Diafragma da "torneira" b650

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Mensagem por BlackBandit em Sex 26 Dez 2008, 23:17

Pessoal,

Estou com problema na minha bandit. Depois de um tempo parado o diafragma furou e passou gasolina pro motor. Como estava esperto, não liguei a moto, mas preciso desse diafragma. O jé deu a dica da torneirinha da intruder 250 (Valeu Jé!! cheers ), mas eu não sei se a mão caberia no espaço e não ficaria original.

Alguém sabe onde posso achar?

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Mensagem por Francisco RJ em Sex 26 Dez 2008, 23:21

Vamuvê se o Maia tem...

Me liga essa semana que entra, que dou um jeito de dar uma passada lá.

Se não rolar nada, a gente tenta aqui ó:

http://www.nucleomotos.com.br/diafragmas.htm
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Mensagem por BlackBandit em Sab 27 Dez 2008, 18:42

Vou te ligar amor!!!

Bjz!!! Diafragma da "torneira" b650 352107
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Mensagem por Francisco RJ em Sab 27 Dez 2008, 18:56

Diafragma da "torneira" b650 659885 Diafragma da "torneira" b650 655321
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Mensagem por Cirew-AudazesMG em Sab 27 Dez 2008, 22:34

eu morri em 190 conto no reparo da torneirinha na suzuki de caxias.. so tinha la......
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Mensagem por BlackBandit em Seg 29 Dez 2008, 21:50

Penso em colocar uma torneira normal mesmo. Apesar de ser ruim de utilizar, é muito mais seguro que o reparo no tipo de uso que faço. Além do que posso esvaziar o carbura e evitar borra no fundo do mesmo. Mesmo com podium faz isso, como comprovei no meu.

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Mensagem por NERO em Qui 01 Jan 2009, 22:14

Black...
Quem colocou a torneira de intruder na moto fui eu. Fiz o tuto e passei as fotos para o jé postar na área de tutoriais (por sinal ele não colocou os créditos)
Mas o que interessa é que a adaptação na 650 é viável, pois o flange do tanque é igual ao da B600. Fica meio desajeitado para colocar a mão quando bater a reserva, mas é só se antecipar com o marcador de combustível.
Não recomendo a alteração numa 1200, pois a vazão de combustível é maior, e a torneira pode limitar (suponho, pois nunca vi ninguém testar essa adaptação numa 1200. Em 600, além de mim, já vi outros tres colegas fazerem.
Outra torneira que também dá certo o flange de encaixe no tanque, é a da YBR 125...mas essa adaptação eu não chegei a testar...vou chutar que também dá certo pois o calibre da tubulação de gasolina que sai da torneira é senão igual, talvez 1 ou 2 mm maior que a da intruder que coloquei.
Uma torneira de intruder é meio difícil de encontrar, e não serve pra barata...agora a da YBR, se acha por 20 reais.
Acho que por 20 reais vale a pena tentar...
Tem ainda a solução da válvula solenóide elétrica. É uma válvula ativada pela corrente elétrica, quando se liga a chave. Ao desligar, ela fecha automaticamente.
A válvula em questão é essa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86734753-_JM



Também já vi colegas utilizarem essa válvula, numa B1200 com sucesso. Com essa válvula, uma vez que é utilizada em carros, acho que não tem o problema de restrição na quantidade de combustível.

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Mensagem por BlackBandit em Qui 01 Jan 2009, 23:52

NERO escreveu:Black...
Quem colocou a torneira de intruder na moto fui eu. Fiz o tuto e passei as fotos para o jé postar na área de tutoriais (por sinal ele não colocou os créditos)
Mas o que interessa é que a adaptação na 650 é viável, pois o flange do tanque é igual ao da B600. Fica meio desajeitado para colocar a mão quando bater a reserva, mas é só se antecipar com o marcador de combustível.
Não recomendo a alteração numa 1200, pois a vazão de combustível é maior, e a torneira pode limitar (suponho, pois nunca vi ninguém testar essa adaptação numa 1200. Em 600, além de mim, já vi outros tres colegas fazerem.
Outra torneira que também dá certo o flange de encaixe no tanque, é a da YBR 125...mas essa adaptação eu não chegei a testar...vou chutar que também dá certo pois o calibre da tubulação de gasolina que sai da torneira é senão igual, talvez 1 ou 2 mm maior que a da intruder que coloquei.
Uma torneira de intruder é meio difícil de encontrar, e não serve pra barata...agora a da YBR, se acha por 20 reais.
Acho que por 20 reais vale a pena tentar...
Tem ainda a solução da válvula solenóide elétrica. É uma válvula ativada pela corrente elétrica, quando se liga a chave. Ao desligar, ela fecha automaticamente.
A válvula em questão é essa aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-86734753-_JM



Também já vi colegas utilizarem essa válvula, numa B1200 com sucesso. Com essa válvula, uma vez que é utilizada em carros, acho que não tem o problema de restrição na quantidade de combustível.

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Putz cara... vc chegou na hora certa... Laughing Estava vendo de comprar a de drz350 porque não achava de jeito nenhum a da intruder. Agora com a da ybr125 é moleza porque na yamaha aqui perto de casa tem tudo!!! Vou ver se pego a original mesmo.

Tem nessa loja tb, mas não sei se é muito boa. O preço tá legal!
http://www.cmdistribuidora.com.br/loja/product_info.php?cPath=196&products_id=1330&osCsid=a5237bb93ba26861101fde2c0692dfcc

Sobre o solenóide, foi outra ótima idéia!!! Mas onde eu ligaria ele?

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Mensagem por  em Sex 02 Jan 2009, 08:06

Acho q o YBR e fino os tubos, achei otima a ideia da solenoide, fica como a original.

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Mensagem por NERO em Sex 02 Jan 2009, 11:56

O solenóide poderia ser ligado nos fios laranja e no preto com listra branca (o laranja é o positivo, que só é energizado quando se liga a chave. O preto/lista branca é o massa?terra).
Dessa maneira, quando se liga a chave, a válvula solenóide se abriria.
Já fiz algumas perguntas ao vendedor sobre a durabilidade do solenóide e ele disse que baseado no fato de que é usado em carros, e o eletroimão só é ativado quando se liga a chave, ele disse que não tem até o momento notícia de queima da bobininha do solenóide. É um componente bem, resistente e a vedação é muito boa. Durabilidade quase infinita, perante a bosta do diafragma.
Existem outros modelos, mas não achei mais pra mostrar, que o solenóide ainda tem um dispositivo para "by-pass", para o caso de queima do solenóide (nesse caso, a válvula fica fechada e não permite passagem do combustível)...é uma espécie de torneira no corpo do solenóide.
E o Solenóide, ainda poderia ser utilizado como bloqueador na moto, com a simples adição de um interruptor em série, escondido em algum lugar da moto, que só ativaria o solenóide se estivesse ligado.
Quanto à idéia da YBR, acho que por 20 pila até vale tentar pra ver se vai dar vazão...se não der, tenta outra.
Posso estar enganado...mas acho que o calibre do tubo da torneira da YBR é um pouco maior que a da intruder...
A da DR 350 serviria perfeitamente, sem nenhuma adaptação...porém é um ítem raro e caro .

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Mensagem por NERO em Sex 02 Jan 2009, 12:06

Aqui tem umas fotos de uma adaptação que um colega de fórum fez numa B12 dele.
Vou tentar achar o contato dele pra ver onde ele comprou esse modelo de eletroválvula e quanto pagou.

Diafragma da "torneira" b650 Torn2

Diafragma da "torneira" b650 Torn3

Diafragma da "torneira" b650 Torn4

Diafragma da "torneira" b650 Torn1


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Mensagem por Cirew-AudazesMG em Sex 02 Jan 2009, 13:26

muito boa a dica de voces.... so estou no acompanhamento.....ja q tomei um preju de 190 com o diafragma novo......rs
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Mensagem por Francisco RJ em Sex 02 Jan 2009, 14:42

Pra auxiliar, acho que essa eletroválvula que o amigo aí usou é essa:




Diafragma da "torneira" b650 Eletrovlvulaop5
Diafragma da "torneira" b650 W948



Black, é um material italiano, mas é bem provável que ache isso lá em São Cristóvão.
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Mensagem por BlackBandit em Sex 02 Jan 2009, 21:42

Boa!!! Esse tópico tá ficando quente!! Very Happy

Pra acrescentar mais info, hoje fui na yamaha e comprei a torneira da ybr. 65 paus tudo: Torneira, seletor e parafuso. Achei melhor gastar mais que 20 e pegar uma coisa original. Ficou ótimo!!! Só um pouco ruim de trocar a chave sem luva quando o motor tá quente. Com luvas, sem problemas!!!

O tubo de saída é de bitola menor que o da bandit e ficou meio frouxo a mangueira, mas prendí com lacre plástico (taraps) e não vazou. Amanhã eu vou colocar um pedaço de mangueira azul de combustível de bitola mais fina que tenho aqui pra caber certinho na torneira e apertado no filtro hehehehehe.

Coloquei 2lts e não pegou hehehehe pelo menos a reserva é mais que 2lts ou 30km de boa. Uma beleza pra mim que sou meio zoado pra ver essas coisas.

O solenóide seria legal, mas eu faria com chave externa pra poder secar o carbura. Uma ligação direto da bateria.

Fotos:

Diafragma da "torneira" b650 Dsc03008ur1
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03007lh5
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03003tx0
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03002va7
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Mensagem por Cirew-AudazesMG em Sex 02 Jan 2009, 22:13

parabens ficou otima.......
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Mensagem por Francisco RJ em Sex 02 Jan 2009, 22:17

Beleza !

Mas olha só, de repente dá pra substituir essa chave seletora por outra que fique mais adequada pra manusear...
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Mensagem por NERO em Sex 02 Jan 2009, 23:05

BlackBandit escreveu:Boa!!! Esse tópico tá ficando quente!! Very Happy

Pra acrescentar mais info, hoje fui na yamaha e comprei a torneira da ybr. 65 paus tudo: Torneira, seletor e parafuso. Achei melhor gastar mais que 20 e pegar uma coisa original. Ficou ótimo!!! Só um pouco ruim de trocar a chave sem luva quando o motor tá quente. Com luvas, sem problemas!!!

O tubo de saída é de bitola menor que o da bandit e ficou meio frouxo a mangueira, mas prendí com lacre plástico (taraps) e não vazou. Amanhã eu vou colocar um pedaço de mangueira azul de combustível de bitola mais fina que tenho aqui pra caber certinho na torneira e apertado no filtro hehehehehe.

Coloquei 2lts e não pegou hehehehe pelo menos a reserva é mais que 2lts ou 30km de boa. Uma beleza pra mim que sou meio zoado pra ver essas coisas.

O solenóide seria legal, mas eu faria com chave externa pra poder secar o carbura. Uma ligação direto da bateria.

Fotos:

Diafragma da "torneira" b650 Dsc03008ur1
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03007lh5
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03003tx0
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03002va7


Cara....não esquece de um detalhe muito importante...
Tem que providenciar um tampão na tomada de vácuo do carburador que alimenta a válvula original. Se não fizer isso, tu vai sentir a moto com o motor funcionando "quadrado", pois o cilindro alimentado por esse carburador estará com muito ar.
A solução da mangueira, mais simples, seria substituir por uma de menor diametro.
Mantenha a gente informado a respeito desta adaptação, principalmente no tocante ao comportamento do motor. Embaralhamentos, subida de giro incosntante, aquecimento, pode ser indício de que embora a torneira case perfeitamente, ela causa restrição no fluxo de combustível.
Espero muito que isso dê certo e de pra mandar a seção de peças da suzuki à PQP.
Prefiro queimar a mão a pagar 150 pila num pedacinho de borracha .
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Mensagem por BlackBandit em Sab 03 Jan 2009, 00:23

Grande Francisco, blz? Já tá dando pra subir na moto? Very Happy Procurei com o recepcionista da iamarra um monte de torneirinhas lá... Não se esqueça que eu tenho uma XT e ela foi a primeira que eu procurei Laughing A da XT tb cabe, mas a da ybr venceu pelo preço final, "maciez" e pelo seletor maior que facilitou uma melhor pegada. Essa torneira tb possibilita adaptações porque do miolo dela só sai um "pauzinho" e nele vc encaixa o seletor. É como se fosse o mesmo encaixe dos botões de ar condicionado. Se nunca viu, imagina um círculo com 1/3 dele cortado. Ele faz uma letra "C" com o interior preenchido, saca? Moleza de adaptar qualquer coisa nela posteriormente... agora eu só quero andar Very Happy . Tb comprei umas escovas da dremel pra tirar o ferrugem maldito que a bandit pega tanto nas canelas quanto na parte que junta as duas atrás do farol... Próximo tuto...






Nero, vou tirar mais fotos amanhã... vou desmontar tudo e comprar mais gasola pra ver se vai ter algum vazamento com o tanque cheio. A mangueira eu já tenho um pedaço de uma adaptação de filtro que fiz na minha XT. Aliás, a XT tem uma tampa no carbura que se assemelha muito com a tampa da flange que vem nos outros carburas da bandit sem ser o que tem a mangueira de vácuo. Não sei se já percebeu eles. Vou testar na suzy e se couber, tá aí mais uma dica - Tampão do carbura de XT. Aposto que é bem mais barato que da bandit....

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Mensagem por  em Sab 03 Jan 2009, 00:51

Black tem carro que usa o mesmo tampao da uma procurada, em relacao a torneira da YBR e igualzinha da xt, so q se voce puder tente aumentar a vazao da mesma, repare nos tubinhos como sao finos, o da xt seria perfeito os furos sao de maior diametro.

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Mensagem por BlackBandit em Sab 03 Jan 2009, 01:19

Grande Jé!!! Sobre a vazão, eu vou colocar os seguintes pontos pra gente pensar:

- Na torneira original, o oring que veda a gasola é puxado pra baixo pelo vácuo, mas o vácuo não é constante. Me parece que ele funciona a cada batida do cilindro.

- Ainda na torneira original, aonde o oring veda é um canal bem menor que o tubo de saída e ele fica sendo o "funil" do conjunto.

- No filtro que fica dentro do tanque, as duas torneiras parecem ter a mesma medida. Não sei se dá pra perceber nas fotos, mas me deu a impressão de o filtro da iamarra ser o mesmo da suzuki.

- A saída da torneira iamarra me parece ser da mesma medida interna da entrada aonde vai o filtro.

- Se a saida da torneira da suzy é mais larga deve ter um motivo, qual?

- Em quanto tempo a moto falharia (Secando as cubas) com a torneira nova? Se isso realmente puder acontecer.

O negócio é que tenho que fazer um teste prático com uma mangueira ligada a torneira pra ver a vazão. Vou tentar fazer isso amanhã...

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Mensagem por  em Sab 03 Jan 2009, 01:28

Falharia depois de ficar acelerado (sempre on) um bom tempo.

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Mensagem por NERO em Sab 03 Jan 2009, 05:48

Depois de tudo pronto, coloca gasolina, abre a torneira pra descer todo o combustível nescessário pra encher a cuba de todos os carburadores.
Comigo, quando batia reserva na B600, andando moderadamente, passando pra reserva e voltando para o normal, o sintoma de falha por falta de combustível demorava uns 2 minutos. Isso andando. Com a moto parada e na marcha lenta deve demorar mais.
Mas se a vazão for suficiente, isso não vai acontecer nunca.
Você tocou num ponto interessante...quando o vácuo faz a válvula abrir...a passagem não é lá essas coisas de grande...talvez a da YBR até seja adequada.
Na minha, eu peguei uma broca com diametro um pouco maiore "arrombei" um pouco a saída da torneira (sem prejudicar a resistencia da peça de bronze).
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Mensagem por NERO em Sab 03 Jan 2009, 05:52

Já que o assunto é torneira, queria avisar a todos que consegui o manual de serviço da injetada. Postei os links para download na seção de arquivos úteis. Aproveitem.
Uma das coisas que gostei foi a supressão da bendita torneira ou válvula a vácuo. Tem apenas a saída de combustível do tanque, sem nada pra incomodar.

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Mensagem por BlackBandit em Sab 03 Jan 2009, 12:14

Hoje eu fiz um teste tabajara de vazão...

Sabendo que as duas torneiras trabalham com a gravidade, eu coloquei 1lt no tanque e deixei esvaziar o máximo e depois medi com cada torneira em separado o tempo e quantidade. Não tirei fotos porque eu não me lembrei Embarassed Vcs vão ter que acreditar em mim... Diafragma da "torneira" b650 655321

O método foi:

iamarra - Torneirinha de off pra reserva.
suzy - Tirei o diafragma fora (bela vantagem heim?) e deixei escorrer tanto pelo furo do vácuo quanto o outro. Tampei com os dedos e soltei antes de começar a marcar.

Adivinha quem ganhou?

A da iamarrrraaa.... Torneirinha tabajara de ybr tem mais vazão que a da suzy original. Por incrível que pareça, mas minha medição deu isso... Eu achei que estava errado, mas tava meu caseiro do lado comprovando o tempo (ele mediu). Mas não fiquem preocupados, a diferença foi muito pouca... Que eu me lembre foi menos de 10seg pra começar a pingar.

Depois disso eu troquei a mangueira e refiz toda a instalação. Ficou muito bom mesmo. Tenho que agradecer ao Nero que foi "o cara" que estimulou bastante essa troca e ao Jé que deu muita força tb por mp e no fórum. Valeu mesmo pessoal!!!

Com tudo pronto eu fui dar uma voltinha e começou a variar muito o giro... Hora ficava acelerada, hora morria... não entendí porra nenhuma... Já comecei a querer arrancar a torneirinha fora quando a moto morreu e não pegou mais. Fui puxar o afogador e ele já estava meio puxado... Diafragma da "torneira" b650 814319 Coloquei na posição off e pegou de prima. Fui pra casa sorrindo feliz e menos burro.... Diafragma da "torneira" b650 14301

Fotos:
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03010na8
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03011vt1
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03012zb4
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03013vk6
Diafragma da "torneira" b650 Dsc03014yb4
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Mensagem por Cirew-AudazesMG em Sab 03 Jan 2009, 12:46

parabens amigo pela iniciativa e pela ajuda dos amigos......
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