Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

+7
andersonpg
ebogner
aurecy
duende75
André Guerra
Bellizzi
delphiman
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Mensagem Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por delphiman Qui 29 Mar 2018, 17:13

Olá pessoal, gostaria apenas de tirar uma dúvida com vocês.
Recentemente adquiri uma Suzuki Bandit 1250S 2009. Excelente moto.
A minha apenas apresenta pode-se dizer um mal contato no sensor do neutro, neste caso, ao entrar em modo neutro não acende a luz no painel. Se eu der um leve toque no pedal de descanso lateral a luz acende e o sensor é acionado.

Pesquisando no fórum identifique esse tópico: https://www.suzukionline.org/t19317-indicador-de-neutro-no-painel-nao-acende, bem interessante com algumas dicas. Eu não cheguei a tentar resolver o problema ainda, estou convivendo com ele.

A minha dúvida é a seguinte. Caso eu não corrija o problema ou troque o sensor, posso ter algum outro problema em sensores ou parte elétrica da moto?

Grato desde já aos amigos.

Att.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Bellizzi Sex 30 Mar 2018, 18:00

já passei por isso algumas vezes,posso te garantir que esse problema não trará nenhum outro problema a qualquer outro componentes,troquei por um usado em bom estado e não durou nem 4 meses,deu também o mesmo defeito! Cansado disso, resolvi abrir-lo e ver o que acontece,limpei,dei mais pressão na mola e "revivi" os ressaltos da pecinha de contato.Problema resolvido definitivamente. abraços e boa sorte....
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por delphiman Sex 30 Mar 2018, 18:47

Olá Belizzi.
Obrigado pelo retorno. Pois é, também vou abrir o sensor e limpá-lo. Basta remover o rebite de fixação e fazer a limpeza. Agradecido também por sanar a dúvida quanto a possíveis problemas pelo não funcionamento do sensor. Atualmente convivo com o problema, não está atrapalhando.

Mas com mais tempo farei a verificação e posto aqui o resultado como referência para ajudar a quem precisar.
Muito obrigado.
delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Bellizzi Sex 30 Mar 2018, 20:37

Por nada! abraços e boa sorte.
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por André Guerra Dom 06 maio 2018, 13:21

boa tarde amigos adoradores das duas rodas!

Essa semana resolvi dar fim nesse problema de não ascender a luz de neutro na minha BN65 2011, fato que nos impossibilita ligar a motoca com o descanso lateral no chão. desmontei o bendito sensor e limpei os contatos, não dei pressão na mola pois achei que estava boa, após montar funcionou perfeitamente.
Um detalhe que gostaria de comentar é que o "rebite" que fecha o sensor é também o pino por onde vem o sinal que passara pelos contatos das posições do cambio, então precisa se ter bastante cuidado ao abrir o sensor para não danificar o mesmo. Além de que o sensor não serve apenas indicação no painel, mas também para a ECU saber em qual marcha a moto está.
André Guerra
André Guerra
Participante
Participante

Masculino
Idade : 36
Data de inscrição : 13/12/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por delphiman Dom 06 maio 2018, 14:24

Olá André Guerra, que bom que conseguiu resolver. Eu também corrigi o meu. Retirei ele da moto e removi o rebite de fixação que segura o indicador de posicionamento de engrenagem. Limpei os contatos e tudo funcionando 100%.

Apenas comentando, o sinal do posicionamento da engrenagem não tem a ver com o pino de fixação (rebite) e sim com o círculo que gira de acordo com a marcha posicionada. É o contato dele com a base do sensor que transmite o sinal. O rebite serve apenas para fixação.

delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por duende75 Ter 19 Jun 2018, 11:03

Bom dia Galera. Sou novo aqui no forum, e gostaria de contar com o conhecimento de vocês. Tenho uma srad 07/08 e fiz o procedimento de limpeza do sensor do neutro. Deu tudo certo, mas dias depois ela começou a sumir o zero do painel indicador de marchas quando está em neutro e subir a rotação do motor. A luz do neutro acende, o zero no indicador de marcha não aparece e a rotação do motor fica em 2000 rpm. Quando o zero volta a aparecer, a rotação do motor volta ao normal. Sinistro hein. Alguém tem ideia do que possa ser isso? Abraço.

duende75
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 08/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por aurecy Qui 21 Jun 2018, 05:00

Bom dia ,estou com um problema parecido em uma srad 2009 não acende a luz do neutro e quando arreio o descanso ela desliga a mesma só liga com o descanso levantado .
Será esse sensor de marcha e aonde fica isso ?

aurecy
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 05/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por duende75 Sex 22 Jun 2018, 16:27

Boa tarde Aurecy.
Pelo seu relato, o sensor do neutro, que também identifica todas as marchas está interpretando que sua moto está engatada, ou seja, baixou o descanso desliga e só liga com o descanso erguido, pois na marcha neutra ela dá partida normal mesmo com o descanso abaixado certo. Cara o sensor do neutro fica ali perto do pedal de troca das marchas. Tem uma vareta que é encaixada no cabo da embreagem. Vc vai ter que soltar o parafuso que prende o cabo da embreagem na carcaça do motor e desparafusar essa carcaça. São cinco parafusos se não me engano. Segue dois links interessantes que acho que vão te ajudar como me ajudou.
https://www.youtube.com/watch?v=rzJej4oWhRA
https://www.youtube.com/watch?v=tV_q78cz8TI

No meu caso não precisei erguer o tanque como mostra nos vídeos, consegui desconectar o cabo do sensor por baixo mesmo.

Espero ter ajudado. Abraço

duende75
Participante
Participante

Masculino
Idade : 48
Data de inscrição : 08/01/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por aurecy Seg 25 Jun 2018, 18:35

Obrigado ajudou e muito vou verificar aqui

aurecy
Participante
Participante

Masculino
Idade : 49
Data de inscrição : 05/06/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por ebogner Dom 02 Set 2018, 17:41

Também é bom quando limpar o sensor de neutro, limpar o sensor de pezinho que costumam dar problema.

Esse problema com o sensor de neutro nas suzukis parecem ser recorrente. Vejo diversos relatos e tb está acontecendo com minha bking, no meu caso não está me incomodando, então vida segue, já tentei limpar e não percebi melhoria.
ebogner
ebogner
Participante
Participante

Masculino
Idade : 50
Data de inscrição : 18/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por andersonpg Qui 18 Out 2018, 20:15

Idem aqui, moto com 25.000 km
2013
Vou limpar esse sensor e depois posto o resultado

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por portomp Qua 24 Out 2018, 16:39

Minha Laranjinha também resolveu não mostrar mais no painel o "0" do neutro. Fica em branco, então eu já sei que ela está no neutro. Deixei como está. Simbora rodar assim msmo!

portomp
Participante
Participante

Masculino
Idade : 62
Data de inscrição : 04/09/2011

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por andersonpg Seg 06 Jul 2020, 18:26

Troquei o sensor por um novo com 25.000km
Agora a moto está com 35.000km e o sensor tá querendo ficar doido novamente!
Que porra! Será que é o óleo? Acho que não vou mais usar o Motul!

Detalhe que eu rodava todo o dia e tava normal, começou a ficar parada até 15 dias por causa do Covid e começou essa palhaçada de novo.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por delphiman Ter 07 Jul 2020, 15:07

Olá Anderson. Esse detalhe no sensor de neutro é meio crônico mesmo. É o formato do sensor. Como os pontos de contato ficam no fundo do sensor estes são suscetíveis a criação de resíduo pois acumula óleo.

A minha Bandit, quando a adquiri estava com este problema. Adquiri um sensor usado e estou usando até hoje. Sem problema algum. Venho utilizando a mais de 25.000 km o óleo indicado no manual (Lubrax Essencial 4T 20w50 mineral) e trocando o mesmo juntamente com o filtro conforme é pré estabelecido.

Até havia pensado em fazer um upgrade de óleo, mas definitivamente não vale a pena. O negócio seguir a recomendação oficial e não inventar moda.

Quanto ao óleo Motul, não sei se pode ser um problema. Pra você ter uma ideia, em outro fórum que participo, um usuário que também possui Bandit foi orientado pela concessionária Suzuki da cidade dele a não usar óleo Motul e sim o produto preconizado no manual da moto.

Segundo eles o produto da Motul estava causando deterioração precoce no retentor do câmbio da moto. Situação esta que não ocorria com quem utilizava o produto recomendado. Isso para Bandits do mesmo lote. Segundo eles, haviam atendido mais de 10 motos com o mesmo problema e todos estavam usando Motul.

Não sei lhe dizer se esta informação é verdadeira ou não. Apenas estou expondo os fatos.

De qualquer forma Anderson, rode assim mesmo fera. Nem se preocupe. Se conseguir, confere junto as autorizadas Suzuki essa informação que lhe passei.

Att.

delphiman
delphiman
Participante
Participante

Masculino
Idade : 42
Data de inscrição : 13/05/2009

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Berlindo Ter 07 Jul 2020, 17:09

O micro-óleo da Motul é bem pegajoso, pode aumentar a sujeira sim.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por andersonpg Ter 07 Jul 2020, 18:29

Não digo que o óleo Motul seja ruim, mas o antigo dono só usava Motul, eu só usei Motul e o problema apareceu com pouca KM.
Talvez crie uma película que acaba isolando os contatos, sei lá.... Porque a única coisa que entra em contato com o sensor é o óleo.

Outra coisa é que vou começar a guardar ela sempre com a 1 marcha engatada.
Sempre deixo em neutro e deu problema.

E o sensor eu comprei novo na concessionária...

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Berlindo Qua 08 Jul 2020, 09:23

Não tem como vedar ele de alguma forma? com algum silicone?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por andersonpg Qua 08 Jul 2020, 09:57

Quando abrir ele vou dar uma olhada, mas acho que ele é todo aberto na volta.
Em fóruns gringos, pesquisando por "suzuki gear position sensor" o problema é recorrente, e ja faz parte da manutenção programada a limpeza do sensor, a solução que alguns deram é de abrir ele tirando o rebite e montar assim. E sempre que trocar o óleo já abrir o sensor e fazer a limpeza dos contatos...

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Hans Blackbullet Qua 08 Jul 2020, 10:23

Sujeira nesse sensor é um problema cronico nas Bandits...
Hans Blackbullet
Hans Blackbullet
Participante
Participante

Masculino
Idade : 58
Data de inscrição : 15/02/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Bellizzi Qua 08 Jul 2020, 12:05

andersonpg escreveu:Quando abrir ele vou dar uma olhada, mas acho que ele é todo aberto na volta.
Em fóruns gringos, pesquisando por "suzuki gear position sensor" o problema é recorrente, e ja faz parte da manutenção programada a limpeza do sensor,  a solução que alguns deram é de abrir ele tirando o rebite e montar assim. E sempre que trocar o óleo já abrir o sensor e fazer a limpeza dos contatos...

Irmão ,já abri VÁRIOS,já perdi a conta! não é o oleo ou muito menos sujeira normal,o que acontece é a ma qualidade do produto mesmo! para resolver NÃO adianta WD ,limpador de contatos e semelhantes,o que adianta é abri-lo ! Com uma "micro retifica" esmerilhar de leve o rebite que prende o núcleo ,soltar todo o conjunto, LIXAR com uma lixa FINA os contatos de metal tanto do rotorzinho como da carcaça,dar pressão na molinha e "reviver" com um punção "cego" os calos,cames,protuberâncias dos contatos! ai é só montar e colocar no lugar........vai durar mais alguns anos.....todos que fiz até agora não deu problema.
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Bellizzi Qua 08 Jul 2020, 12:07

Berlindo escreveu:Não tem como vedar ele de alguma forma? com algum silicone?
Não ,ele gira ,ai teria que ter um retentorzinho......
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

andersonpg gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por andersonpg Qua 08 Jul 2020, 13:12

Boa! Vou fazer isso.
O antigo da moto eu abri por curiosidade, mas sem muito cuidado acabei quebrando ele, já havia colocado um novo.

Não sabia que essa porcaria éra tão vagabundo assim que mal ia durar 10.000km

Pior que com alta do dólar, um novo esta custando quase 600 reais.

O jeito é abrir mesmo e fazer o que você falou.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por andersonpg Qua 08 Jul 2020, 13:19

Só vou ter que ver como abrir ele direitinho sem quebrar.... Nem que precise comprar alguma ferramenta pra isso.

andersonpg
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 17/10/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem F1 aceso na minha bandit 1250s

Mensagem por thsf10 Qui 15 Out 2020, 02:04

Olá amigos, estou desesperado com minha bandit. Comprei a 3 meses e veio com um problema, quando desligo ela pelo botão do corte de corrente ela acende o f1, pesquisei aqui a falha aparece duas c41 e c60. Porém, desligando ma chave não acende o f1. A moto funciona perfeitamente. Alguem aí já passou por isso?

thsf10
Participante
Participante

Masculino
Idade : 34
Data de inscrição : 09/09/2020

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos