Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Ir em baixo

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por julianoduarte em Dom 22 Abr 2018, 18:59

Boa noite galera! Perdoe-me caso o tópico esteja no local errado. Gostaria de tirar uma dúvida sobre a pintura do motor da minha B12. De 2 meses pra cá, notei um desgaste aparentando uma branqueamento, ou perda da cor da tinta surgindo nos vãos das aletas de ventilação dos cilindros, inclusive próximo dos cilindros e tampas laterais lado direito do motor. Aparentemente a tinta original de fábrica está saindo aos poucos, não existem descascados nem nada do tipo, a tinta simplesmente está saindo. Ouvi uma pessoa me dizer que isso ocorre quando a moto é lavada com motor quente, o que de fato fiz algumas vezes, mas não após desligar o motor, eu sempre aguardava em torno de 30 a 40 minutos, mas o motor fica quente por horas e eu acabava lavando assim mesmo. A dúvida de fato é se é comum haver esse desgaste na pintura, pois nunca joguei produtos químicos que não seja óleo diesel ou querosene para fazer a limpeza, mesmo assim sempre na parte debaixo do motor, e muito pouco nas partes superiores dele. O interessante é que esse desgaste está ocorrendo visivelmente nas partes próximas dos cilindros e no próprio cilindro. Tampa de válvulas e partes baixas do motor a pintura está normal. Outra coisa é, qual seria a tinta ideal para que seja feita a pintura do motor novamente? Desde já agradeço a colaboração dos amigos. Não postei fotos pois nãos ei como fazer, mas caso alguém tenha curiosidade de ver, faço um vídeo e posto no youtube para que seja possível ver.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por white house em Seg 23 Abr 2018, 14:19

Juliano,
Se alguma vez seu motor já foi pintado ou retocado e não o foi devidamente preparado para a repintura, pode haver este descascamento que voce observa.Partes em aluminio devem ser aplicada uma camada leve de wash-primer para garantir a aderencia da pintura.Depois aplica-se a tinta final.
white house
white house
Participante
Participante

Masculino

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  Empty Re: Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Mensagem por Berlindo em Seg 23 Abr 2018, 14:47

Ou solupan...ele faz bem isso mesmo, não descasca, mas vai "apagando" a pintura.

De qualquer forma, pintar isso é complicado, precisa ser alguém bom, com bom material, pq com a temperatura alí, pinturas comuns não aguentam.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por julianoduarte em Seg 23 Abr 2018, 17:51

Valeu pelas respostas brothers! Já mandei dar ducha em lava a jato de posto, mas não vi o cara usar nenhum produto além de sabão, bem, pelo menos eu não vi, mas isso tem mais de 6 meses, se fosse o caso, estaria apagando a pintura só agora? Isso é possível?

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bellizzi em Ter 24 Abr 2018, 08:35

Pintura do motor são vários os motivos que a fazem degradar ,assim como o próprio uso diário,chuva,terra,pedrinhas e o pior ,maresia !! porém como os colegas falaram aqui em cima,repintura mal feita . o ideal é jato de areia ,vidro ou qualquer outro abrasivo para uma boa preparação,até mesmo uma boa lavada com desengraxante e lixamento pode ser feito.Quanto a tinta em si, as 600 graus existente não recomendo,pois por incrível que pareça se desgastam com gasolina,oleo ,querosene e outros derivados de petróleo ! o certo e ideal é mesmo a boa e velha DUCO (laca duco nitrocelulose) no caso da sua moto que é motor prata,recomendo o prata para rodas,ou mesmo outra duco que seja da tonalidade que vc goste! porém vale lembrar que a mais resistente é a DUCO.pode ser também acrílica que apesar de ter um leque maior de tonalidades é um pouco mais fina e mais suscetível as intempéries .

abraços
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por julianoduarte em Ter 24 Abr 2018, 10:51

Belizzi, obrigado pela atenção e resposta. O motor da minha B12 2008 é preto, não sei bem dizer que preto é esse, pois não é um preto fosco, é uma tonalidade semi brilho parecendo preto com grafite. Quero mandar fazer uma pintura de qualidade, similar a pintura original, o problema é confiar nos funileiros que existem aqui para escolher a tinta e acabarem fazendo merda. Para pintar irei retirar o motor da moto e talvez mandar desmontar todo o motor para que o serviço seja feito na carcaça, ou desmontar tudo isso não é necessário? Fico na dúvida se a pintura com o motor montado e apenas fora da moto seria suficiente para realizar uma boa pintura.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Ter 24 Abr 2018, 11:38

Sinceramente, tá muito feio? Pq as vezes é melhor deixar original do que dar um retoque.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por julianoduarte em Ter 24 Abr 2018, 12:13

Berlindo, na verdade não tá muito feio, apenas ficou russa a pintura das aletas de refrigeração dos cilindros e bem na parte onde fica o início do cilindro 4 a pintura começou sair. Ta aceitável pelo tempo de uso da moto, afinal, são 10 anos, mas se fosse possível fazer um bom trabalho de repintura, eu faria para manter a moto em bom estado. Como faço para postar fotos para vocês verem?

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Ter 24 Abr 2018, 13:45

Posta num host de imagens tipo http://imageshack.us ou http://www.tinypic.com e pega a URL da imagem, postando aqui dentro de Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.

Exemplo:
Código:
[img]http://www.host.com.br/image.jpg[/img]
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por julianoduarte em Ter 24 Abr 2018, 13:53

Pintura do motor da Bandit 1200N 2008.  CoX53I

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bellizzi em Ter 24 Abr 2018, 14:57

irmão,a tinta mais indicada no caso do preto para pintar motores é o preto fosco vinilico,ela é catalisada ,já pintei vários......pode confiar que é a melhor!!! porém como falei,o segredo de QUALQUER pintura é a preparação.No seu caso já que vc esta propenso a retirar o motor que é ótimo para esse serviço,faça um sacrifício a mais é jato de areia nele! fica zero bala!!! vai ficar até na duvida se vai querer pintar....kkkkkkkk
abraços e boa sorte.
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Berlindo em Ter 24 Abr 2018, 16:01

Eu não faria nada disso, pra mim tá condizente com a idade da moto, até então normal. Deve ter sido utilizado algum produto no passado.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por julianoduarte em Ter 24 Abr 2018, 20:17

Ainda estou na dúvida do que fazer. Para vocês que entendem do assunto, sobre o fato de fazer jateamento, para fazer não é necessário desmontar todo o motor e fazer com ele desmontado, ou é feito que ele todo montado e apenas fora do chassi? Não pretendo mandar abrir o motor, até pq, ele tem 64 mil km originais e tá funcionando como um reloginho, e prefiro manter ele fechado enquanto puder. Somente as juntas das 3 tampas do motor foram trocadas porque começaram a merejar e depois gotejar óleo em duas delas, como sou exigente, acabei trocando as 3 colocando original suzuki. Sobre o jateamento, me interessa fazer sim, mas o motor na cor da peça não me agradaria, então teria que pintar de preto novamente.

julianoduarte
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bellizzi em Ter 24 Abr 2018, 21:59

Então irmão ,isso é uma questão de gosto,tem quem opte e deixa do jeito que esta,tem que de uma "enganada" e joga um spray e tem quem gosta de fazer de outra maneira! eu por exemplo se fosse minha,tirava do quadro ,jateava e pintava com preto vinilico! Não ,não precisa desmontar ele todo para jatear não! basta tampar BEM TAMPADO os dutos de admissão , escape e suspiro para que não entre areia no motor! diante disso,é só largar tinta e ser feliz! a sim,valeria a pena também colocar os parafusos novos e cromados,ou mesmo em aço inox,daria uma acabamento muito mais legal e primoroso.....ia ficar show....bom ,vale lembrar que essa é a minha opinião.....abraços e boa sorte.
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: