Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Escape original x ponteira esportiva

5 participantes

Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Marcelo Manfrinatti Ter 06 Nov 2018, 08:09

Pessoal.
A minha moto, quando comprei, veio com uma ponteira esportiva com um ronco bem bacana e também acompanhou a moto o escape original devidamente embalado e em estado de novo.

A minha dúvida é... altera alguma coisa no consumo em comparação aos dois ou é só questão de estética e ruído?

Seria bom fazer um teste de consumo individualmente ou têm conhecimento de testes já realizados?

Abraços.

Marcelo Manfrinatti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 31/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por VictorChimba Ter 06 Nov 2018, 08:47

Sem um devido remapeamento, será apenas estética e ruído.
Mas pelo menos você preserva o escape original.

Sobre o consumo, acredito que irá aumentar um pouco, mas não de maneira significativa, entre 1-2 KM/L a menos do que com a ponteira original.
VictorChimba
VictorChimba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 02/05/2014

http://www.udamotoshop.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Marcelo Manfrinatti Ter 06 Nov 2018, 08:56

Obrigado pela resposta. Mas minha Bandit é uma 04/05 carburada. Desta forma, cai por terra a questão de remapeamento, correto?

Marcelo Manfrinatti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 31/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por VictorChimba Ter 06 Nov 2018, 09:09

Marcelo Manfrinatti escreveu:Obrigado pela resposta. Mas minha Bandit é uma 04/05 carburada. Desta forma, cai por terra a questão de remapeamento, correto?

Realmente, seria necessário apenas um pequeno acerto na carburação, ou nenhuma se não notar diferença.
VictorChimba
VictorChimba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 02/05/2014

http://www.udamotoshop.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Berlindo Ter 06 Nov 2018, 12:17

É aquele papo de sempre, escapes menos restritivos mudam a curva de torque e potência, mudam também a AFR.

Não ficando pobre, a diferença de autonomia e performance é sensível num slip-on, não há grandes ganhos ou perdas.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Marcelo Manfrinatti Ter 06 Nov 2018, 14:00

Legal. Deste modo, não havendo maiores problemas, prefiro guardar o original e manter a ponteira.

Marcelo Manfrinatti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 31/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por VictorChimba Ter 06 Nov 2018, 15:48

Marcelo Manfrinatti escreveu:Legal. Deste modo, não havendo maiores problemas, prefiro guardar o original e manter a ponteira.

Exatamente.

Eu fiz isso.
É bom deixar a ponteira original úmida com óleo, embalar e guardar.
O óleo vai ajudar a evitar uma possível oxidação.

Guardei a minha por 2 anos dentro do guarda-roupas kkkkk, vendi a moto um mês atrás e a ponteira estava feito nova, até o comprador se espantou.
VictorChimba
VictorChimba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 02/05/2014

http://www.udamotoshop.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Berlindo Qua 07 Nov 2018, 10:21

kkk eu fazia isso também, WD ni tudo e guardava no maleiro do guarda-roupas. Não raro eu me surpreendia achando algumas peças moquiadas lá dentro...kkk

Fiz uma mudança recente e pqp, achei caixas e caixas de peças. Dizem que sou acumulador....kkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por VictorChimba Qua 07 Nov 2018, 16:48

Berlindo escreveu:kkk eu fazia isso também, WD ni tudo e guardava no maleiro do guarda-roupas. Não raro eu me surpreendia achando algumas peças moquiadas lá dentro...kkk

Fiz uma mudança recente e pqp, achei caixas e caixas de peças. Dizem que sou acumulador....kkk

E a gente acha que é o único louco sempre.

No meu lado do guarda-roupas era as peças originais da moto, escape, bolha, manetes e manoplas, rabeta, etc. kkkk
VictorChimba
VictorChimba
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 02/05/2014

http://www.udamotoshop.com

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Charger Sáb 10 Nov 2018, 08:01

Acho que nos escapes atuais, que são de titanio e inox não há necessidade de lubrificar pra manter sem ferrugem.....mas aquele carinho guardando no guarda roupas, todo embalado tem que ter né kkkkk
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Marcelo Manfrinatti Sex 29 Mar 2019, 14:49

Pessoal, reabrindo o tópico... fiz um teste de eficiência de combustível com o escape original e ponteira esportiva, realmente me surpreendeu o resultado.

Com a ponteira, a média sempre ficou na casa dos 12,5 km/l, andando de boas e recentemente voltei o escapamento original e refiz a média com resultado de 16 km/l nas mesmas condições de pilotagem.

É uma grande diferença nesse tempo de alcolina cara.
Abraços.

Marcelo Manfrinatti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 31/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Charger Qua 03 Abr 2019, 07:05

Marcelo Manfrinatti escreveu:Pessoal, reabrindo o tópico... fiz um teste de eficiência de combustível com o escape original e ponteira esportiva, realmente me surpreendeu o resultado.

Com a ponteira, a média sempre ficou na casa dos 12,5 km/l, andando de boas e recentemente voltei o escapamento original e refiz a média com resultado de 16 km/l nas mesmas condições de pilotagem.

É uma grande diferença nesse tempo de alcolina cara.
Abraços.

A unica justificativa para isso é que o escape aberto empobreceu a mistura de tal forma que a injeção se perdeu tentando enriquecer ela, aumentando assim a injeção de combustivel. E por ter dado essa diferença tão grande de consumo, acredito que mesmo com a correção não foi suficiente e vc estava tendo que torcer mais o acelerador antes para andar da mesma forma. Por isso sempre recomendo um remap da moto ao trocar o escape.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Bdti12 Qua 03 Abr 2019, 08:39

Charger, a moto em questão é carburada.

Não acredito que a real diferença seja assim tão grande. Óbvio que teremos sim uma pequena diferença em comparação em duas situações idênticas onde o acerto da mistura ar/combustível não foi equalizada.

Acredito, e já vi na prática, que quando é feito o acerto da mistura o consumo de combustível se mantém inalterado.

Devemos lembrar que o punho direito é suscetível a ser mais incisivo quando os ouvidos escutam o rugido do motor.

A maior causa de consumo alto quando todos os componentes da motocicleta estão em ordem é o ato de virar o acelerador mais a fundo para retomar ou ganhar velocidade de forma repentina.

Portando, a falta de progressividade no trato do acelerador é a maior vilã. Aliado, no caso do escape esportivo, a desnecessária atitude de esticar as marchas para escutar o ronco do motor.

Devemos nos atentar que um "pedaço de cano" não é escape esportivo. Acredito que não seja o caso.
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Marcelo Manfrinatti Qua 03 Abr 2019, 14:28

Bdti12 escreveu: Devemos nos atentar que um "pedaço de cano" não é escape esportivo. Acredito que não seja o caso.

Na verdade esse escape "esportivo" que tenho, nada mais é que um pedaço de cano com db killer.

Acredito que se fosse um Akrapovic ou similar, a autonomia seria melhorada também comparada com o cano aberto...

Marcelo Manfrinatti
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 31/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Bdti12 Qua 03 Abr 2019, 14:51

Não podemos chamar de escapamento esportivo né. É só um cano!!

Com um escapamento de verdade com certeza iria melhorar a autonomia, inclusive o próprio rendimento da motocicleta em termos de perfomance.

De qualquer maneira o correto seria fazer afinação da mistura ar/combustivel. No caso das carburadas gicles um pouco maiores que os originais já resolveriam.

Como disse anteriormente. O maior problema no consumo é a forma de pilotar e abrir o acelerador.

Como exemplo de consumo, minha moto que é injetada, utilizo um escape esportivo e já tive médias de 9 e 23 km com um litro.
Bdti12
Bdti12
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 05/07/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Charger Qua 03 Abr 2019, 20:10

Bdti12 escreveu:Charger, a moto em questão é carburada.

Não acredito que a real diferença seja assim tão grande. Óbvio que teremos sim uma pequena diferença em comparação em duas situações idênticas onde o acerto da mistura ar/combustível não foi equalizada.

Acredito, e já vi na prática, que quando é feito o acerto da mistura o consumo de combustível se mantém inalterado.

Devemos lembrar que o punho direito é suscetível a ser mais incisivo quando os ouvidos escutam o rugido do motor.

A maior causa de consumo alto quando todos os componentes da motocicleta estão em ordem é o ato de virar o acelerador mais a fundo para retomar ou ganhar velocidade de forma repentina.

Portando, a falta de progressividade no trato do acelerador é a maior vilã. Aliado, no caso do escape esportivo, a desnecessária atitude de esticar as marchas para escutar o ronco do motor.

Devemos nos atentar que um "pedaço de cano" não é escape esportivo. Acredito que não seja o caso.

verdade, não tinha me atentado que a moto em questão era carburada, concordo com o que disse, sendo ela carburada, essa diferença toda de consumo ai está em qualquer outra coisa, mas não no escape, pode ser um milhão de coisas, mas o escape não faria isso tudo de diferença de consumo.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Escape original x ponteira esportiva Empty Re: Escape original x ponteira esportiva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos