Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carburadores 4 cilindros (urgencia)

3 participantes

Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Sáb 26 Ago 2017, 22:19

bom galera preciso de um apoio para os "mexanicos"

bom tenho uma 900 Suzuki,
fiz a limpeza dos carburadores ficaram top, as agulhas ok, boias, giclês, agulha pistonete, enfim deixei em regulagem original
ate ai tudo bem ficou top
so tem um porem,

a famosa mistura ar combustível...
ta me dando dor de cabeça;
a moto ta tensa, falha em lenta pakas por volta de 3 subindo pros 4 mil giros e chegando nos 5 ela ta falhando, passou disso da uma retomada

ou seja suponho que seja ajuste de lenta porque em media e em alta ta ok, por enquanto
mas quero saber se há algum método pois já tentei padrões de regulagem como 3 voltas em todos 2 voltas "6 voltas"
enfim
ai a ultima foi fazer com a ferramenta de mistura
coloquei ambos em 1,6 volta
e ai fui aumentando um por um e onde ficava mais acelerado ia pr próximo,
ou seja deu errado ficou péssimo. já ouvi falar que primeiro tem q ser o carburador do meio como (B e C) depois o carburador (A e D) dos cantos... procede?
talvez tenha um método o segredo pra mim deixar ela afiada...
por favor me ajudem ... pelo visto perdi os roles de fim de semana  Sad

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Berlindo Seg 28 Ago 2017, 09:55

Primeira coisa é: eles estão equalizados? Vc mesmo desmontou? Pq se desmontou o corpo, eles podem estar desincronizados entre si, aí tem q equalizar antes de começar a ajustar a lenta.

Equalização vc faz com um vacuômetro ou simplesmente uma mangueira fina com óleo dentro (quase como mangueira de nível de pedreiro, só que mais fina e com óleo para não aspirar). Tem tomadas de vácuo no corpo desses carburadores, geralmente fica na boca dele, na flange com o coletor. A mangueira vai alí e em lenta alta (+/-2000 rpm) vc tem q deixar os níveis em cada ponta da mangueira iguais. Óbviamente o serviço com o vacuômetro é mais adequado, mas a mangueira funciona bem. Faça entre pares de carbura e deixe todos equalizados.


Depois disso é o ajuste. Parta de algum nominal, que imagino ser 2 voltas, 2,5. Deixe a lenta alta e vá ajustando os parafusos todos juntos, meia-volta cada. Aí tente achar o ponto de maior aceleração, onde a moto atinge a maior rotação em lenta. Costumo fechar 1/4 de volta desse ponto e tá lá. Da mesma forma que a equalização, existe claro uma maneira profissional de ajustar a mistura que não de ouvido, mas exigiria sonda hall e se possível um dinamômetro.

4 carburas exige paciência e concentração...kkk
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Seg 28 Ago 2017, 11:08

Berlindo escreveu:Primeira coisa é: eles estão equalizados? Vc mesmo desmontou? Pq se desmontou o corpo, eles podem estar desincronizados entre si, aí tem q equalizar antes de começar a ajustar a lenta.

Equalização vc faz com um vacuômetro ou simplesmente uma mangueira fina com óleo dentro (quase como mangueira de nível de pedreiro, só que mais fina e com óleo para não aspirar). Tem tomadas de vácuo no corpo desses carburadores, geralmente fica na boca dele, na flange com o coletor. A mangueira vai alí e em lenta alta (+/-2000 rpm) vc tem q deixar os níveis em cada ponta da mangueira iguais. Óbviamente o serviço com o vacuômetro é mais adequado, mas a mangueira funciona bem. Faça entre pares de carbura e deixe todos equalizados.


Depois disso é o ajuste. Parta de algum nominal, que imagino ser 2 voltas, 2,5. Deixe a lenta alta e vá ajustando os parafusos todos juntos, meia-volta cada. Aí tente achar o ponto de maior aceleração, onde a moto atinge a maior rotação em lenta. Costumo fechar 1/4 de volta desse ponto e tá lá. Da mesma forma que a equalização, existe claro uma maneira profissional de ajustar a mistura que não de ouvido, mas exigiria sonda hall e se possível um dinamômetro.

4 carburas exige paciência e concentração...kkk

Então carburadores ok como já havia dito, o problema agora é só mistura, porque ela falha em baixa, não tô conseguindo fazer o acordo entre os 4. Qual o método ? Não é pra acertar só um ? E depois vai indo prós outros ? Tem que acertar os 4 de uma vez ?

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Seg 28 Ago 2017, 11:11

Se possível passa o método passo a passo aí que eu faço... Obrigado pelo apoio

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Berlindo Seg 28 Ago 2017, 13:25

Tem que ajustar todos como eu disse acima.

Mas não entendi, vc chegou a desmontar o corpo dos carburadores? Tem certeza que estão equalizados?
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Seg 28 Ago 2017, 13:27

Berlindo escreveu:Tem que ajustar todos como eu disse acima.

Mas não entendi, vc chegou a desmontar o corpo dos carburadores? Tem certeza que estão equalizados?

Sim tudo equalizado todos ok. Só foi limpo e equalizados. Vedação ok boias e afins

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Ter 29 Ago 2017, 01:36

Minha dúvida é a seguinte, começo ajustando qual carburador ? A, B, C ou D?
tem algum método ou aleatório ?

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Berlindo Ter 29 Ago 2017, 09:42

Todos juntos. A mesma regulagem em um, você reflete pra todos. Não tem como chegar num ajuste enquanto cada um está numa regulagem.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Ter 29 Ago 2017, 19:34

Berlindo escreveu:Todos juntos. A mesma regulagem em um, você reflete pra todos. Não tem como chegar num ajuste enquanto cada um está numa regulagem.
Vou partir de 2 voltas então 🤔
Daí não entendi a parte de acelerar que disse na primeira resposta.

Aí coloco depois todas iguais e vendo qual foi o melhor desempenho certo?!

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Charger Qua 30 Ago 2017, 06:36

Amigo, primeiro vc coloca eles em duas voltas, todos, depois vc conecta o equalizador, sobe a lenta deles pra 2000 rpm, analisa os dados e vai no parafuso de equalização e igua-la eles, sai pra testar se ficou bom, se nao ficou, vc mexe no parafuso de regulagem, coloca 2 e 1/4 e faz tudo de novo.

Olha, é uma coisa bem chata de se fazer até para mecanicos experientes, é extremamente necessario ter o equalizador ou o metodo da mangueirinha(quebra galho mais funciona) e o parafuso da equalização é tao sensivel q até o peso da chave sobre ele faz diferença.

Boa sorte.
Charger
Charger
Participante
Participante

Masculino
Idade : 39
Data de inscrição : 02/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Qua 30 Ago 2017, 08:23

Charger escreveu:Amigo, primeiro vc coloca eles em duas voltas, todos, depois vc conecta o equalizador, sobe a lenta deles pra 2000 rpm, analisa os dados e vai no parafuso de equalização e igua-la eles, sai pra testar se ficou bom, se nao ficou, vc mexe no parafuso de regulagem, coloca 2 e 1/4 e faz tudo de novo.

Olha, é uma coisa bem chata de se fazer até para mecanicos experientes, é extremamente necessario ter o equalizador ou o metodo da mangueirinha(quebra galho mais funciona) e o parafuso da equalização é tao sensivel q até o peso da chave sobre ele faz diferença.

Boa sorte.

Agora ficou melhor pra entender, estava fazendo errado. Vou tentar e posto a experiência

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Berlindo Qua 30 Ago 2017, 09:46

Pra ajustar carburador no ouvido eu subo bem a lenta e saio abrindo o parafuso da mistura volta-a-volta ou meia volta cada, bem devagar, partindo de um referencial baixo (1,5 volta por exemplo).

Qdo vc começa a abrir os parafusos de mistura, a marcha lenta vai aumentando e então o segredo é achar o ponto de ajuste (qtd. de voltas) onde se tem a máxima marcha lenta. Depois desse ponto o motor começa a embaralhar de leve e não sobe mais a marcha lenta. Trabalha bem esse ponto, para perceber em que momento ela tem a máxima aceleração. Volta 1/4 e sai pra testar.

Sendo 4 carburas, dá um trabalho do cão pq tem q ir volta a volta, incrementando em cada um deles, isso dificulta a concentração na marcha lenta, então de ouvido, 4 carbura é tenso. O que te serve de consolo é que normalmente e com grande parte das coisas originais, a regulagem deve ficar entre 2 e 3 voltas.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Wsoousa Sex 01 Set 2017, 19:40

Galera o problema é quem consegue ajustar 4 carburadores com a moto ligada? Primeiro a a localização dos parafusos é terrível e segundo que esquenta muito o motor, mas pra motivo de alegria eu coloquei 3 voltas e fui subindo, então ela chegou nas 4 voltas dando excesso tipo moto falhando em baixa e foi só piorando, escap cheirando a gasolina, então pensei e analisei, e percebi que o certo seria fechar os parafusos e não abrir... Aí hoje coloquei 2 voltas em todos e a surpresa... ficou bom só que acho que ainda tá dando excesso pois o Escap tá pipocando demais, nas reduzidas porém a moto não falha mais... Então a dúvida ... - fechar o parafuso da menos gasolina ou menos ar ? Pelo que percebi tem muita gasolina pois quanto mais abri o parafuso, vi que deu excesso, então resta 1,5 volta ou até mesmo 1 volta... Tem algum problema ficar assim o parafuso??... Porque vi que vocês sempre disseram partindo de 2 voltas... Ou seja então o correto seria ela ficar de duas voltas pra + ? Tipo 3 3,5 4 sei lá, ou pode ficar meio volta , 1 volta e etc até 1,5 ??
Porque se puder eu vou deixar menos, pra ela pipocar menos e ficar mais solta em baixa rotação...

Não esqueçam de responder se abrir parafuso faz entrar mais gasolina ? Pois pelo menos foi o que percebi nela

Wsoousa
Participante
Participante

Masculino
Idade : 31
Data de inscrição : 03/05/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Berlindo Seg 04 Set 2017, 09:00

Cara existem ferramentas adequadas pra isso né. Mecânico q domina sabe os nominais do carburador e deixa tudo padrão. Ajusta com uma chave de fenda em L o ajuste fino. Ajuste sempre com a moto quente.

No parafuso vc fecha ou aumenta a gasolina. O ajuste correto depende de vários outros ajustes do carbura e também da quantidade de ar admitido, ou seja, até o filtro de ar muda bastante uma regulagem.

1 volta acho meio pouco, mas é puro achismo. Esse ajuste vc tá atuando na lenta da moto, pois qdo vc gira o acelerador são giglês e agulhas que entram em ação no ajuste da mistura.
Berlindo
Berlindo
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 07/07/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Carburadores 4 cilindros (urgencia) Empty Re: Carburadores 4 cilindros (urgencia)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos