Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Ir em baixo

Mensagem Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por delphiman em Qui 29 Mar 2018, 17:13

Olá pessoal, gostaria apenas de tirar uma dúvida com vocês.
Recentemente adquiri uma Suzuki Bandit 1250S 2009. Excelente moto.
A minha apenas apresenta pode-se dizer um mal contato no sensor do neutro, neste caso, ao entrar em modo neutro não acende a luz no painel. Se eu der um leve toque no pedal de descanso lateral a luz acende e o sensor é acionado.

Pesquisando no fórum identifique esse tópico: http://www.suzukionline.org/t19317-indicador-de-neutro-no-painel-nao-acende, bem interessante com algumas dicas. Eu não cheguei a tentar resolver o problema ainda, estou convivendo com ele.

A minha dúvida é a seguinte. Caso eu não corrija o problema ou troque o sensor, posso ter algum outro problema em sensores ou parte elétrica da moto?

Grato desde já aos amigos.

Att.
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem Re: Sensor marcha/Neutro Suzuki Bandit

Mensagem por Bellizzi em Sex 30 Mar 2018, 18:00

já passei por isso algumas vezes,posso te garantir que esse problema não trará nenhum outro problema a qualquer outro componentes,troquei por um usado em bom estado e não durou nem 4 meses,deu também o mesmo defeito! Cansado disso, resolvi abrir-lo e ver o que acontece,limpei,dei mais pressão na mola e "revivi" os ressaltos da pecinha de contato.Problema resolvido definitivamente. abraços e boa sorte....
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman em Sex 30 Mar 2018, 18:47

Olá Belizzi.
Obrigado pelo retorno. Pois é, também vou abrir o sensor e limpá-lo. Basta remover o rebite de fixação e fazer a limpeza. Agradecido também por sanar a dúvida quanto a possíveis problemas pelo não funcionamento do sensor. Atualmente convivo com o problema, não está atrapalhando.

Mas com mais tempo farei a verificação e posto aqui o resultado como referência para ajudar a quem precisar.
Muito obrigado.
delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por Bellizzi em Sex 30 Mar 2018, 20:37

Por nada! abraços e boa sorte.
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por André Guerra em Dom 06 Maio 2018, 13:21

boa tarde amigos adoradores das duas rodas!

Essa semana resolvi dar fim nesse problema de não ascender a luz de neutro na minha BN65 2011, fato que nos impossibilita ligar a motoca com o descanso lateral no chão. desmontei o bendito sensor e limpei os contatos, não dei pressão na mola pois achei que estava boa, após montar funcionou perfeitamente.
Um detalhe que gostaria de comentar é que o "rebite" que fecha o sensor é também o pino por onde vem o sinal que passara pelos contatos das posições do cambio, então precisa se ter bastante cuidado ao abrir o sensor para não danificar o mesmo. Além de que o sensor não serve apenas indicação no painel, mas também para a ECU saber em qual marcha a moto está.
André Guerra
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por delphiman em Dom 06 Maio 2018, 14:24

Olá André Guerra, que bom que conseguiu resolver. Eu também corrigi o meu. Retirei ele da moto e removi o rebite de fixação que segura o indicador de posicionamento de engrenagem. Limpei os contatos e tudo funcionando 100%.

Apenas comentando, o sinal do posicionamento da engrenagem não tem a ver com o pino de fixação (rebite) e sim com o círculo que gira de acordo com a marcha posicionada. É o contato dele com a base do sensor que transmite o sinal. O rebite serve apenas para fixação.

delphiman
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por duende75 em Ter 19 Jun 2018, 11:03

Bom dia Galera. Sou novo aqui no forum, e gostaria de contar com o conhecimento de vocês. Tenho uma srad 07/08 e fiz o procedimento de limpeza do sensor do neutro. Deu tudo certo, mas dias depois ela começou a sumir o zero do painel indicador de marchas quando está em neutro e subir a rotação do motor. A luz do neutro acende, o zero no indicador de marcha não aparece e a rotação do motor fica em 2000 rpm. Quando o zero volta a aparecer, a rotação do motor volta ao normal. Sinistro hein. Alguém tem ideia do que possa ser isso? Abraço.

duende75
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por aurecy em Qui 21 Jun 2018, 05:00

Bom dia ,estou com um problema parecido em uma srad 2009 não acende a luz do neutro e quando arreio o descanso ela desliga a mesma só liga com o descanso levantado .
Será esse sensor de marcha e aonde fica isso ?

aurecy
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por duende75 em Sex 22 Jun 2018, 16:27

Boa tarde Aurecy.
Pelo seu relato, o sensor do neutro, que também identifica todas as marchas está interpretando que sua moto está engatada, ou seja, baixou o descanso desliga e só liga com o descanso erguido, pois na marcha neutra ela dá partida normal mesmo com o descanso abaixado certo. Cara o sensor do neutro fica ali perto do pedal de troca das marchas. Tem uma vareta que é encaixada no cabo da embreagem. Vc vai ter que soltar o parafuso que prende o cabo da embreagem na carcaça do motor e desparafusar essa carcaça. São cinco parafusos se não me engano. Segue dois links interessantes que acho que vão te ajudar como me ajudou.
https://www.youtube.com/watch?v=rzJej4oWhRA
https://www.youtube.com/watch?v=tV_q78cz8TI

No meu caso não precisei erguer o tanque como mostra nos vídeos, consegui desconectar o cabo do sensor por baixo mesmo.

Espero ter ajudado. Abraço

duende75
Participante
Participante

Masculino

Mensagem por aurecy em Seg 25 Jun 2018, 18:35

Obrigado ajudou e muito vou verificar aqui

aurecy
Participante
Participante

Masculino