Suzuki Online
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Óleo: Indicação técnica

+5
budha74
VENOM
Luciano Cardoso
white house
matiasfrozza
9 participantes

Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Óleo: Indicação técnica

Mensagem por matiasfrozza Sex 08 maio 2015, 09:34

E aí juventude, como está a força aí com os amigos?

Amigos, apenas gostaria de trocar uma ideia com vocês dentro das possibilidades.
Não é um tópico para levantar polêmica, é apenas um levantamento de informação com vocês.

Vamos lá!

Tenho uma Yamaha FZ6-S 2008, está com 19.200 km e somente utilizo o Yamalube 20w50 API SL (mineral).
Meu tipo de uso com a moto é diário, pego cidade, pouca coisa de trânsito e na estrada ando forte, esportividade total.

Devido a este formato de uso, mais severo,  troco o óleo a cada 2.500 km ou 6 meses e filtro a cada 5.000 km ou 12 meses.
Utilizo somente o filtro de óleo original da Yamaha.


Neste formato, acredito estar dando uma ótima proteção, limpeza e durabilidade ao motor a médio e longo prazo.

Até aqui tudo bem, porém, há uma situação que me preocupa. São as partidas a frio.

Moro na região Sul e agora outono/inverno os dias estão bem frios. A manhã inicia na faixa dos 5º e temos máxima de 23º.
Como uso a moto com qualquer tempo, nesta temperatura a partida a frio é dificultosa. Tomo o maior cuidado com isso
e deixo o motor circular bem o óleo antes de partir, algo em torno de 30 a 40 segundos.


Em um questionamento que fiz há algumas petroquímicas como: Chevron e Petrobras, estas comentaram que o óleo
20w50 possui testes padrões onde este pode fluir em até -5ºC.

Resolvi fazer um teste. Peguei 300 ml de Yamalube 20w50, 300 ml de um óleo 10w40 do meu carro e 300 ml emprestados/dados
de Motul 5100 15w50. Coloquei estes líquidos em recipientes fechados e deixei ao ar livre durante a noite (estava fazendo frio).
Aferi a temperatura pela manhã e estava 9º C.

Fiz o teste de fluidez passando o líquido para uma bandeja e deixando escorrer até outro recipiente.

Resultado:
Yamalube 20w50: Fluidez baixa, escorreu lentamente.
ELF 10w40         : Fluidez normal, não teve alteração.
Motul 5100        : Fluidez similiar ao 10w40.

Após, fiz um novo teste, peguei os mesmos recipientes e coloquei em um freezer com termostato que tenho e deixei a -5ºC por 10 horas (de um dia para o outro).

Resultado:
Yamalube 20w50: Não havia fluidez, para começar a sair do recipiente demorou cerca de 1 minuto.
ELF 10w40        : Fluidez um pouco mais lenta, mas conseguia fluir.
Motul 5100       :Fluidez baixa mas melhor que o 20w50.


Este pequeno teste mostrou que temos um problema na faixa de segurança quanto a partida a frio. Diante deste caso
e também da utilização mais severa, pensei em utilizar um produto de base sintética ou 100% sintético.

Fiz algumas pesquisas entre os mais populares como o Motul 5100, Lubrax Feroces 15w50 e Mobil MX 15w50.

- O Mobil MX vi que existem alguns que estão usando mas não tem muitos comentários.

- Lubrax Feroces vi um post somente do colega Belizzi, porém este produto não encontro em lugar nenhum e comprar
 óleo pela internet é algo que não acho viável. Tem que ser algo que tem amplitude de distribuição para poder
 adquirir em qualquer lugar.

- Motul 5100 15w50. O mais falado e recomendado. Porém encontrei alguns post comentando que alguns usuários de motos esportivas
 tiveram problemas com o Motul 5100. Problemas relacionados ao câmbio e embreagem. Daí realmente é algo que fica
 meio subjetivo.

Desta forma pessoal, gostaria de ver o seguinte com vocês.

1) Alguém teve problemas com o Motul 5100? Recomendam/não recomenda?

2) Muito se comenta ao vento que o óleo mineral deixa resíduos que os semissintéticos ou 100% sintéticos não deixam.
  Eu particularmente nunca vi um motor de moto mais esportiva aberto, com uma quilometragem maior, tipo uns 60.000 km a 70.000 km e que só usou
  óleo mineral. Alguém viu isso, pode confirmar se procede?

3) Na opinião de vocês vale a pena a troca de produto?

Enfim seria isso amigos.

Agradeço desde já as opiniões.

matiasfrozza
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por white house Sex 08 maio 2015, 16:04

Matiasfrozza,
Voce poderia optar por oleos 10W30 ou 10W40 nestes tempos frios.
E no radiador nestas temperaturas voce coloca o quê? Veja Motoccol Factory Line ,pronto para o uso.

white house
Participante
Participante

Masculino
Idade : 73
Data de inscrição : 07/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por matiasfrozza Sex 08 maio 2015, 16:30

Olá White House.
Pensei nisso amigo, talvez um 10w40 que inclusive é uma das viscosidades recomendadas pela Yamaha. Porém gostaria de manter o SAE 50 enquanto temperatura de operação do motor e uso agressivo. A proteção é superior.

Referente ao líquido de arrefecimento eu utilizo o Motul Expert (cor amarela). É uma solução pronta para uso.

Por enquanto vou analisar melhor, mas minha intenção era um lubrificante único que atenda tanto em temperaturas mais baixas quanto em altas. No caso, continuar no Yamalube 20w50 mesmo que a faixa de segurança a frio não esteja adequada, ou partir para um 15w50.

Mas tudo indica a provável utilização do Motul 5100 15w50 API SM. Na minha moto, todos os fluídos são Motul. Freio, arrefecimento, suspensão... só falta o motor hehe.

Abraço.

matiasfrozza
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por Luciano Cardoso Sex 08 maio 2015, 16:36

Matias,
boa tarde, de acordo ao que você descreveu sobre a forma como utiliza a moto e o clima em sua regiao, o óleo mais indicado seria o 10W50 onde facilitaria a partida a frio por ter indice 10w e também te daria uma excelente proteção na estrada em alta porque indice 50 suporta temperaturas maiores com o motor em uso.

A Motul tem esse óleo 10w50 tanto semi sintético (5100) quanto 100% sintético (7100), existem tambem outras marcas boas com essa especificação 10w50 como o Castrol.

Sds
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por matiasfrozza Sex 08 maio 2015, 16:44

Olá Luciano.
Justamente, esta seria uma das opções mais acertadas, o principal detalhe é que não encontro em praticamente lugar nenhum lubrificantes 10w50. Estes são 100% sintéticos e além dos que o amigo já citou, há também o Elf Moto Tech 10w50 API SL. Este em questão, é outro igual a duende. "Quem viu acha que viu, e quem não viu, não verá tão cedo".

O produto mais comum aqui na minha cidade e redondeza é o Motul 5100 15w50 e Mobil MX 15w50.

Obrigado pela sua dica. Eu dar uma vistoriada nas redondezas para confirmar se encontro o produto.

A propósito, o que você utiliza na sua moto?

matiasfrozza
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por Luciano Cardoso Seg 11 maio 2015, 09:00

matiasfrozza escreveu:Olá Luciano.
Justamente, esta seria uma das opções mais acertadas, o principal detalhe é que não encontro em praticamente lugar nenhum lubrificantes 10w50. Estes são 100% sintéticos e além dos que o amigo já citou, há também o Elf Moto Tech 10w50 API SL. Este em questão, é outro igual a duende. "Quem viu acha que viu, e quem não viu, não verá tão cedo".

O produto mais comum aqui na minha cidade e redondeza é o Motul 5100 15w50 e  Mobil MX 15w50.

Obrigado pela sua dica. Eu dar uma vistoriada nas redondezas para confirmar se encontro o produto.

A propósito, o que você utiliza na sua moto?

Matias, na minha eu uso o Motul 7100 10W40 100% sintético, recomendado no manual, pode pesquisar no mercado livre www.mercadolivre.com.br que vai achar óleo 10W50 tanto semi sintético como 100% sintético, citanto o próprio Motul você acha o 5100 10w50 semi sintético e o 7100 10W50 100% sintético. Eu também não encontro essa especificação de óleo que uso aqui, compro sempre no mercado livre.

Sds
Luciano Cardoso
Luciano Cardoso
Participante
Participante

Masculino
Idade : 45
Data de inscrição : 29/09/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por VENOM Ter 12 maio 2015, 03:06

10w50 é sonho de qualquer motor hehe. Mas não se encontra mesmo em prateleiras. Acho que vale tentar contato com fornecedores e comprar em quantidade. Sempre mantendo um pequeno estoque.
VENOM
VENOM
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 21/02/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por matiasfrozza Qui 14 maio 2015, 08:01

Olá Venom e amigos.
Obrigado pelas respostas.

Depois de muito avaliar e pensar, vou continuar no Yamalube 20w50. Recomendação do manual e o produto é de qualidade. Realmente a margem de segurança na partida a frio não é muito ampla, mas acredito que os engenheiros devem ter estimado esta características e ficou dentro do padrão deles.

Outro detalhe é que meu formato de uso fica mais adequado com o uso do óleo original. Como troco na metade do prazo, o custo seria muito elevado com outro tipo de produto.

Por fim pessoal, agradeço a todos pelas opiniões.

Abraço.

matiasfrozza
Participante
Participante

Masculino
Idade : 38
Data de inscrição : 13/01/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por budha74 Qui 14 maio 2015, 13:54

Na minha B12 utilizo com sucesso o Lubrax Tecno Moto 10w40, sendo que é fácil de encontrar e não é caro. É semissintético, mas atende muito bem. Vim do Motul 5100 para ele e não percebi maiores diferenças, tanto no barulho do motor como no funcionamento do câmbio.
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por NeyFCAndrade Qui 14 maio 2015, 16:14

Boa tarde senhores!

Gostaria de deixar uma informação que muitos desconhecem.

O MOTUL 5100 não é Semi-Sintético como todos pensam ser. Esse produto tem uma tecnologia única e exclusiva chamada TECHNOSYNTHESE. Se repararem esse nome vem acompanhado do R dentro da bolinha "®" o que indica que essa tecnologia é patenteada.

Algumas fabricantes de motos indicam esse produto para trocas em 10, 11, e até mesmo 16 mil quilometros. Não sei exatamente as fabricantes mas, entre elas estão a BMW, TRIUMPH, DUCATI...

Eu particularmente troco o óleo de minha moto a cada 5000km e filtro de óleo também, não adianta colocar óleo novo com filtro velho isso se chama jogar dinheiro fora porque assim que o óleo começar a circular no motor e passar pelo filtro de óleo velho estará imediatamente contaminado e faço isso mesmo sabendo que poderia andar até 10.000km (Informações do fabricante).

Utilizo em minha B6 MOTUL 5100 15W50.

Espero ter me expressado bem e ter passado um pouco de informação relevante.

*A MOTUL tem óleo MINERAL, TECHNOSYNTHESE e SINTÉTICO.

Abraços a todos!
NeyFCAndrade
NeyFCAndrade
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por Daniel007 Qui 14 maio 2015, 21:13

NeyFCAndrade escreveu:*A MOTUL tem óleo MINERAL, TECHNOSYNTHESE e SINTÉTICO.

Abraços a todos!


" TECHNOSYNTHESE " e semi-sintético são sinônimos ... Cool

Daniel007
Participante
Participante

Masculino
Idade : 43
Data de inscrição : 15/07/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por NeyFCAndrade Qui 14 maio 2015, 23:55

Boa noite Daniel007, tudo blz!?

Estive em uma palestra técnica da MOTUL recentemente. Foi uma palestra para apresentar alguns novos produtos e algumas modificações em outros e essa palestra serviu para tirar-mos algumas dúvidas onde uma dessas dúvidas era justamente sobre o Óleo 5100. Foi perguntado se ele era semi-sintético e a resposta que tivemos foi:
O MOTUL 5100 TECHNOSYNTHE não é mineral, não é semi-sintético nem é sintético porém, é um óleo melhor que o semi-sintético.

Vou tentar obter mais detalhes sobre esse assunto para poder enriquecer mais essa informação.

Abraços amigão!
NeyFCAndrade
NeyFCAndrade
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por budha74 Sex 15 maio 2015, 13:19

Ney, sabemos disso e eles juram de pés juntos o que você falou acima. Ocorre que não tem muito para onde correr, ou o óleo é 100% mineral, ou é 100% sintético. Os demais, todos são uma mistura, que a esmagadora maioria chama de semissintético e a Motul, para se diferenciar, patenteou a sua mistura de Technosyntese com as devidas porcentagens de base mineral e base sintética, nada mais que isso.

Veja abaixo:

QUAL É A DIFERENCIA ENTRE UM LUBRIFICANTE SINTÉTICO E UM MINERAL?
Se diz que um lubrificante é «mineral» quando sua base provém do petróleo refinado. Por sua parte, os lubrificantes sintéticos utilizam bases elaboradas através de reações químicas.
O processo para a obtenção de um lubrificante sintético, em comparação ao de um óleo mineral, é mais complexo e, portanto mais custoso. Não por acaso, os produtos sintéticos têm propriedades superiores, tais como a resistencia contra a oxidação, o que lhes permite ser utilizados em condições de temperatura muito severas e/ou por um período de tempo mais longo entre as trocas de óleo.
Os lubrificantes semissintéticos são obtidos através da cuidadosa mistura entre uma base mineral e uma base sintética. Este processo, a um custo razoável, apresenta propriedades que são superiores às dos hidrocarbonetos, já que estes óleos conservam as características de alto rendimento da base sintética.


O QUE SIGNIFICA TECHNOSYNTHESE?
Hoje em dia, os termos "sintético", "semissintético" e "de base sintética”, se utilizam em excesso. E não basta adicionar uma pequena porcentagem de PAO (Poli-alfa-olefinas) para competir com o rendimento dos óleos de tecnologia sintética da Motul.
Todas as técnicas utilizadas hoje em dia nos produtos sintéticos foram desenvolvidas por mais de 50 anos pela Motul, que as domina com maestria. Agora se agrupam no nome genérico 'Technosynthese', sua marca registrada.

fonte: https://www.motul.com/br/pt-br/community/402
budha74
budha74
Participante
Participante

Data de inscrição : 11/05/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por NeyFCAndrade Sex 15 maio 2015, 15:17

Boa tarde camarada budha74!

Ótima colocação e explicação.

Abraços!

NeyFCAndrade
NeyFCAndrade
Participante
Participante

Masculino
Idade : 47
Data de inscrição : 20/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por Bellizzi Seg 17 Ago 2015, 07:53

VENOM escreveu:10w50 é sonho de qualquer motor hehe. Mas não se encontra mesmo em prateleiras. Acho que vale tentar contato com fornecedores e comprar em quantidade. Sempre mantendo um pequeno estoque.

Venom
Lubrax Ferroces é 10w50 sintético e categoria SN (o mais atual) é encontrado na Homa Motos na Rua do Riachuelo.
abraços
Bellizzi
Bellizzi
Participante
Participante

Masculino
Idade : 65
Data de inscrição : 04/08/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por rafael.sul Seg 17 Ago 2015, 10:36

NeyFCAndrade tua explicação do que realmente é o óleo 5100 da Motul parece até discurso da Dilma kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk mais ao contrario dela consegui intender o que você quis dizer. Wink .
rafael.sul
rafael.sul
Participante
Participante

Masculino
Idade : 40
Data de inscrição : 11/11/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Óleo: Indicação técnica Empty Re: Óleo: Indicação técnica

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos