Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

4 participantes

Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte Dom 22 Abr 2018, 18:59

Boa noite galera! Perdoe-me caso o tópico esteja no local errado. Gostaria de tirar uma dúvida sobre a pintura do motor da minha B12. De 2 meses pra cá, notei um desgaste aparentando uma branqueamento, ou perda da cor da tinta surgindo nos vãos das aletas de ventilação dos cilindros, inclusive próximo dos cilindros e tampas laterais lado direito do motor. Aparentemente a tinta original de fábrica está saindo aos poucos, não existem descascados nem nada do tipo, a tinta simplesmente está saindo. Ouvi uma pessoa me dizer que isso ocorre quando a moto é lavada com motor quente, o que de fato fiz algumas vezes, mas não após desligar o motor, eu sempre aguardava em torno de 30 a 40 minutos, mas o motor fica quente por horas e eu acabava lavando assim mesmo. A dúvida de fato é se é comum haver esse desgaste na pintura, pois nunca joguei produtos químicos que não seja óleo diesel ou querosene para fazer a limpeza, mesmo assim sempre na parte debaixo do motor, e muito pouco nas partes superiores dele. O interessante é que esse desgaste está ocorrendo visivelmente nas partes próximas dos cilindros e no próprio cilindro. Tampa de válvulas e partes baixas do motor a pintura está normal. Outra coisa é, qual seria a tinta ideal para que seja feita a pintura do motor novamente? Desde já agradeço a colaboração dos amigos. Não postei fotos pois nãos ei como fazer, mas caso alguém tenha curiosidade de ver, faço um vídeo e posto no youtube para que seja possível ver.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por white house Seg 23 Abr 2018, 14:19

Juliano,
Se alguma vez seu motor já foi pintado ou retocado e não o foi devidamente preparado para a repintura, pode haver este descascamento que voce observa.Partes em aluminio devem ser aplicada uma camada leve de wash-primer para garantir a aderencia da pintura.Depois aplica-se a tinta final.

white house
Participante
Participante

Masculino
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Berlindo Seg 23 Abr 2018, 14:47

Ou solupan...ele faz bem isso mesmo, não descasca, mas vai "apagando" a pintura.

De qualquer forma, pintar isso é complicado, precisa ser alguém bom, com bom material, pq com a temperatura alí, pinturas comuns não aguentam.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte Seg 23 Abr 2018, 17:51

Valeu pelas respostas brothers! Já mandei dar ducha em lava a jato de posto, mas não vi o cara usar nenhum produto além de sabão, bem, pelo menos eu não vi, mas isso tem mais de 6 meses, se fosse o caso, estaria apagando a pintura só agora? Isso é possível?

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Bellizzi Ter 24 Abr 2018, 08:35

Pintura do motor são vários os motivos que a fazem degradar ,assim como o próprio uso diário,chuva,terra,pedrinhas e o pior ,maresia !! porém como os colegas falaram aqui em cima,repintura mal feita . o ideal é jato de areia ,vidro ou qualquer outro abrasivo para uma boa preparação,até mesmo uma boa lavada com desengraxante e lixamento pode ser feito.Quanto a tinta em si, as 600 graus existente não recomendo,pois por incrível que pareça se desgastam com gasolina,oleo ,querosene e outros derivados de petróleo ! o certo e ideal é mesmo a boa e velha DUCO (laca duco nitrocelulose) no caso da sua moto que é motor prata,recomendo o prata para rodas,ou mesmo outra duco que seja da tonalidade que vc goste! porém vale lembrar que a mais resistente é a DUCO.pode ser também acrílica que apesar de ter um leque maior de tonalidades é um pouco mais fina e mais suscetível as intempéries .

abraços
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte Ter 24 Abr 2018, 10:51

Belizzi, obrigado pela atenção e resposta. O motor da minha B12 2008 é preto, não sei bem dizer que preto é esse, pois não é um preto fosco, é uma tonalidade semi brilho parecendo preto com grafite. Quero mandar fazer uma pintura de qualidade, similar a pintura original, o problema é confiar nos funileiros que existem aqui para escolher a tinta e acabarem fazendo merda. Para pintar irei retirar o motor da moto e talvez mandar desmontar todo o motor para que o serviço seja feito na carcaça, ou desmontar tudo isso não é necessário? Fico na dúvida se a pintura com o motor montado e apenas fora da moto seria suficiente para realizar uma boa pintura.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Berlindo Ter 24 Abr 2018, 11:38

Sinceramente, tá muito feio? Pq as vezes é melhor deixar original do que dar um retoque.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte Ter 24 Abr 2018, 12:13

Berlindo, na verdade não tá muito feio, apenas ficou russa a pintura das aletas de refrigeração dos cilindros e bem na parte onde fica o início do cilindro 4 a pintura começou sair. Ta aceitável pelo tempo de uso da moto, afinal, são 10 anos, mas se fosse possível fazer um bom trabalho de repintura, eu faria para manter a moto em bom estado. Como faço para postar fotos para vocês verem?

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Berlindo Ter 24 Abr 2018, 13:45

Posta num host de imagens tipo http://imageshack.us ou http://www.tinypic.com e pega a URL da imagem, postando aqui dentro de Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Exemplo:
Código:
[img]http://www.host.com.br/image.jpg[/img]
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte Ter 24 Abr 2018, 13:53

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  CoX53I

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Bellizzi Ter 24 Abr 2018, 14:57

irmão,a tinta mais indicada no caso do preto para pintar motores é o preto fosco vinilico,ela é catalisada ,já pintei vários......pode confiar que é a melhor!!! porém como falei,o segredo de QUALQUER pintura é a preparação.No seu caso já que vc esta propenso a retirar o motor que é ótimo para esse serviço,faça um sacrifício a mais é jato de areia nele! fica zero bala!!! vai ficar até na duvida se vai querer pintar....kkkkkkkk
abraços e boa sorte.
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Berlindo Ter 24 Abr 2018, 16:01

Eu não faria nada disso, pra mim tá condizente com a idade da moto, até então normal. Deve ter sido utilizado algum produto no passado.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte Ter 24 Abr 2018, 20:17

Ainda estou na dúvida do que fazer. Para vocês que entendem do assunto, sobre o fato de fazer jateamento, para fazer não é necessário desmontar todo o motor e fazer com ele desmontado, ou é feito que ele todo montado e apenas fora do chassi? Não pretendo mandar abrir o motor, até pq, ele tem 64 mil km originais e tá funcionando como um reloginho, e prefiro manter ele fechado enquanto puder. Somente as juntas das 3 tampas do motor foram trocadas porque começaram a merejar e depois gotejar óleo em duas delas, como sou exigente, acabei trocando as 3 colocando original suzuki. Sobre o jateamento, me interessa fazer sim, mas o motor na cor da peça não me agradaria, então teria que pintar de preto novamente.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino
Idade : 37
Data de inscrição : 27/04/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Bellizzi Ter 24 Abr 2018, 21:59

Então irmão ,isso é uma questão de gosto,tem quem opte e deixa do jeito que esta,tem que de uma "enganada" e joga um spray e tem quem gosta de fazer de outra maneira! eu por exemplo se fosse minha,tirava do quadro ,jateava e pintava com preto vinilico! Não ,não precisa desmontar ele todo para jatear não! basta tampar BEM TAMPADO os dutos de admissão , escape e suspiro para que não entre areia no motor! diante disso,é só largar tinta e ser feliz! a sim,valeria a pena também colocar os parafusos novos e cromados,ou mesmo em aço inox,daria uma acabamento muito mais legal e primoroso.....ia ficar show....bom ,vale lembrar que essa é a minha opinião.....abraços e boa sorte.
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos