciona como sempre, heheheh

Mas analisando minuciosamente, o Motul parece que expande um pouco mais....

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por Berlindo Qui 22 Ago 2019, 14:56

Não tem nada a ver com a qualidade do aditivo, acredito eu. Também não parece um problema de ar.

O manual normalmente fala para deixar entre o máximo e mínimo.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Qui 22 Ago 2019, 15:02

É, tranquilo. Vou deixar assim mesmo.
Mas fica o relato de que nem tudo que brilha é ouro. E não entendo porque o preço desses aditivos Motul são tão exorbitantes.
Oléo eles tem um preço competitivo, as vezes encontro o Motul até mais barato que Mobil semi sintetico.
Ultimamente só tenho usado óleo Motul.

Mas outras coisas eles metem a faca, como é o caso do aditivo do radiador.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Qui 22 Ago 2019, 15:05

Até esse aditivo da Ipiranga que se encontra nos postos de combustíveis facilmente a preço justo e é homologado por varias montadoras.

Ipiranga Aditivo para Radiador Longa Duração Concentrado
Descrição:  Aditivo para radiadores longa duração concentrado, de origem orgânica, indicado para sistemas de arrefecimento de veículos a gasolina, etanol, GNV e diesel leve. Protege o sistema da corrosão e ferrugem.

Classificação:  ABNT NBR 15297, IRAM 41368, ASTM D-3306/D4340, Ford WSS-M97B44-D, GM/SAAB 6277M, GMES 9985809, VW TL 774-D/F, Audi/Seat/Skoda TL 774-D/F, MAN 324 SNF, Mini Cooper D (2007 e mais recentes), Opel/ Vouxhall B 040 1065, Porshe (1996 e mais recentes), Citroën, Mazda, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Renault.

Esse Motul não encontrei homologação nenhuma...
https://www.motul.com/br/pt-BR/products/motocool-factory-line



https://portal.ipiranga/wps/wcm/connect/Portal+Ipiranga+-+Conteudo+2/Portal+Ipiranga/Lubrificantes/Lubrificantes+Automotivos/ADITIVOS+E+FLUIDOS/Ipiranga+Aditivo+para+Radiador+Longa+Duracao+Concentrado

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Qui 29 Ago 2019, 08:00

Buenas seu AndersonPg, tudo tranquilo?
Com relação ao aditivo para arrefecimento, eu utilizo o Valeo Protect Ultra 100, conforme este link: https://www.vitrinedooleo.com.br/produto/aditivos/radiador/aditivo-radiador-valeo-concentrado-ultra-100-1-litro/79/

Faço a proporção de 50/50, ou seja, 1 litro de aditivo/1 litro de água destilada. Realizo a troca e limpeza do sistema a cada 2 anos.

Esse aditivo é excelente. A Valeo fornece produtos como linha original para montadoras, ou seja, produto de alta qualidade. Pode utilizá-lo tranquilamente.

Na Bandit, a questão de expelir um pouco de fluído para fora, conforme mencionou, tem a ver com o sistema de mangueiras de dreno conforme discutimos aqui: https://www.suzukionline.org/t6267p25-vazamento-do-radiador-noramal

De qualquer forma Anderson, pode usar o aditivo Valeo que o seu sistema de arrefecimento e moto estarão bem protegidos.

Att.

delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 17:48

Então. Aproveitei a maior disponibilidade de tempo agora na pandemia e resolvi drenar todo o motul e colocar o Valeo Protect Ultra 100 concentrado, na proporção 50% aditivo e 50% água desmineralizada.
Inclusive descobri que o aditivo da Valeo é fabricado pela Peak, empresa que fábrica para a Ford (Motorcraft) Delphi, e várias outras marcas de linha de montagem. Marca bem conceituada nos EUA.

E aconteceu o que eu previa, posso deixar o nível no máximo com o aditivo da Valeo que não cospe fora pelo dreno, com o Motul tinha que ficar quase no mínimo do reservatório, o que me deixava meio irritado.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 17:51

Também perguntei para a Motul qual aditivo deles é o melhor, entre o Factory Line e o Expert. E me responderam que o Factory line é melhor pois tem maior durabilidade.

Outra coisa que eu descobri é que o Motul Inugel tem praticamente a mesma formula do Havoline Texaco XLC, que também tem uma fórmula bem parecida com o aditivo orgânico Valeo.


andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Sáb 08 Ago 2020, 18:37

Buenas seu Anderson. Exatamente. A Peak além de fluidos para arrefecimento fabrica fluidos para freios. Que é o caso dos fluídos da Lubrax. Excelentes produtos.

Como você pode perceber, temos excelentes marcas de produtos adequados para nossas motos com preços justos.

Grande abraço.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 18:47

Ah, bom saber. Não sabia que o fluido de freio da Lubrax também éra feito por eles.

Abraço.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Sáb 08 Ago 2020, 18:53

Isso, a Peak fabrica para a Lubrax. Acredito que ela atenda várias empresas no Brasil já que tem know-how e estrutura para a fabricação.

👍
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 19:05

Sim, inclusive liguei para o 0800 da Peak e falei com a área técnica deles. E eles me garantiram que o aditivo da Valeo é exatamente igual ao deles, que é igual ao vendido nos EUA. Já que somente achei as fichas técnicas no site americano.

Quanto a questão das mangueiras, a minha Bandit é 650 N ano 2013.
Já revisei como elas são ligadas, e a mangueira que sai da tampa do radiador vai direto para a parte mais baixa do reservatório, não tem nenhum T ou Y.
E a mangueira que saí da parte mais alta do reservatório vai para o dreno, e essa sim tem um Y, com outra mangueira de respiro que não sei de onde vem, acho que do tanque de combustível.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 19:07

Estou dando uma estudada nessa questão das mangueiras de dreno e reservatório, mas acho que no ano da minha já foi corrigido, não tem o que fazer...

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Sáb 08 Ago 2020, 20:43

Muito interessante suas informações Anderson. Bom saber ainda mais sobre esses produtos. Ficamos seguros em utilizar um produto de excelente qualidade e garantido pelo fabricante.

Quanto as mangueiras, a sua não é igual a esse esquema?

https://drive.google.com/file/d/1wy87CZCmxEEmSl19qOPsqWt9T9ONs1_u/view?usp=sharing

Observe a imagem do link acima. Eu tive que fazer esse procedimento, caso contrário sempre saía um pouco de fluído pelas mangueiras de respiro.

A questão de ar no sistema ocorre somente se não foi feito nenhum procedimento de sangria ou se tem algum problema no sistema que acabe dando entrada de ar falsa.

Por si só, o ar vai ser expelido conforme você anda com a moto.

O fato de encher o reservatório de expansão até o limite e vazar pelo ladrão pode ocorrer por situações como: ar no sistema que não foi adequadamente retirado, tampa de pressão (1.1) ou junta do cabeçote queimada (gera pressão excessiva no sistema).

No caso da Bandit que envolve eu e você nobre. Acredito que seja somente esse sistema de respiros. Porque se você tem tampa nova, retirou o ar e ainda vaza as vezes é esse sistema de mangueiras.

Em resumo. Do bocal de enchimento deve sair uma mangueira que vai até o reservatório de expansão. No topo do reservatório tem o ladrão. Ali vai outra mangueira que vai até a parte debaixo da moto. Só isso. O resto de Y e conexão não tem sentido algum. Se você olhar em outras motos verá que o sistema é exatamente esse simplificado que lhe passei.

Testa aí amigo velho e qualquer coisa grite.

Att.

delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 21:19

No caso a minha é Naked, o reservatório de expansão fica do lado do reservatório do fluido de freio, e não embaixo do banco.

E originalmente as mangueiras já são assim como você disse.
Sai a mangueira ali da tampa e vai direto para o reservatório, parte de baixo.

Na parte de cima saí a mangueira que vai para o dreno.

Estava pensando aqui, parece que existe um modelo de válvula termostatica, não sei se é original, mas parece que sim, que abre 5 graus mais cedo que a válvula original.
Pra mim que ando com a moto também dentro da cidade, seria interessante para o motor trabalhar um pouco mais frio e não ligar tanto a ventoinha.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 21:21

Neste tópico, no ultimo post, falam isso.
Já tinha passado pela minha cabeça essa possibilidade.

https://www.suzukionline.org/t19247p125-bandit-1250s

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Sáb 08 Ago 2020, 22:56

Opa. Entendi Anderson. Não sabia que a naked era um pouco diferente o posicionamento do reservatório de expansão.

No fim é tudo o mesmo esquema. Quanto a válvula com abertura antecipada acredito que não traria problema. Problema seria não ter válvula e ficar direto aberto com o fluido de arrefecimento circulando pelo bloco.

Mesmo com esse esquema estando aparentemente correto Anderson. Ainda assim sai fluido pelo respiro?

Colocando sua moto no cavalete central. Quando você liga e aguarda a moto aquecer como se comporta o reservatório de expansão? Ele sobe o nível um pouco (normal) ou ele sobe até o topo e vaza pelo ladrão?
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 23:12

Agora com o aditivo da Valeo não saí mais fluído pelo ladrão, mesmo estando no nivel máximo do reservatório com o motor frio.

Quando esquenta até ligar a ventoinha, o nivel sobe bastante, vai até quase a mangueira do dreno, mas não chega a sair.

Perguntei ao vendedor do ML e realmente existem 2 válvulas termostaticas, a original abre com 82 graus e tem outra igual mas que abre com 77 graus.

Mas igual, se a ventoinha ligar com digamos uns 92 graus, não vai fazer diferença nenhuma uma termostatica que abre antes. Só ia fazer o motor trabalhar mais frio no inverno ou na estrada.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Sáb 08 Ago 2020, 23:14

Pra fazer a ventoinha ligar menos e a temperatura não subir tanto, só mesmo com um radiador ou liquido de arrefecimento mais eficiente....

Para informação, a ventoinha liga com 105c e desliga com 100c

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Dom 09 Ago 2020, 08:18

Bom dia Anderson.

1. Com relação ao nível no reservatório de expansão tudo certo. Vai subir um pouco o nível mas depois baixa e fica no nível.

2. Com relação a ligar menos a ventoinha, uma solução seria usar aquele aditivo Motul Mocool. É um aditivo que você adiciona uma proporção, algo como 5% junto ao aditivo. Ele reduz bastante a temperatura e você não mexe em nada da mecânica da sua moto. Só é necessário confirmar se você pode adicionar esse Mocool junto com qualquer tipo de aditivo.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por andersonpg Dom 09 Ago 2020, 09:02

O pessoal no forum da Inglaterra falando a mesma coisa, que essa é uma característica da Bandit e que se o aditivo estiver no nivel máximo quando frio, ela joga pra fora. Isso que lá o clima é mais frio que aqui.
Eles também deixam no mínimo quando frio.

https://www.banditforum.co.uk/forum/index.php?topic=57868.msg578885#msg578885

https://www.banditforum.co.uk/forum/index.php?topic=72330.0

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por delphiman Dom 09 Ago 2020, 09:18

Eu tinha visto esses posts também. Mas eu ainda prefiro como configurei a minha. Mangueiras no modo correto e quando frio no nível máximo.

Não tem sentido e segurança deixar no nível mínimo ou até menos que isso pois você perde a referência de nível e outra. Com a perda por evaporação o nível pode baixar muito e você não conseguir medir.

Na minha opinião, deixar no nível mínimo pra permitir usar um sistema que está falho não é uma boa ideia.

Deixa como está que o amigo estará seguro. Conseguirá medir o nível e se houver perdas por evaporação você tem margem para controle e reposição.

delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico Empty Re: Liquido de arrefecimento Motul x Valeo Organico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos